domingo, 28 de agosto de 2011

De acordo com o real (tempo de aprender e de ensinar)


http://youtu.be/Rt8j2ca6eFI

O belíssimo vídeo acima, "According the real" (De acordo com o real), do disco ZEE VERSUS ZED, de Wim Mertens, descobri por acaso, quando pesquisava uma canção para indicar a uma colega.
As imagens que ilustram a canção e vídeo, capturadas por câmera especial, mostram toda a movimentação de um dia na vida dessas flores.
Como sempre vejo todo material para postar no Educa Tube com o olhar de educador, não posso deixar de ver no vídeo acima a simbologia com o ato de educar, em que o professor é como o Jardineiro Fiel que cuida com todo cuidado de seu jardim e suas flores, algumas raras, outras comuns, dispensando a todas o mesmo carinho e dedicação.
Existem flores que se destacam pela beleza, outras pelo exotismo, algumas pela suavidade, outras pelo espinho, mas todas, sem exceção, têm o seu ciclo e tempo de vida.
Assim são os alunos e os educadores, neste Imenso Jardim Escolar, com seu tempo de aprender e ensinar... Saber, primeiro observar, depois cuidar de flores e gentes, até cada uma desabrochar, somente para jardineiros fiéis que sabem que para tudo na vida há o seu devido tempo, espaço e estação...

Educar é uma luta constante, com seus inúmeros "rounds"...


http://youtu.be/UANBdod8Nuk

O videoclipe acima Boxers, interpretado por Morrissey, ex-líder e vocalista da banda The Smiths, é mais uma daquelas palavras cantadas e histórias contadas, através de imagens, que incorporarei no meu projeto Clipes que parecem Curtas.
Lembra-me o diálogo inteligente da série de ficção científica, chamada V (Os Visitantes), em que três personagens, que enfrentam a invasão alienígena de seres reptilianos, discutem sobre quem era o melhor lutador de boxe de todos tempos.
Um diz que era Sugar Ray Leonard, outro Muhammad Ali e o terceiro opina que foi Floyd Patterson (se não me falha a memória), que em uma luta, caiu sete vezes no ringue, tombou quase vencido por sete vezes, mas se reergueu outras sete vezes, e isso era a maior lição de resistência que ele conhecia. Nunca mais esqueci desse diálogo e dessa lição de vida que a ficção me proporcionou, de resistir e não desistir, de cair e levantar, e continuar lutando pelo que se acredita, e esse clipe ilustra bem isso.
Aprender e ensinar, muitos rounds de uma luta maior e permanente. estamos sempre aprendendo e ensinando, a cada round, série, nível de ensino. E a luta continua, além dos tablados. E nesse processo de ensino e aprendizagem, precisamos do treinador, do mestre, do educador que nos mostre como utilizar nossos recursos de defesa e ataque; quando é melhor se defender, quando mais apropriado atacar; lutar pelos seus ideais, ser um vencedor... A luta pela esperança, de cada educador, sempre é a de unir o ideal ao possível, e contribuir com seus conselhos para a melhoria da própria educação. Não impota quantas vezes tenhamos que cair, o que importa é se reerguer e tornar a lutar, eis a lição que o vídeo, o filme e a vida nos dão constantemente.
Outro momento mágico, dessa feita, do cinema, inspirado em fatos reais, que também se comunica com o vídeoclipe acima é o filme (abaixo) A luta pela esperança (Cinderella Man), de 2005, dirigido por Ron Howard e protagonizado pelo ator Russell Crowe, inspirado em fatos reais da vida do lutador Jim Braddock, que também é inspirador e que recomendo a todo educador assitir com seus educandos, todos pais com seus filhos.


https://www.youtube.com/watch?v=Hdd3OIro9TI

Apresentação do filme A Luta pela Esperança (Cinderella Man), no You Tube:

Uma homenagem com cenas do filme Cinderella Man para aquele que foi um dos maiores nomes do pugilismo mundial,um vencedor dentro e fora dos ringues,aquele que devido a crise de 1929 conheceu de perto a mizeria,e mesmo assim foi em busca do triunfo,e em 1935 venceu pela primeira vez o Campeonato Mundial de Boxe categ.Peso-pesado contra o ate então campeão Max Bear,em uma das mais fabulosas lutas da historia do boxe,onde Braddock era tido como presa facil para Bear um jovem cheio de talento,força,tecnica,e que ja tinha matado dois adversarios no ring,a luta durou 15 assaltos,e Braddock teve a vitoria decretada por pontos em 10 a 1,a luta foi no dia 13 de junho de 1935 no Madison Square Garden Bowl EUA...
Lutas:86; Vitórias:56; Vitórias por nocaute:26; Derrotas:23; Empates:4; Desistências:2
Em memoria de James Walter Bradock 1905-1974

Mais abaixo, cena real da luta de Jim Braddock versus Max Baer, retratada também no filme:

http://youtu.be/ECZd1f5_vTI

Observação do Educa Tube:
Revendo o clip Boxers, do Morrissey, percebo como em tudo na vida, precisamos ter vocação, e no caso do final do clip, o lutador entrega ao menino que vem pedir seu autógrafo seu par de luvas, numa simbologia de dar a quem merece tal instrumento. Um vídeo e uma canção que falam de Hell e Bell (inferno e sino), e de fato, o sino pra quem não tem vocação pode ser um inferno astral, principalmente na Educação.
Às vezes, recebemos pancadas da vida, que nos fazem, como no boxeador vencido, fechar nossos olhos, inclusive ao mundo ao redor. Saber enfrentar os desafios e os adversários, só para os vencedores...

