segunda-feira, 28 de setembro de 2015

"E": Onde está a verdade? Curta-metragem de animação


'E' by Francine Desbiens& by Bretislav Pojar, National Film Board of Canada


O vídeo acima "E", de Bratislav Pojar, encontrei no Facebook do professor Jarbas Novelino, educador de São Paulo, SP, Brasil e editor do blog Boteco Escola.
Trata-se de curta-metragem de animação para discutir sobre verdade, realidade, ponto de vista, crítica social etc, pois ainda que um diga E, outro diz B, uns recusam a ver o óbvio, e justificam o injustificável, defendem o indefensável... Ao mesmo tempo que não é aceito o explícito, nem o contraditório. Uma boa metáfora da vida e das relações em redes sociais, sejam elas digitais ou não, em que cada um tenta impor ao outro a sua visão de mundo.
E, afinal, onde está a verdade?

domingo, 27 de setembro de 2015

Dispositivo artesanal que ativa memória com Alzheimer de senhora idosa




O vídeo acima Idosa com Alzheimer tem memória ativada através de antigo boneco da infância, encontrei no portal Razões para Acreditar.
Aos 98 anos de idade e sem reconhecer mais as pessoas, seu neto, "tinha visto histórias sobre o poder da música para desbloquear a personalidade de idosos", levou para a avó música polka. Além disso, recordou dos presentes que ela tinha lhe dado, principalmente do “peek-a-boo doll”, em boneco artesanal que a avó deu aos netos adolescentes, quando ainda tinha 60 anos. Guardado no armário por longo tempo, "este foi o dispositivo que eu precisava para romper o muro de isolamento e indiferença", disse o neto.
Para testar sua ideia, pediu aà irã que registrasse "o momento em vídeo, um momento que produziu tanta alegria, um momento que provou que ela ainda podia iluminar a sala, com ela rindo, mesmo enquanto a demência camuflava sua mente".
O neto tocou a música "Beer Barrel Polka", e todos cantaram juntos. Ela sabia todas as letras, e apesar do Alzheimer, parte da memória, tinha sido recuperada.
Algo incrível e que mostra como jogos, brincadeiras, canções ficam retidas na memória de todos e que podem ser associadas, estimuladas, compartilhadas, não apenas a quem sofre de Alzheimer, mas a projetos educacionais e sociais, envolvendo crianças e jovens.
Sejam jogos eletrônicos ou artesanais, como os prosaicos jogo da memória, dominó, vareta, trilha, a outro mais, todos estimulam a memória e podem motivar a associação de imagens aos conteúdos pedagógicos, se trabalhados dentro de uma proposta que contemple o formal com o sensorial, o crítico com o lúdico.
Parafraseando o nome do portal: Há muitas "Razões para Acreditar" em boas práticas pedagógicas que unem o lúdico ao educacional.

Observação do Educa Tube Brasil:

Posteriormente a esta postagem, eis que descubro na rede social matéria de jornal sobre estudo de neurociências (link abaixo) em que fala na questão da memória musical no auxílio do Alzheimer:

A doença de Alzheimer não pode com a música

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Quem vê tão-somente a aparência é incapaz de enxergar a essência das pessoas


O preconceito nunca nos levara a lugar algum ✌🏻️

Posted by Laurinha Almeida on Sábado, 20 de junho de 2015


O vídeo surpreendente acima O preconceito nunca nos levará a lugar algum, descobri via Facebook da colega Adriana Luz, educadora em Rio Grande, RS, Brasil e trata-se de ótimo e comovente material para trabalhar questões como preconceito e discriminação no ambiente escolar e social.
De fato, como intitulei o referido vídeo, "Quem vê tão-somente a aparência é incapaz de enxergar a essência das pessoas" e saber valorizar as pessoas pelo que são e não pelo que aparentam é essencial. Da mesma forma que não desvalorizar alguém por conta de raça, cor, credo, ideologia etc.
Julgar-se melhor que o outro é muitas vezes injusto com aquele que não tem direito à defesa. Conhecer o outro primeiro, para depois emitir opinião, deveria ser a regra, jamais a exceção.
E o vídeo em questão serve para promover essa reflexão.
Sempre disse que o preconceito é filho da desinformação e da intolerância... Não conhecer o outro te faz temer este outro, quando na verdade ele é geneticamente 99% idêntico a ti e deveria , em tese, ter os mesmos direitos e o "benefício da dúvida".

