sexta-feira, 31 de maio de 2013
Lev Vygotsky: animação sobre o teórico do ensino como processo social
O vídeo acima, trata-se de animação sobre vida e obra de Lev Vygotsky, teórico do ensino como processo social, e foi indicação via Facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira, advogado e educador de Rio Grande, RS, Brasil.
Conforme apresentação do vídeo no You Tube, que faz parte do acervo digital a UnivespTV: "O programa conta quem foi Lev Vygotsky e quais são as idéias que influenciaram o pensamento sobre educação, principalmente sobre o desenvolvimento da linguagem".
Sobre este pensador da educação e da sociedade, vejam também os links abaixo:
Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social (Revista Nova Escola)
Lev Vygotsky - Educar para crescer
quinta-feira, 30 de maio de 2013
O Analista de Bagé - Megalomania (França em Vídeo): projeto escolar entre professores e alunos
O vídeo acima, O Analista de Bagé - Megalomania, é inspirado na obra de Luís Fernando Verissimo, e trata-se de projeto escolar, chamado França em Vídeo, da E.M.E.F. França Pinto, de Rio Grande, RS, Brasil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo produzir material videográfico, envolvendo professores, alunos e ex-alunos em sua execução, a fim de estimular a leitura, produção textual e a reflexão acerco do mundo.
Iniciativas que promovam a integração da arte e cultura com a educação, unindo cinema, teatro, literatura etc. tem o apoio e divulgação do Educa Tube. E com satisfação que vejo mais um talento do amigo e colega Fábio Beilfuss, professor de História, radialista, jornalista esportivo e agora também ator. Parabéns a todos os envolvidos no "França em Vídeo" e que novos audiovisuais possam nos brindar.
A literatura e a história proporcionam rico material para ser adaptado de forma audiovisual por professores e alunos, e o vídeo acima é uma destas possibilidades.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Golfinho pede ajuda para mergulhadores: comunicação entre espécies
O vídeo acima, Golfinho pede ajuda para mergulhadores, foi indicação via Facebook da colega e amiga Cátia Tubino da Rocha, educadora de Rio Grande, RS, Brasil.
Trata-se de um emocionante pedido de ajuda, demonstrando confiança e inteligência por parte de um golfinho junto a mergulhadores. Uma incrível comunicação entre espécies. Uma lição àqueles que maltratam os animais, os seres vivos e até os seus semelhantes.
Conforme apresentação do vídeo no You Tube:
"Grupo de mergulhadores realizavam um mergulho noturno em Kona no Hawaii, para observar Arraias Mantas quando um golfinho se aproximou de um dos mergulhadores (Keller Laros) e mostrou sua nadadeira lateral, onde uma linha de pesca com um anzol estavam enroscados e ferindo o animal. Keller entendeu o pedido de ajuda e começou a soltar o golfinho que se manteve parado e tranquilo enquanto seu salvador o libertava, inclusive, subindo até a superfície para respirar e retornando para continuar o processo. Veja no vídeo capturado por outro membro do grupo a mergulhadora Martina S. Wing."
Um ótimo material para discutir as relações entre meio ambiente e seres vivos... Uma incrível forma de comunicação entre espécies...
terça-feira, 28 de maio de 2013
De Volta: documentário sobre a população carcerária no Brasil (educação e sociedade)
O vídeo acima, De Volta, com argumento e direção de Rafael Figueiredo, descobri via Facebook do Canal Futura, e trata-se de documentário sobre a população carcerária no Brasil. Durante o Natal de 2012, 26 mil presos tiveram direito ao indulto de Natal, e ficaram quatro dias fora da prisão. O referido documentário retrata este período na vida de quatro apenados, dois homens (Anderson e Leandro) e duas mulheres (Midiã e Sonia), que depois de cumprir parte da pena, voltam a conviver com suas famílias.
Conforme dados, atualmente o Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo, com cerca de 550 mil pessoas presas.
O documentário inicia em frente ao portão da prisão e encerra diante do mesmo, promovendo uma profunda reflexão no espectador. Com uma narrativa focada neste retorno, sem mencionar em nenhum momento por quais crimes cada um dos quatro apenados cumprem pena, mostrando o lado humano de cada um, em que todos convivem com a culpa por seus erros e tentam se redimir, De Volta é considerado pelo Educa Tube como um verdadeiro Reality Show (apesar da redundância desta expressão), já que nem sempre os chamados "espetáculos de realidade" conseguem retratar o outro lado da vida, mostrando apenas pessoas belas, jovens em casas enormes com piscina. O lado bom da vida, que a maioria da população só conhece assistindo pela TV. Muitos dos crimes, envolvendo jovens é por conta de pequenos e grandes crimes para manter ou ter um padrão incompatível com a sua realidade social, e outros, mesmo tendo uma vida sem dificuldades, ingressam no crime, por falta de valores ético, morais e sociais; pela convivência com lideranças negativas etc.
