sábado, 16 de agosto de 2025

Explicando Machado de Assis para a Geração Z: humor, literatura e sociedade




O vídeo acima "Explicando Machando de Assis para a Geração Z" de Rafael Ferrari, criador de conteúdo digital no Instagram, é uma forma divertida, irreverente e criativa de unir literatura e e sociedade e me foi indicado pela colega e amiga Carla Kalindrah, de Niteroi, RJ, Brasil.
Machado de Assis é um dos maiores nome da literatura brasileira e mundial, e divulgar sua obra é essencial. Seus contos, novelas e romances, apesar do vocabulário anacrônico do século XIX, ainda trata de temas atualíssimos e merece ser retomados a cada geração.
A literatura, diferentemente da história, nçao tem compromisso com o real, sendo chamda inclusive de "a ilusão do real". Entretanto, a literatura é capaz de captar o espírito de uma época, além de traduzir o sentido humano que é atemporal e universal.
Os contos de Machado de Assis, como A Cartomante, O Espelho, Missa do Galo, entre outros, podem ser repertórios sociculturais para a redação do ENEM.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Neuro Educa Ação: Você já reparou como muitos adolescentes têm deixado de sonhar?, por William Borghetti




O vídeo acima, encontrei no Instagram de Neuro Educa Ação e trata-se de mais uma preciosa reflexão de William Borghetti, tutor, professor e especialista em neurocomunicação, que possui o portal NEUROCOMUNICAÇÃO.
William traz uma percepção que já é comum a muitos educadores [sejam pais ou professores], sobre as influências que agem sobre o imaginário dos jovens, bombardeado por diversos estímulos que comprometem não apenas a atenção, concentração, estudo, mas os sonhos, os desejos, os projetos de vida.
Borghetti foi muito feliz na abordagem e o Educa Tube Brasil endossa esse posicionamento, pois sempre procurar, seu editor que pe professor, estimular os sonhos de seus alunos, por meio de vídeos, clipes, curtas, livros etc.
Uma juventude sem sonhos é um grande dilema para o futuro, não apenas desses jovens, mas da própria escola, sociedade e mundo. Algo que não envolve apenas a neurociência, como a psicologia, a pedagogia, a filosofia e a sociologia.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

domingo, 10 de agosto de 2025

Adultização e erotização de crianças e jovens por influencers nas redes sociais: documentário-denúncia necessários do youtuber Felca #regulaçãodasredessociais




O vídeo acima ADULTIZAÇÃO, lançado recentemente pelo youtuber e humorista Felca [Felipe Bressanim Pereira, de 26 anos] é um poderoso documentário-denúncia sobre diversos abusos físicos, sexuais e psicológicos que crianças e jovens sofrem por parte de influencers digitais, em busca de visualizações, viralizações, engajamento e monetização, causando danos severos aos envolvidos. Um material necessário que precisa ser divulgado, reproduzido, comentado e debatido, exigindo posicionamento mais efetivo de pais e/ou responsáveis, do conselho tutelar, do juízado da infãncia e adolescência, do Congresso Nacional, omisso quanto á regulação urgente das redes e mídias sociais, fiscalização dos algoritmos e criminalização de práticas assim, além de fake news em massa e muito mais.
Precisou um jovem, Felca, coletar durante 7 meses dados e provas para que algo concreto pudesse checar ao grande público e furar a bolha da omissão e conivência. Felca já tinha se manifestado com os jogos de azar e casas de apostas online, e outros temas sensíveis que também merecem investigação e severa punição. Cabe ás instituições reverem seus papeis sociais e legais, pois há uma imensa lacuna no combate a esse tipo de situações que estão explicitadas nos meios digitais e nada acontece aos agressores e criminosos, como pedofilia, bullying, vício em jogos etc. Onde estão esses? O que fazem? Do que se alimentam? breve no Globo Repórter e no Fant´pasticos? Onde estão esses programas que não repercutem temas tão sensíveis e fundamentais, como forma de esclarecimento à sociedade?
Foi preciso um jovem se posicionar pra que se projetassem luzes nessas sombras, o que é, por si só, algo temerário, pois há falhas, lacunas e omissões em diversos setores da socioedade, que têm como função principal cuidar de crianças e jovens. O que se passa? O que será feito?
Lima Barreto, escritor pré-modernista, em 1922, em entrevista, decretou algo que continua terrivelmente atual: "No Brasil não tem povo, tem público", que assiste suas mazelas, sem de fato tomar medidas cidadãs. Até quando isso?!?
Vejam o documentário, divulguem-o, façam circular mais e mais, rpa quem sabe as autoridades tomem medicas cabíveis à gravidade das denúncias! Que as chamadas Big techs possam ser enquadradas e que cumpram a lei brasileira.
Felca não monetizou o vídeo que atingiu em poucas horas milhões de visualizações, primeiro, pra deixá-lo mais acessível ao maiorio número de pessoas, sem a inclusão de comerciais, e, em segundo plano, para não lucrar com as mazelas sociais como o fazem a maioria dos influencers digitais, sendo patrocinados por todo tipo de negócios. O Educa Tube Brasil não monetiza conteúdo por motivos semelhantes, pra contribuir com o debate de ideias, a produção de conteúdo educativo e a reflexão sobre temas necessários à sociedade.
Além disso, algums professores comentam de a possibilidade de temas como adultização e erotização de crianças e jovens ser tema de redação para o ENEM.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

