quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
Memória escolar: Kiara Terra lembra de seus professores marcantes junto com outros autores, ilustradores e pesquisadores em literatura infantojuvenil
O vídeo acima Kiara Terra lembra seus professores, descobri no blog Companhia das Letrinhas e trata-se de relevante depoimento da escritora Kiara Terra sobre seus professores marcantes, aqueles que lhe inspiraram, motivaram, fizeram acreditar em seus sonhos. Enfim, seguir adiante.
Kiara Terra compartilha suas memórias escolares junto com outros autores, ilustradores e pesquisadores em literatura infantojuvenil, em postagem relevante e interessante no Blog da Companhia das Letrinhas, que recomendo, no link a abaixo:
AO MESTRE, COM CARINHO - BLOG DAS LETRINHAS
Gratidão é uma qualidade humana. Mas não basta ser grato, tem que expressar essa gratidão. Estes depoimentos em vídeo e escritos são relevantes pelo que representam dessa MEMÓRIA ESCOLAR, que muitas vezes fica restrita à sala de aula e noutras vezes sequer o educador tem a dimensão da importância de sua ação pedagógica em seu alunado.
Ver profissionais criativos e bem realizados na vida, valorizando seus professores é motivador encantador e dignificante para a profissão.
Um dia, este educador e editor deste blog fará um vídeo assim também com seu depoimento sobre seus professores inspiradores, tanto na realidade, no seu tempo de escola, enquanto aluno, como aqueles professores que foram ou são seus colegas de jornadas pedagógicas pelo Planeta Educação, bem como professores idealizados pelo cinema ou que tiveram suas histórias adaptados pela sétima arte e que também serviram de inspiração e reflexão sobre seu fazer pedagógico. Aguardem!
segunda-feira, 29 de janeiro de 2018
Amazônia Adentro (360 graus): belíssima visita à floresta, em realidade virtual, acompanhada por um indígena
O vídeo acima Amazônia Adentro (360 vídeo), descobri no blog Brasil Acadêmico e trata-se de um vídeo em 360 graus e feito em realidade virtual da floresta amazônica visita acompanhada pela narração e olhar de um indígena nativo da floresta e a narração em português pelo ator Marcos Palmeira.
O filme foi produzido pela ONG Conservação Internacional (CI) e é uma experiência de imersão digital na maior floresta tropical do mundo.
Um riquíssimo material para trabalhar noções de educação ambiental, meio ambiente, biomas, ecossistemas etc. Recomendado para professores de Geografia, Ciências, História e educação em geral.
Um bom exemplo de como a tecnologia pode proporcionar uma experiência visual e educacional.
Um vídeo que pode motivar a educadores a fazerem, de forma mais simples, dando um giro em 360 graus, no sentido físico e social, pelo entorno da escola do bairro, por pontos destacados da cidade, disponibilizando o resultado à escola, à comunidade e ao mundo, através de blog e canal educacional.
Uma expedição virtual ao coração da floresta.
Marcadores:
360 graus,
antropologia,
educação ambiental,
educação e tecnologia,
geografia,
meio ambiente,
realidade virtual,
sociologia
Alimentador de pássaros feito com soutien reciclado: sustentabilidade, criatividade e inovação
O vídeo acima, descobri no Facebook do colega e amigo Fernando Luis, músico e poeta de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de um criativo e originalíssimo "Alimentador de Pássaros", feito com a reciclagem de soutien usado. Sustentabilidade em todos os sentidos, pois além de conter o conceito da reciclagem e reutilização de material, está suspenso num local, permitindo que se coloque alimento para os seres alados.
Ideias simples, criativas, originais, de fácil uso e continuidade.
Um ótimo material para tratar de educação ambiental em sala de aula. De inovação, no sentido mais amplo, da transformação de conceitos e materiais reutilizando-os noutro sentido, revitalizando-o.
Abaixo, mais um vídeo de Debra Lee Baldwin, que é designer e fez este vídeo em seu jardim (ative as legendas e a tradução):
Deu Bike: projeto de mobilidade e sustentabilidade entre professora e alunos
O vídeo acima Projeto Deu Bike é um projeto sobre planejamento e mobilidade urbana feito em parceria com uma professora de educação ambiental e seus alunos que proporciona que enquanto se anda de bicicleta seja possível recarregar a bateria do telefone celular, tudo utilizando ferramentas do Google for Education.