De Volta é um alerta àqueles que trocam a escola regular pela escola do crime; um alerta para os rebeldes sem causa, que escolhem às vezes caminhos sem volta. Um documento social que merece ser visto e debatido pela escola tradicional.
Conforme o Canal Futura, "o Ibase, uma das organizações mais reconhecidas do Brasil por sua atuação em prol da democracia e dos direitos humanos, também recomenda a reflexão sobre o valor da liberdade e os problemas do atual modelo de sistema prisional no Brasil, a partir do documentário De Volta".
Assistindo este documentário, relembrei postagem sobre a vida de outro apenado, Luiz Mendes (video link abaixo), que passou mais de trinta anos na prisão, e através dos livros buscou e encontrou redenção e recuperação, sendo hoje, além de homem livre, professor e escritor reconhecido.
Luiz Mendes, a descoberta da leitura e do escritor (Educação, literatura e prisão)
Os Primeiros Tempos: A Educação pelos Jesuítas (documentário da Univesp TV)
Acima, vídeo Os Primeiros Tempos: A Educação pelos Jesuítas (em duas partes), que descobri no You Tube, via Univesp TV e que é um ótimo material para tratar de história, educação, tecnologia e sociedade. Conheçam a rede (de vasos comunicantes) montada pelos jesuítas (e sua tecnologia para difundir ideias) no século XVI. Interessante este vídeo, pelo valor histórico e educacional.
Conforme apresentação do vídeo, no You Tube:
"A Univesp TV foi a Portugal investigar o caminho feito pelos jesuítas que vieram para as novas terras da coroa portuguesa logo no início da colonização. Com eles começou a educação no Brasil. Mas foi mesmo isso que eles vieram fazer aqui? Como eram os famosos colégios que os jesuítas fundaram por toda colônia? Os índios frequentavam esses colégios?"
O Educa Tube recomenda este vídeos a todos os educadores para debaterem e refletirem sobre educação, história e tecnologia, desde os seus primórdios no Brasil".
Algumas ideias colocadas em prática há mais de 400 anos ainda são e estão atuais, como o fato dos jesuítas aprenderem a língua (o dialeto do nativo) de integrar sua cultura (o gosto pela música e o canto) em suas atividades de catequese e educação (inculturação, ou seja, adoção destes hábitos nativos ao fazer educacional e religioso); de estabelecer os chamados "vasos comunicantes", de trocas entre todas as experiências destes religiosos mundo afora, algo semelhantes a atual rede social, e de estabelecer uma sistematização e uma espécie de relatório de atividades anual, chamado Ratio Studiorum, conjunto de normas, servindo como diretrizes e princípios nos colégios jesuíticos, mundo afora.
É inegável o papel fundador de Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, na educação brasileira, bem como, posteriormente, o do Padre Vieira na arte, cultura e história nacional.
Os jesuítas comparavam os indígenas brasileiros como uma folha de papel em branco, onde poderiam intervir, moldando-os, o que na prática nem sempre se efetivou. Atualmente, podemos comparar os "nativos digitais", usando uma terminologia e nomenclatura moderna a pendrives e HD (internos ou externos) quase vazios, se comparados com a bagagem de vida, trabalho, conhecimento de seus pais e professores... Entretanto, para a devida interação, há que se aproveitar esta analogia para não cometermos os mesmos erros, ou aprender com estes, propondo formas de dialogar com este choque de gerações... Pais e filhos, professores e alunos precisam dialogar e conhecer o dialeto tribal do outro, pois é isto mesmo que ocorre no dia-a-dia... O pré-conceito ocorre na maioria das vezes pelo desconhecimento dos hábitos e cultura do outro. Conhecer o outro é essencial para estabelecer estratégias (didáticas e metodológicas) adequadas de interação.
Um vídeo, não apenas para professores de História, mas para todos os educadores do século XXI, que também desejam conhecer o dialeto dos "nativos digitais", de estabelecer com eles trocas, através da música, dança, arte, cultura; de utilizar trabalhar em rede, dentro e fora da escola.
Anos atrás (1999/2000), achei fragmento incompleto de um belo texto do Padre Antonio Vieira, célebre por suas posições em defesa dos indígenas, onde comparava a vida dos escravos negros num engenho de cana-de-açúcar ao martírio de Cristo. Após longa e infrutífera pesquisa pelo texto original, somente no ano de 2008 (antes de criar o Educa Tube e enquanto estava cursando os créditos do Mestrado em Letras), ao iniciar a leitura de “História Concisa da Literatura Brasileira”, de Alfredo Bosi (p.51), que me deparei (me reencontrei) ao acaso com o fragmento original, tão procurado, que segue logo abaixo:
“Em um engenho sois imitadores de Cristo Crucificado: porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz, e em toda sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. (...) Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo”. “Eles mandam, e vós servis; eles dormem e vós velais; eles descansam, e vós trabalhais; eles gozam o fruto de vossos trabalhos, e o que vós colheis deles é um trabalho sobre outro. Não há trabalhos mais doces que os das vossas oficinas; mas toda essa doçura para quem é? Sois como as abelhas, de quem disse o poeta: “Sic vos non vobis mellificatis apes”. (N.T.: Verso latino atribuído a Virgílio: “Assim vós, mas não para vós, fabricais o mel, abelhas”).
