domingo, 28 de fevereiro de 2016

Parece Animação Digital mas é Pintura Corporal: Cosplay espetacular via Nerdpai


Isso sim que é um cosplay de respeito | Pintura Corporal

Confira lá no blog como levar o Cosplay para um outro nível -> http://wp.me/p1zB2d-a9K

Publicado por NerdPai em Quinta, 25 de fevereiro de 2016


O incrível vídeo acima Pintura Corporal, descobri via portal do NerdPai e, primeiramente, como deve ter acontecido com quase todos que o viram, parece tratar-se de alguma sofisticada animação digital, mas é na verdade uma fabulosa pintura corporal, feita pela jovem artista canadense Kay Pike que gosta de cosplay, maquiagem e super-heróis. Kay começou suas pinturas em 2015, e o resultado atual é sensacional. mas levam algumas delas até 10 horas para confecção.
A arte e o universo das HQs em conexão. O cosplay elevado a nível incrível. Arte, cultura, HQs, cosplay, pintura, desenho e outras formas que os jovens gostam e que podem fazer parte do universo educacional.
Abaixo, imagem de Kay Pike, antes e depois da transformação e em seguida link para o seu endereço eletrônico no Instagram, onde é possível ver outros de seus trabalhos:



INSTAGRAM DE KAY PIKE

Observação texto original da matéria encontra-se em: http://nerdpai.com/isso-sim-que-e-um-cosplay-de-respeito-pintura-corporal/#ixzz41C114rCI

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Plano de sequência cinematográfica espetacular, feito em 1964, quando drones eram ficção!


Plano sequencia 1964

Esse longo plano sequencia feito em 1964 é incrível, usando cabos, cordas e muita criatividade pra realizar a cena com a visão do diretor, assista até o final, vale a pena.http://www.senscritique.com/film/Soy_Cuba/390558?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_content=Fiche%20SC%20Soy%20Cuba&utm_campaign=Extrait%20Soy%20Cuba

Publicado por Super Cinema em Quarta, 20 de janeiro de 2016


O fantástico vídeo acima Plano de sequência, descobri no Facebook do colega e amigo José Henrique Freitas, educador do Rio de Janeiro (RJ) Brasil, que sempre compartilha em sua linha do tempo suas incríveis descobertas. Nesta caso, trata-se de espetacular plano de sequência cinematográfica do Cinema cubano, feita em 1964, sem grandes recursos, mas com muita criatividade, usando e abusando de cordas e cabos para fazer o que hoje se consegue com um sofisticado e ainda pouco popularizado drone.
Algo que vem ao encontro dos conceitos de "Ideal e possível" que digo aos colegas da educação, quando comento em formações, palestras, postagens no blog ou redes sociais, ou em bate papos informais, de que devemos lutar pelas condições ideais, mas sem esquecer de usar as possibilidades. Pois entre o novo e o inovador, existe muita novidade. Inovação é quando usamos algo, além de seu conceito inicial, o transformando E se conseguirmos transformar os equipamentos e as máquinas, humanizando-os em prol de uma educação de qualidade, e não apenas tentar robotizar pessoas e procedimentos, nós é que primeiro sentiremos os efeitos de tal transformação, e transformados, poderemos transformar nossa prática escolar, do aluno e da comunidade. Nada de Transformers, mas de educadores inovadores, transformadores...
Um plano de aulas pode ser tão inovador como um plano de sequência de uma cena de filme de cinema, desde que nos inspiremos na máxima do grande cineasta brasileiro Glauber Rocha, que dizia que bastava uma ideia na cabeça e uma máquina na mão, para sair filmando.
No caso do educador e da educação, o planejamento sequencial de ações, atividades, projetos requer essa visão panorâmica de que o processo de ensino-aprendizagem e da construção do conhecimento é semelhantes ao da construção civil, em que primeiro são feitas as fundações, os alicerces, a base fundamental do ato de educar, de baixo pra cima, para que depois o acabamento (a graduação, pós-graduação etc) venha em sentido contrário, de cima para baixo.
O cinema e as artes em geral podem ser aliados neste processo de reflexão e de execução de projetos de ensino e de aprendizagem no ambiente escolar e na comunidade. Seja usando uma câmera digital ou um telefone celular para documentar a realidade local e a prática escolar, seja o professor em parceria (coautoria) com seu alunado criando material didático e audiovisual e compartilhando com seus pares, com a comunidade escolar e com o mundo virtual, como incentivo aos que produzem ou inspiração àqueles que desejam fazer algo simples e ao mesmo tempo inovador.