De acordo com o portal educacional PORVIR, onde encontrei esta notícia, em que a professora Dária Teixeira Passos,, faz um relato de sua experiência, vide abaixo:
Estudantes criam bicicleta que carrega celular
A prof. Dária de Praia Grande (SP), Brasil, declara que: "A experiência 'Deu bike – um projeto sobre mobilidade urbana' nasceu da necessidade de apresentar aos alunos do ensino fundamental conceitos de planejamento urbano e seu impacto no desenvolvimento econômico, social e ambiental, além de conhecer boas práticas de mobilidade nacionais e internacionais. [...] Por meio de pesquisas digitais monitoradas por mim, os alunos puderam produzir conhecimento. Construímos um mapa de mobilidade urbana mundial e local utilizando o Google Mymaps, utilizamos o Google Forms para apresentar as informações coletadas através de gráficos e o Google Plans para compilar todas as informações. Por fim, ainda produzimos vídeos informativos e incentivadores do uso da bike como transporte ideal para a realidade local".
O projeto que abrange 22 km de ciclovias do Colégio Novo Munco até o bairro Solemar, teve desdobramento: "O resultado foi apresentado na feira de ciências do colégio. O projeto também foi apresentado e publicado no ICLOC 2017 e inscrito no ICLOC Jovem 2017. Quando o aluno é protagonista e ele entende seu papel neste protagonismo, os projetos acontecem com um nível de conhecimento extraordinário", segundo declara Dária, que é "Bióloga e pedagoga, consultora acadêmica, professora e palestrante em saúde infantil, integrante do grupo de educadores Google de Praia Grande e aprimoranda em diversidade escolar".
No link abaixo, mais detalhes sobre o referido projeto:
PROJETO DEU BIKE -0 BICICLETA SUSTENTÁVEL E MOBILIDADE URBANA
domingo, 28 de janeiro de 2018
Plataforma "Cidade em Jogo": para professores discutirem com seus alunos administração da cidade, política e cidadania
O vídeo acima CIDADE EM JOGO, descobri no portal educacional PORVIR e trata-se de uma plataforma digital desenvolvida pela Fundação Brava, propondo um jogo educacional para que professores desafiem seus alunos a gerir uma cidade imaginária, em um interessante exercício de educação para a cidadania. br /> Conforme dados do portal PORVIR a "Fundação Brava desenvolveu em parceria com o Brazil Institute do Wilson Center, centro de estudos acadêmicos ligado ao governo dos Estados Unidos, o 'Cidade em Jogo', um aplicativo gratuito que lembra problemas enfrentados no jogo de computador Sim City, mas com questões típicas de cidades brasileiras" e dirigido aos alunos do ensino médio.
Ainda, de acordo com a matéria do Porvir: para Henrique Krigner, analista da Fundação Brava e coordenador do projeto: “A gente recomenda que seja trabalhado durante o ensino médio porque, por mais que a linguagem seja simplificada, ela ainda pode parecer sofisticada demais para fundamental 1, com termos como tributos, alíquota”.
Para saber mais da Plataforma e Jogo, recomendo a leitura da matéria completo no link abaixo:
Jogo coloca alunos para administrar cidade e discutir política
Abaixo imagem do Aplicativo e link para jogar, mediante cadastro prévio, com email e senha:
CIDADE EM JOGO
O Educa Tube Brasil, como mero complemento a esta postagem, recomenda o vídeo a seguir, por ser tema correlato, por tratarem do imaginário que pode ser abordado em aulas de história, sociologia, filosofia, artes etc: 5 Jogos de Construção de Cidades Antigas para PC | Construir Aldeias, Vilas, Cidades e Reinos:
Por fim, apresenta aos educadores que ainda não o conhecem dois vídeos sobre os famosos jogos eletrônicos The Sims e SimCity, que lembra o CIDADE EM JOGO, mas sem o mesmo enfoque educacional:
Marcadores:
aluno,
cidadania,
criatividade,
educação e tecnologia,
jogo educacional,
jogos,
pedagogia,
portal educacional,
professor,
recursos tecnológicos,
sociologia
sábado, 27 de janeiro de 2018
Uma lição nebulosa: curta-metragem de animação que é uma pequena ode à imaginação
O vídeo acima A Cloudy Lesson (uma lição nebulosa, tradução livre), foi preciosa indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP), Brasil e trata-se de fantástico curta-metragem de animação, em que um menino e um idoso (provavelmente seu avô), em que o segundo tenta ensinar ao primeiro a como fazer nuvens, assoprando numa haste com um círculo em sua ponta. Primeiro há a questão da força do sopro e o tamanho da nuvem criada; depois, devido a um acidente, a haste é quebrada do suporte e sua ponta deformada, sem querer pelo menino. Este resolve, aparentemente, sem sucesso consertar o estrago, mas surpreendentemente acaba por descobrir a modulação de outras formas, mais criativas, plurais do que a primeira, tão singular.