domingo, 3 de agosto de 2025

"Turismo Goods": uma viagem de cores e criatividade pelo Brasil [livro de colorir gratuito para download ao estilo Bobbie Goods]




A imagem acima é da capa do livro de colorir TURISMO GOODS, inspirado na série de livros BOBBIE GOODS, adaptado com imagens turísticas do Brasil e produzido e distribuído gratuitamente e online pelo Ministério do Turismo do Brasil, em arquivo PDF com o título de BRASIL GOODS, link para baixá-lo, logo abaixo:

TURISMO GOODS - LIVRO DE COLORIR

Uma bela ideia de valorização das belezas naturais e nacionais.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sábado, 2 de agosto de 2025

O relógio: curta-metragem sobre vida, tempo e memória




O vídeo acima Timepiece [Relógio], é curta-metragem que encontrei no YouTube, contando a história de uma jovem que perde o ônibus para a prova da escola e num banco de praça, enquanto aguarda o próximo transporte, conversa com um misterioso idoso que lhe deixará uma bela mensagem de vida: “Às vezes as memórias mais distantes podem ser as mais próximas.” Contém spoiler e suguro ativar as legendas e tradução nos ícones, no canto inferior direito na janela de reprodução do vídeo no YouTube:
O interessante do referido curta é a valorização da memporia familiar, por meio de um relógio parado, que passou de geração em geração, e quando a menina encontra aquele que provavelmente seja o seu avô, e ao seguir viagem no novo ônibus, percebe que o relógio volta a funcionar, num momento de recomeço de vida e de enfrentamento de desafios.
Assim é a vida, quando a memória material e imaterial de nossos antepassados nos dão identidade para seguir adiante quando eles não estão mais entre nós. A vida, afinal, é uma grande viagem. E clipes, curtas, animações, cenas de filmes podem ser aliados ao educador, como dinâmica de grupo, motivação, interpretação textual e escrita criativa.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Fábrica de Gaiteiros: projeto social e educacional pra confecção e manutenção de instrumentos e o ensino da música às crianças e jovens