O belo fragmento acima faz parte do Sermão XIV do Rosário, pregado pelo Padre Vieira em 1633 à Irmandade dos Pretos de um engenho de açúcar baiano, quando o sacerdote comparou os sofrimentos de Cristo aos dos escravos, justamente a uma platéia de escravos negros, que sonhavam com a liberdade que precisaria de mais de dois séculos para se concretizar.
Em quatro séculos nem sempre a ética e a poética andaram de mãos dadas. A massa trabalhadora deste país-continente, independente da cor da pele, como vivendo numa Divina "Colméia" Humana - antes em sua maioria rural, hoje urbana - continua a produzir o mel dia-a-dia, no aguardo da melhor distribuição de renda para a maioria da população.
Como disse Emir Sader: "Um projeto que deve ser de Nação e não apenas de governo", pois governos passam, são temporários, mas educação é algo secular, milenar, sempre será uma necessidade universal e atemporal...
Vejam abaixo também, a Linha do tempo da História da Educação no Brasil:
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quinta-feira, 23 de maio de 2013
Alma - Em Busca das Nossas Origens Cósmicas (documentário)
O vídeo acima, Alma - Em Busca das Nossas Origens Cósmicas, trata-se de belíssimo documentário, que me foi indicado por e-mail pelo colega e amigo Robert Betito, professor do IFRS Campus Rio Grande, da cidade do Rio Grande, RS, Brasil.
Alma refere-se ao maior projeto astronômico do mundo, reunindo diversos astrônomos e cientistas de várias partes do planeta, no deserto de Atacama, nos Andes chilenos, em uma exploração às últimas fronteiras do Universo. Mais de 50 antenas e um telescópio único, em um esforço internacional de cooperação científica.
Em Chajnantor Plateau, 5 mil metros acima do nível do mar, 3 parceiros: EUA, Europa e Lesta da Ásia. Os componentes das antenas foram feitos em diversas partes do globo e montados no deserto do Chile. Antenas em rede em busca de um objetivo com um. Uma incrível janela do Universo, conectada por 66 antenas que formam juntas um imenso, gigantesco telescópio, funcionando como um supercomputador.
Se a Ciência requer colaboração global, a educação e a sociedade, idem, e o Educa Tube vem dizendo isto desde a sua criação, sugerindo projetos colaborativos (entre professores) e cooperativos (entre professores e alunos), para que, tanto professores como alunos se conectem ao mesmo Universo e não se sintam tão perdidos no espaço. A inter e a multidisciplinaridade, os temas transversais, os multimeios e as saídas de campo podem favorecer estas jornadas educacionais.
A alma do projeto é estabelecer trocas, e todo projeto de trabalho e/ou de estudo deve ser/ter a alma de um projeto maior de vida, para superar distâncias entre as gerações, sejam pais e filhos ou professores e alunos. O poder da união consegue estabelecer pontos de contatos entre estas gerações, às vezes tão distantes, anos-luz. Não somos arquipélagos de estrelas, mas muitas vezes, por trabalharmos sós, agimos como tais. Mas a tecnologia e os multimeios podem ser este canal de comunicação entre universos diversos como dos pais/professores e dos filhos/alunos. Lembremo-nos que as luzes que iluminam à noite estrelada são muitas vezes de estrelas mortas, que já não existem mais... Assim é a educação: o pensamento brilhante de educadores, pensadores, filósofos e pesquisadores da educação, ainda que eles já não estejam mais entre nós, ainda iluminam a nossa escuridão.
O projeto ALMA, inaugurado em março de 2013, além de uma brilhante ideia (desculpem o trocadilho), pode ser considerada a verdadeira Star Trek (Jornada nas Estrelas), se pensarmos que o seriado dos anos 1960/70, com mesmo nome, previa a colaboração espacial entre nações da Terra e doutros sistemas solares. Provavelmente, Gene Roddenberry (1921-1991), autor da série, ficaria feliz de conhecer este projeto. :-))
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Terra das Sombras: Pilobolus Dance Theatre (música, dança e teatro)
O vídeo acima, Terra das Sombras do grupo Pilobolus Dance Theatre, descobri por acaso no You Tube e trata-se de um fantástico exercício de arte, mesclando dança, música, teatro e ilusão de ótica, através de coreografias com incrível sintonia, num efeito que lembra a "perspectiva forçada", recurso utilizado e muito pelo cinema, de forma quase artesanal, até a adoção dos efeitos visuais gerados por computação gráfica.
A perspectiva forçada consistia em filmar em planos diferentes duas pessoas em um cenário estático, em que um deles se aproximava da câmera e outro se distanciava, dando a falsa impressão de um ser gigante e outro um pequenino. Séries como Terra de Gigantes (década de 1960, 1970) e seriados japoneses de Robô Gigante, Ultraman etc, adotaram muito este recurso. O gigante ficava próximo da câmera e no fundo um cenário de uma cidade em miniatura.
