sábado, 23 de novembro de 2024

O maior desafio do professor hoje em dia: motivar quem desistiu de estudar e que vê a escola como prisão em regime semiaberto




O vídeo acima, O maior desafio do professor hoje em dia: os alunos desistiram de aprender, encontrei no Instagram Fabio Flores, que é palestrante inspiracional, e que trouxe para o Educa Tube Brasil como uma contribuição ao debate sobre a educação em tempos de internet, redes sociais digitais, jogos eletrônicos e de azar, inteligências artificiais e tudo mais que concorrem e dispersam a atenção do aluno, além do que, a nítida desobrigação de alguns pais com a sua responsailidade de educar [ensinar limites e valores], em contrapartida ao do proefssor que é instruir [ensinar conteúdos, valorizar habilidades e competências bo ambiente escolar, além da questão da promoção da socialização, da cidadania e preparação para o mundo, não confundindo com o ensino profissionalizante, que é outro dado, e possui seu ensino específico].
Embora possa parecer dura a metáfora da prisão em regime semiaberto que os alunos se sentem ao adentrar aos bancos escolares, não está muito distante, se considerarmos que o processo de ensino-aprendizagem promovido pelas instituições escolares seria, digamos, uma fase 2 do imenso jogo da vida, em que a fase 1 seria aquele jogo de interpretações de papeis a ser desenvolvido pelos pais e/ou responsáveis, antes de crianças e jovens chegarem a um ambiente que muitas vezes será o primeiro espaço em que enfrentarão limites de tempo e espaço, de valores de convivência. Alunos em que o RPG familiar é interpretado com maestria, raramente são rotulados de alunos-problema por professores, gestores escolares, colegas. Já os que têm sua educação familiar substituída por babás eletrônicas como tablets, videogames, internet, smartphones etc, logicamente, já se sentem autônomos e qualquer regulação que venham a ter [na aescola, no trabalho] as sentirão como invasivas, opressoras, pois lhes faltou limites e valores mínimos de convivência social.
Escola não pode ser uma colônia de férias, nem um presídio, é um estabelecimento de convivência, de trocas de saberes, de oportunidade de empatia, alteridade, solidariedade e cidadania, além da bagagem de conhecimento a ser compartilhada entre professores e alunos. Muitos vezes, por relatos de outros professores e gestores, parece-me que o maior desafio da escola é motivar, não os alunos apenas, mas a seus progenitores e responsáveis a participarem de reuniões coletivas ou individuais para acompanhar o desempenho de seus filhos.
Recomendo que vejam todo o vídeo que, embora crítico e analítico, é também propositivo, de possibilidades, de caminhos a se seguir de ganhar no varejo, como é dito, já que no atacado, pare ele é frustrante, pois muitos adolescentes confinados num mesmo espaço é desafiador a qualquer professor. Por isso, defenderei sempre a necessidade de turmas de no máximo 25 alunos, de preferência com a dupla docência, com plano de carreira e de salários digno a todos os professores, com capacitação continuada e outros recursos estruturais básicos para o pleno exercício da profissão.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Moda, estilo, didática e metodologia: "Não é sobre como se vende um produto, mas como se vende uma ideia"




O interessante vídeo acima, "Não é o que você vende. É como você vende", encontrei no Instagram de Tatiana Cordeiro, e de imediato associei, mais do que a venda de produtos, à venda de ideias que um professor, mais que um comerciante, deve ter no seu fazer pedagógico; ou seja, mais do que moda e estilo moduláveis, como o produto indicado no vídeo demonstra ter diversas possibilidades de uso; o educador, que é um ser desdobrável, como diria a poeta Adélia Prado, precisa ter uma metodologia e didática inter e multidisciplinar, além de saber contar histporias e vender ideias ao público consumidor, no caso, o alunado, de um jeito atrativo, demonstrando as inúmeras possibilidades que aquele conteúdo possa ter não apenas na sua vida escolar, mas profissional, social, familiar...
Metodologia, que é a sequência de ações, e a didática [o estilo pessoal de um professor] que é a prática da sala de aula e fora dela, em ambientais de ensino e aprendizagem podem ser assemelhar ao audiovisual acima, já que o bom professor é aquele que mostra um conteúdo em suas múltiplas possibilidades de entendimento a públicos diferenciados num ambiente escolar.
Portanto, parafraseando o vídeo divulgado por Tatiana Cordeiro: "Educar, nos entido amplo, sejam os os educadores pais ou professores, não é sobre como se vende um produto - de ensino, aprendizagem -, mas como se vende uma ideia a um público diferenciado".