Abaixo, link para a letra traduzida desta canção:

Boxers (Boxeadores) - Morrissey

Eu Desisto


http://youtu.be/z6Le9BooOw4

A apresentação acima, Eu Desisto, de Thais Cadorim, foi indicação da amiga Janaina Senna Martins, minha colega multiplicadora em informática educativa no NTE Rio Grande/18ªCRE, Rio Grande - RS - Brasil, e dditora do blog Realidade Virtual.
Embora o título dê outra impressão, trata-se de material motivacional com intuito de não desistir de seus sonhos possíveis e das coisas que se acredita na vida...
Quantas vezes, diante dos desafios e da complexidade da vida, já não pensamos em desistir desses sonhos, de nossos objetivos?
Desistimos apenas de coisas que não nos têm mais significado, tampouco causam significação a quem nos rodeia. Eu desisto é um pequeno manual de boa convivência com nossas aspirações. Pequenas lições de vida dadas pela própria Vida, maior professora que podemos ter. :-)))
Compartilhem também suas experiências com outros educadores, lembrando sempre que "As certezas são provisórias e as dúvidas permanentes".

sábado, 27 de agosto de 2011

Meat The Truth - Uma verdade mais que inconveniente


http://youtu.be/u7LBPHtOBnk

Descobri por acaso, no You Tube este documentário acima, intitulado Meat The Truth - Uma verdade mais que inconveniente, apresentado pela deputada holandesa Marianne Thieme, que complementa e amplia o premiado documentário Uma Verdade Inconveniente, produzido por Al Gore; dessa feita, mostrando as implicações da pecuária nas mudanças climáticas, no que o documentário mais conhecido não mostrou.
Meat The Truth (Carne, A verdade) é um material para reflexão sobre o modo de vida, o modelo de civilização, suas influências, os maus tratos aos animais, o consumismo etc. Um vídeo que traz dados preocupantes, que requerem maior discussão.
Sem falar na impagável animação, em forma de paródia, do filme Matrix, versão Meatrix.

Apresentação do documentário, no You Tube:

Documentário e apresentação stand-up, apresentado pela bonita deputada e ativista holandesa Marianne Thieme, foi bem-sucedido ao preencher a enorme lacuna que Al Gore deixou no seu Uma Verdade Inconveniente: a participação mais que relevante da pecuária nas mudanças climáticas que estão castigando o mundo.

Para dar comprovação aos dados mostrados, Marianne citou o estudo da FAO -- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação -- que mostravam a pecuária como maior vilã do clima global. Com o devido embasamento, muitos pontos muito interessantes foram abordados com competência, tais como: Como é esse impacto tão grande da pecuária sobre o clima? Tornar-se vegetariano/a, ou deixar de comer carne um ou mais dias por semana, faz alguma diferença? Por que Al Gore convenientemente omitiu a pecuária na sua "verdade inconveniente"? Por que os governos são coniventes com o impacto ambiental dessa atividade?

Os principais pontos que a deputada holandesa mostrou em relação ao impacto ambiental pecuário foram a produção de metano, um gás-estufa muito mais poderoso que o gás carbônico, e o desmatamento de florestas como a Amazônia.

Como todo bom documentário apresentador da alternativa vegetariana de alimentação, mostrou diversos fatores relativos à crueldade nas fazendas-fábrica, principalmente a debicagem de aves e o confinamento intensivo dos animais. Fez também o favor de reexibir o The Meatrix, aquela paródia de Matrix em que os personagens são bichos de espécies exploradas pela indústria de alimentos de origem animal.

Também deu a oportunidade de participação ao PETA e à Humane Society, além de mostrar a história do "Mad Cowboy", um ex-pecuarista que, depois de décadas na indústria da exploração animal, aprendeu a respeitar os animais e tornou-se vegetariano completo e militante pelos Direitos Animais.

Num dado momento, Marianne imitou propositalmente Al Gore e subiu numa plataforma para mostrar um gráfico que mostrava quanto a indústria da carne ameaça crescer nos próximos 40 anos se o consumo continuar aumentando como hoje.

Abaixo, o documentário, Uma Verdade Inconveniente, produzido por Al Gore:

UMA VERDADE INCONVENIENTE - DOCUMENTÁRIO

Uma Verdade Inconveniente Al Gore from PortalGarcia on Vimeo.


http://vimeo.com/13112238

A ARCA DO ZÉ COLMEIA E AS PRIMEIRAS NOÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE TIVE, VIA TELEVISÃO:

http://youtu.be/9SJ3ntZGJ50


http://youtu.be/OWvAb6dcmdg

Apresentação do desenho animado, no You Tube:

No início da década de 70 havia uma preocupação em criar programas infantis que de alguma forma pudessem educar as crianças. Foi desta forma que surgiu A Arca do Zé Colméia (Yogi´s Gang - 1973). O desenho partia de uma premissa interessante e que infelizmente continua atual: quando o seu habitat natural (o parque Yellowstone) é ameaçado pelo aumento descontrolado e irresponsável da civilização e da poluição
ambiental, Zé Colméia, juntamente com seu parceiro Catatau e outros personagens do universo Hanna-Barbera (Dom Pixote, Pepe Legal, Plic e Ploc, Peter Potamus, etc...), constroem uma arca voadora. Ela é erguida no ar por um balão e movida por um poderoso e cômico motor: Maguila, o Gorila, que corre sobre uma esteira atrás de bananas.
Durante a viagem em busca do lugar perfeito para cada um dos animais, eles encontram e enfrentam vilões que personificam alguns dos defeitos e vícios humanos mais comuns. É assim que surgem personagens como a Iara-Faz-Sujeira ou o Gênio Insaciável.
O ponto alto do desenho é justamente esses vilões e as formas como agiam, já que é mostrado às crianças (de todas as idades) que todos estamos sujeitos aos males que eles encarnavam. Como exemplo disso, temos o Sr. Sujo (Mr. Sloppy), que se disfarça de Sr. Limpo para ludibriar os nossos heróis, e o "Sheik do Egoísmo" (The Sheik Of Selfishness), que entrega presentes ao Zé Colméia aconselhando não compartilhá-los com ninguém.
Se observarmos o Guia de Episódios abaixo, veremos que o título de cada capítulo da série era o nome do vilão/mal que o Zé Colméia e seus amigos enfrentariam.