O vídeo acima, Fábrica de Gaiteiros, é um incrível projeto social do músico Renato Borghetti, localizado no município de Barra do Ribeiro, RS, Brasil. Um projeto que existe há 13 anos, para produzir instrumentos musiciais [gaitas] e ensinar seu uso para crianças e jovens, como uma forma de manter a cultura musical às novas gerações. Sugiro que sigam no Instagram também, nesse link: FÁBRICA DE GAITEIROS OFICIAL.
Borghetti abre sua fábrica para contar um pouco do projeto [que ele considera seu projeto de vida], além de projeto social, cultural e educacional, que é também sustentável em todos os sentidos, pois a energia para a produção dos instrumentos é obtido por meio solar. Um projeto artesanal, feito uma a uma cada gaita.
Esse projeto escola possui a fabrica em Barra do Ribeiro, e 25 escolas em 24 unidades, sendo sua produção alimentada às escolas do projeto, com cerca de 30 a 35 alunos, com as idades de 7 a 15 anos de idade. Além de fabricar gaitas, há também a manutenção dos instrumentos do projeto.
Borghetti, que abre sua fábrica e demonstra o processo de confecção, informa que seu projeto social é também educaiconal e de inclusão e cidadania, mas não tem como objetivo principal formar músicos, mas cidadãos, já que existem gaitas adaptadas para alunso com deficiência visual [gaita em braille], autismo etc.
Há estudos que indicam o poder da musicoterapia, e esse projeto traz muitas coisas dessa ideia e conceito. Tocar música é como aprender uma outra língua, como diz o entrevistador.
Um vídeo motivador [e pequena aula de história da música] que me foi indicado pelo WhatsApp de minha prima Rejane Klaes, bibliotecária aposentada, residindo em Porto Alegre, RS.
Uma ação social genial, pois preserva a arte e a cultura da música em todas as suas instância da produção de instrumentos ao ensino da música. Uma ideia simples e relevante, levada adiante por quem ama o que faz.
Parabéns ao Borghettinho, como é carinhosamente chamado pelos gaúchos, e que, com esse projeto, mais admirável é sua ação artística e cultural. Alguém que foi autodidata no uso da gaita e que hoje mantém um projeto escola com professores que ensinam a tocar o instrumento a uma nova geração, numa espécie de passar o bastão aos que repassarão aos demais.
Para quem não conhece esse artista e músico gaúcho, segue um vídeo abaixo, com a canção Mercedita, para Pray For Change:



Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sábado, 26 de julho de 2025

A vida que passa: quando uma imagem em movimento vale por mais de mil palavras ditas ao vento [filosofia, literatura e sociedade]




A imagem em movimento acima [GIF?], que intitulei de A VIDA QUE PASSA, encontei no Instagram de @nicestoicismo e é um exemplo de como um vídeo curto, uma imagem, GIF, meme, charge, tirinha, HQ etc podem proporcionar uma bela dinâmica de grupos, independente da faixa etária, um bom debate de ideias e uma reflexão sobre o poder imagético, póetico, estético e filosófico. No caso em questão, a filosofia estoica e o culto ao bem viver, que hoje muitos confundiriam com o coach, o influencer, a mentoria. De certa forma Sêneca e os filósofos estoicos foram precursores da ideia de influência na arte do viver, um dia de cada vez, valorizando as pequenas coisas da vida, usando de bom senso, civilidade, harmonia com o meio em que se reside.
A máxima "O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por ela", de Henry David Thoreau, um filósofo do século XIX, é um exemplo da influência do estoicismo no transcorrer dos séculos, algo que com o passar das eras e séculos foi se transformando no que hoje chamamos de Existencialismo: a busca de um sentido para a vida. Thoreau antecipou as ideias existencialistas da busca pela autenticidade, liberdade individual e confronto com as convenções sociais.
Antes de Thoreau, Shakespeare antecipara o conflito interuor do "ser ou não ser" diante dos dilemas da vida, como em Hamlet. Muito antes de Shakespeare, Sêneca, um estoico, estadista romano e conselheiro de imperador, antecipou as ideias existencialistas, com ênfase na liberdade interior, a aceitação da morte e o significado para o viver.
Trabalhar com ideias interdisciplinares e temas transversais são essenciais para a formação ética, poética, filosófica e social. Usar imagens diversas, como clipes, curtas, cenas de filmes, animações, slides, trechos de livros, pinturas, fotografias etc, idem, pois a vida passa num mundo em eterno movimento.

