sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Abismo Horizontal e Ecomídia Marinha (vídeos ambientais para download)
O vídeo acima, Abismo Horizontal, descobri via Facebook da professora Vera Márcia Torronteguy, de Rio Grande, RS, Brasil e trata-se de belo material sobre extensa faixa litorânea que conforme mostra no mapa, abrange o balneário do Cassino (Rio Grande), as praia do Albardão e Hermenegildo (Santa Vitória do Palmar) e Barra do Chuí (Chuí), situadas no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil, com uma rica diversidade ambiental.
Praias que devido sua localização e características climáticas e geográficas já foram consideradas no passado, por conta de sua costa como do "Diabo", pela numerosa quantidade de naufrágios, um deles, o navio Altair, que passados mais de três décadas, continua em "exposição" ao ar livre e é ponto turístico do município de Rio Grande, RS.
E em função da temática, faço um link (logo abaixo) desta postagem a outra mais antiga, publicada aqui no Educa Tube Brasil, com dois documentários sobre a mesma região, intituladas Um Mar Quase Doce e Litoral Selvagem, que podem ser baixados gratuitamente na página do Programa ECOMÍDIA MARINHA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
ECOMÍDIA MARINHA: VÍDEOS AMBIENTAIS PARA DOWNLOAD GRATUITO
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Cartões-postais de Pripyat, Chernobyl (educação, meio ambiente, música e fotografia)
O vídeo acima “Postcards from Pripyat, Chernobyl” (Cartões-postais de Pripyat, Chernobyl), descobri via Pavablog e trata-se de incrível expedição do fotógrafo Danny Cooke, que usou um drone para voar e documentar as ruínas da cidade de Chernobyl, na região de Pripyat, na Ucrânia, "que em 1986 teve o maior desastre nuclear da história, com mais de 56 mortes diretas e mais de 4000 indiretas – consequências das partículas radioativas espalhadas no ar -, [e] estima-se que o prejuízo financeiro da 9antiga] União Soviética com o evento foi de 18 bilhões de rublos.
Segundo dados: "O local é considerado um grande polo de estudo para especialistas que buscam entender a relação entre a natureza e as partículas nucleares". Tanto a usina, como a cidade foram abandonadas, e hoje é uma região fantasma, mas que por incrível que parece o verde tomou conta de ruas e prédios, numa resposta do próprio meio à agressão sofrida.
Um grande paradoxo: apesar de cidade fantasma, o verde (sinônimo de vida) se espalha por toda região, e daqui um tempo, provavelmente engolirá todos os prédios do local, escondendo a participação humana por aquelas bandas largas.
A natureza se regenera, apesar da região ser considerada imprópria para a vida por muito tempo por conta da radioatividade.
Um belíssimo vídeo que nos faz refletir sobre as belezas e tristezas humanas, conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, como dado histórico a ser lembrado sempre, como aula de geografia, pelo uso do drone (artefato normalmente associado a área militar, por suas incursões em áreas de conflito, mas que pode ser utilizado de forma pacífica também) e de arte e cultura também.
O drone é um ótimo artefato tecnológico com diversas possibilidades de uso social e educacional, como as imagens acima bem demonstram, fazendo-nos atingir locais que seriam inóspitos, perigosos, inacessíveis ao olhar humano.
Enfim, um material que serve a diversas propostas artísticas, culturais, tecnológicas, pedagógicas e sociais.
E aproveitando a oportunidade, recomendo logo abaixo, o fabuloso videoclipe I Won't Let You Down (Eu não vou falhar com você), da banda Ok Go, em que tudo indica, foi filmado sem cortes, graças ao uso de um drone para fazer imagens impressionantes do alto, mostrando a sincronia entre integrantes da banda e outros bailarinos, usando guarda-chuvas coloridos que são utilizados para estabelecer uma incrível forma de linguagem e comunicação.