No vídeo em questão, o grupo Pilobolus Dance Theatre une a projeção de luz e sombras, em uma tela, em que mãos "gigantes" contracenam com bailarinos, numa belíssima coreografia que mistura malabarismo, dança, mímica etc. E efeito é fabuloso!
Pensando a "perspectiva forçada" no âmbito da educação, há que se planejar projetos em que a metodologia privilegie o aluno, e que este fique num plano principal, e o professor com o segundo plano, incentivando, mediando a criação, a autonomia, a criatividade, a colaboração. E não apenas por professores de artes visuais e educação artística. Feito isto, os resultados serão imensos para todos, vivendo ou não na Terra das Sombras.
Sobre o grupo de dança e teatro: "Pilobolus é uma empresa de atuação moderna, fundada em 1971, que até hoje usa suas listras revolucionários em suas mangas. De acordo com seu processo criativo fundamentalmente coletivo, Pilobolus Dance Theatre reúne grupos de diversos artistas --- incluindo o MIT Distribuído Laboratório de Robótica, Art Spiegelman, OK Go, Radiolab, e muitos outros --- para fazer inventivo, atlético, espirituoso, o desempenho colaborativo funciona no palco e na tela usando o corpo humano como um meio de expressão. Pilobolus faz a arte de construir uma comunidade. Ele ensina o seu processo criativo baseado em grupo para artistas e não-dançarinos igualmente através de populares, projetos educacionais e programas únicos. Este conjunto de atividades é chamado o Instituto Pilobolus. Pilobolus também aplica seu método de invenção criativa para uma ampla gama de serviços de movimento para cinema, publicidade, editorial, clientes comerciais e eventos corporativos. Esta divisão é chamada Pilobolus Creative Services. A temporada de 2013 marca os 42 anos do Pilobolus. De acordo com a energia e o espírito de seu homônimo biológico --- phototropic um fungo que se desenvolve em pátios ---- a empresa continuou a crescer em direção à luz, ampliando e aperfeiçoando seus métodos únicos de produção criativa coletiva para montar um repertório de mais de 100 obras coreográficas. Embora tenha se tornado uma força estável e influente no mundo da dança Pilobolus permanece como sempre, ansioso para os próximos 40 anos de colaboração no futuro.
Pilobolus Dance Theatre é baseada em Washington Depot, Connecticut e executa para o estágio, televisão e audiências on-line em todo o mundo. A empresa já apareceu tarde da noite no Late Night with Conan O'Brien, no início da manhã na Vila Sésamo, e em horário nobre como um recurso em 60 Minutos da CBS. Pilobolus tem realizado shows em 64 países e recebeu uma série de prêmios de prestígio, incluindo o Prémio da Crítica de Berlim, o Prêmio escocês, o Prêmio Brandeis, um Primetime Emmy Award para a realização proeminente na programação cultural, o Samuel H. Scripps americana Festival de Dança Prêmio pelo conjunto da obra em coreografia, e uma bolsa de TED para realizar uma conversa TED em 2005. Em 2010, o Pilobolus foi homenageado como o primeiro coletivo para receber o Dance Magazine Award, que reconhece os artistas que fizeram contribuições duradouras para o campo. Pilobolus também aparece nos repertórios das grandes companhias de dança americanas e européias. Em 2005, a Pilobolus transferiu seu acervo para Dartmouth College, onde a empresa originou. Desde então, a faculdade tem vindo a crescer o "arquivo vivo", com uma série de novos comissões de trabalho.
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terça-feira, 21 de maio de 2013
Tempos de aprender, desaprender, reaprender, por Sílvio Meira
O vídeo acima, Tempos de aprender, desaprender, reaprender (partes 1 e 2), descobri visitando o blog De Tudo um Pouco, da colega e amiga Janaina Costa, de Belém, PA, Brasil.
Trata-se como a própria Janaina apresenta, de palestra de Silvio Meira, cientista e professor, "uma das principais referências sobre a internet e o mundo em rede no Brasil, [que] aponta os impactos que a conectividade, a singularidade, o acolhimento e as infinitas variedades geradas pelo processo tecnológico que vivemos trazem para o nosso cotidiano."
E como bem declara Janaina: A conclusão do Silvio não poderia ser a melhor: "Todos nós devíamos nos preparar para o futuro, aprendendo coisas que ainda não sabemos, desaprendendo coisas que sabemos, mas não deveríamos mais saber, porque são de algumas forma inúteis e reaprendendo coisas que já soubemos e que voltaram a ser úteis."
Todo mestre deveria aprender com seu discípulo, todo professor, com seu aluno, diz o Educa Tube, pois são através destas trocas que podemos ensinar e aprender, diante de tanta informação que nem sempre gera conhecimento.
