sábado, 29 de fevereiro de 2020
Remuneração do Professor: Gênero e Trabalho [ótima reflexão filosófica e sociológica de Rita Von Hunty]
O vídeo acima Remuneração do Professor, encontrei no YouTube e é uma ótima reflexão da drag queen Rita Von Hunty, domponto de vista sociológico, ao analisar questões de gênero e trabalho que influem decisiva e historicamente na forma de valorização ou não dos professores.
Um material para um amplo debate sobre trabalho, gênero, sociedade, envolvendo sociologia, filosofia, educação e sociedade e que recomendo aos visitantes e seguidores deste blog educacional.
Recomendo também o próprio canal Tempero Drag que possui diversos temas, centrados na sociologia, história e filosofia que servem pra propor outros debates e reflexões, com bons vídeos em torno de 5 minutos:
TEMPERO DRAG
Conectando o tema do primeiro vídeo, indico também outro, chamado O Futuro do Trabalho, logo a seguir:
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
Crie, imagine e descubra via Smithsonian Open Acess: plataforma digital de um dos maiores museus do mundo disponibiliza quase 3 milhões de imagens de seu acervo de forma aberta
O vídeo acima, Smithsonian Open Access: 2.8 Million Images Are Yours to Use, foi indicação via Facebook pela amiga Elenara Stein Leitão, arquiteta de Porto Alegre, RS, Brasil e editora dos blogs Arquitetando Ideias e Elenara Elegante.
Smithsonian Open Acess é uma plataforma digital, disponibilizada por um dos maiores museus do mundo, que permito o acesso aberto a quase 3 milhões de imagens em 2D e 3D de seu imenso acervo, mas mais variadas área, permitindo que as pessoas criem, imaginem e descubram a partir desse conteúdo relevante, principalmente os educadores.
Abaixo, link para acesso e visitação ao acervo digital:
SMITHSONIAN OPEN ACCESS: CREATE. IMAGINE. DISCOVER
Neste link, a seguir, é possível acessar e baixar diversas imagens, escolhendo um das opções: professor, aluno ou pesquisador.
LEARN AND EXPLORER
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
A arte e a técnica utilitária de certas ferramentas do cotidiano e a metáfora com a linguagem
O vídeo acima, 13 Easy Peeling Hacks to Make You Look Like a Pro!! How to Peel Like a Chef! [ou algo como "13 formas fáceis de Descamação para fazer você parecer um profissional!! Como descascar como um chef de cozinha! Tradução livre do blog], encontrei por acaso no Facebook e procurei no YouTube no canal Blossom, para poder compartilhar em meu blog educacional e promover uma reflexão sobre arte e técnica, arte utilitária e a utilidade e a técnica da linguagem. Um audiovisual também para usar com meus alunos do ensino médio em Língua Portuguesa e Produção Textual.
Arte culinária vale-se de diversas ferramentas, como os talheres... Não se trata de uma "receita de bolo", mas todo processo de ensino de uma língua e a produção de um texto requer certos ingredientes (metodologia) e modo de preparo (didática).
Adaptando o vídeo acima para a questão da linguagem e da escrita e suas ferramentas próprias, podemos dizer que a LINGUAGEM é como um belo faqueiro. Todas as palavras são como ferramentas, utilitárias, cada qual com sua função de garfo, faca ou colher: algumas possuem beleza, gentileza, outras trazem delicadeza ou sutileza, algumas são pura força e fortaleza.
As palavras possuem uma funcionalidade: Sonhamos por símbolos; pensamos por imagens; escrevemos por códigos e falamos por metáforas.
A própria sutileza é uma forma de faca usada com elegância, podendo cortar ou ferir sem que percebamos, quase espada ninja. As palavras podem ser gentis como a colher que abraça as coisas com cuidado. Poéticas. Podem, inclusive, ser estéticas como um pincel ou ferozes como o garfo que crava fundo com toda a fortaleza suas certezas ou não!
Por fim, as palavras podem ser multitarefas, como um canivete suíço: Podem ter múltiplas funções, quanto maior for o vocabulário (léxico) do autor, maior sua sintaxe (organização e estrutura faz frases) e melhor sua semântica (sentido e significado que produzem).
Simplicidade é tudo! Ainda que para alguns seja o nada. Assim parece ser a vida: quanto mais substantiva e menos adjetivada, mais universal e menos fica direcionado o olhar.