Quanto à ideia da troca de tempo de vida por outros sentidos, e complemento a este tema, recomendo postagem antiga e ainda atual, neste blog educacional, conforme link abaixo:

O Preço do Amanhã e a metáfora do cotidiano (cinema e educação)

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

terça-feira, 15 de julho de 2025

Cena final da telenovela "Garota do Momento" e a defesa da igualdade em sentido amplo: sociedade, diversidade e televisão




O vídeo acima é fragmento de capítulo da telenovela brasileira GAROTA DO MOMENTO e traz uma fala da personagem Beatriz que, conforme sinopse do GShow o Instagram, "anha o prêmio de 'Personalidade do Ano e faz um discurso emocionante sobre igualdade". O audiovisual com interpretação magistral da atriz Duda Santos e que me foi indicado pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, professora em Rio Grande, RS, Brasil. Cenas de filmes, clipes, curtas, animações egtc, são parte do acervo deste blog educacional que acredita em cada linha e fala da personagem e da atriz, em defesa de um mundo mais justo, humano, igualitário, em que a educação seja valorizada junto com os educadores.
Quantas mais "Garotas do Momento" estão por aí reivindicando, defendendo, levantando bandeiras pela diversidade, equidade e contra a desigualdade social, de gêneros, o racismo, o machismo, o preconceito e muito mais... Que a vida imite a arte e que a arte continue sendo essa provocação estética, ética, filosófica e cidadã.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

A arte do amor: curta-metragem que destaca o amor à arte do desenho, da fotografia e da vida




O vídeo acima, curta-metragem escrito e dirigido por Lewis Farinella, em 2013, intitulado "A arte do amor" é um belo audiovisual para tratar de narrativas escritas e visuais, produção e interpretação de texto, a partir da linguagem verbal e não verbal, bem como discutir sobre a importãncia das artes, como uma linguagem universal que aproxima as pessoas. No vídeo em questão a fotografia do rapaz e o desenho da moça, e as casualidades, encontros e desencontros que unem e distanciam pessoas, num outro tipo de conexão, nada digital, mas natural, no sentido duplo, já que os dois se conhecem numa praça, em contato direto com a natureza.
O curta serve para pensar a questão do amor como uma arte também e remete a uma citação de Agenor Miranda Neto, vulgo Cazuza, ex-vocalista da banda Barão Vermelho, que disse certa vez: "O trabalho é mais importante que o amor, pois é ele que nos dá dignidade para amar". De fato, trabalho, artes, amor, são as várias faces do convívio social, e uma relação amorosa não resiste a uma crise econômica, por exemlo, é preciso ser uma artista da vida para conciliar o amor ao trabalho, com o amor romântico e com o maior amor, entre todos, à arte, que é o que nos dá sentido à vida. Tanto é que imaginem o cotidiano de uma pandemia sem as artes e a tecnologia, e sem a tecnologia nos fazendo resistir ao caos por meio das artes, em "lives" de música, entrevistas, videoaulas, jogos online, maratonas de séries etc.
Enfim, um material multidisciplinar que pode-se usar em aulas de linguagens, humanas e muito mais.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Cocodrilo: comovente curta-metragem sobre o amor de mãe e filho em múltiplas plataformas, dimensões e conexões




O vídeo acima, intitulado Cocodrilo, com roteiro e direção de Jorge Yúdice, é um belíssimo curta-metragem de 2018 que encontrei nos vídeos correlatos do YouTube e conta a história comovente de uma mãe que acompanha o filho a distância, entrando em seu canal de jogos eletrÔnicos online e em tempo real e tratando de um outro tipo de conexão, não digital, mas natural entre mãe e filho, por meio de uma palavra-chave [um password] em comum: cococrilo.
Mais que uma palara mágica, esse troca letras que crianças fazem [mániqua - caca-cola - picoca], são marcadores de tempo, conectivos l´pgicos sentimentais.
Um curta superpremiado que conta com a cedência de som e imagem do jogo "Path of Exile", de Grinding Gear Games.
Todo pai ou mãe tem seu password com filhos, a partir das memórias e vivências, que abrem portas para belas reordações e reconexões, além do tempo e do espaço. Pode ser que a vida afasta, por um momento, pais e filhos, mas os laços de afeto, carinho, os sentimentos promovem essa reconexão, além dos cabos, fios, equipamentos, que são apenas meios de comunicação.
Um vídeo pra emocionar, desacomodar, surpreender e promover reflexões. Um curta adorável sobre o jogo da vida e sobre as palavras mágicas que abrem portais pra outras dimensões, entre o real e o digital.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

domingo, 6 de julho de 2025

Estudante cúmplice: curta-metragem de animação [autoescola como metáfora do processo de ensino-aprendizagem] #CinEducação