Observação do Educa Tube: Tentei localizar, via You Tube, o episódio da série A Arca do Zé Colmeia, que quando menino assisti na TV, em que a arca pousa numa ilha maravilhosa, em que um cientista maluco e suas invenções mirabolantes, na verdade, esconde a exploração descontrolada do próprio meio ambiente. Esse espisódio foi uma das primeiras lembranças que tenho sobre os conceitos de educação ambiental que tive na vida, de forma mais clara e elaborada, através de um desenho animado.
Vídeoclipes, curta-metragens, documentários, propagandas comerciais, desnehos animados, cenas de filmes, pequenos recortes que o educador pode se valer para introduzir um tema com seu alunado, passando por cima da simples abstração. Essa é uma geração audiovisual, e saber utilizar desses recursos de forma contextualizada em seu fazer pedagógico é o grande diferencial do educador do século XXI - o mídia educador, como fala o professor e filósofo italiano Pier Cesar Rivoltella (entrevista abaixo, no You Tube).

O que é mídia educação, por Pier Cesare Rivoltella

http://youtu.be/L_IxBT_yZA0

É mais fácil mimeografar o passado do que imprimir o futuro (tecnologia e educação)


http://youtu.be/w34OCRdU4Ys

Esta bela canção, Minha Casa, de Zeca Baleiro se presta a diversas interpretações e reflexões. Eu a divulguei no Facebook apenas com sentido artístico, mas eis que a coleg'amiga Lilian Baungratz de Oliveira, educadora de Santo Augusto - RS e editora do blog Conhecendo Santo Augusto sugeriu a uma colega sua a utilização nas aulas de artes em parceria com as de Informática. Ótima sugestão que repasso aos visitantes do Educa Tube.
A animação acima possui desenhos de Ana Loo e produção de Jennifer Torres.

Destaco da belíssima canção o verso "é mais fácil mimeografar o passado do que imprimir o futuro", que serve para tratar da questão das TIC na educação. Refiro não somente a informática, mas a metodologia diante da tecnologia, que continua apenas mudando os meios, nem sempre alterando as finalidades. Usar datashow para substituir a metodologia do retroprojetor, e substituir apenas as transparências pelos slides, vem de encontro ao verso em questão. E que vem ao encontro do conhecidíssimo vídeo abaixo, Metodologia ou Tecnologia? bem ilustra:



http://youtu.be/xLRt0mvvpBk

Como sempre ressalto nas formações, citando Darwin: "Sobreviverá, não o mais forte nem o mais inteligentes, e sim o mais adaptável às mudanças" (tecnológicas também). O que fica é o papel social do educador na vida do alunado. E o maquinário? Breve será lixo eletrônico o que era inovador, vide DVD, k-7 etc. Até mesmo o badalado tablet, um dia será peça de museu. O que deve ser inovadora é a prática educacional, em que as ferramentas computacionais, as mídias e demais recursos são meios acessórios de atingir o objetivo final: uma educação de qualidade.
Para corroborar com isso, vejam abaixo este criativo comercial do teste feito com crianças, mostrando equipamentos que já foram modernos.

As crianças e a evolução tecnológica

http://youtu.be/WesTiQYxAW4

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nosso Planeta


http://www.youtube.com/watch?v=6LWvCKTh480&feature=player_embedded

O vídeo acima, foi indicação indireta, via Facebook, da amiga Rosa Barros, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, e trata-se da junção de dois outros vídeos: The Secret Planet Earth e The Beautiful Planet Earth, com imagens fantásticas de nosso planeta. Rico material para tratar da questão ambiental e motivacional.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Por quatro cantinhos de nada


http://youtu.be/OVf1GhKDtW8

A montagem audiovisual acima, do livro Por cuatro esquinitas de nada (Por quatro cantinhos de nada), de Jerome Ruillier, foi indicação, via Twitter, do coleg'amigo Robson Garcia Freire, editor do blog Caldeirão de ideias, do NTE de Itaperuna - RJ - Brasil.
Trata-se de uma animação com uma mensagem universal e inclusiva. Ao invés de a maioria cortar os quatro cantinhos do quadrado, para que ele possa adentrar no ambiente dos demais, resolveram adaptar o espaço, fazendo uma porta quadrada, ao invés da redonda de antes.
Para bom entendedor basta, tanto a simbologia como a metáfora social.
Um ótimo material para reflexão sobre nosso papel inclusivo, aceitando o diferente e, ao invés de tentar mudá-lo a nossa imagem e semelhança, aceitando-o como é, com suas necessidades e limitações, tentando adaptar o tempo e o espaço em prol da interação de todos.
Também trata da questão da acessibilidade aos espaços físicos.

A frase final é emblemática:

"Nunca se conhece realmente a uma pessoa, até que alguém calça seus sapatos e caminha com eles".

Para refletir sobre a questão das diferenças sociais.

De acordo com a professora Sonia Bertocchi, editora do blog Lousa Digital, via Facebook, foi indicação socializada pela educadora argentina Machi Alonso, durante o VI Encuentro Internacional EducaRed, que tem educadores de 29 países participando do evento.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Matemática em toda parte (a matemática no cotidiano) via TV Escola/MEC




Imagem acima, da série MATEMÁTICA EM TODA PARTE, do conteúdo do 5º volume do Kit DVD TV Escola/MEC, distribuído gratuitamente às escolas da rede pública brasileira. Rico material para professores utilizarem com seus alunos, seja no laboratório de informática, na sala de vídeo etc.
Abaixo, link (atalho) para "série de doze episódios que, a partir de atividades sugeridas pelo professor Antonio José Lopes, o Bigode, mostra a presença de importantes conceitos matemáticos em nosso dia a dia"; podendo também, lá no portal da Videoteca da TV Escola/MEC, baixar os episódios em formato PDF.

1. Entrevista com Prof. Bigode (só no DVD TV Escola): "uma série para despertar o olhar não apenas de alunos, mas professores pais e comunidade", segundo o próprio Bigode, pois "As crianças aprendem melhor e se interessam mais pela matemática quando aquilo lhes diz respeito ao que lhe é familiar e significativo; então, nada mais do que fazer conexões com as coisas da vida e do cotidiano"

2. Matemática no Sítio

3. Matemática no Futebol

4. Matemática na Comunicação

5. Matemática na Construção

6. Matemática na Música

7. Matemática na Escola

8. Matemática na Arte

9. Matemática na Cozinha

10. Matemática no Parque

11. Matemática nas Finanças

12. Matemática nos Transportes

13. Matemática na Feira

"Para os discípulos de Pitágoras a matemática era a linguagem de Deus" (citação do DVD TV Escola Bites e Bytes), e digo que para alguns físicos quânticos, o Universo funciona matematicamente como se fosse um imenso sistema operacional (livre arbítrio ou software livre?). Para mim, além dos discípulos de Pitágoras, dos sobrinhos de Shakespeare e os físicos quânticos, há mais coisas entre o céu e a terra que possa nossa vã tecnologia vislumbrar, quantificar...
Para o escritor português Pedro Paixão, “A matemática é a música do céu, que é onde estão as coisas perfeitas, composta e tocada por Deus o qual não se preocupa com o que acontece no mundo, ocupado que está com que o mundo aconteça”. (O Porto em quatro cores. In: Viver todos os dias cansa. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004, p. 74).