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Círculo da Matemática do Brasil: "Pequena janela aberta para a aprendizagem"




O vídeo acima O Círculo da Matemática no Brasil, foi indicação via Facebook, pelo colega e amigo Denison Mendes, de Porto Alegre, RS, Brasil e, conforme apresentação do referido na página do próprio portal O CÍRCULO DA MATEMÁTICA, trata-se de: "projeto apoiado pelo Instituto TIM para melhorar o aprendizado da matemática de crianças estudando em escolas públicas das cinco regiões do Brasil. O projeto tem como objetivo despertar nas crianças o gosto pela matemática e potencializar a sua aprendizagem.
O Círculo da Matemática do Brasil oferece prioritariamente aulas de matemática para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em turmas pequenas de máximo 10 alunos de acordo com uma metodologia participativa e lúdica. As aulas são lideradas por educadores brasileiros capacitados na metodologia do renomado enfoque pedagógico do 'The Math Circle' desenvolvido pelos professores Bob e Ellen Kaplan da Universidade de Harvard, e adaptada ao contexto brasileiro"
.
No vídeo acima, traz fala de Bob e Ellen Kaplan, professores da Universidade de Harvard, e idealizadores de "O Círculo da Matemática", que o consideram "pequena janela aberta para a aprendizagem".
Bob, inclusive destaca essa ação, que para ele: "(...) é uma oportunidade fantástica de se fazer o bem em um mundo tão cínico". lembrando o vídeo que "enisnar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção", citando o educador brasileiro Paulo Freire.
Uma bela iniciativa que o Educa Tube Brasil socializa aos demais educadores e visitantes deste blog.
Abaixo, imagem e link para o portal:



O CÍRCULO DA MATEMÁTICA - Portal

domingo, 20 de setembro de 2015

Mobilização Nacional pela Leitura: Dia de Ler, Todo Dia!




O vídeo acima, Mobilização Nacional pela Leitura, encontrei no blog Dia de Ler Todo Dia, após indicação de minha prima Rejane Klaes, bibliotecária, que me repassou recorte de jornal sobre o tema.
Trata-se de iniciativa da prefeitura de Baureri, município do Estado de São Paulo, Brasil, realizada em 2014, de realizar novamente, no dia 1º de outubro de 2015, durante 12 horas consecutivas, uma série de atividades de leitura de livros e outros tipo de impressos, seja almanaques, poesia, etc, nas cidades que aderirem à ideia.
Em 2014, Barueri mobilizou e documentou a participação de mais de 80 mil pessoas durante essa maratona de leituras.
Para saber mais e poder participar desta Mobilização Nacional pela Leitura, principalmente de forma institucional via prefeituras (que visa documentar as atividades), basta visitar o blog do evento, no link abaixo:

DIA DE LER, TODO DIA

DIA DE LER, TODO DIA - PORTAL

Universidade das Crianças: Por que vemos colorido?


Por que vemos colorido? from Universidade das Crianças on Vimeo.



O vídeo acima Por que vemos colorido?, foi indicação via Twitter do colega e amigo Robson Garcia Freire, editor do blog Caldeirão de Ideias, e trata-se de interessante animação produzida pela Universidade das Crianças, a partir de pergunta do menino colombiano Daniel Muñoz García, de 11 anos.
De acordo com a Universidade das Crianças: "O que acontece é que a cor não está no objeto. Na verdade, os objetos absorvem todas as cores que estão na luz branca e refletem apenas aquela que vemos. Essa luz é que chega aos nossos olhos. Lá dentro, na camada mais interna, chamada de retina, existem algumas células minúsculas, os cones e os bastonetes. Essas células transmitem a informação de que recebem ao cérebro. É o cérebro que percebe as cores do mundo e cada pessoa a percebe de um jeito."