O que uma animação cativante como essa, produzida por Yezi Xue nos proporciona? Primeiro a modular o nosso próprio pensamento sobre a expressão "nebulosa" dessa pequena e ao mesmo tempo imensa lição de bem viver, dando asas à imaginação. Como sempre reitero há que se lutar por condições ideais de vida, de estudo e de trabalho mas sem perder a noção das possibilidades que podemos fazer muito com tão pouco, usando da criatividade, originalidade, humor parceria, trocas de saberes etc. Nebuloso é um termo que pode ser positivo ou negativo, dependendo da forma de sua utilização... Tudo que é desconhecido é nebuloso, tudo que é criativo também, noutro sentido, de mais leve, livre e solto como uma nuvem no céu... A pareidolia é exemplo disso: de através de nossa memória associativa e imaginação criativa podermos ver imagens nas nuvens, onde apenas existe névoa... O bom educador e o bom aprendiz são aqueles que modulam esse conceito de "nebulosidade", através da criatividade.
O vídeo em questão ilustra bem isso, de como o aprendiz pode ser também mestre e o mestre um eterno aprendiz; de como podemos modular as formas de nosso viver e aprender, inovando, pois sempre digo que INOVAR é justamente isso: transformar algo existente em algo aparentemente NOVO.
Enfim, um belíssimo curta-metragem de animação que é uma pequena ode à imaginação. Pura poesia em imagens.
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
A Escola da Vida (The School of Life): canal de vídeos sobre Filosofia
A imagem acima é do canal de vídeo no YouTube, denominado The School of Life (A Escola da Vida), que traz diversos vídeos sobre FILOSOFIA, e que pode ser acessado pelo link abaixo:
ESCOLA DA VIDA - FILOSOFIA - CANAL
O vídeo abaixo é sobre Platão, um dos maiores filósofos de todos os tempo. Recomendo uma visitação ao canal. Todos os vídeos são em inglês, mas possuem na barra inferior da janela de reprodução as opções de legenda e de tradução destas para diversos idiomas, inclusive o português.
quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Matemágica: matemática, física e música juntas e o Princípio da Conservação da Energia e da Quantidade de Movimento
O vídeo acima, descobri no Facebook e é material extremamente criativo e de pura magia pois une Matemática, Física e Música num único audiovisual. sintonia e sincronia tentativa e erro O colega e amigo Vágner Nunes, professor de Física em Rio Grande (RS), comentou que se trata do Princípio da Conservação da Energia e da Quantidade de Movimento.
Um vídeo que demonstra a criatividade, originalidade e ao mesmo tempo o grau de dificuldade de entrecruzar diversos conteúdos numa única atividade, com um belíssimo resultado, que explica ao leigo pra que serve a Física, por exemplo, no cotidiano das pessoas. Uma matemágica, em uma linguagem musical e matemática, de calcular o movimento das bolinhas e o deslocamento das peças dentro de um período sincrônico, tendo ao fundo uma linda sinfonia Waltz of the Flowers (A Valsa das Flores. do Balé O Quebra-Nozes), de Tchaikovsky, vídeo completo abaixo:
Abaixo, a versão popularizada da referida sinfonia por Walt Disney em seu longa-mentragem de animação Fantasia (1940):
O curioso é que Tchaikovsky (1840-1893) nasceu em Votkinsk, na Rússia, no dia 7 de maio de 1840, ou seja, exatos cem anos antes deste clássico da animação. A arte está em toda parte, como diz o editor deste blog educacional.
terça-feira, 23 de janeiro de 2018
"Treino é treino, jogo é jogo", neste treinamento espelhado (metodologia, esporte e educação)
O vídeo acima treinamento do Villareal, encontrei no Facebook do colega e amigo Mateus São Bento educador de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se do interessante treino com bola de clube de futebol da Espanha, em que uma pequena parte do campo oficial é dividido em 4 retângulos em que os dois times tocam a bola com velocidade, já praticamente antecipando o passe antes de receber a bola, num exercício de pensamento espacial e estratégico, que depois se vê espelhado no jogo real.