Indico, abaixo, link para a postagem sobre o trabalho criativo e original, envolvendo arte, cultura, literatura e educação (matemática), feito pela professora e escritora Regina Gonçalves, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

CAIUS ZIP - O VIAJANTE DO TEMPO

Abaixo, lista de filmes cujo tema é a matemática em produções da sétima arte. Unir arte, cultura e educação, um dos grandes recursos que o educador de século XXI, o mídia educador, como denomina Pier Cesare Rivoltella, deveria melhor utilizar no cotidiano escolar:

FILMES DE CINEMA - FILMES DE MATEMÁTICA

domingo, 21 de agosto de 2011

Video Aulas de Física no Canal do Prof. Anderson, no You Tube



A ótima indicação acima, da amiga Marjorie Nunes, pedagoga de Porto Alegre - RS - Brasil, e editora do blog Conversas na Rede; trata-se do canal no You Tube, do Prof. Anderson Coser Gaudio (Professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo), que disponibiliza diversas Vídeo Aulas de Física.

Um rico material para ser utulizado por professores e alunos.
Abaixo, link (atalho) para o referido Canal:

CANAL DO PROF. ANDERSON

http://www.youtube.com/user/acgaudio#p/u

Visitem também o Portal do prof. Anderson, link abaixo:

Prof. Anderson Coser Gaudio - Depto. Física da UFES

sábado, 20 de agosto de 2011

Blog se torna ferramenta pedagógica na fronteira do RS



Imagem acima, de Marina Lopes/ Casa Zero Hora Uruguaiana, que retrata a experiência da colega e amiga Suely Aymone, uma dedicada e criativa professora de Uruguaiana - RS - Brasil, e editora do blog Espichando a conversa, com o uso de blogs na educação, como ferramenta pedagógica com seus alunos do curso normal (futuros professores), e que é destacada na reportagem do ClicRBS, que reproduzo na íntegra, abaixo:

"Em Uruguaiana, fronteia Oeste do Estado, uma professora de literatura e língua portuguesa conseguiu conquistar a atenção e dedicação de seus alunos pelo uso da internet.

Ela criou um blog que, literalmente, espicha a conversa de sala de aula e é ferramenta para interação e pesquisa dos estudantes.

Suely Aymone, 49 anos, é uma educadora hi-tech, conforme definem seus próprios alunos do curso normal (formação de professores). Com 25 anos de profissão, a especialista em língua portuguesa e tecnologia na Educação entrou para o mundo dos blogueiros incentivada pelo trabalho da professora Marly Fiorentin, do Blogosfera Marli, um espaço que reúne temas de educação e tecnologia.Há três anos, criou o Espichando a Conversa. A ideia caiu no gosto dos cerca de cem alunos do primeiro e segundo ano do Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls, que constroem textos coletivamente.

_ O desafio foi mostrar que a internet era muito mais que redes sociais. Nos textos coletivos, cada um acrescenta uma ideia. A interação é fascinante_descreve a professora.

Suely percebeu que os alunos se sentiram valorizados tendo seus textos publicados na rede. A experiência estimulou que alguns estudantes criassem seus próprios blogs.

_ É muito mais interessante aprender o conteúdo através de textos que estão postados e interação com os colegas_ diz a aluna do segundo ano do curso normal, Laura Aguirre, 16 anos.

Como resultado vai ser lançado em 2012: um blog onde toda escola poderá mexer e interagir. O lançamento está previsto para o aniversário da instituição, em março.

Com o projeto Província de São Pedro, o governo do Estado espera que até 2014 as escolas de Fronteira tenham um computador por aluno, atingindo 250 mil estudantes. Conforme o coordenador da equipe de tecnologia da informação da Secretaria Estadual da Educação, Daniel Pinto, essa é uma prova de que a Secretaria acredita em projetos como o da professora Suely.

_ Esse processo de Internet é um caminho sem volta. O professor tem que se adaptar. E projetos bem executados como o de Uruguaiana mostram que é possível usar os laboratórios de informática para produção de conhecimento e não apenas como uma Lan House, como muitas escolas infelizmente ainda fazem. Mas percebemos que quando oferecemos os subsídios, os professores se interessam por projetar coisas novas. É essa nossa intenção com o Província de São pedro_ explica Pinto.

>> Vale lembrar

Das 2550 escolas estaduais do Rio Grande do Sul, 430 tem blogs."


Fonte: Secretaria Estadual da Educação

Link para o blog:

ESPICHANDO A CONVERSA

www.espichandoaconversa.blogspot.com

Notícia no ClicRBS:

Blog se torna ferramenta pedagógica na fronteira

http://wp.clicrbs.com.br/uruguaiana/2011/08/18/blog-se-torna-ferramenta-pedagogica-na-fronteira/?topo=77,1,1

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Se Tudo Fosse Perfeito...