O vídeo acima destacado demonstra como uma técnica favorece a interação e a obtenção de resultados práticos diretos e eficientes. Ler e escrever requerem algo assim, uma técnica que é efetivada com a leitura e apurada pela escrita.
domingo, 23 de fevereiro de 2020
Eu quero falar "Tu": paródia de Uptown Funk de Bruno Mars pelo Guri de Uruguaiana (variação linguística)
O vídeo acima EU QUERO FALAR TU, da personagem Guri de Uruguaiana, criado pelo ator e humorista Jair Kobe é uma criativa e hilária paródia de Uptown Funk, do cantor e compositor Bruno Mars (videoclipe ao final desta postagem) e um ótimo instrumento para uma aula de Língua Portuguesa tratando de língua, linguagem, produção de sentidos, neologismo, variação linguística, expressões peculiares (bah, rabo quente, largartear, cacetinho...), símbolos, signos e significados e muito mais.
Um audiovisual que aliado ao videoclipe original de Mars pode tratar de questões artísticas e culturais, da realidade local, regional e mundial, também lidar com questões como o tradicional e o moderno, influências, usos e costumes etc.
Um ótimo material que me foi indicado pela colega Faby Cruz, professora e supervisora escolar em Rio Grande, Rio Grande do Sul Brasil.
A seguir videoclipe Uptown Funk, de Mark Ronson com participação de Bruno Mars, para se trabalhar as intertextualidades e demais relações:
sábado, 22 de fevereiro de 2020
Aquametragem: curta de animação que trata sobre desperdício de água e sobre sustentabilidade
O vídeo acima intitulado Aquametragem descobri na rede social e trata-se de curta português sobre desperdício de água que venceu prêmio da ONU, na categoria “Proteger o nosso planeta” no Festival de Filmes ODSs em Ação.
Escrito e dirigido por Marina Lobo, que além de animadora é engenheira ambiental, Aquametragem é didático ao mostrar questões como desperdício e gestão de recursos hídricos, não por acaso que venceu o prêmio na "maior competição de trabalhos cinematográficos dedicados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)".
Um vídeo que busca conscientizar tanto crianças como jovens e adultos para questões do cotidiano, principalmente sobre o uso consciente da água que é um bem vital, mas finito.
Nesse curta-metragem de animação, Hidro, o protagonista, aprende da forma mais drástica sobre a importância da água.
Um material para pensar questões co o sustentabilidade, reutilização, reciclagem e muito mais.
sábado, 15 de fevereiro de 2020
Quando a RV supera a ficção científica: mãe ‘revê’ filha falecida através da imersão tecnológica
O vídeo acima, publicado em 06/02/2020 no canal MBC Life, descobri na internet, via portal Pensar Contemporâneo e é uma experiência imersiva comovente, de reencontro entre uma mãe e sua filha falecida, proporcionado pela Realidade Virtual.
Um vídeo que parece com um episódio do seriado Black Mirror, que trata por meio da ficção científica das possibilidades da tecnologia no cotidiano. Algo que também lembra um jogo virtual, como o Second Life (Segunda Vida).
Conforme matéria do referido portal: "Um programa de televisão coreano ["Meeting You"] usou a tecnologia para reunir uma mãe [Jang Ji-sung] com sua filha falecida de sete anos [Nayeon], completa com luvas sensíveis ao toque e áudio". Porém, há um componente filosófico e ético em um experimento psicológico tão radical. A mãe, munida de luvas especiais, sensíveis ao toque pode sentir e tocar a imagem da sua filha e com os óculos de VR e fones de ouvido, pode ver e ouvir.
A notícia ainda informa que a "empresa coreana Munhwa Broadcasting Corporation, ou MBC, trabalhou no design do rosto, corpo e voz de Nayeon", o que favoreceu a interação.
Um vídeo que mostra as possibilidades da tecnologia ser incorporada a vida, simulando os mais variados ambientes, pessoas, numa espécie de Máquina do Tempo. Imaginem só, unir Second Life, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Holodeck, Google Earth, Google StreetView, Google Map, e outros bancos de dados e recursos para que escolas e professores possam emular e simular tempos e espaços diversos. O impacto série imenso, embora experiências imersivas em museus livrarias, bibliotecas e outros locais públicos possam causar também impactos benéficos aos alunos, dependendo da criatividade da escola e do educador.
Abaixo, link para a publicação na íntegra, com alguns questionamentos éticos e filosóficos:
Mãe ‘revê’ filha morta há 4 anos com ajuda de realidade virtual
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