Já dizia Arquimedes, um dos maiores matemáticos da Antiguidade, falando sobre o princípio da alavanca, por ele inventada: "Dêem-me um ponto de apoio e eu levantarei o mundo".
O princípio da alavanca, de utilizar uma haste e um ponto de apoio para deslocar o eixo de um objeto e poder movimentá-lo, elevando-o, é algo que continua essencial à educação, e as artes e cultura, e as tecnologias, digitais ou não, podem ser esse ponto de apoio a servir para alavancar o processod e ensino-aprendizagem. Cabo, cordas, roldanas; cabos USB, conexões, redes lógicas e sem fio nas redes sociais escolares... Usar a realidade local em favor da educação universal, eis o grande desafio do educador do século XXI.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Dominó e Quebra-cabeça com palitos - Educação Infantil e séries iniciais (Dicas para professores)




O vídeo acima Dominó de palitos, descobri via Facebook da colega e amiga Marjorie Klich Nunes, educadora de Gravataí (RS) Brasil, e trata-se de material produzido pela mesma, indicado à Educação Infantil e séries iniciais.
Marjorie, recentemente começou "a fazer alguns tutoriais de atividades pedagógicas e também softwares que podem ajudar professores e pais", e o vídeo acima é sua segunda produção, compartilhada no seu canal de vídeos, chamado DICAS PARA PROFESSORES.
O primeiro vídeo, um Quebra-cabeça, também confeccionado com palitos de picolé. Atividade que pode ser aplicada na escola ou com as crianças em casa. Vídeo que pode ser conferido logo a seguir:



Coisas simples, divertidas e criativas, de fácil aquisição e confecção, que podem ser inclusive produzidas em coautoria entre pais e filhos, professores e alunos, e que o Educa Tube Brasil socializa aos interessados na construção do conhecimento a partir da própria construção de materiais recreativos e pedagógicos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A história do "Arnesto": Samba em rede, arte, cultura, história, educação e sociedade


O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no BrásNós fumos não encontremos ninguém...E não é que ele existe mesmo!

Publicado por Samba em Rede em Segunda, 15 de fevereiro de 2016


O vídeo acima A história do "Arnesto", descobri no Facebook na ótima página SAMBA EM REDE, que socializo aos seguidores e visitantes do Educa Tube Brasil, como pequena aula de arte, cultura, história e sociedade.
O vídeo entrevista Ernesto, a pessoa que inspirou Adoniran Barbosa, um dos grandes cantores e compositores da MPB (Música Popular Brasileira) a escrever um clássico da canção nacional.
Trabalhar com arte e cultura na educação, dentro de uma perspectiva história, independente da disciplina, é um meio de estabelecer uma conexão entre passado e presente, entre jovens e adultos, pais e filhos, professores e alunos, pois muita coisa pode ser resgatada, preservada, recuperada, valorizada neste trânsito entre o original e suas influências. Não somos estanques, temos uma história, e a educação tem esse compromisso de fazer links com o rico patrimônio imemorial de um povo.
Já diz ditado popular: "Povo sem história é povo sem memória".
Visitem a página Samba em Rede, no Facebook e vejam as maravilhas que existem por lá:

SAMBA EM REDE

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"Novas gerações têm poucas referências de autoridade", por Mário Sérgio Cortela