http://youtu.be/Rexpofo1sqI

O vídeo acima, Se Tudo Fosse Perfeito, foi indicação da amiga Janaina Senna Martins, minha colega de Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE)/18ª CRE, aqui de Rio Grande - RS - Brasil, editora do blog Realidade Virtual.
Na educação, como no trabalho e na vida em geral, muitos lutam pelas condições ideais, o que deve ser mesmo uma luta constante. Mas, até conseguirmos atingir o horizonte distante e móvel das condições ideais, precisamos colocar em prática projetos de trabalho e de vida, dentro de nossas possibilidades. Até pelo fato que o que é ideal hoje, amanhã poderá não ser mais, ainda mais se pensarmos na questão da tecnologia na educação, onde o micromputador, os laboratórios de informática, depois os notebooks estão se tornando obsoletos diante de outras inovações como os tablets. E depois desses, daqui seis meses ou ano ano o que será mais inovador?
Mas como sempre destaco aos meus cursistas: o foco tem que ser sempre o usuário e não o maquinário. Máquinas já "nascem" com o prazo de validade cada vez menor; mas os usuários devem nascer, viver e conviver dentro de uma outra lógica, além da própria rede lógica dos computadores.
O vídeo acima é uma ótima oportunidade para refletirmos justamente sobre o que de fato é importante para cada um de nós... Investir mais em maquinário, ou capacitar constantemente o usuário? Creio que as duas situações seriam as ideiais, mas quando não for possível uma em detrimento doutra, que o usuário seja o principal e o maquinário seu acessório...
Se Tudo Fosse Perfeito, não haveria a necessidade de para tudo na vida haver um bom professor. Ainda que possamos ser autodidatas em determinadas atividades, é o professor que dá sentido as coisas e às pessoas, a partir de sua visão de mundo, de sua formação acadêmica, de seu referencial teórico e sua prática inovadora.
Como digo: as máquinas jamais irão substituir o professor, pois por mais eficientes e inteligentes que possam vir a ser, jamais replicarão algo que só o ser humano é capaz - ter emoção, ter vocação, fazr bater um coração, além do seu...

Abaixo, versão legendada da canção COLORS, de Amos Lee, que é faz fundo aos slides acima:

http://youtu.be/3OHu0Krgxq8

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Professores se aposentam, educadores jamais



Imagem acima, fotografia da formatura da 1ª turma do Curso de Educação Digital para professoras aposentadas, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, que coordeno, atividade em parceria com o 6º Núcleo do CPERS/Sindicato de Rio Grande - RS - Brasil.
O curso consistiu na necessidade de noções básicas de informática dirigida às professoras aposentadas que adquiriam o notebook do Programa Professor Digital, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, bem como as que possuem microcomputador ou pretendem adquirir.
Foram 10 (dez) encontros de 2 horas cada (de 16/05 a 15/08/2011), uma vez por semana, no laboratório do NTE Rio Grande, junto à EEEF Barão de Cêrro Largo, no total de 30 horas preesenciais, em que as 14 cursistas concluintes tiveram noções básicas de ambiente windows, sistema operacional, teclado e mouse, editor de texto, apresentação de slides, internet e correio eletrônico etc, recursos que promoveram a inclusão digital e social.
O título desta postagem é um comentário da professora Sonia Bertocchi, editora do blog Lousa Digital, que certa vez fez, quando indiquei, via Twitter Dez filmes imperdíveis para o professor assistir antes da aposentadoria.
De fato, educador não se aposenta jamais... E as "gurias" acima (como gostam de ser chamadas) são a prova disso. Mesmo aposentadas, continuam querendo aprender a aprender. Foi um projeto piloto e em setembro inicio a segunda turma no mesmo formato. Foi uma turma que me motivou muito, um novo desafio que teve significação para todos os envolvidos. Dentre as cursistas tinha uma ex-professora minha e algumas colegas de escola, de sindicato, de atividades artísticas e culturais.
A tecnologia educacional tem me proporcionado ter entre meus alunos, ex-professores. Educadores que me ensinaram a ler e ver o mundo, hoje são meus cursistas e os ensino a ler e ver o mundo digital. Educar é justamente estabelecer esse diálogo entre educadores e educandos, proporcionar que ora sejamos o professor, ora o aluno. E desse trânsito entre os dois pólos, estabelecer estratégias de atuação, tanto no mundo real como no virtual.

Observação: As "meninas superpoderosas" acima, no encerramento do curso, além do coquetel, fizeram uma surpresa, colocando um chapéu estilizado de formandas para registrar o momento que guardarei na lembrança. Sucesso a todas neste ingresso no mundo digital.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Zoom

Zoom
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A incrível animação acima, Zoom, foi indicação da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial em Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Zoom proporciona a possibilidade de trabalhar noções de perspectiva e ponto de vista, do micro ao macrocosmos, em que nada é o que primeiro parece, que as aparências enganam, que o local faz parte do global e vice-versa.

Fonte: http://www.slideshare.net/profman/zoom-67030

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Perto de você (videoclipe e educação)


http://youtu.be/EEuQU6a90Pc

O vídeoclipe acima Next to you (Perto de você), de Chris Brown com participação de Justin Bieber, somente quando assisti pela terceira vez, além dos acordes dançantes é que tive despertares, vislumbrando outras possibilidades de uso na educação. Principalmente em meu projeto Clipes que parecem Curtas.
O clipe, que parece tratar-se apenas de uma história de amor cantada, trata-se para mim de uma metáfora da vida, pois quantas vezes não vemos o céu desabar sobre nós, casas interiores e exteriores ruirem ao redor, o chão rachar aos nossos pés e ameaçar nos engolir? Quando tudo parece definitivo e sem volta, eis que nos superamos, quando temos alguém com quem compartilhar sonhos e decepções, dúvidas e certezas.
Mas, apesar de tudo, que não desiste de seus sonhos, quem persiste em seus projetos de trabalho que devem ser extensões do projeto maior de vida, esses sempre conseguem superar os obstáculos naturais ou artificiais que a vida nos impõe. Na cena final do clipe, quando Chris Brown vê sua amada caída no chão e uma enorme fenda o impede de alcançá-la, ele volta atrás, e o que parece ser uma desistência, na verdade é uma saída estratégica para tomar distância e pegar impulso num salto maior, um salto para o futuro. Uma bela mensagem que eu li nas entrelinhas das imagens do clipe em questão...
Quantos educadores não precisam, vira e mexe fazer isso, recuar estrategicamente para ter uma visão maior do terreno em que pisam, para depois fazerhttp://www.blogger.com/img/blank.gif o verdadeiro Salto para o Futuro? Não se desiste de sonhos que são nosso sentido de viver a vida, eis a grande lição que a própria Vida me ensinou.