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

A regra de ouro na comunicação: seja claro, direto, objetivo e coerente



O vídeo acima, A regra de ouro, encontrei, primeiro, no Facebook, depois no Instagram de Luciano Montelatto e é um divertido material para discutir a importância das ideias além das palavras, da organização das palavras em um texto, para que a interação se torne comunicação. Que a expressão de alguém seja clara, objetiva, direta e coerente e não um amontoado de informações sem nexo, sem coesão [sequência lógica]. Um texto que evidencie início, meio e fim. Que tenha unidade de tema. Que seja mais que a verborragia de alguns, tentando impressionar sem nada acrescentar.
Enfim, mais que uma "pegadinha" ou peça de humor, é um ótimo material para a introdução de uma oficina sobre escrita criativa, redação ou outro tipo de produção textual.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Aula divertida de Língua Portuguesa para o ENEM: Sufixo no Pokémon "Não faz sentido"




O vídeo acima, Sufixo no Pokémon "Não faz sentido", foi indicação que recebi via redes sociais digitais e trata-se de divertido audiovisual com menina [mini professora] dando uma aula encantadora de Língua Portuguesa a partir do seu imaginário, no caso, a animação Pokemón. A lógica infantil é algo que deveria ser cultivada além da infância e esse material é ótimo para uma introdução a aula de Língua Portuguesa pré-ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio]. Lidar com o conhecimento prévio que o aluno traz em conjunto com a conhecimento formal que a escola e o professor repassam é uma maneira eficiente de dar sentido às coisas e aos conteúdos, dentro e fora da escola. Fica a dica, pois todos são, em algum momento da vida, ora mestre ora aprendiz.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

domingo, 27 de outubro de 2024

Mulheres do EJA - Retratos Narrados, Sonhos Recuperados [documentários sobre mulheres que retornaram aos estudos em idade avançada]




O vídeo acima, Mulheres do EJA - Retratos Narrados, encontrei no YouTube, quando pesquisava justamente sobre projetos envolvendo EJA - Educação de Jovens e Adultos.
O subtítulo RETRATOS NARRADOS me chamou a atenção, remetendo ao autoretrato ou à expressão retrato falado, e achei, além de criativo, muito apropriado para esse audiovisual produzido nas Oficinas Câmera Cotidiana e que participou, em 2014, do Festival Câmera Cotidiana. No referido vídeo documentário, sob direção de Verônica Clemente, conforme sinopse no YouTube: "as alunas do Projeto de Educação de Jovens e Adultos de Jataí-GO narram momentos importantes de suas vidas através de fotografias". Projeto que conta com apoio da UFG - Universidade Federal de Goiás / Regional Jataí.
O Circuito Câmera Cotidiana [faz oficinas de cinema e produção de vídeo para escolas e comunidades], vide vídeo abaixo:



Dentro da mesma perspectiva de MULHERES DO EJA, encontrei nos vídeos correlatos do YouTube este outro documentário, de 3o minutos, da Escola Altivo, que já inicia com a sugestiva canção "Maria, Maria", eternizada na voz de Milton Nascimento, e um clássico da MPB - Música Popular Brasileira. Um interessante audiovisual, com co-direção de Gilberto Junior e Kenia Pacheco, que destaca, em clara alusão á música de Milton, as "mulheres que possuem a estranha mania de ter fé na vida e em si mesmas". Uma homenagem, que é feita a todas essas mulheres-estudantes pela instituição. Muitas Maria, Maria que tiveram que, na idade escolar, abrir dos estudos em prol da família, do trbalho, e que retomam sua vida, embusca desses sonhos perdidos, interrompidos.