Para finalizar esta postagem, direto do túnel do tempo, um videoclipe de canção de mesmo nome I Won't Let You Down, de Ph. D., mostrando as possibilidades do You Tube como um canal de vídeos, mas tempo como uma pequena máquina do tempo, que nos permite associar diversos conteúdos e recursos de vídeo, que fazem parte de nosso memória sentimental e podem ser aproveitados em formações como professores ou alunos, desde mera dinâmica de grupo ou sensibilização para outras atividades nas diversas áreas do conhecimento:
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segunda-feira, 24 de novembro de 2014
Matemática em geral e Geometria, em especial: o verdadeiro segredo para a criação dos personagens das animações da Pixar
O vídeo acima Numberphile: Math and Moviers (Pixar) (com legendas em inglês), descobri através das redes sociais, conhecendo o portal TIC aliadas à Educação, do Professor Edigley Alexandre, do Rio Grande do Norte, Brasil, que é graduado em Matemática, e leciona Geometria, Matemática e Física e se diz interessado em compartilhar o conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e da Comunicação.
Em sua postagem Matemática: o verdadeiro segredo para a criação dos personagens da Pixar (clique no link ao lado), que o Educa Tube toma a liberdade de reproduzir parcialmente, logo abaixo, o professor Edigley demonstra que:
"Na época do lançamento de filmes e animações em DVDs, adorava assistir os extras para ver, além de outras curiosidades, a parte técnica por trás da criação de cenários, personagens e tudo que diz respeito a computação gráfica.
A lembrança mais recente que tenho é da primeira animação de A Era do Gelo. Uma grande geleira desprende-se e cai provocando uma onda gigante. Nos extras esta onda nada mais é do que um cilindro em rotação.
Neste post compartilho uma extraordinária aplicação da Matemática na criação dos personagens nas animações da Pixar Animation Studios (fundada por Edwin Catmull e Steve Jobs em 1986).
O verdadeiro segredo dessa magia aparentemente intangível da casa não está na arte, mas na ciência. Sem a matemática pura e dura, muitas das histórias não teriam sido contadas como as conhecemos agora.
Um novo vídeo (acima), protagonizado pelo físico-chefe na Pixar, Tony DeRose, no portal matemático Numberphile, revela tudo isso. A chave não está nos uns e zeros dos computadores da empresa, mas na geometria".
Abaixo, indico a postagem do jornal El País, da Espanha, intitulada Como a Pixar usa a matemática para criar personagens apaixonantes (clique neste link), também sugerida pelo professor Edigley e que sintetiza numa frase todo o poder da matemática e da tecnologia no cinema atual de animação: "Tão importante quanto os roteiros são as formas geométricas sob a pele dos personagens".
Vídeos e textos que servem não somente aos professores de matemática e de informática, mas a todo educador para demonstrar ao aluno a importância da informação gerando conhecimento e entretenimento. Algo que o educador do século XXI precisa melhor utilizar, unindo o útil ao agradável, a tecnologia à educação em seu fazer pedagógico, contextualizando não apenas a matemática que existe em toda parte, mas a história e a inteligência coletiva que fez os primatas desceram das árvores, caminharem eretos, inventarem o fogo, a roda, os utensílios, as ferramentas e toda a parafernália tecnológica até os dias de hoje.
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domingo, 23 de novembro de 2014
Lila: A beleza está nos olhos de quem vê (cinema, educação e sociedade)
"LILA" from Carlos Lascano on Vimeo.
O vídeo acima Lila, de Carlos Lascano, descobri via redes sociais no portal Conti Outra, e é um fabuloso curta-metragem que, de fato, mostra que "a beleza está nos olhos de quem vê".
Curta que mescla cenas de uma jovem que observa o mundo ao redor e vê arte em toda parte, com cenas de animação em belíssimos efeitos visuais. A arte pode sim mudar o nosso mundo e influenciar quem compartilha dele, sejam filhos ou alunos, pais ou professores.
A magia dos sonhos acordados nos fazem despertar para a beleza das pequenas coisas da vida, que se nem sempre são coloridas, podem ser (re)desenhadas e (re)pintadas por nós...
Como bem destaca o portal Conti Outra: “Temos a arte para não morrer da verdade” (Friedrich Nietzsche).
Um belo material para discutir a importância da arte e da cultura na educação e na sociedade.
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quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Expressão corporal, uma linguagem universal a ser refletida além de telas, vidros e espelhos
O vídeo acima, Girl Makes Dolphin Laugh (Menina faz golfinho sorrir, tradução livre deste blog), descobri via redes sociais e trata-se de curiosa e divertida ação de uma jovem humana que desperta com suas acrobacias a atenção de um outro mamífero, só que um golfinho dentro de um aquário gigante.