"Novas gerações têm poucas referências de autoridade" - por Mário Sérgio Cortela

Publicado por Mundo Nativo Digital em Domingo, 21 de fevereiro de 2016


O vídeo acima "Novas gerações têm poucas referências de autoridade", descobri via Facebook da página Mãe Com Filhos: Site para adolescentes/crianças e trata-se de interessante fala de Mário Sérgio Cortela, filósofo, professor e consultor que dispensa maiores apresentações, por ser um dos palestrantes mais reconhecidos atualmente.
Cortela trata de gestão de pessoas, e diz que o verdadeiro gestor é aquele evita o choque intergeracional (entre jovens e adultos, pais e filhos, professores e alunos) e promove a junção entre essas gerações, algo que o Educa Tube Brasil tem defendido em diversas postagens.
Fato! O diálogo entre gerações, mostrando a experiência de vida de pais e professores a filhos e alunos e aproveitando essa juventude, vontade de trabalhar coletivamente, das trocas de ideias e descobertas promovem uma empatia no ambiente social, seja a casa, a escola ou a comunidade em geral.
Entretanto, há que se discutir e refletir sobre questões como valores e limites, na atualidade, não apenas na família, na escola, no trabalho, mas em toda a sociedade. E este vídeo serve a esse propósito, pois discute de forma direta tais questões.
Concordo com a afirmação de que as novas gerações têm poucas referências de autoridade, e não apenas isso, há também um tempo cunhado pelo jornalista Leó Gershmann, de que há "ausência de perspectiva histórica" (ele se referia ao esporte e eu remeto ao cotidiano em geral, da política ao esporte, da arte à cultura, da história à memória coletiva).
Não podemos culpar essa geração pela falta de referências, tanto de autoridade como de historicidade, em todas as áreas, pois muitas vezes não lhes é oferecido o contraponto, o contraditório, as múltiplas perspectivas sobre um tema, seja na família, na escola, nas mídias, na sociedade em geral.
Fui criança e adolescente em plena ditadura militar, em que imperava forte censura, e mesmo assim, tive uma formação de conhecimento geral autoditada através de álbuns de figurinhas, almanaques distribuídos em farmácias, revistas de história em quadrinhos (em que aprendi a ler imagens antes mesmo de estra alfabetizado), pelos desenhos animados da TV (como a Arca do Zé Colmeia) tive minhas primeiras noções de meio ambiente, ecologia e educação ambiental; complementadas por seriados como Cosmos, de Carl Sagan, Tarzan, Elsa, a história de uma leoa etc.
Hoje, temos muita informação circulando no ciberespaço, alguns procedentes, outras inadequadas ou improcedentes, muitos boatos indo e vindo que nem bumerangues digitais, e cada vez mais o papel do educador, seja pai ou professor, será fundamental na organização desta informação que gere conhecimento mútuo.
Cabe aos gestores públicos e à sociedade reconhecerem, recuperarem e valorizarem o papel educacional e social, bem como a autoridade do gestor escolar e do professor perante o aluno, de o professor reconhecer no aluno um aliado e não adversário, de a comunidade ver a educação e a escola como centros de formação, primeiro para a vida e para a própria sociedade para que seja possível mudar essa matriz em vigor, em que aos professores é cobrado mais do que ensinar a resolução de problemas do conteúdo programático escolar e sim, resolver problemas da própria sociedade.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O encanto da sereia: canal do You Tube de menina de 10 anos que denuncia crimes ambientais