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sábado, 26 de outubro de 2024

Homenagem aos Professores: Programa Sem Censura na TV Brasil e comovente depoimento do ator Lázaro Ramos [aos 5 min]




O vídeo acima encontrei inicialmente no Facebook e o procurei no YouTube para compartilhar com os seguidores e visitantes do Educa Tube Brasil, em sua maioia, também educadores, pois trata-se de uma mesa redonda do Programa Sem Censura na TV Brasil, cujo tema foi ao ar no dia 15/10, Dia do Professor, trazendo algumas personalidades para façar de arte, educação, sociedade, e, dentre elas o ator Lázaro Ramos que vai dar seu depoimento sobre uma professora marcante em sua vida.
Recomendo o programa em geral, e o depoimento de Lázaro aos 5 minutos e depois aos 10 minutos, em especial, bem como os depoimentos dos demais entrevistados sobre seus professores preferidos, inspiradores, motivadores.


Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

EducaHQ: evento que une educação e quadrinhos [mostra de produção nacional]




A imagem acima, tratar-se do EducaHQ, que foi um evento que ocorreu em outubro/2024 e teve como proposta juntar quadrinhos e educação. Conforme dados e imagem logo a seguir [da Cobertura Nerd], "o evento levou alunos e professores de escolas públicas [da cidade de São Paulo] para conhecer quadrinhos nacionais e participar de atividades focadas no tema" e me foi indicado via Bluesky, pelo colega e amigo Robson Garcia Freire.



Uma bela ideia pra que professores unam HQs e educação na sala de aula. E como destaca meu amigo Robson: "Maneiro é que usam os quadrinhos nacionais como ponto de partida. Além do uso pedagógico e educativo, mostra aos alunos a produção nacional de quadrinhos. Tem tantos artistas nacionais que precisam que seus trabalhos sejam vistos e valorizados. Imagina o orgulho deles em saber desse uso dos HQ deles". O que concordo plenamente.
Enfim, para saber mais e os professores se insprarem com esse interessante projeto, seguem os endereços no Instagram e o Site do EducaHQ:

https://www.instagram.com/educahq/

https://educahq.com.br/

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

"Muito ajuda quem não atrapalha": conhecer o contexto em que se vive é fundamental, antes de uma intervenção




O vídeo acima encontrei no Instagram de Dhyego Fonseca Lima e trata-se de um audiovisual que, mais do que uma peça de humor, serve para uma reflexão sobre a importância de se conhecer o contexto [tempo e espaço] em que se convive para não fazer juízo do valor equivoado, nem tomar medidas desnecessárias, que mais atrapalham que ajudam aos demais, seja na política de boa vizinhança, no coleguismo escolar, no companheirismo familiar, no cotidiano profissional.
No vídeo em questão, um jovem que está passando vê um carro aparentemente desgovernado e larga tudo para tentar conter seu avanço, até que percebe que, na real, com o plano de visão mais aberto, se trata de pessoas empurrando um carro sem arranque. É uma metáfora para uns, para outros um meme, mas em ambas as situações serve para demonstrar de forma didática como é preciso, para intervir em algo, conhecer o entorno do que está acontecendo. Atitudes impensadas, precipitadas, tomadas sem refletir podem mais atrapaçhar do que facilitar aos outros.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

domingo, 20 de outubro de 2024

O princípio de Pascal e a magia da educação: experimento escolar e roteiro de aula prática que lembra Mister M mostrando desvendando os truques




O vídeo acima sobre O princípio de Pascal, encontrei no Instagram do prof. Wesley Santana, e trata-se de experimento escolar simpels que aos olhos de um leigo poderá parecer pura magia, assombração. No entanto, todo conhecimento e avanço tecnológico quando desconhecido poderá parecer uma ilusão. Por isso o papel do professor, principalmente o de Ciências, para desmistificar esse tipo de postura de quem por não entender princípios básicos da natureza, atribui as coisas ao elemento sobrenatural. Eis a garnde magia da educação: transformar conceitos e ideias complexas em experimentos simples, simplificando, ensinando e promovendo a aprendizagem do aluno por experimentação.
No link abaixo, inclusive, é possível ter acesso ao roteiro básico para simular uma aula semelhante a essa:

O PRINCÍPIO DE PASCAL [ROTEIRO DE AULA PRÁTICA]

Mais que promover uma aula criativa, original, divertida, a divulgação científica é uma poderosa ferramenta de captação de futuros cientístas que ainda estão nos bancos escolares e nem imaginam que poderãos e tornar num futuro nem tão distante em grandes pesquisadores. Vide o que aconteceu com o grande astrofísico e divulgador cientíico Carl Sagan que atribuiu à sci-fi a vontade dele em se tornar cientista, quando ainda era um adolescente.
O bom educador é um provocador, uma espécie de Mister M que conta o segredo da magia que envolve o ato de aprender e ensinar.
Para complementar esta postagem indicado justamente um vídeo do famoso mágico desvendando os segredos por trás dos truques de salão: Mister-M revelando os segredos da mágica!:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Todo Professor tem "sonhos" nas mãos: breve audiovisual simbolizando uma profissão [e a vida de professor]




O vídeo acima, PROFESSOR(A): O futuro começa nas suas aulas, encontrei no Instagram de Atividades & Pedagogia, e trata-se de belo, simples e simbólico audiovisual [imagem e música se complementam] que representa o papel do professor diante de seu alunado, e que foi produzido pelo professor Murilo.
Ser e estar professor é um ato desafiador, por tudo que ele representa no imaginário social e na realidade escolar. Professor é um agente de transformação e um ator social que carrega, conduz os sonhos de uma geração ou mais. Por isso, a metáfora dos sonhso nas mãos é totalmente procedente. O professor é o artesão da educação, aquele que molda, despertar, incentiva, descobre talentos em cada turma. Muitas vezes um farol na escuridão.
Educar pressupõe ter uma filosofia de vida de saber compartilhar com os demais, não apenas informações que gerem conhecimento, mas experiência de vida, incentivo, conselhos, críticas construtivas etc.
Outro vídeo que encontrei também no Instagram do prof. Wesley e representa "A vda de professor", que trata com carinho e humor uma realidade diária de cada educador:



Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

"Por que gostamos tanto de histórias?", magistral fala da escritora e filóloga Irene Vallejo e sua homenagem "Aos heróis invisíveis" [escritores e bibliotecários]




O vídeo acima, Por que gostamos tanto de histórias?, de Irene Vallejo, filóloga e escritora da Espanha, encontrei no precioso blog TIC, Educação e Web, do também professor de Portugal Jorge Borges, sempre trazendo temas instigantes, relevantes e motivadores.
É senso comum que "Não existem um bom escritor sem ser antes um grande leitor", e a história de vida de Irene é a prova cabal disso, a partir de seu relato sobre a importância dos leitores em sua família, o que lhe incentivou também a ler. Como ela mesma diz: "Desde a infancia da humanidade aprendemos a contar histórias uns aos outros", essa fabulação faz parte da essência do que é ser humano: a luta contra o esquecimento e a preservação da memória. Afinal, saímos das cavernas de Platão, justamente através da leitura de mundo. A eterna luta entre as sombras da ignorância e a luz natural da sabedoria.
A literatura é aquilo que dá sentido à vida, ao mundo, que preserva o conhecimento humano, que promove o avanço tecnológico e social da humanidade.
Abaixo, segue outro vídeo necessário de Irene Vallejo, também encontrado no blog TIC, Educação e Web, dedicados "Aos heróis invisíveis", presentes nas bibliotecas escolares, os escritores clássicos e o conhecimento que é armazanado de geração em geração:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

domingo, 13 de outubro de 2024

"A mulher na ciência": série de animação destacando a participação feminina nas Ciências em geral