Abaixo versão legendada:


http://youtu.be/PMpoxC9swCo

Este videoclipe, lembra vagamente cenas do filme O Dia Depois de Amanhã, trailer abaixo.


http://youtu.be/KDH2_0pV4HM

Quem controla o passado agora controla o futuro


http://youtu.be/_yr-B4oyRtshttp://www.blogger.com/img/blank.gif

O título desta postagem é inspirado no verso da provocadora canção e do criativo videoclipe acima Testify (Testemunhar) da banda Rage Against The Machine (Raiva contra a máquina, tradução livre minha do nome da banda), que descobri por acaso, vendo um canal de música na TV e achei um ótimo material para provocar outras reflexões.
Testify inicia como aqueles filmes antigos de ficção científica, anunciando a invasão da Terra por alienígenas, para a seguir, num efeito que lembra o videoclipe Black or White, de Michael Jackson, fundir, primeiro a imagem de duas personalidades da política norte-americana (Al Gore e George Bush), depois suas palavras e discursos, criando uma nova personalidade: Al Bush? ou George Gore? Uma crítica contundente que requer uma maior discussão, principalmente pelos professores de História com seus alunos, diante da própria complexidade do sistema político em questão.
Brincadeiras à parte, hoje, com toda a tecnologia e softwares específicos de edição de vídeo é possível selecionar fragmentos de palavras e, de repente, fazer com que Piaget e Pinochet se assemelhassem. Tempos atrás, num evento, uma palestrante brincou com o público, dizendo que primeiro seguia a filosofia do Piaget e se não funcionasse, dava uma de Pinochet.
Entrentanto, voltando ao videoclipe acima, sabemos que discursos podem se assemelhar, por conta de palavras chaves semelhantes, porém, o que diferencia uma pessoa de outra, mais do que as suas palavras ao vento, são as ações efetivas.
Transpondo esta reflexão do ambiente político para o escolar, podemos dizer que existem belos projetos e discursos que não se sustentam no ar nem no cotidiano, existem práticas que também não se sustentam sem um forte referencial teórico.
Entre teorias e experimentações, o ideal é que os discursos e as práticas sempre complementem um ao outro, sem que seja preciso qualquer tipo de "efeito especial".
Quanto as semelhanças entre Al Gore e George Bush, eu particularmente vejo sensíveis diferenças. Gore é um político comprometido com as mudanças climáticas, produziu um vídeo impactante chamado Uma Verdade Inconveniente (documentário abaixo) e sua eleição à presidência dos Estados Unidos (quando perdeu para Bush filho), até hoje é um dos momentos mais delicados daquele país, por conta da recontagem de votos e de que a decisão tenha sido igualmente polêmica, sem a devida recontagem... Já, George Bush, com sua máquina de destruição em massa (vide Afeganistão, Iraque etc) em sua busca infrutífera por outras máquinas de destruição em massa, dispensa maiores apresentações...
Se as palavras e algumas imagens podem nos assemelhar uns com os outros, num tempo de discursos politicamente corretos, são de fato as ações concretas que diferenciam os progressistas dos conservadores.

Abaixo, link para o vídeo Black or White, que foi o precursor desse feito de fundir imagens de pessoas, procurando semelhanças entre pessoas de diversas feições...

BLACK OR WHITE - MICHAEL JACKSON

http://youtu.be/MJxOHD3Bsrw

UMA VERDADE INCONVENIENTE - DOCUMENTÁRIO

Uma Verdade Inconveniente Al Gore from PortalGarcia on Vimeo.


http://vimeo.com/13112238

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Historiando - blog educacional


Acima, imagem do blog Historiando, editado por três estudantes do curso de História da Unicamp (Ana Carolina Machado, Ligia Fornazieri e Paula de Almeida Franco) que resolveram criar um blog "para diminuir a diferença que existe entre os ensinamentos escolares e universitários". Segundo elas: "Resolvemos divulgar para a mídia relacionada a esse assunto porque a ponte entre o ensino escolar e o acadêmico faz parte de diversos debates e polêmicas." As estudantes criaram, também, no blog, uma página com explicações simples para variados conceitos, tão importantes para entendermos os processos históricos.
Um espaço virtual de aprendizagem que além de resenhas críticas, apresenta a cada postagem vídeos, fotos etc sobre os temas tratados.
O blog pode ser seguido via Twitter, através do perfil @historiando_07

Abaixo, links para o blog e twitter:


HISTORIANDO - BLOG


HISTORIANDO - TWITTER

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Olhos certos para as certezas e incertezas da vida


http://youtu.be/82SzKixC4OI

O vídeoclipe acima, Olhos Certos, da banda Detonautas Roque Clube, é uma belíssima animação, que lembra outro clipe fantástico, chamado Tonight Tonight, da banda Smashing Pumpkins (abaixo).


Smashing Pumpkins - Tonight Tonight por krematoria

Unir música, dança, teatro, arte e cultura em geral, sempre tenho defendido neste espaço e nas formações que faço, com professores e alunos, pois são linguagens universais que estabelecem um diálogo entre gerações. Ensinar e aprender a olhar as coisas sob diversas perspectivas, o grande desafio do educador do século XXI.
Podemos ler, com olhos certos ou não, a partir de imagens presentes em vídeoclipes, curtas-metragens, comerciais de TV, trailers de filmes, animações etc. Tudo depende do contexto que, como educadores, daremos a esses recursos audiovisuais. Daí a importância do educador neste processo de ensino e de aprendizagem constantes.
Abaixo, exemplo de animação feita via Mocvie Maker, utilizando fotos em sequência da produção de alunos das redes públicas municipais e estaduais da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, que participei em 2010, junto a outros educadores de diversas áreas do conhecimento, no ProEA-PRG, cujo tema era a Educação Ambiental, em que eu era um dos responsáveis pela área da EduComunicação do projeto.
Os alunos, com assessoramento da equipe do ProEA, neste coletivo, composto pelas educadoras Ieda Freitas, Janaina Martins, Luciana Roldão e Alice Fogaça, fizeram preliminarmente uma discussão com os alunos, depois um roteiro do que seria abordado, para em seguida se dividirem em grupos: uns criando o cenário com cartolina e EVA; outros, as personagens com massa de modelar; para, enfim, toda a movimentação ser fotografada quadro a quadro para edição do vídeo final, que simula animação em stop-motion. Os diálogos, elaborados pelos alunos, foram adicionados posteriormente por mim, em slides do Power Point, para depois inclusão no vídeo. Segue também vídeo com o making of desta atividade de unir o útil ao agradável (conteúdo pedagógico e atividades lúdicas), em trabalho colaborativo entre educadores e educandos.
Como sempre digo, o professor deve ser o mestre, o maestro, de uma sinfônica maior que é sua turma, cada qual com um talento nato para a arte e cultura, que podem ser utilizados igualmente com maestria na educação. Nesta atividade, tanto os educadores como os alunos foram co-autores do trabalho e o resultado foi significativo para ambos. Todos ficaram com os "olhos certos" de que fizeram o seu melhor.