O vídeo acima, O encanto da sereia, descobri via rede social, através de notícia sobre meio ambiente e trata-se de iniciativa de Marina Lewis, de 10 anos, a menina-sereia que criou um canal de vídeo no You Tube para denunciar crimes ambientais.
Uma ótima iniciativa que demonstra que consciência ambiental não tem tempo nem idade, e qualquer lugar pode ser um espaço para defesa e/ou denúncia, pois a isso pode-se chamar de Cidadania.
Mariana começou seus vídeos em 2013, quando publicou um deles coma cauda de sereia importada da Europa, e as visitas e comentários foram muitos. Recentemente, segundo a notícia, "ela abordou, em sua websérie 'O encanto da sereia', o despejo ilegal de esgoto na Praia de São Conrado".
O primeiro vídeo que assisti da menina-sereia, aparece a descoberta da mesma: "Eu descobri uma mensagem mágica! Eu virei sereia!"
Imaginação, criatividade, iniciativa, consciência são algumas palavras-chaves para definir a ação de uma menina de 10 anos, utilizando das tecnologias para passar seu recado em prol do meio ambiente. Uma pequena lição de educação ambiental.
Abaixo, link para o canal Demais: O encanto da sereia, de Mariana Lewis, que possui quase 40 vídeos interagindo com outras crianças (colegas).

DEMAIS: O ENCANTO DA SEREIA

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Acessibilidade para todos! Até para o Mário Bros! (Videogame, sociedade e alteridade)


Acessibilidade para todos sim, até pro Mario.Curti muito a crianção, inclusive a preocupação dos produtores do vídeo em chamar a atenção para algo tão sério e transformar isso em brincadeira.

Publicado por Mente Aberta em Quinta, 18 de fevereiro de 2016


O vídeo acima, que intitulei de Acessibilidade para todos! Até para o Mário Bros, foi indicação via Facebook da colega e esposa Elisabete Brasil Roig, educadora de Rio Grande (RS) Brasil, e trata-se de animação que adapta o conteúdo do videogame Mario World para questões de acessibilidade na sociedade.
Ótimo material para trabalhar conceitos como inclusão, interação, integração, acessibilidade em crianças e jovens, e até em adultos, através da temática dos jogos eletrônicos.
Não deu pra verificar se é de fato uma fase de jogo, ou apenas uma animação adaptada ao Mundo de Mário e Luigi. Independentemente disso, a ideia por si só já é fantástica, criativa e relevante, pois trabalha justamente com a questão da alteridade, do colocar-se no lugar do outro, em que Mario usa cadeira de rodas e bengala para ultrapassar os obstáculos pelo caminho.
A vida não é um videogame, mas precisamos ultrapassar diversos obstáculos em nossas "fases" de aprendizagem na escola e na sociedade.

Kiwi! O Passarinho que Não Podia Voar (Animação criativa e reflexiva)




O vídeo acima, Kiwi! O Passarinho que Não Podia Voar, descobri por acaso nos vídeos correlatos do You Tube, e trata-se de "emocionante curta metragem de animação, onde o personagem ultrapassa seus limites para alcançar o seu sonho", confirme indica a apresentação do mesmo.
Fato! Muitas vezes somos obrigados a viver na horizontalidade de um olhar, quando podemos mudar a perspectiva, verticalizando as percepções sobre as coisas e gentes.
Kiwi! é essa metáfora do desejo do ser humano ir além da linha do horizonte de expectativas, ultrapassar suas próprias limitações. No caso do pássaro, este impedido de voar na forma convencional, resolve inovar, invertendo a lógica daquele mundo. Um salto, que para uns é para o abismo, para outros, pode ser para um novo futuro e perspectiva de vida.
Todo salto é muitas vezes no escuro, pois se o passado já é peça de museu, o futuro ainda é uma peça de ficção, sendo construída diariamente.
Kiwi! usa a topografia da região para criar uma cartografia especial, particular e ao mesmo tempo universal: que é o sonhar além da caixinha, dos limites e possibilidades que nos são impostas. Uma ousadia para uns, loucura pra outros, um exercício de inventividade para aqueles que não ficam apenas em teorias e resolvem buscar a praticidade.
Quem foi que disse que voar é só com os pássaros? Quem foi que disse que não podemos voar na imaginação? Ou criar nossas asas voadoras a partir de diversos materiais, pedagógicos e tecnológicos?
Kiwi" Que pode ser tanto um professor, como seus alunos, ao pregar árvores da parede de uma encosta, rumo a um abismo, mudou a lógica e topografia de sua realidade local, e com isso, por mais estranho que parecesse à primeira vista, conseguiu com seu gesto, realizar seu sonho de voar. Não exatamente como os outros pássaros, mas ao seu jeito. Assim se desenvolvem as metodologias, a partir de tecnologias peculiares, criativas e autênticas ao seu desenvolvedor...
Inovar, nem sempre é apenas promover a novidade. Inovar é, quase sempre, transformar algo, que antes fora utilizado sempre da mesma forma, ao utilizar essa coisa doutro jeito, de um jeito fiel aos seus sonhos... Ideal vem de idealização, assim como invenção vem de inovação, transformação...
Kiwi! demonstra os diversos estágios de um projeto: a concepção, a preparação e a execução!
A mensagem que fica? Não é pelo fato de que eu seja um pássaro desprovido de asas que isso signifique que eu não possa voar, desde que tenha suficiente imaginação!
Ao fazermos isso, pequenas asas começarão a nascer, não apenas em nós, mas naqueles que nos seguirem nesses longos voos da imaginação!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