Uma atividade física que também é mental, unindo corpo e mente e contrariando aquela máxima popular de que "treino é treino e jogo é jogo". Neste caso específico, o jogo é o nítido reflexo do que fora antes treinado. Uma bela aula de como trabalhar o coletivo em pequenos e grandes espaços. Eis ai o papel do mestre, do treinador, dando um padrão de jogo veloz, objetivo e envolvente a um grupo. Um efeito tão curioso que parece até um jogo eletrônico pelo seu visual. Vejam só o vídeo abaixo:
Indiana Jones na vida real e os caçadores de emoções perdidas: produção audiovisual como uma pequena arca do tesouro
O vídeo acima encontrei no Facebook de Insane Stunts e mostra como o imaginário cinematográfico está incorporado ao cotidiano. Uma aventura na vida real, que simula cena do filme Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, de 1981, em que a personagem de Harrison Ford foge de uma bola de pedra gigante por dentro de uma caverna (vide cena abaixo):
Usar cenas de filmes, videoclipes, animações, curtas-metragens etc pode ser uma grande oportunidade de dinamizar um conteúdo escolar, logicamente, desde que tenha relação com o tema a ser discutido em sala de aula. Trabalhar com conceitos através de audiovisuais, além de pura abstração, é uma forma de motivar o aluno para a pesquisa, indicando fontes complementares.
Como este blog tem comentado: o YouTube pode ser visto como uma pequena máquina do tempo, por conta da infinidade de vídeos sobre os mais variados temas, que permitem não apenas o download de material produzido por terceiros, mas o upload de material didático a ser criado em coautoria por professores e seus alunos, tornando um canal de vídeos em uma pequena arca do tesouro perdido para uns preservado para outros...
O professor pode ser esse Indiana Jones, arqueólogo de seu baú de recordações, e fazer saídas de campo, seja para aulas de história, geografia, arte, ciências, bem como para prática desportiva, enfim, um material que serve para adaptar a diversas possibilidades no ambiente escolar, basta ter criatividade.
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
O trabalho do futuro: vídeo de humor que serve à reflexão sobre a tecnologia no cotidiano
O vídeo acima O trabalho do futuro, descobri no Facebook e é um divertido e ao mesmo tempo criativo material para debater sobre a tecnologia no cotidiano e as conexões e dependências que promovem.
Ainda que seja uma peça de humor, exagerando os comportamentos humanos, há que se convir que muitos já agem assim - sem esse cuidador do lado - com a cabeça baixa, em direção ás telas, caminhando, dirigindo veículo, em locais públicos etc.
Tudo em exagero deve ser evitado. Um vídeo que me lembrou citação do escritor Aldous Huxley, autor de Admirável Mundo Novo, entre outros clássicos da literatura mundial, que em sua distopia, previu que no futuro "A ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão".
Se pararmos para refletir, este futuro já está entre nós, diante da alienação de alguns diante de telas, onde a informação está disponível - sabendo fazer a devida pesquisa - mas que muitos ficam presos à banalização do cotidiano, do narcisismo digital, sem o devido criticismo, muitas vezes surfando em "ondas" de ódio, intolerância e discriminação.
Há que se pensar a tecnologia como meio e não finalidade em si, do contrário o ser humano será substituído por máquinas e ninguém notará a diferença, haja visto a "robotização" dos comportamentos sociais: curtir, compartilhar, acreditar em tudo que é postado, sem verificar fontes, checar dados e já sair comentando como se especialista fosse em qualquer tema, inclusive, desqualificando a pesquisa de especialistas no tema, a partir do "ouvi dizer", do "achismo" e do palpite...
As mídias e TIC podem ser grandes aliados dos educadores - sejam pais ou professores - pelas possibilidades de interação de conexão, de divulgação de projetos e atividades diversas. O que não se pode perder é a noção da própria realidade ao redor...
sábado, 20 de janeiro de 2018
Saia dos trilhos, faça seus próprios caminhos: animação sobre a amizade e a criatividade
O vídeo acima que (sem conhecer o título original) intitulei de Saia dos trilhos, faça seus próprios caminhos, foi indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP), Brasil, trata-se de belíssima animação digital que conta a história de dois amigos que vivem como toda aquela cidade, sempre vivendo sobre trilhos, até que um dia, um dos meninos resolver romper com aquele lugar-comum e criar novos caminhos estendendo a mão ao outro. Gesto que acaba influenciando toda a cidade.