http://youtu.be/HYD4G5T481M


http://youtu.be/5lttr5-bvXU

sábado, 6 de agosto de 2011

Tutorial do Prezi (recurso de animação para slides)



O tutorial acima é indicação da colega Janaina Senna Martins, editora do blog Realidade Virtual e multiplicadora em informática educativa, que trabalha comigo no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ª CRE, na cidade do Rio Grande - RS - Brasil a respeito de um recurso para animação de apresentações de slides, chamado Prezi, link a seguir:

PREZI

Abaixo, reprodução do post da Janaina:

"Quem trabalha com apresentações, e quer uma nova forma de dinâmizar não deve deixar de conferir o recurso chamado Prezi. O Prezi foi lançado em abril de 2009 em Budapeste, é algo novo que pode pegar e muita gente já está usando. Prezi.com é na verdade uma ferramenta gratuita para criação de apresentações online, o editor do Prezi é todo feito em flash, e possui recursos mais dinâmicos que um Power Point.
O Prezi acaba com o conceito de slides lado-a-lado, pois permite adicionar “quadros” livremente nesse espaço, em uma abordagem parecida com a dos mind-maps. Neste espaço o usuário pode organizar textos, imagens, vídeos e junto a tudo isso elementos gráficos.
Além disso, o Prezi permite ao seu usuário criar e armazenar seus trabalhos gratuitamente, basta apenas se cadastrar, e explorar esta ferramenta. E assim você também poderá visualizar trabalhos acadêmicos e empresariais de outros usuários com Prezi.com.
Este video no youtube é um tutorial simples para uso do Prezi.com"


Mais abaixo, um exemplo de apresentação feito via Prezi, pela professoara Andrea Barreto, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

AULA SÍNTESE - EVOLUÇÃO - DICAS DE CIÊNCIAS:


Fonte: http://dicasdeciencias.com/2011/05/06/aula-sintese-evolucao/

A animação acima, descobri via Twitter da professora Andrea Barreto, Professora de Ciências e Biologia em Escolas Públicas e Particulares do Rio de Janeiro - RJ - Brasil e editora do blog Dicas de Ciências.
Mostra de forma criativa a Evolução, através de imagens e textos em movimento.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

EduHQ - Educação Através de Histórias em Quadrinhos

Descobri o projeto EduHQ, site que "disponibiliza tirinhas de todos os componentes curriculares", visitando o blog
Educ@TIC - Tecnologia Educacional, da professora Elizabete Ferreira, que tem como objetivo "compartilhar dicas,tutoriais e projetos inter\transdisciplinares envolvendo a tecnologia educacional. Disponibilizar recursos digitais-pedagógicos para professores".
Abaixo, link para o referido recurso:

PÁGINA INICIAL DO EDU HQ



TIRINHAS ED HQ


A magia e o poder do olhar


http://youtu.be/zbF9Vd7VDfY

O vídeo acima, que trata das diferentes concepções e formas de olhar, foi produzido e disponibilizado via You Tube pela colega Nilva Michelon, multiplicadora em informátioca educativa do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Vacaria - RS - Brasil.
Mais do que ver, precisamos de fato saber olhar o nosso entorno, observar as peculiaridades de quem nos rodeia e com isso estabelecer um contato imediato de primeiro, segundo e terceiro graus (em se tratando do Planeta Educação, nos níveis fundamental, médio e superior) com quem inicialmente parece-nos um alienígena ao nosso mundo constituído de aparências e impressões, às vezes superficiais. Nós, educadores, também podemos, sob a ótica do alunado, sermos o estrangeiro em um país particular, onde cada jovem participa de sua tribo, seu dialeto, seus usos e costumes e não saibamos estabelecer esse diálogo.
Para se dialogar é preciso primeiramente estabelecer um contato visual, saber observar, ver e enxergar o outro, tudo isso faz parte da "poética do olhar" e de estabelecer um grande exercício de alteridade.
Afinal, "Raramente você tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão." Robert Wong (presidente da Korn Ferry).

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vento da Mudança: educação e música (entre o mestre e o maestro)


http://youtu.be/BC01WZp5Zvc

O vídeoclipe acimaWind of Change (Vento da Mudança), da banda alemã Scorpions, descobri a partir da indicação da professora Dileta Peres da Silva, que atua na formação do curso de Técnico em Meio Ambiente, em Rio Grande - RS- Brasil, e que me sugeriu anteriormente a versão com a Filarmônica de Berlim (vídeo abaixo). Segundo a professora Dileta a letra traz referências a queda do Muro de Berlim e também, por conta disso, creio que podemos trabalhar o texto e o contexto da mesma, antes e depois deste fato histórico que encerrou a chamada Guerra Fria.