"Toda escola tem..." (Divertido vídeo da Criatividade4, quarteto formado por adolescentes)




O vídeo acima "Toda escola tem...", encontrei por acaso no You Tube, entre os vídeos correlatos ao que assistia e trata-se de divertido material produzido pela Criatividade4, que como o nome demonstra, é a reunião de quatro adolescentes que possuem até um canal próprio para suas experimentações.
O humor, a paródia, são formas de passar uma mensagem crítica. Estimular o senso crítico do aluno e sua autocrítica é salutar. O quarteto adolescente, no vídeo acima, faz uma bem humorada crítica aos tipos de alunos que se encontra numa escola.
Da mesma forma, a Criatividade4 se debruça sobre alguns "Tipos de Professores" , ainda que pareçam caricatos, são também comuns às escolas:



Um bom exemplo de como os jovens podem produzir, atuar, editar material próprio com criticidade, humor, efeitos visuais. Um potencial que pode ser utilizado em sala de aula, em projetos de ensino e de aprendizagem, adaptando ao conteúdo programático a ser trabalhado pelo professor.
Trabalhar a autoria coautoria, a criticidade e a autocrítica faz parte do papel social e educacional de todo professor.
Para assistirem mais vídeos do quarteto, basta clicar no link abaixo:

CRIATIVIDADE4

sábado, 20 de fevereiro de 2016

A carta do alquimista: curta-metragem de animação sobre memória e história




O vídeo acima A carta do alquimista (legendado em espanhol), encontrei na página do Facebook de RG Filmes e trata-se de belíssimo curta-metragem de animação, escrito e dirigido por Carlos Andre Stevens e que "conta a história de um jovem e a misteriosa máquina de fazer ouro que recebeu de herança de seu pai. A invenção é movida por lembranças e serve como uma última lição de vida para seu filho e sua neta".
A produção impecável é mérito da LAIKA, mesmo estúdio de "Paranorman" e "Boxtrolls".
Um vídeo que demonstra de forma artística e didática que as memórias valem ouro, são nossa grande fortuna interior, como o amor. Nossas lembranças são a bagagem que nos fazem ir adiante. Fonte inesgotável de aprendizagem.
Há toda uma simbologia entre o relógio de ouro (o tempo) e a carta do alquimista (a memória e a história) e serve para reflexão sobre o valor das coisas e das pessoas.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Papa", um pai inventor: Curta-metragem de animação encantador


Papa

O curta metragem "Papa" mostra um pai inventor tentando ser o melhor para sua filha.A história mostra as fragilidades dessa relação de família, que tem diferenças de cada lado, mas quando se distanciam percebem que são insubstituíveis um para o outro.Filme de Natalie Labarre