De fato, o educador do futuro precisa ter esta consciência que precisa aprender, desaprender e reaprender continuamente, pois o processo de ensino-aprendizagem é dinâmico, as tecnologias estão cada vez mais se tornando obsoletas com menor tempo de uso, mas a didática e a metodologia também precisam acompanhar este movimento que não é retilíneo nem uniforme, mas fruto de complexas interações, tanto em ambientes reais como virtuais.
E o aluno, com seu potencial de interação em grupo, com suas descobertas e juventude, pode ser este monitor, apoiador do próprio professor com os demais alunos.
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segunda-feira, 20 de maio de 2013
Lego Minifiguras: games e vídeos
A imagem acima é do portal LEGO MINIFIGURAS, onde estão disponíveis diversos jogos e vídeos com personagens do mundo Lego.
Na guia GAMES, o visitante pode escolher diversos jogos, como estes que o Educa Tube destaca, logo abaixo:
Passeio de montanha
Ilha do tesouro
Atirador espartano
Um portal recomendado para crianças de zero a mais de 100 anos de idade, para exercitar coordenação motora, raciocínio lógico, lateralidade etc.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Bebê ensina adulto a usar o iphone: aprendiz de feiticeiro?
O vídeo acima, Andre Sá aprendendo a usar o iphone, descobri visitando o blog De Tudo um Pouco, da colega e amiga Janaina Costa, de Belém, PA, Brasil.
Um vídeo aparentemente despretensioso, postado por pais que gostam das gracinhas de seus filhos, mas que me serviu para refletir bastante sobre a questões da tecnologia, educação e a sociedade, através de uma palavra que é a chave para entender o jovem deste século: curiosidade.
Não que os jovens do século passado e dos demais não fossem também curiosos, mas eram dominados por outra palavra forte: Erro! Com medo de errar, acabavam não ousando, não mexendo, não "fuçando" como fazem as crianças na atualidade. Se algo tem um botão, para eles não é sinônimo de perigo e, sim, de descobertas...
Mas boa parte dos professores, nascidos e formados no século XX, cresceram ouvindo de pais e professores: Não mexe, senão estraga. Até os brinquedos, que foram feitos para brincar, deveriam ser cuidados para não estragar. Usados com cuidado e depois guardados.
Com a atual geração, há que se pensar nestas questões: 1º) a criança sequer está alfabetizada na língua materna e já joga games em idioma estrangeiro; 2º) sequer entrou para a escola e já sabe manipular melhor que seus pais a TV, vídeo, DVD, games, fones celulares e qualquer equipamento eletroeletrônico e 3º) a maioria deste recursos tecnológicos são proibidos ou subestimados em boa parte dos ambientes escolares.
Muitas vezes já brinquei nas redes sociais com a questão de que, do jeito que cada geração vem mais conectada às tecnologias, breve, ao invés do cordão umbilical, nascerão com um cabo USB. E em função disto, o colega e amigo Paulo Medeiros, educador de Blumenau, SC, Brasil, me enviou, via Facebook, a imagem abaixo, que é bem o que tenho comentado (crianças nascendo sem cordão nem cabos, tampouco amarras):
A menina do vídeo, nascida no século XXI, já cortou por conta própria o cordão umbilical de seus pais, no que tangem ao uso das tecnologias e, daqui alguns anos, quando adentrar à escola, se esta ainda estiver com a mesma estrutura e o mesmo pensamento do século XIX, com professores nascidos no século XX, perceberá que toda esta tecnologia que ela vivencia, domina, e atua de forma natural, sem fios nem amarras, é em boa parte proibida nas instituições escolares ou, quando permitidas, usadas mais como recreação e não como ferramenta educacional.
Seja o moderno iphone, ou um celular mais simples, que tenha câmera para filmar e fotografar, podem ser grandes aliados do educador, em projetos de criação coletiva em sala de aula e/ou no entorno da escola, seja documentando as atividades, seja capturando imagens e outras possibilidades, para depois serem editadas em vídeo para publicação no You Tube, em blog, redes sociais etc.
Evidentemente que a menina acima, mexer com desenvoltura em equipamentos sofisticados não se trata de nenhuma feitiçaria, tampouco paranormalidade, mas para a dita normalidade do ambiente escolar, muitos destes aparelhos são mais recreativos do que pedagógicos, mas por desconhecimento do que por má vontade... Como educadores, precisamos, antes de proibir, conhecer as possibilidades, sejam para o bem como para o mal de um equipamento, seja eletroeletrônico ou não... Gosto sempre de dizer que tanto uma prosaica faca de cozinha como um livro didático podem ser apenas ferramentas ou armas, dependendo de sua utilização...
Breve o Educa Tube fara postagem especial do uso do telefone celular na educação.
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quinta-feira, 16 de maio de 2013
Mover, Aprender e Comer: a vida passa como um filme (pode ser curta ou longa-metragem)
MOVE from Rick Mereki on Vimeo.
LEARN from Rick Mereki on Vimeo.
EAT from Rick Mereki on Vimeo.