Uma bela metáfora do poder da criatividade, da autonomia, da liberdade de seguir novos rumos. Algo lembra o papel do educador, seja ele pai ou professor, de abri caminhos e estender a mão.
Como diz a legenda final *tradução livre deste blog): "Se queremos mudar o mundo, precisamos mudar seu jeito de funcionamento. Ajude-nos a promover igualdade através da educação". br /> Um ótimo material para reflexão.
segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
Ainda dá Tempo: "a infância é a inspiração para um mundo melhor"
Ainda dá Tempo (There is still time) from Ainda da tempo on Vimeo.
O vídeo acima, Ainda dá Tempo (There is still time) que descobri via portal CASA DO BRINCAR (de onde copiei o subtítulo para esta postagem). O vídeo encontra-se no portal de vídeo VIMEO e trata-se de experimento social reunindo pais e filhos para uma entrevista. Primeiro os pais indicam suas expectativas para o futuro, a maioria em tom pessimistas. Depois os filhos demonstram, algo natural em sua idade, uma visão mais alentadora e positiva do futuro que os aguarda. Ótimo para refletir sobre a visão de mundo das duas gerações: os adultos, talvez, contaminados pelo bombardeiro de notícias catastróficas pelos telejornais e as crianças ainda vivendo em seu mundo imaginário.
Conforme apresentação do vídeo no VIMEO: "Este é um projeto independente com o objetivo de abrir os olhos para o simples fato que para começar uma mudança, é preciso primeiro acreditar que ela é possível. O mundo é de todos nós e precisa do nosso otimismo para que o ímpeto de mudar se transforme em uma mudança real, e acreditamos que isso só é possível começando por uma transformação interna. Mudando nosso jeito de pensar, mudamos nosso jeito de agir e agindo mudamos o mundo. Ainda dá tempo."
Sempre é bom lembrar que o futuro é construído hoje e que as crianças de hoje é que serão nosso futuro. Portanto ouvir mais as crianças, deixá-las serem crianças e não adultos miniaturizados é uma oportunidade de manter acessa a fé e a esperança em um futuro melhor.
A atual geração já nasceu conectada às Mídias e TIC e traz embutida em si, conceitos que os equipamentos eletrônicos contém: intuitividade, interação, convergência, portabilidade, mobilidade etc. Cabe aos adultos não humanizar demais as máquinas, tampouco robotizar ás crianças. Uma ideia que venho discutindo por longo tempo com outros educadores, sejam eles pais ou professores, através de minhas andanças pelo Planeta Educação.
domingo, 14 de janeiro de 2018
Respirar: impressionante e exuberante tempestade filmada em time-lapse e em formato 8K
Breathe // An 8K storm time-lapse film from Mike Olbinski on Vimeo.
O vídeo acima Breathe (Respirar), de Mike Olbinski, descobri via rede social no portal de vídeos VIMEO e trata-se de impressionante e exuberante gravação de uma tempestade em time-lapse(técnica do lapso de tempo) e em formato 8K, com belíssima e altíssima resolução.
A técnica do lapso de tempo (que existe diversos app disponíveis para download e instalação no smartphone), permite que se veja detalhes da movimentação, gravados durante um longo tempo, mas com saltos na imagem. Professores e alunos, em suas saídas de campo, podem fazer suas experimentações, gravando seu cotidiano e compartilhando, tanto no ambiente escolar, como nas redes sociais, blogs etc.
Ótimo material também para tratar de meio ambiente, educação ambiental, arte (da natureza), edição de vídeo etc.
sábado, 13 de janeiro de 2018
Pequeno Manual da Cultura Surda: para entender "o que é ser surdo e o que o surdo não quer ser"
O vídeo acima Pequeno Manual da Cultura Surda, descobri via Facebook da colega e amiga Cristiane Lima Terra Fernandes, educadora de Rio Grande (RS), Brasil e como a própria Cris destaca: é um material "Fantástico para compreender um pouco mais sobre o que é ser surdo e sobre o que o surdo não quer ser!"