Publicado por RG Filmes em Terça, 16 de fevereiro de 2016


O vídeo acima "Papa", descobri no Facebook de RG Filmes, e trata-se de um curta-metragem de animação que "mostra um pai inventor tentando ser o melhor para sua filha".
Filme de Natalie Labarre, "Papa" "mostra as fragilidades dessa relação de família, que tem diferenças de cada lado, mas quando se distanciam percebem que são insubstituíveis um para o outro".
Ótimo material para discutir as relações entre pais e filhos, professores e alunos e as diferenças entre imaginário infanto-juvenil e adulto, em que os primeiros ainda estão vinculados a questões lúdicas e os outros a questões práticas da vida. A convivência, a percepção, a sensibilidade de cada um promove uma aprendizagem mútua.
Mostra o poder da transformação em que as invenções de pai e filha se complementam, assim como deveriam ser as relações entre professores e alunos, em que do diálogo de gerações pudessem surgir projetos de ensino (propostos pelos educadores) e de aprendizagem (sugeridos pelos alunos).
Mas a lição principal que fica desta encantadora animação é de que por mais inventivos que sejamos, mais facilidades que tentemos proporcionar a filhos e alunos, nada supera a afetividade, pois é ela que gera a empatia, que permite as trocas de saberes entre gerações.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Aves: Uma pena composta por fotografias de milhares de pessoas com corpos entrelaçados




O vídeo acima, Aves, descobri via página no Facebook do colega e amigo José Henrique Freitas, educador do Rio de Janeiro (RJ) Brasil e trata-se de imagem espetacular (projeto de 2015), que parece ser somente de uma pena flutuando, mas que quando aproxima-se é composta por milhares de pessoas fotografadas entrelaçadas.
Arte, criatividade, espetáculo visual criado pelo artista Angelo Musco. Uma série composta de nove fotos que simbolizam os nove meses de gestação. E que parece uma imensa colagem humana, utilizando-se de fotografia e edição de imagens, como uma escultura e um mosaico digital.
Segundo o portal Vagalumeria: "Em cada imagem, o artista utiliza milhares de modelos voluntários que se cadastram no seu site (Clique aqui para ver o cadastro)".
Mais um exemplo de como o particular pode se tornar universal. De como a fotografia pode ser arte pura. De como recursos pensados como um foco podem ser utilizados além das expectativas e funções básicas. A fotografia imita a pintura. E o resultado é surpreendente e fabuloso.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Nuggets (Pepita): Poderosa, simples e objetiva animação sobre a dependência de drogas


UMA ANIMAÇÃO PODEROSA SOBRE O VÍCIO

O animador alemão e professor da Universidade de Harvard Andreas Hykade usa a animação para explorar e ilustrar as muitas faces da condição humana. Em seu recente curta para Filmbilder, Hykade aborda a estrada tumultuada da dependência a partir da perspectiva de um pássaro chamado “Nuggets”.O resultado é uma história poderosa e triste sobre o vício.

Publicado por Eu, Psicóloga. em Terça, 2 de fevereiro de 2016


O vídeo acima Nuggets (Pepita de ouro, tradução livre deste blog), foi indicação via Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS) Brasil, trata-se de simples e ao mesmo tempo poderoso, avassalador e objetivo vídeo produzido pelo professor da Universidade de Harvard Andreas Hykade, um alemão "que usa a animação para explorar e ilustrar as muitas faces da condição humana. Em seu recente curta para Filmbilder, Hykade aborda a estrada tumultuada da dependência a partir da perspectiva de um pássaro chamado 'Nuggets'".
A palavra "Nuggets", em inglês, pode ser traduzida por pepita, alusão à pepita de ouro, que não só remete ao nome do pássaro, mas as bolas amarelas encontradas pelo caminho, que se parecem também com pepitas de ouro. As drogas, inicialmente, podem causar êxtase em seu usuário, mas como bem dem onstra, de forma didática, a animação, logo as coisas se invertem e o mundo, antes visto de forma colorida e poderosa, logo começa a tornar-se cinzento e sem cor...
Um avassaladora material para promover reflexão e debate na comunidade escolar, entre pais e filhos, professores e alunos sobre os males que causam as "pepitas de ouro" de tolo...