O vídeo acima La mujer en la ciencia: Florence Nightingale, trata-se de um dos episódios da série de animação “A mulher na ciência”, que encontrei no blob TIC, Educação e Web, de Jorge Borges, professor de Portugal.
A série em questão tem ilustrações e animação de projeto do profesor de bioquímica Iñigo Izal Azcárate, da Universidade de Navarra, Espanha, contando com do grupo Women for Science and Technology e outros.
Dentre as mulheres cientistas homenageadas estão:
A microbióloga Alice Catherine Evans (1881-1975), a enfermeira e estatística Florence Nightingale (1820-1910), a bióloga e divulgadora Rachel Louise Carson (1907-1964), a astrônoma Cecilia Payne-Gaposchkin (1900-1979), Margarita Salas (1938-2019), June Almeida (1930-2007), Isabel Morgan (1911-1996), Ada Lovelace (1815-1852), Gerty Cori (1896-1957), Maria Mitchell (1818-1889), Mary Anning (1799-1847), Ada Yonath (1939), Lynn Margulis (1938-2011), Janaki Ammal (1897-1984), Sofia Kovalevskaya (1850-1891).
Os demais episódios podem ser encontrados no link abaixo:

SÉRIE DE ANIMAÇÃO: A MULHER NA CIÊNCIA

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sábado, 12 de outubro de 2024

Modelo Pronto de Redação para o ENEM 2024: indicação do canal do Felipe Araújo que já obteve Nota 1000




O vídeo acima, O MEU MODELO DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2024! (MODELO PRONTO), encontrei no canal de vídeo do Felipe Araújo, que já obteve Nota Mil, quando participou do ENEM, e compartilha suas ideias de como escrever uma boa redação para o Exame Nacional do Ensino Médio [MEC/INEP].
De uma forma descontraída, Felipe repassa seus conhecimentos aos que o seguem, e pode ser um bom material aos que têm dificuldade com a escrita redacional dissertativa-argumentativa. Fica a dica.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Redação para o ENEM: série de três episódios com sugestões para uma escrita criativa e intertextual




O vídeo acima é o primeiro de uma série de três que eu, José Roig, editor do blog Educa Tube Brasil e do canal de vídeos no YouTube Educação 3D+ fiz com sugestões para uma escrita redacional criativa para o ENEM - o Exame Nacional do Ensino Médio, promovido pelo INEP/MEC do Brasil.
Foz essa série em 2019 e continua atual, envolvendo escrita criativa, intertextualidade, história, filosofia, tecnologia, rascunho, revisão e conclusão.
Abaixo, os episódios 2 e 3:





Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Provas e Gabaritos do ENEM de 1998 a 2023 na plataforma do INEP [para exercitar para a edição 2024]




A imagem acima é da plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP], que disponibiliza as PROVAS e GABARITOS do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi instituído pelo Ministério da Educação do Brasil [MEC], em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.
No link logo a seguir, os candidatos e treineiros podem utilizar a base de dados de 1998 até 2023, com a integralidade das provas e os devidos gabaritos de todas essas edições, num acervo precioso para professores e alunos:

PROVAS E GABARITOS DO ENEM [1998 / 2023]

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Conversa com o futuro: A revolução de 2024 [chatbots e inteligência artificial na educação]




O vídeo acima, Conversa com o futuro | A revolução de 2024, encontrei no Linkedin de Jorge Borges, professor em Portugal e editor do relevante blog TIC, Educação e Web.
No referido vídeo uma questão interessante a ser discutida na escola, sobre os chatbots na educação, em temas como personalização da aprendizagem, aprendizagem de novas línguas, acessibilidade, ensino remoto etc.
Para saber mais sobre o tema, sugiro o video a seguir: Chatbot: o que é? Quem criou? Como funciona?:



Ou seja, chatbots funcionam como paródias humanas, fazendo paráfrases, graças a processadores de informação extremamente velozes que acessam um banco de dados poderoso em segundos, criando em cima de uma base já pré-existente.
Por fim, para complementar esta postagem segue o vídeo Chatbot x Inteligência Artificial: entenda as diferenças e a relação entre eles:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.