Os três vídeos acima, Move (Mover), Learn (Aprender) e Eat (Comer), descobri via Twitter de short_film, que sempre indica belos, criativos e originalíssimos curtas-metragens, como estes, em que um jovem (Rick Mereki) faz uma pequena viagem de um minuto cada, mas que compreende uma grande ideia de coletar imagens de diversos locais do planeta, envolvendo as descobertas da viagem, da aprendizagem e da arte e cultua, via culinária também.
Pequenas ou grandes expedições ao mundo real, seja a casa do aluno, o entorno da escola, a casa do professor, o meio em que ambos habitam, sem movem, aprendem, se alimentam, poderão alimentar outros projetos e sonhos, sem falar que movem novas ideias e pela aprendizagem mútua, pelo exercício da alteridade, de conhecer o outro e de se colocar no lugar do outro, evitam problemas sérios como bullying, preconceitos, discriminação etc. Pois, quando se conhece o outro, passa-se a entender seu mundo e seu jeito de viver...
A vida passa como um filme: para uns, um curta-metragem, para outros um longa... Não importa o tamanho, mas o sentido que se dá à vida. Sair com alunos pelo entorno da escola, tentando adaptar o conte[udo de sala de aula para este ambiente 3D, e documentando isto com fotos e vídeos, capturados pelo professor e seus alunos, poderá render um belo material pára ser editado em um minuto ou uma hora. O tamanho pouco importa - se curta ou longa-metragem -, mas que o conteúdo seja relevante e significativo para ambos, e que possa ser compartilhado posteriormente no mundo digital, via You Tube, blog, e-mail, redes sociais para a comunidade escolar e outros interessados.
E pode ser uma atividade integrada, interdisciplinar, com professores de educação física, português, matemática, artes, geografia etc. Uma dica: Planejem uma ação coletiva, envolvendo o conteúdo das disciplinas e turmas da escola, pensem num roteiro, com uma locação (locais a serem visitados), um enredo (itinerário) e atores (alunos e educadores) e pronto!
O que vocês estão esperando ai parados? Movam-se! Luz, Câmera e Educação!
Não precisa ser nada tão sofisticado como a ação dirigida por Rick Mereki que, segundo ele, envolveu: "3 caras, 44 dias, 11 países, 18 vôos, 38 mil milhas, um vulcão explodindo, 2 câmeras e quase um terabyte de filmagens ... tudo para transformar 3 ambiciosos conceitos lineares baseados em movimento, aprendizagem e comida..." A viagem de uma vida, condensada em apenas um minuto cada. Mas que belos três minutos, diga-se de passagem...
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quarta-feira, 15 de maio de 2013
Vida de professor: paródia com a música Ouro de Tolo, de Raul Seixas
O vídeo cômico acima, Vida de professor da rede pública, descobri visitando o blog Educa Sempre, da professora Erica Bosi, e trata-se de animação de Maurício Ricardo, uma paródia da canção Ouro de Tolo, de Raul Seixas (clássico dos anos 1970), uma crítica bem humorada sobre a triste realidade da maioria dos professores da rede pública brasileira, que convivem com turmas com mais de 30 alunos, com baixos salários, com cobrança social, pressão psicológica, falta de apoio familiar etc etc etc.
Seria cômico, não fosse trágica tal situação, que apesar de todo o exagero que possa conter uma paródia, como também é o caso do que está contido em uma charge, não deixa de ser um reflexo da realidade escolar, que carece de maior valorização, a começar pela remuneração, infraestrutura, apoio psicológico, formação continuada e respaldo social para o educador.
A escola, além de ser responsável pela instrução escolar dos alunos, por conta da omissão de alguns pais, tem também assumido o papel de primeiro educador de uma criança, quando deveria ser a segunda instância educacional... Valores e limites deveriam vir de casa e ser complementados na escola. Entretanto quando a instituição assume tal papel, por omissão de quem deveria também educar, acaba sendo tolhida por aqueles que omissos, vem defender o indefensável, justificar o injustificável.
O Educa Tube não se cansa de dizer que a crise da escola é, antes de tudo, uma crise ética e social da família e da própria sociedade, que vão delegando à escola parte de suas atribuições... A escola não tem estrutura sequer para resolver seus problemas, quanto mais os das famílias e da sociedade.
Ser professor na atualidade não é tarefa fácil, de mesma forma que ser aluno, pois ambos, parecem ter sido esquecidos pela sociedade, como a própria educação, que é prioridade em discursos quadrienais. A escola (para boa parte dos pais) que já foi o local onde depositavam as esperanças do futuro de seus filhos, atualmente é o local onde depositam seus filhos e só. Basta ver que quando há movimentos para valorização do salário e da carreira do magistério (paralisações e greves), poucos são os pais que apoiam a luta, deixando os filhos em suas casas. A maioria reclama de não ter onde deixar um ou dois filhos seus, querendo que os professores aguentem diariamente, por 800 horas ano e 200 dias letivos, mais de 30, 40 filhos dos outros. Paradoxo? Contradição? Desinteresse? Desconhecimento? Talvez um reality show da educação (um BBE?), possa desvendar à sociedade os dilemas de ser educador no século XXI.