Mais do que acrobacia, o Educa Tube percebeu este vídeo como um pequeno exemplo de interação entre seres de espécies distintas do reino animal que estabelecem um interessante contato imediato, ainda que mediado pelo vidro do tal aquário, mas que permite refletir sobre o poder da expressão corporal como uma linguagem universal, e que muitos educadores já se apropriaram deste recursos como meio de sensibilização de um público em sala de aula ou em alguma atividade extracurricular.
Saber se expressar, não somente com os códigos escritos e de fala, mas com todo o corpo e alma é um talento natural para alguns, mas que requer exercício diário para outros.
Atualmente, mais do que nunca, o alunado parece um peixe no aquário, diante de telas, sejam de fones celulares, notebooks, televisores etc e saber despertar a atenção destes para o ensino formal é um desafio tão grande como o da menina acrobata. Mas como ela, há que ser autêntico, divertido, criativo, irreverente, para que seus gestos, mais do que sincronia possuam sintonia com o público alvo, sejam eles jovens mamíferos da espécie humana ou jovens mamíferos golfinho...
Conforme apresentação do referido vídeo, a jovem Bonnie Anna atua na FunDipped Productions, que é uma companhia de circo teatro baseada em Orlando, Flórida (EUA), dedicada à educação e ao mesmo tempo entreter todas as idades.
A arte, cultura, e acima de tudo, afetividade, criatividade, empatia são formas de encantamento, de motivação, mas ninguém sensibiliza o outro, nem a si mesmo, se não fizer algo com gosto, com vontade, sinceridade, sejamos professores de educação física, educadores ambientais ou qualquer atividade que exerçamos em sociedade.
A própria inclusão de TIC, mídias e redes sociais no ambiente escolar requer essa troca de saberes para que volume imenso - como um oceano profundo - de informação torne-se um mar navegável de conhecimento a todos. Do contrário, seremos eternos peixes fora d'água.
Eis algumas reflexões, além do vidro que separa a jovem do golfinho, que esta postagem traz aos visitantes do Educa Tube.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
“Sala de Estar dos Videogames”: Portal "Arquivo da Internet' libera cerca de 900 jogos de fliperama na web
Imagem acima, trata-se de notícia socializada pelo CANAL DO ENSINO a respeito de iniciativa do portal “Internet Archive” (Arquivo da Internet, ONG que preserva a memória da rede mundial de computadores, [que] liberou cerca de 900 jogos de arcade ou fliperama que foram sucesso entre as décadas de 1970 e 1990 para serem jogados no computador por meio dos navegadores (de preferência o Firefox).
Ainda conforme notícia: "Os jogos fazem parte de um dos esforços da entidade voltado à manutenção de games, chamado de “Sala de Estar dos Videogames”, criado em dezembro de 2013. Já eram oferecidos títulos para consoles clássicos como Ataria 2600, Atari 7800 ProSystem, ColecoVision, Magnavox Odyssey 2 e Astrocade.
Para disponibilizar games comuns em fliperamas, a Internet Archive criou uma nova categoria, a “The Internet Arcade”. Os games, como “Super Pac-Man”, “Golden Axe” e “Street Fighter II”, podem ser jogados no computador, graças a um trabalho de adaptação, que, porém, não é perfeito (Veja aqui)".
Uma iniciativa que serve também como diálogo entre gerações de pais e filhos, professores e alunos sobre o imaginário de cada geração a partir desta "Sala de Estar dos Videogames", que pode proporcionar essa interação entre jovens e adultos.
Segundo Jason Scott, que integra o projeto JS MESS, há a intenção de "disponibilizar na internet emulações de todos os sistemas já criados, para que sejam executados por qualquer navegador. Já foram alvo do trabalho desse grupo os sistemas de consoles como Master System II, Neo Geo, Nintendo GameBoy, além do sistemas de computadores da Apple, Ataria, Comodore e Tandy.
Para Scott, algumas pessoas vão jogar títulos pela nostalgia, outras tentarão games dos quais nunca ouviram falar. 'Minha esperança é que um punhado, uma pequena porcentagem, começará a construir formas de usar esse material em pesquisa, em textos e remixando esses velhos games para entender seus contextos'".
Abaixo, link para visitar o referido portal de jogos:
ARQUIVO DA INTERNET - VIDEOGAMES
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