O resultado é uma história poderosa e triste sobre o vício.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dança por Viviane Mosé: Por uma filosofia de vida poética, educativa e curativa


Bom dia amigos! Vejam que maravilha eu recebi via watsap. Seria egoísmo guardar so para mim. Bjs

Publicado por Lina Jucá em Quarta, 4 de fevereiro de 2015


O belíssimo vídeo acima Dança, da psicóloga, psicanalista, poeta e escritora Viviane Mosé, do Espírito Santos, Brasil, descobri na Facebook do colega e amigo José Henrique Freitas, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasl e trata-se de uma bela interpretação poética que também serve para reflexão sobre o cotidiana e sobre as doenças do corpo, que a dança e as artes em geral, e a poesia, em especial, podem curar.
Já dizia Sêneca, na antiguidade, que "É parte da cura o desejo de ser curado". E muitas de nossas doenças são mais emocionais (psicossomáticas?) do que fisiológicas. Na educação, muitos professores têm adoecido pois conta do estresse, da pressão, até da violência que alguns estão expostos em seu fazer pedagógico.
Nem contexto dramático e trágico para alguns, a poesia e as artes podem ser esse espaço mágico para catarse, para diálogo, para descoberta de talentos, para socialização, integração e interação social.
E como o editor do blog Educa Tube Brasil sempre diz aos colegas e amigos: "Que a poesia dos dias nunca nos desampare, apesar dos pesares". A arte e a cultura são linguagens universais que tocam fundo a alma de quem é ainda humano.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Primeiro Voo: Animação encantadora para refletir sobre metodologia na educação


PRIMEIRO VÔO

Publicado por Família Alegria em Quinta, 4 de fevereiro de 2016


O vídeo acima, Primeiro Voo, trata-se de encantadora animação que me foi indicação via Facebook pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS) Brasil.
Alguém metódico que muda sua rotina a partir da interação com um pequeno pássaro. Ao tentar ensinar a esse passarinho que não conseguia voar, o senhor metódico (no sentido de sempre fazer as mesmas coisas da mesma forma) abandona a própria metodologia e se adaptada a uma nova realidade.
Assim deve ser o educador do século XXI, que deve se adaptar ao novo mundo e fazer com que seus alunos consigam com ele voar, pois educar é levar e elevar a alma, muito além do corpo a lugares antes jamais atingidos, usando da criatividade, afetividade, bom humor, colaboração, descobertas mútuas, com didáticas e metodologias compatíveis com um ensino significativo, prazeroso e relevante. Educar é saber unir a teoria à prática escolar. E como dizia bem Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia: "Educar é ter a consciência do inacabamento". O processo de ensino-aprendizagem deve estar sempre aberto para novas possibilidades, para trocas de experiências e descobertas, para tornar o aluno autônomo quanto à pesquisa, leitura, escrita e visões de mundo. O bom educador é aquele que estimula no aluno o senso crítico, a autoria e vontade de vencer os desafios, emancipando-o.

Se voar, naturalmente é atividade nativa e imanente dos pássaros, nós, humanos, podemos imitá-los de forma criativa e inventiva, primeiro com os voos longos da imaginação, depois que a construção de equipamentos e projetos que permitam esses voos e sua sustentação. Como o editor do blog Educa Tube Brasil sempre reitera: "Os melhores projetos, sejam de estudos, de pesquisa, de trabalho e/ou de vida são aqueles cuja essência é a simplicidade, pois justamente por isso permitem sua continuidade; projetos grandiosos demais demandam inúmeros recursos financeiros, humanos, logísticos e estressam a todos e no ano seguinte nem sempre permanecem".
O simples mais autêntico, prático e efetivo, muitas vezes toma uma dimensão do particular ao universal, influenciando a outros, seja na escola, na comunidade ou mundo afora, pois sua ideia poderá ser adaptada à realidade local, seja onde for...