Evidentemente que existem boas instituições, bons professores, ótimos alunos, pais que são responsáveis e interessados, mas é bom lembrar que a escola é apenas o reflexo da sociedade, e como tal, está sujeita as influências do meio em que está inserida, meio histórico, político, social...
Educação, de fato, é a grande riqueza de uma Nação, desde que os educadores não sejam considerados ouro de tolo, como na criativa paródia acima. Valorizados em discursos e esquecidos na prática.
O recurso da paródia - associado a animações, como o vídeo acima -, pode promover, desde debates e reflexões no ambiente escolar, também a produção de material audiovisual entre professores e alunos, nos mais variados temas e conteúdos, bastando unir criatividade, bom humor, crítica social e conteúdo educacional.
Abaixo, vídeo com a canção Ouro de Tolo, de Raul Seixas, clássico dos anos 1970, para ampliar a reflexão no tempo e no espaço escolar, e para a atual geração, que é bombardeada com Lek Lek Lek e outras pérolas, poder conhecer canções que seus professores ouviam quando tinham a sua idade... Evidentemente que só se pode gostar daquilo que é oferecido, e não se pode gostar de algo que se desconhece...
domingo, 12 de maio de 2013
Somente para Crianças: Anúncio com mensagem antiabuso "secreta" que "só crianças" conseguem ver
O vídeo acima, Somente para Crianças: Anúncio com mensagem antiabuso "secreta" que "só crianças" conseguem ver, descobri no facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira, advogado e educador de Rio Grande, RS, Brasil.
Trata-se, como o próprio título indica, de iniciativa da organização espanhola Children and Adolescents at Risk Foundation - ANAR, de criar, através de painéis espalhados em pontos de ônibus, uma maneira de as crianças que sofrem violência e abusos de informar sua situação para um número de telefone que é visível apenas para crianças, pelo ângulo de exposição. O anúncio, por conta desta angulação entre o tamanho de um adulto e de uma criança, mostra imagens diferentes. Assim, conforme notícia no blog Rede Esgoto de Televisão: "(...) quando um adulto – ou qualquer pessoa com mais de 1,35m – olhar vai ver apenas uma imagem de uma criança triste e uma mensagem: “às vezes, o abuso infantil só é visível para a criança que sofre.” Mas quando a criança olha para o anúncio, ela vê feridas no rosto do garoto e uma mensagem diferente: “se alguém te machucar, ligue e nós ajudaremos” junto com o telefone da fundação.
O anúncio foi desenvolvido para ajudar crianças, especialmente àquelas cujo abusador está parado ao seu lado. E por mais que seja uma forma espetacular de usar imagens lenticulares, quanto tempo será que demorará para empresas de brinquedos começarem a fazer a mesma coisa para divulgar seus produtos diretamente para crianças?"
Fonte:http://gizmodo.uol.com.br/
Observação do Educa Tube:
Pensando em criança e anúncios, e visando o outro lado da questão, não apenas de propagandas visando o bem estar das crianças, mas da propaganda visando o consumismo infanto-juvenil, lembrei-me deste ótimo documentário, chamado Criança, A Alma do Negócio, de Estela Renner e Marcos Nisti. Para refletir. Vejam link abaixo:
CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO - DOCUMENTÁRIO
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Para ser mãe não existem fórmulas: As famílias mudam. O Amor, não.
O vídeo acima, Dia das Mães: Para ser mãe não existem fórmulas, como o próprio título indica, trata-se de material de propaganda de perfumaria, mas que é muito interessante para valorizar aquela pessoa, que todos tem, que é sinônimo de vida, de afeto, carinho, esperança;
Como consta na apresentação do referido vídeo no You Tube: "Cada relação entre mãe e filho tem uma história, um percurso diferente. Conheça as histórias e descobertas de Maria Luiza, Tamires, Fernanda e Bruna e como cada uma vive essa experiência intensa, imprevisível e transformadora que é a maternidade".
Lembro-me de monumento em praça aqui de Rio Grande, com a imagem de uma mãe abraçada ao seu bebê (semelhantes e Pietá, piedade, escultura de Michelangelo), e uma placa abaixo dizendo que "Mãe é três vezes santa: na dor, no amor e na renúncia".
De fato: mãe sente dor quando do nascimento do filho e quando este, enfim, na adolescência vai cortando outros cordões umbilicais; o amor é fato incontestável, e a renúncia, a indicação da verdadeira mãe. Aquela que renuncia as coisas para si, para poder dar uma vida melhor aos filhos, que re nuncia ao tempo que poderia estar fazendo outras coisas para cuidar daquele filho, o tempo de espera, quando este começa a sair com os amigos e namoradas, ou quando adoece e passa a ser mãe-médica-enfermeira.