O vídeo acima, curta-metragem Student Accomplice [Estudante cúmplice, tradução livre], descobri no YouTube e é uma divertida animação em #D que ganhou diversos prêmios e foi criada pela equipe de 30 estudantes do Centro de Animação da Universidade Brigham Young, como projeto de conclusão de curso.
Uma história para ser "lida" nas entrelinhas, pois trata da insegurança de uma aluna em uma autoescola, aprendendo a dirigir um carro bem no meio de um assalto, em que o avaliador fica mais atento ao preenchimento de formulários do que no exame de condução propriamente. Ainda que não tenha esse objetivo, o curta serve para nós, professores, refletirmos sobre o excesso de burocracia que muitas vezes impede de ver a realidade do aluno, suas ansiedades, temores e inclusive de perceber sua prática escolar, enquanto educador.
O final do curta se presta a essa interpretação do editor do Educa Tube Brasil, pois diante da aprovação da estudante/condutora, e após a assinatura do burocrata, eis que o carro sem estar engatado em ponto morto provoca um efeito dominó, que o avaliador finge que não vê. Quantos avaliadores, educadores [sejam pais ou professores] se omitem diante da condução do processo educativo de seus filhos e alunos?
De certa forma, quem foi cúmplice nisso? A estudante? Ou o avaliador? Talvez, os animadores quiseram brincar com a cumplicidade com a plateia e a da estudante com o assaltante na condução do veículo. Já o editor deste blog observou a cumplicidade entre estudante e avaliador ao final, pelos motivos anteriormente já citados. E vocês, o que acham disso?
Aos interessados, recomendo visita ao site da BYU - Brigham You University, no link abaixo, para o Centro para Animação da referida instituição:

BYU - Brigham Young University - Center For Animation

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

domingo, 29 de junho de 2025

Alain de Botton e a distinção necessária entre "Comunidades e Mídias/Redes Sociais"




O vídeo acima "Comunidades e Mídias Sociais", trata-se de breve e profunda reflexão de Alain De Botton, o escritor, palestrante e filósofo suíço que popularizou a filosofia com seus livros e palestras. De Botton, mais conhecido como "o filósofo da vida cotidiana", tem diversos livros interessantíssimos como "Arquitetura da felicidade", "Como proust pode mudar a sua vida" etc, e no vídeo em questão, demonstra de forma bem didática a distinção entre comunidade, que tem a ver com o sentido coletivo de estar junto ainda que com ideias diversas, do sentido de mídias e redes sociais em que seus usuários se aproximam por causa de gostos semelhantes e se afastam por divergências, inclusive cancelamdo, bloqueando quem discorda de sua opinião. Na vida em comunidade, vizinhos pensam e agem de formas diversas mas se toleram, já nas mídias e redes sociais, talvez por serem relações superficiais, mediadas por telas, a intimidade e convivência seja distante.
Sobre este pensador, indico outro vídeo, também relativo a entrevista ao Fronteiras do Pensamento, já publicado neste blog educacional, confirme link abaixo:

A criação do meu eu: o desafio do século 21 e os paradoxos do mundo moderno por Alain de Botton [Fronteiras do Pensamento]

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sábado, 28 de junho de 2025

Como a geração atual conversa: peça de humor entre a grafia e a verbalização [sintaxe digital e a 5ª revolução tecnológica]