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Jogue lixo no lixo: O poder da imagem na conscientização em defesa meio ambiente


Jogue lixo no lixo

Vejam essa campanha que o governo do México criou. Ela serve para todos nós. Devemos cuidar do nosso meio ambiente. Pequenos gestos fazem toda diferença.

Publicado por Marcos Pereira em Quinta, 29 de janeiro de 2015


O vídeo acima Jogue lixo no lixo, descobri no Facebook do colega e amigo Jarbas Novelino, educador de São Paulo, SP, Brasil e editor do blog Boteco Escola.
Um vídeo que além de propaganda institucional (governo do México), é uma criativa forma de fazer as pessoas "verem" a real dimensão do lixo jogado no meio ambiente e os danos que causam ações individuais a uma coletividade. Em uma sociedade consumista e individualista, o meu lixo é nosso lixo e é preciso refletir sobre o uso adequado do descarte da quantidade de lixo que produzimos a cada dia.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Sou a natureza: Sou as decisões que tomo (vídeo publicitário que lembra clipe)




O vídeo acima, Soy la naturaleza, encontrei na rede social e foi criado por Die Rabauken para o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês) e traz frase emblemática ao final: "Sou as decisões que tomo".
Vídeo institucional que lembra em parte o videoclipe The Scientist, da banda Coldplay, que conta uma história detrás para frente, e que busca fazer refletir sobre a importância de valorizar a natureza humana, o meio ambiente e uma vida saudável...
De fato: Somos as decisões que tomamos, e mais que isso: estamos tomando as decisões hoje para o futuro de nosso filhos, netos e descendentes, que herdarão um mundo construído ou destruído por nós...
Ambos, o vídeo promocional e o videoclipe lembram um curta-metragem, por conta de sua linguagem visual.
Cada vez mais, ao educador do século XXI, faz-se necessário ser também um bom contador de histórias, seja criando as suas, seja divulgando material de terceiro ou adaptando o conhecimento formal à arte e cultura, como forma de dialogar e passar um conteúdo criativo ao aluno.
Abaixo, vídeo original The Scientist, da banda Coldplay para a devida comparação:



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O presente: vídeo animação adaptado de tirinhas que tem final surpreendente




O vídeo acima, The Presente (O Presente), um dos vídeos de animação mais vistos e premiados em 2014, foi indicação via Facebook pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS) Brasil, e é encantador pois trata de algo comum a todos: a relação de pais e filhos, que também pode ser estendida a professores e alunos.
O vídeo adaptado de obra de Jacob Frey inicia com um menino vidrado em um jogo eletrônico, possivelmente de guerra, que de repente recebe um presente inusitado da mãe: um cão de estimação. Todavia não é um cão comum, tampouco o menino o é... Ambos tem algo em comum que os identifica e aproxima.
Um rico material para tratar de limites e limitações, sobre inclusão, interação, interação, alteridade...
Conforme apresentação do vídeo, feito pela Revista Pazes: "Vídeo internacionalmente premiado mostra, de modo belo e emocionante, o quanto a integração entre o homem e os animais pode auxiliar o humano a superar as suas limitações e, até mesmo, a reumanizar-se.
O vídeo foi feito sob inspiração de uma tirinha feita por um brasileiro, Fábio Coala. Trata-se de um ilustrador e quadrinista brasileiro de talento reconhecido.
Em 2012, no blog Mentirinhas, criou em 2012 uma tirinha que correu o mundo, chamada 'Perfeição'"
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Abaixo, link para a tirinha que inspirou o vídeo:

MenTirinhas: Perfeição