O Universidade das Crianças (imagem acima) é um projeto de extensão da UFMG e faz da divulgação científica para o público infantil a sua razão de ser. E pode ser acompanhado no portal na internet, no canal de vídeos vimeo, como seu perfil no Facebook, conforme links abaixo:

Universidade das Crianças - Portal Educacional

Universidade das Crianças - Vimeo

Universidade das Crianças no Facebook

quandoa gente é criança sonha mais colorido

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

África: Prazer em conhecer (Projeto de escola pública estuda a África em sala de aula)



A imagem acima é da reportagem sobre projeto da colega e amiga Juliana Cruz, educadora de escola pública municipal de Rio Grande, RS, Brasil, que teve a iniciativa de estudar com seus alunos o continente africano em sala de aula, promovendo diversas ações e interações e culminando com a edição de um livro sobre a experiência, intitulado "África: Prazer em conhecer".
Alunos de 11 anos de idade descobriram muitas coisas que desconheciam sobre o continente, e desmistificaram outras tantas.
Durante três meses a professora Juliana, em sua disciplina de História na E.M.E.F. Helena Small, fez uma pesquisa completa, convidando palestrantes para falar um pouco da África em seus diversos aspectos.
O resultado foi a confecção de um livro que servirá de referência para outras escolas da rede municipal, o que é algo relevante à medida que o professor passa de reprodutor de conteúdo de terceiros a produtor e coautor, com seus alunos, de material didático próprio.
Como destaca a prof. Juliana, há uma necessidade de resgatar a identidade cultural, desconstruindo preconceitos e clichês, construindo e desconstruindo opiniões. Eis o papel social do bom educador...
Aprender um conteúdo, mas acima de tudo, aprender e respeitar o diferente, algo por demais relevante, ainda mais em tempos de intolerância, preconceito e racismo exacerbados mundo afora.
Um projeto que permitiu integrar imigrantes sengaleses, que moram na cidade do Rio Grande, RS, contando um pouco de sua vida, arte, cultura, história aos alunos.
Abaixo, link para a reportagem da TV local:

Projeto de escola municipal estuda a África em sala de aula

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

"Pois a felicidade está em você", por Pepe Mujica (Educação e sociedade)


Mujica, mujicando <3

o cara é muito foda.

Posted by Quebrando o Tabu on Terça, 15 de setembro de 2015


O vídeo acima, que batizei de "Pois a felicidade está em você", é um belo discurso do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, que nos faz refletir sobre o modelo civilizatório, calcado no consumismo, individualismo, contrário a sustentabilidade, ao coletivismo e tudo mais.
Ao ouvir Mujiga, lembrei de um desenho animado, de 1973 (quando era menino), em que os personagens da Hanna-Barbera, no seriado A Arca do Zé Colmeia faziam aventuras pelo mundo, no episódio nº. 8, intitulado Dr. Desperdício, foi talvez uma de minhas primeiras noções de ambientalismo, de ecologia, de sustentabilidade, junto com programas como o do oceanólogo Jacques Costeaus e do astrônomo Carl Sagan, e a série Cosmos. Programas de sucesso na década de 1970, na TV.
O referido desenho animado, tinha localizado na internet, dois anos atrás, mas por questões de direitos autorais, o link foi tirado do ar, infelizmente. É um ótimo material para reflexão sobre o mundo que temos e o que desejamos.
Apesar disso, o discurso de Mujica serve para uma boa abertura de debate sobre um outro mundo possível, refletindo sobre nosso papel enquanto educadores e formadores de opinião, ainda que alguns creiam que professor seja apenas transmissor de informação e não um mediador do conhecimento. Precisamos mais de pedagogia e menos demagogia. Mais criticidade e menos cinismo.
Uma escola sem debate político-pedagógico é mais um depósito de gentes do que uma usina de ideias e ideais de sociedade justa, livre e, acima de tudo, mais humana e solidária. Menos solitária, individualista e consumista, como a que atualmente vivemos.
Quando Mujica delcara que a felcidade está em nós, nos faz refletir sobre o que consideramos felicidade: se bens de consumo ou bens afetivos. Se o que nos traz felicidade é algo material ou imaterial, como uma sociedade mais justa e humana, sim, que é possível, mas a partir de uma nova matriz social, menos concentradora, exploradora e falso moralista.

Dentro deste mesmo tema, sugiro o link abaixo, de matéria sobre consumismo:

Se esta campanha contra o consumismo não te fizer repensar seus hábitos, nada mais fará

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Arte e Cultura na Escola: O uso dos "porquês" cantado, dançado e memorizado


Que prof é esta?? Amei!!!