http://youtu.be/O_UZzfxdiJU

O vento da mudança, mais do que a bela junção de rock e filarmônica é para a mim a metáfora da vida e da educação, pois é preciso mudar, avaliar, reavaliar, autoavaliar-se, transformar-se... Mas não a mudança pela mudança, o novo pelo novo. Inovar é mudar no que deve ser mudado, do contrário, como no ditado popular, é apenas trocar "seis por meia-dúzia"...
Comparo seguidamente o ato de educar à figura do maestro diante de uma orquestra sinfônica - como faz o mestre, o regente frente a sua classe de alunos. O maestro ou mestre media as ações do grupo, dando unidade, significado e signifcação ao que é tocado, seja em forma de partitura musical ou planejamento escolar.
Na nossa sinfonia de vida, precisamos, como educadores, descobrir o talento nato de cada um, seja para a arte, a cultura, a dança, a música, o esporte etc, e saber reger esses talentos em prol da turma - a orquestra maior e o sentido da própria escola como espaço de formação, instrução, inspiração. Pode ser uma visão romântica, eu sei; mas também sei que não sou o "último dos românticos", parafraseando expressão cunhada pelo cantor Lulu Santos, em uma de suas canções de mesmo nome (vide clipe abaixo). Existem muitos educadores que incorporam a arte e a cultura em seu fazer pedagógico e conseguem através dessas manifestações, motivar o aluno e automotivar-se cotidianamente.
Se a partitura em que cada nota musical requer uma avaliação para cada sonoridade tenha uma unidade, assim também, cada nota para o aluno deve ser o resultado de uma avaliação que privilegie a observação dos aspectos cognitivos a serem abordados no ambiente escolar. A avaliação não pode ser um instrumento apenas de aprovação, reprovação e/ou exclusão. O mestre (maestro), neste processo, é figura esssencial para que o resultado seja satisfatório a todos.


http://youtu.be/ceqHpq_Dk1U

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Morte e Vida Severina em Desenho Animado


A fantástica animação acima, adaptação da obra literária de João Cabral de Melo Neto "Morte e Vida Severina" em formato de desenho animado, descobri ao receber para o acervo audiovisual do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, o kit com novos 30 DVDs da TV Escola/MEC e pode ser também assistido em seus 56 minutos diretamente na internet, através da Videoteca/TV Escola/MEC, basta fazer um breve cadastro no portal.
O referido kit de DVDs é distribuído pelo Ministério da Educação do Brasil, gratuitamente às escolas da rede pública e é um ótimo material de apoio aos professores. Compõem o kit: Grandes Educadores (volumes 1 a 5); Pequenas Histórias (vol.6); Morte e Vida Severina em Desenho Animado (vol.7); Matemática em toda parte (vols. 8-9); Sua Escola, Nossa Escola (vlos.10-11); Geração Saúde 2 (vlos. 12-13); Silêncios das Inocentes (vol.14); Entre a Luz e a Sombra (vol.15); Coleção Portal do Professor e Parcerios (vol.16); Caminhos da Escola, vols. 17 a 24); Bits e Bytes / Informática e Educação (vol.25); Salto para o futuro (vols. 26 a 30).

Abaixo, link (atalho) para assistir o referido vídeo:

MORTE E VIDA SEVERINA EM DESENHO ANIMADO
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=5944

SINOPSE DO VÍDEO:

Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartuinista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956.
Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.

Faixas de ensino: Fundamental e Médio.

Abaixo, link para o Making of (produção da animação), com duração de 14 minutos:

MORTE E VIDA SEVERINA - MAKING OF

SINOPSE:

Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto. A animação narra a dura trajetória de um migrante nordestino em busca de uma vida mais favorável no litoral pernambucano.
O Making of do filme conta detalhes dos bastidores da produção, dublagem e animação em 3D. Com depoimentos da equipe de animação, do cartunista pernambucano Miguel Falcão, que adaptou a obra para os quadrinhos, e de Gero Camilo, ator que interpreta Severino.

A Metamorfose de M. C. Escher



A imagem acima, do vídeo Metamorfose (em 2 partes de 30 minutos cada), descobri na Videoteca da TV Escola/MEC, e trata-se audiovisual sobre a vida e obra do artista gráfico holandês M. C. Escher. Conforme a sinopse do mesmo, considerado "o mago da perspectiva, cujo objetivo era exprimir suas idéias com clareza, fazendo uma análise dos padrões geométricos de seus trabalhos de xilografia, da sua maneira revolucionária de utilizar a ilusão de ótica e até de produtos publicitários".
Um rico material para professores de artes visuais, educação artística, mas também para os de matemática, abordarem mais do que formas geométricas, bem como para professores de língua portuguesa e outras áreas do conhecimento, pois a produção de Escher se presta a diversas interpretações, por tratar-se de linguagem universal, que é a arte, ainda mais se aliada à cultura.

Para assistir ao referido material, basta clicar no link (atalho) abaixo:

METAMORFOSE - vida e obra de M. C. Escher

Fonte:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2366

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Histórias do Brasil recontadas por pessoas comuns



A imagem acma, de uma série de vídeos feito pelo Instituto Claro para recontar a História do Brasil pelo olhar de pessoas comuns. Veja link abaixo e assista aos 10 episódios da série.

HISTÓRIAS DO BRASIL recontadas por pessoas comuns

https://www.institutoclaro.org.br/projetos/historias-brasil

A indicação acima foi feita pela colega e amiga Marjorie Nunes, pedagogia e editora do blog Conversas na Rede.

Abaixo, apresentação da série de vídeo, feita pelo Instituto Claro:

O Instituto Claro, em parceria com a Conspiração Filmes, apoia a série “Histórias do Brasil”, que mostra fatos importantes do país nos últimos cinco séculos a partir de uma mescla de dramaturgia e documentário. Unindo cenas de ficção a entrevistas com alguns dos maiores estudiosos da vida brasileira, o projeto reconta passagens da trajetória dos brasileiros através dos hábitos, costumes e “pequenas histórias” dos cidadãos de cada época retratada.
A série tem como foco principal a educação e é composta por 10 episódios, com duração de 26 minutos cada. Uma equipe de historiadores da Revista de História da Biblioteca Nacional atua dando consultoria à série, tanto nas cenas de ficção –do roteiro à direção de arte e figurinos– quanto no conteúdo documental, que inclui entrevistas e pesquisa de imagens, documentos e objetos.
Para Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro, "Histórias do Brasil" traz de forma interativa e lúdica os fatos que marcaram a nossa história. "É um material educativo que poderá ser utilizado pelos educadores e professores como ferramenta de uma aula diferente para os seus alunos.”

“A ideia de trazer cenas da história da vida privada combina bem com a tendência da história nos últimos anos. Foi uma escolha feliz que permite oferecer situações a partir do cotidiano ao longo de várias épocas, sem abandonar o contexto e a compreensão mais ampla da história do Brasil”, afirmou Luciano Figueiredo, editor da Revista de História da Biblioteca Nacional.