Catherine Moreira e Cauê Gouveia mostram o Pequeno Manual da Cultura Surda, desmistificando coisas e esclarecendo outras àqueles que desconhecem a cultura surda. Ótimo para discutir inclusão e interação, linguagem e comunicação. Inclusão requer interação, toda linguagem é uma forma de comunicação. Tudo requer EMPATIA, e diria mais: alteridade, do se colocar no lugar do outro.
segunda-feira, 8 de janeiro de 2018
Cálculo de porcentagem básica de modo simples e rápido, sem a necessidade do uso de calculadora (Matemática com o Procópio)
O vídeo acima Porcentagem rápida, encontrei no Facebook do colega e amigo Rafael Procópio, educador do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e editor do portal Matemática com o Procópio.
O vídeo em questão é uma parceria do Rafael Procópio com o apoio do portal Catraca Livre Educação e já teve mais de 3 milhões de visualizações.
Procópio é um educador carismático, criativo e divertido, que une justamente estas suas características pessoais em seus vídeos e animações. Os vídeos de curta duração passam a mensagem matemática em uma linguagem acessível, simples e de fácil compreensão e memorização. Rafael tem se notabilizado justamente por isso: pela ousadia, irreverência, eloquência e criatividade. É um dos YouTubers educacionais mais destacados pelo YouTube e Google e uma fonte de inspiração àqueles educadores que desejem ter seu canal, não apenas de vídeo, mas de comunicação com seu alunado e público em geral.
O trabalho de Rafael Procópio pode ser acompanhado também noutro portal, link abaixo:
MATEMÁTICA RIO
domingo, 7 de janeiro de 2018
Experimento social: redesenhando os estereótipos das profissões
O vídeo acima Redesenhando os estereótipos, foi indicação via Facebook do colega e amigo Fernando Luís, poeta e músico de Rio Grande (RS), Brasil e editor do blog Zé Urbano.
O vídeo retrata a atividade proposta por uma professora a seus alunos, de desenhar pessoas de diferentes profissões, iniciando por um bombeiro, um cirurgião e u piloto de avião. Os desenhos foram os mais diversos, mas em sua maioria eram retratos de homens desempenhando aquelas profissões. Ao adentrarem um piloto de avião, um cirurgião e um bombeiro com seus equipamentos e tirando capacetes e máscara, a grande surpresa para as crianças: eram mulheres que desempenhavam aquelas profissões.
Em um tempo que parece retroceder para valores antiquados, uma atividades dessas num contexto polemizados como o escolar do Brasil, atualmente, já por si só poderá gerar falsas polêmicas. Mas pensar a realidade, como ela é, já que mulheres atuam em praticamente todas as atividades laborais e querer negar essa realidade é pura escapismo social.
O mundo não pode ser visto á imagem e semelhança de apenas um grupo social, conservador e/ou intransigente. Se a família se omitir e a escola for impedida de tratar de situações do cotidiano por conta de dogmas religiosos ou políticos, será a própria vida em sociedade que mostrará às crianças esta realidade, muitas vezes de forma distorcida e/ou traumática.
Colocar-se no lugar do outro, conhecer e respeitar a liberdade individual do outro é essencial para dirimir conflitos desnecessários e para a boa convivência em sociedade. Promover experimentos sociais que promovam o exercício da alteridade, da igualdade e da equidade e nada prejudicará o aluno. Pelo contrário, promoverá a tolerância, o respeito, a solidariedade na sociedade. Os filhos deveriam escolher as próprias profissões a partir de seu talento, vocação ou interesse, e não apenas para seguir a tradição familiar ou o desejo dos pais. Bons profissionais são aqueles que fazem o que gostam ou que tem vocação.
sábado, 6 de janeiro de 2018
Criativo, simples e divertido: dobradura de desenhos para crianças e uma sugestão de projeto educativo
O vídeo acima Dobradura de desenhos divertida para crianças, descobri via Facebook da colega Andréa Rodrigues, educadora de Novo Hamburgo (RS), Brasil.
Uma ideia simples criativa e divertida de utilizar recursos acessíveis, como papel, lápis, lápis de cor e canetinha para causar um efeito visual de movimentação. Fiquei imaginando uma série destes desenhos, manipulados pelos alunos, em formato de linha do tempo ou de "Histórias em Quadrinhos" coletiva. Imaginei uma "Hora do Conto" visual, em que cada aluno cria seu personagem e pode com ele interagir com os demais, sendo a professora a responsável por conduzir a narrativa e estimular a participação de todos numa história coletiva que pode ser primeiro escrita no papel e depois desenhada. Fica a dica aqui e o educador que a quiser colocar em prática, favor dar crédito a minha sugestão e se documentar o projeto, terei o maior prazer de divulgar neste blog educacional.
quinta-feira, 4 de janeiro de 2018
Uma História Moderna de Terror: entre o riso e a reflexão sobre as conexões digitais ou não
O vídeo acima Uma História Moderna de Terror, descobri vi Facebook da colega Andréa Rodrigues, educadora de Novo Hamburgo (RS), Brasil e trata-se de divertido material para promover uma reflexão sobre os hábitos do cotidiano, em que para uns, alguém não ter um perfil na rede social é quase como não existir no mundo real, dando calafrios nos mais exagerados.