Posted by Carolina Veloso on Sábado, 22 de agosto de 2015


O divertido vídeo acima, que batizei de Arte e Cultura na Escola, foi indicação via Facebook do amigo Fernando Luis, músico em Rio Grande, RS, Brasil, que descobri na linha do tempo de sua amiga Tatiana Cobbett, que descobriu em sua rede social e por ai vai, e trata-se de criativa forma de utilizar a música para memorizar as regras do Uso dos porques pelos alunos. A professora é de Boa Vista, Acre, Brasil, e faz uma divertida intervenção, cantando e dançando e motivando o alunado que, com certeza, jamais esquecerá essa aula e as regras em questão.
Tomo a liberdade de reporduzir na íntegra a apresentação que Tatiana faz do referido vídeo em sua linha do tempo, para minha posterior breve reflexão sobre a arte na escola: "E não faz muito muito escutei de um profissional responsável por cultura de uma certa cidade dizer: que arte nas escolas, não dá visibilidade, só da trabalho e não é eficaz! Que que achou?? Simbora mestra!!!".
Marcado nesta postagem pelo amigo Fernando, eis que fiz minha pequena reflexão: "Penso que a arte na escola é essencial, aliás, arte em toda parte é fundamental", e digo além: unir arte e cultura, o Educa Tube tem mostrado em diversas postagens, seja através de projetos e atividades diletantes em escola, por seu editor, seja em manifestações de outros educadores, seus amigos e conhecidos, ou descobertas feitas por outros amigos que compartilham para a devida divulgação neste blog educacional.
Penso também, que o mencionado "profissional responsável por cultura de certa cidade" estar um tanto quanto desinformado de atividades que diversos educadores fazem unindo arte e cultura na educação, seja em sua cidade (que nem sei qual é!), seja no resto do país. O Brasil é um país-continente e reducionismos e generalizações mostram certo amadorismo de quem as pratica.
Arte na escola não é feita para dar visibilidade e/ou marketing a ninguém, seja o professor, alunos, escola ou gestores públicos, e se assim alguém o fizer, com certeza, não tem alma de artista, que faz as coisas por amor à arte e não á propaganda. E se dá trabalho, ué, e o que faz o professor em sala de aula que não seja trabalhoso? Qual escola se manteria em pleno funcionamento se os educadores não fossem tambpem, mjuitas vezes, além de artistas, malabaristas, trapezistas, também conselheiros, pais adotivos por tempo determinado, enfermeiros, psicólogos, terapêutas etc, nas lacunas deixadas pela sociedade? Que visa visibilidade mais do que trabalho, com certeza, está no caminho errado e não exercendo devidamente a profissão, seja na área da cultura ou outra que for.
Um pequeno vídeo, uma bela e divertida iniciativa que deve ser compartilhada, não apenas pelo seu conteúdo pedagógico, como metodológico, didático e artístico-cultural.
Abaixo, link para a regra do uso dos "porquês" àqueles que concordem com o cidadão que acha que não dá visibilidade e só trabalho (sic):

O uso dos "porquês" - Info Escola

terça-feira, 15 de setembro de 2015

A "viagem espacial" de um balão meteorológico e as incríveis imagens de uma digcam 2 anos após




A imagem acima, que batizei de "A 'viagem espacial' de um balão meteorológico", como o próprio nome indica, trata-se de expedição e experiência de pesquisadores Bryan Chan, Ved Chirayath, Ashish Goel, Tyler Reid e Paul Tarantino da Universidade de Stanford (EUA), que colocaram uma câmera em balão meteorológico que fez imagens impressionantes da Terra, até estourar (após 87 minutos de voo) e cair em local não identificado, por causa em erro técnico no sistema de localização por satélite.
Dois anos após, eis que a câmera é achada por andarilho e as imagens reveladas e postadas, para encanto de todos.
Vejam o incrível vídeo link abaixo, no site da BBC Brasil:

Achada após 2 anos, câmera em balão revela imagens surpreendentes de 'viagem espacial'

E o mais surpreendente é que, aparentemente, a câmera nem é uma GoPro, mas a de um smartphone, conforme imagens disponibilizadas pela BBC Brasil, vide fotografia abaixo:



Algo que remete a postagem antiga do Educa Tube Brasil, em que fotógrafo amador surpreendeu a NASA, utilizando-se também de tecnologia de baixo custo (2 balões, uma câmera digital e um chip) e muita criatividade para atingir resultados semelhantes a grandes investimentos, vejam no link abaixo:

Fotógrafo amador surpreende a NASA: tecnologia de baixo custo e criatividade (entre o ideal e o possível)

Iniciativas que vêm ao encontro do que o Educa Tube Brasil fala da questão da simplicidade permitir a continuidade e a sustentabilidade de projetos, sejam escolares, científicos etc.