O vídeo acima, Como a geração atual conversa, no Instagram de Matheus Morimura Jordão que é produtor de conteúdo no canal MoriMura, no YouTube. O audiovisual em questão é uma peça de humor, mas serve para uma aula descontraída de língua portuguesa sobre grafia e verbalização, vocalização. Além disso, serve para tratar de choque de culturas e gerações.
Semore comento com meus alunos, sejam do ensino médio ou do EJA - Educação de Jovens e Adultos, que as palavras surgem a partir das transformações sociais e tecnológicas. A cada revolução industrial e estamos já na 4ª com um "pezinho" na 5ª [Da Inteligência Artificial], e a cada novo substantivo [nome, sujeito, coisa, equipamento] surgem novos verbos [ações], adjetivos, advérbios, semânticas alterando o sentido de palavras e verbos como lacrar, vazar, mitar, cancelar etc. Novos equipamentos e recursos tecnológicos criam palavras derivadas. Do ferro comum na natureza, surgiram com a evolução ferreiro, ferrugem, ferragem, ferrovia... Nem se fala, então, do rádio, do cinema que passou a rivakliar com o teatro, da televisão com o cinema, da internet com a TV, do streaming com os canais de TV a cabo e por aí vai. Com as inteligências artificiais, um "Admirável Mundo Novo" se descortina com os mesmos receios do passado [da extinção em massa de empregos e profissões], mas ao mesmo temmpo, do surgimento de profissões que nem ainda imaginamos. Ninguém imaginou que Instagram e Whatsapp, por exemplo, se tornariam plataformas de negócios; que o uber, um aplicativo aliado ao GPS, transformariam os transportes. Enfim, a "uberização" do trabalho, ou seja, Uber um nome próprio que se tornou denominação de aplicativo que derivou-se para adjetivo das transformações sociais, profissionais e tecnológicas, atpe que novos recursos sejam inventados e com eles, novas palavras surjam para designar ações, coisas, suas caraterísticas e tudo mais.
Fica aqui masi uma provocação filosófica, tecnológica e sociológica aos seguidores, visitantes e colaboradores informais deste blog educativo sem fins lucrativos.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

O Menino no Meio da Ponte: Qual é o seu sonho? [Vídeo mais do que motivacional e projeto de vida pessoal]




O vídeo acima "O Menino no Meio da Ponte", encontrei no YouTube ao pesquisar sobre vídeos motivacionais para Projeto de Vida, na dimensão pessoal para alunos do EJA - Educação de Jovens e Adultos, e é uma preciosidade pelo lirismo, filosofia de vida e ideias presentes neste belo audiovisual em curta-metragem de animação que recomendo para dinâmicas de grupos, não apenas entre alunos, mais professores e outros trabalhadores.
Indico a sinopse: "Você vai conhecer a história de Bento, um menino que mora em uma cidade pequena que tem uma ponte gigantesca. E essa ponte tem um mistério: quase ninguém consegue atravessá-la. As pessoas só vão até o meio, onde tem uma árvore, e voltam. Mas por quê?"
Um relevante material em comemoração aos 50 anos de atividades do SEBRAE [Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], que é "uma entidade brasileira que oferece suporte e serviços para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas". Material que é um grande incentivo ao empreendedorismo pessoal, profissional e social.
Para saber mais sobre essa incrpivel animação, indico abaixo link:

O MENINO NO MEIO DA PONTE

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

domingo, 22 de junho de 2025

GeografiaNews: Como e onde as pessoas passam o tempo de 1930-2024 [material para análise sociológica e filosófica]




O vídeo acima, encontrei no perfil do Instagram GeografiaNews, mostrando por meio de um gráfico animado as transformações sociais, culturais e tecnológicas de 1930 até 2024. Um ótimo material para análises sociológicas e filosóficas de como as tecnologias promoveram processos de engenharia social, mudando hábitos radicalmente em pouco mais de um século.
Primeiro, o impacto de televisão, depois internet, redes sociais...
Um material relevante para aulas de geografia, sociologia, filosofia e história, entre outras.


Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Vício do telefone: dança, criatividade e crítica social coreografada por alunas do College Angresse [França]




O vídeo acima, Vício do telefone é uma criativa coreografia e critica social feita por 8 alunas do College Angresse, de Bordeaux, França, ilustrando o fenômeno que afeta a todos e, em especial, às criaçnas e jovens. Segundo a apresentação no Instagram da escola, o objetivo foi demonstrar como "o telefone ocupa todo o espaço, e afasta as pessoas, isolando-as". Por meio da dança e do movimento, seria uma forma de reconexão com a vida real.
A indicação feita pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, professora de Rio Grande, RS, Brasil e é um ótimo material para inspirar alunos a atividades desconectadas dos meios eletrônicos e conectadas à arte, cultura, esportes etc.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.