A questão de quem não tem nada no mundo real ser considerado fake às avessas é sensacional. Lembra-me pesquisa feita com alunos do ensino médio nos EUA e depois replicada no Brasil, em que perguntando sobre o que não achavam no Google, o que seria, disseram: - Se não está no Google, não existe! è a lógica de quem apenas vê o lado digital da questão...
Um material para discutir sobre a exposição extremada no mundo digital, da mesma forma que também conversar sobre o movimento inverso: o extremismo de não querer ter nada conectado, nenhum tipo de conexão com o mundo real que também é digital.
Nem 8 nem 80, nem exposição demais nem de menos. Hoje, pensando na educação, é essencial ter um perfil, uma conta de e-mail para poder utilizar alguns recursos como blog, canal de vídeos, jogar, fazer downloads etc. O bom professor não pode ser refratário ás TIC e Mídias Sociais. Pois conectar-se ao aluno é também conhecer o mundo que ele habita, além da sala de aula. Para poder estabelecer estratégias metodológicas e didáticas faz-se necessário estar conectado, não apenas online. Há diversas bibliotecas disponibilizando seus acervos no formato digital (PDF) para download gratuito; muitos professores compartilhando suas experiências em blogs, canais de vídeos, perfis de redes sociais.
Portanto, nem 8 nem 80 ao lidar com as conexões, sejam elas digitais ou não. Mas há que se ter, como tudo na vida equilíbrio, bom senso, meio-termo.
O vídeo em questão provoca risos e reflexões.
quarta-feira, 3 de janeiro de 2018
Belíssimas tatuagens botânicas feitas por artista usando plantas e flores
O vídeo acima Tatuagens botânicas descobri via paper.li da colega e amiga Gládis Leal dos Santos, educadora de Joinville (SC), Brasil e editora do blog Educação, tecnologias e algo mais.
Trata-se de um criativo e original vídeo sobre a arte da jovem tatuadora Rita Zolotuhina (Rit Kit), de Kiev, na Ucrânia, que utiliza uma técnica criada por ela mesma para criar tatuagens botânicas, batizadas como "live leaf tattoo" (Tatuagem folha viva, tradução livre deste blog).
Segundo o portal As coisas mais criativas do mundo: "Rita plantas vivas e carbono, fazendo uma espécie de decalque na pele de seus clientes. O resultado é um desenho com todas as imperfeições e ranhuras do vegetal utilizado. Depois desse processo, ela pinta a tatuagem, geralmente da forma mais fiel possível às cores originais das plantas de verdade [...] Apaixonada por plantas e por desenho desde a infância, a designer chegou a se formar em arquitetura, mas foi na tatuagem que descobriu um caminho para extravasar a sua arte.
O resultado é de uma beleza ímpar, mesclando o traço das flores e plantas com o desenho e as tintas da jovem artista.
terça-feira, 2 de janeiro de 2018
A Terra: uma criatura viva (animação/simulação da NASA em time-lapse)
O vídeo acima The Earth - A Living Creature (The Amazing NASA Video) (A Terra: uma criatura viva), descobri na rede social, no portal Sempre Questione, e trata-se de uma interessante animação (simulação) da NASA, a agência espacial dos EUA, feita com a técnica de lapso de tempo, durante 7 dias em 2005, analisando um Tufão categoria 4, que se encontrava na costa da China.
A simulação Scientific Vizualization Studio da NASA, atrav[es de dados coletados pelo Goddard Earth Observing System Model, usando um supercomputador, dando a impressão da Terra ser uma criatura viva como de fato podemos dizer que seja mesmo, por tudo que ela abriga em seu interior.
Para terem mais dados sobre o vídeo, basta clicar no link abaixo:
Vídeo da NASA mostra a Terra como uma criatura viva
Assinar:
Postagens (Atom)