Em tempo: Posteriormente à publicação deste vídeo, encontrei outro vídeo sobre a mesma "viagem espacial", com mais detalhes, de acordo com o vídeo abaixo, intitulado Grand Canyon from the Stratosphere! A Space Balloon Story:



Conforme o portal TOP BLOG: "O balão carregava uma GoPro HERO3, uma filmadora Sony e um telefone Samsung Galaxy Note II. As duas câmeras foram definidas para gravar imagens enquanto o telefone tirava fotos e rastreava a localização".

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Luize Dorneles, a única professora cega da rede municipal de educação em Rio Grande, RS




A imagem acima, trata-se de reportagem da TV local sobre Luize, a única professora cega da rede municipal de educação em Rio Grande, RS, cidade do extremo sul do Brasil.
De fato: especial e inspiradora a vida de Luize Dorneles, que tem 28 anos, formada em pedagogia e cega (por causa de um erro médico), e que exerce as atividades de professora na educação infantil no Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC/FURG, da cidade do Rio Grande (RS).
A diretora da escola, Débora Amaral disse que "foi preciso pensar na sutileza dos espaços, nas pequenas mudanças", em função da nova professora, quanto a pequenas elevações e tudo mais no trajeto que Luize faz até sua sala de aula, que é dividida com outra professora, a Juliana Borges, que é vidente (termo usado para destacar quem enxerga) e disse que aprendeu muito com sua colega.
Em 2005 e 2006 o editor do Educa Tube Brasil, educador José Antonio Klaes Roig teve o privilégio de conhecer e conviver com a Luize Dorneles em projeto inclusivo de Informática na Educação Especial, parceria do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) com os professores da Educação Especial da E.E.E.F. Barão de Cêrro Largo, oferecendo noções básicas de informática a alunos surdos, cegos, com deficiência mental e altas habilidades.
Naquela época, Luize, que cursava ensino médio, já sonhava em um dia ser professora, e foi monitora no uso do Dos Vox, auxiliando o NTE e os professores da Escola Barão na adequada utilização deste com os alunos cegos da escola e os atendidos em sala de recursos, durante aquele projeto.
Luize é uma pessoa especial e inspiradora mesmo, sempre tranquila, alegre e prestativa. Vê-la realizar seus sonhos é gratificante a todos que a conhecem e sabem de seu enorme potencial.
Abaixo, link para a reportagem na TV local:

Conheça Luize, a única professora cega da rede municipal de educação em Rio Grande, RS

Em tempo: Dos Vox é sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho. E pode ser baixado gratuitamente AQUI.

domingo, 13 de setembro de 2015

Nas ondas da leitura: Projeto da SMEC-SJN incentiva a leitura na lancha de passageiros pela Laguna dos Patos




A imagem acima, NAS ONDAS DA LEITURA, trata-se de reportagem da TV sobre Projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de São José do Norte (extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil), que incentiva a leitura na lancha que faz a travessia de passageiros entre o município e a vizinha cidade do Rio Grande, an Laguna dos Patos.
Os passageiros leitores precisam fazer apenas um breve cadastro para poder pegar um livro para fazer a dupla viagem, pela Laguna e pela imaginação. A ideia surgiu através de um grupo de leitura de uma rede social e foi colocada em prática pela professora Mônia Gonçalves Coelho, secretária de Educação e Cultura, com apoio de sua equipe.
E o mais interessante deste projeto de incentivo à leitura é que o leitor, ao devolver o livro, ganha outro em troca, como doação, em uma efetiva, criativa e original distribuição de livros. Durante os 30 minutos de viagem, "navegar é preciso, ler, igualmente", parafraseando versos de poema de Fernando Pessoa.
A biblioteca do "Nas ondas da leitura", instalada na Hidroviária de São José do Norte, funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30min. às 19h30min.
Mais um dos belos projetos que o Educa Tube Brasil destaca por unir simplicidade e continuidade. Ações simples e eficientes permitem justamente a sustentabilidade e continuidade dessas relevantes ações de levar arte e cultura aos habitantes de uma comunidade, elevando igualmente a educação e o espírito coletivo, de trocas de experiências, de saberes entre os cidadãos.
O editor deste blog fez doação de livros a esta ação institucional. :-)
Abaixo, link para a reportagem na TV local:

NAS ONDAS DA LEITURA

sábado, 12 de setembro de 2015

Tapete Mágico: Arte, Música, Dança, Física e Criatividade




O vídeo acima Magic Carpet (Tapete Mágico), trata-se de incrível efeito produzido por Daniel Wurtzel (2009), unindo arte, música, dança, física, criatividade e originalidade com simplicidade. A grandiosidade e continuidade de um projeto está muitas vezes relacionada a sua simplicidade, autenticidade e originalidade. E se souber trabalhar com a interdisciplinaridade, no ambiente escolar, melhor ainda.
O que parece complexo é ao mesmo tempo simples, se pensarmos que tal beleza se deve ao conhecimento da física, das forças dos ventos artificiais produzidos por ventiladores colocados em círculo que criam um vórtice (movimento forte e giratório; remoinho, turbilhão) no centro de uma sala, em que um lenço vermelho cria a ilusão de bailar no ar.
De fato, parece um tapete mágico que possui vida própria e nos faz viajar na imaginação, na poesia das imagens e na bela canção "Plastic Bag Theme (From "American Beauty")" de Thomas Newman, por London Music Works.
Tal evento faz parte da turnê do Cirque du Soleil e no link abaixo podem ser conhecidos outros incríveis vídeos produzidos pelo mesmo autor:

DANIEL WURTZEL - PORTAL

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O uso do cinema na sala de aula: Estamos conectados? (Boas práticas inovadoras)



A imagem acima é do blog educional SM CONECTADOS, da Espanha, com diversas propostas dos mais variados recursos na educação, e, em especial, a utilização do cinema, colaboração do xará José Antonio Gómez Novoa, educador que disponibiliza mais de duas dezenas de propostas de uso do cinema na sala de aula, conforme link abaixo:

O USO DO CINEMA NA SALA DE AULA

No blog há outras propostas de atividades envolvendo cinema e educação, basta pesquisar e compartilhar com outros educadores.
O SM Conectados possui também página no Facebook, logo a seguir:

SM CONECTADOS - FACEBOOK

O Educa Tube Brasil recomenda também visita ao menu do referido blog, na opção Boas Práticas, pois tem incríveis projetos e ideias inovadoras, vide link abaixo:

BOAS PRÁTICAS - SM CONECTADOS

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Mapa da Infância Brasileira (MIB): Plataforma colaborativa de aprendizagem




O vídeo acima, Mapa da Infância Brasileira , trata-se de descoberta que fiz nas redes sociais, via blog Além dos Muros da Escola, e é iniciativa de "uma comunidade colaborativa de aprendizagem que tem como missão articular, mobilizar e criar sinergias entre os diversos atores e iniciativas que visam gerar impacto positivo na qualidade de vida das crianças brasileiras".
O MIB é uma plataforma colaborativa de aprendizagem e foi "idealizado e coordenado pelo NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento). O projeto iniciou suas ações em 2013 com a pesquisa 'Espaços e Programas humanizados para as crianças de São Paulo', que reuniu ações inovadoras na cidade e alimentou o desejo de ir além: olhar não apenas para São Paulo, mas para as diferentes infâncias brasileiras". Abaixo, imagem e link para a plataforma:


MAPA DA INFÂNCIA BRASILEIRA - PLATAFORMA COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM

O MIB, então, é, conforme apresentação do blog Além dos Muros da Escola, essa plataforma e comunidade "para aprender, trocar, pesquisar e, sobretudo, para alimentar a alma" e divulga diversas "iniciativas inspiradoras voltadas à infância Brasil afora", servindo como um repositório de experiências inovadoras, permitindo "que pessoas interessadas pelos temas da infância se encontrem e troquem informações". Todos podem participar e compartilhar boas práticas pedagógicas, uma iniciativa ou conteúdo, bastando acessar a plataforma e inscrever-se.
Além disso, "da plataforma online, o MIB desenvolve e aplica instrumentos de pesquisa junto a crianças e seus cuidadores, com o objetivo de buscar indicadores às diferentes iniciativas das quais as crianças participam. Os instrumentos do MIB já foram utilizados em iniciativas como o Movimento Boa Praça, Sacolão das Artes e Projeto Casulo".
O Mapa da Infância Brasileira pode ser acompanhado também através de sua página no Facebook, vide link a seguir:

MAPA DA INFÂNCIA BRASILEIRA - FACEBOOK

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Tenho Monstros na Barriga: Campanha de financiamento coletivo para publicação de livro infantil (Educação SocioEmocional)




O vídeo acima, Tenho Monstros na Barriga, e trata-se de campanha de Tonia Casarin, recém formada no Mestrado em Educação, que busca financiamento coletivo, via Catarse, para publicação de um livro que escreveu para "o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais [que] é a identificação dos sentimentos. Portanto, esse livro busca aumentar essa consciência dos sentimentos, com base em uma história de uma criança e seus monstrinhos. Além da história em si, o livro traz atividades e brincadeiras interativas para as crianças fazerem com seus pais!"
Tonia precisa angariar 30 mil reais para poder efetivar o projeto de publicação, e as doações podem ser feitas através do link abaixo, até o dia 02/11/2015:

TENHO MONSTROS NA BARRIGA - VIA CATARSE

O financiamento coletivo, via internet, tem sido uma forma direta e eficaz de promover projetos e conseguir apoio de pessoas que se identificam com ideias criativas.

domingo, 6 de setembro de 2015

Projeto Sujeitos Leitores: Entrevistas com escritores, educadores, jornalistas, alunos e entusiastas da leitura



A imagem acima, é do PROJETO SUJEITO LEITORES, indicação do colega e amigo Robson Freire, editor do blog Caldeirão de Ideias, e trata-se de iniciativa do Colégio Medianeira, de Curitiba, PR, Brasil, mantido pela Associação Antônio Vieira, que iniciou a quinta temporada do referido projeto, que é uma relevante campanha de incentivo à leitura .
Conforme destaca a revista A Rede Educa: "A ação, que começou em 2011, já reúne mais de 70 vídeos com entrevistas de escritores, educadores, jornalistas, alunos e entusiastas do tema. Entre eles, Luís Henrique Pellanda, Paulo Venturelli e Teresa Urban. Outros grandes nomes de referência nacional são Cristóvão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Ruffato, Ricardo Azevedo, José Miguel Wisnick, Miguel Sanches Neto.
As entrevistas, disponíveis no site do Colégio Medianeira, apresentam diferentes experiências de pessoas com o livro. Em 2015, a novidade fica por conta da trilha sonora do ex-aluno e atual professor de violão, Lucas Ferron. E também pela atual comunicação visual do projeto, que traz o conceito do envelope e selo, representando a viagem literária"
.
Abaixo, o Educa Tube Brasil, dentre os diversos vídeos disponíveis, destaca dois. O primeiro, entrevista com o Sujeito Leitor: Luiz Ruffato, que "nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 1961. Formado em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, publicou vários livros, entre os quais a pentalogia Inferno provisório e o aclamado 'Eles eram muitos cavalos', que recebeu o prêmio APCA e o Machado de Assis, da Biblioteca Nacional. 'Flores artificiais' é seu romance mais recente (2014)".



O segundo vídeo destacado por este blog é com a aluna Dara Iohana, estudante do 6º ano do Colégio Medianeira, que conta um pouco de sua trajetória no mundo da leitura:



Para assistir as demais entrevistas dos Sujeitos Leitores, basta clicar no link a a seguir:

PROJETO SUJEITO LEITORES

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Simulações Interativas de Física, Química, Biologia, Matemática (Portal PhET, da Universidade do Colorado, EUA)




A imagem acima, trata-se do portal educacional PhET, da Universidade do Colorado (EUA), que disponibiliza (em versão legendada em português) inúmeras "Simulações Interativas" com conteúdo de Física, Química, Biologia e Matemática, além de outros conteúdos e Recursos para Professores.
Abaixo, vídeo de apresentação dos Professores e Alunos sobre o PhET:



Para acessar ao portal PhET, da UNiversidade do Colorado, basta clicar no link a seguir:

PhET - Interactive Simulations

Sendo uma geração cada vez mais audiovisual, poder contar com estes recursos é uma ótima forma de passar informação que gera conhecimento.