E para valorizar este sentimento de mãe e de mundo, indico também outra propaganda da mesma empresa, com o mesmo tema, chamada Dia das Mães: As famílias mudam. O amor não, logo abaixo, que trata desta imensa disponibilidade interna, terna e materna de nos abrigar antes, durante e depois do nascimento, que só uma boa mãe pode conter:
Conforme apresentação do vídeo acima, no You Tube: "Tamires deseja ser para sua filha, Karina, o mesmo porto seguro que sua mãe adotiva foi para ela. Bruna, madrasta de Carmem, descobriu que amor de mãe pode surgir de muitas formas diferentes. Nas duas histórias, a certeza de que famílias nascem e renascem e que, mesmo com formatos diferentes, toda relação merece ser celebrada".
Amor de mãe é algo único, e cada vez mais a mãe arca com as responsabilidades do mundo moderno, de ser multifuncional bem antes de equipamentos com estas funções terem sido inventadas, pois a mãe do século XXI trabalha fora, cuida dos filhos, da casa, do marido, quando tem, e se não tem acaba sendo mãe e pai, se desdobrando em mil e uma atividades, e dando conta de todas com força e delicadeza. Mãe fica braba, mas por que deseja o melhor para o filho, cobra, reclama, embrabece, mas sempre pensando no melhor. Mãe é mesmo porto seguro, primeiro abrigo que todo ser humano tem, e na dor e não há maior satisfação de ver a alegria e a felicidade estampada no rosto de uma mãe. Na dor ou no amor, ela está sempre perto de nós, mesmo quando não vive ou convive diariamente conosco. Mãe é a primeira educadora que toda criança tem, e com esta consciência que o Educa Tube deseja antecipadamente um Feliz Dia das Mães, todos os 365 dias de todos os anos.
Como diz slogan desta bela campanha publicitária: "Toda relação é um presente". E o maior presente que podemos ter na vida é uma relação duradoura e afetuosa com a nossa mãe, sempre.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Historia do lixo e a reciclagem nos dias atuais
O vídeo acima, Historia do lixo e a reciclagem nos dias atuais, trata-se de um interessante trabalho sobre a reciclagem, que aborda temas como a historia do lixo, tempo de decomposição dos materiais e sobre as vantagens da reciclagem, com informação e bom humor, e descobri visitando o blog educacional De Tudo Um Pouco, da colega e amiga Janaína Costa, de Belém, PA, Brasil, que segundo sua editora, blog este criado sob inspiração do Educa Tube, de reunir vídeos e materiais diversos de e para educadores.
O vídeo sobre a História do Lixo e a Reciclagem é um ótimo material para trabalhar com alunos noções de meio ambiente e educação ambiental. E serve para refletir, principalmente a relação entre aumento populacional e aumento da produção de lixo, pois estão intimamente relacionados, como se siameses fossem, pois o modelo de vida atual é calcado por demais no consumo sem maiores reflexões sobre a sustentabilidade e a reciclagem. As empresas produzem e as pessoas consomem... Em um prosaico lanche com meu filho, certa vez, contei mais de 10 materiais de lixo entre embalagens de papel, embalagens plásticas e outros resíduos, a maioria deles que poderia ser dispensada, se adotado outro modelo, menos visual de brinquedos e embalagens coloridas. Mas o brinquedo é que força a criança a querer este tipo de lanche, nem sempre saudável. Vivemos um tempo de tecnologia de ponta, cada vez mais sofisticada, mas que gera muito lixo eletrônico, nem sempre descartado de forma adequada, poluindo com seus metais pesados o solo, o lençol freático, o leito dos rios...
Um vídeo para ver, debater, divulgar e refletir junto à comunidade escolar o impacto do "Lixo Nosso de Cada Dia".
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Poesia visual: Sonhos, sopros e sentimentos
O vídeo acima, Sonhos, sopros e sentimentos, descobri via Facebook do professor Alberto Tornaghi, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, que pertence à Coordenação Pedagógica na empresa Oi Kabum! - Escola de Arte e Tecnologia do Rio de Janeiro e é Professor Adjunto e pesquisador na empresa Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA - Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, RJ.
Um belíssimo vídeo com produção de SeteOito Produções Artísticas / Célula Artística Beco das Flôres, com concepção de Ana Paula Bouzas / Fábio Espírito Santo / Candé Faria, direção de Fábio Espírito Santo / Candé Faria, coreografia e atuação de Ana Paula Bouzas e trilha original / poemas de Organismo (Línox, Shala Andirá, Roberto Pontes).
Um audiovisual que une diversas formas de arte, como poesia, dança, música, teatro e que serve para arte educadores, e professores em geral, mostrarem as múltiplas possibilidades de uso da arte e da cultura no ambiente escolar, preparando um roteiro com texto, coreografia, gravação de vídeo etc.
Uma ótima atividade para descobrir talentos em sua turma, seja pra dança, música, poesia, teatro e outras formas de arte, unindo ao conteúdo da disciplina, pois é possível sim, basta ver as diversas indicações feitas pelo Educa Tube de unir história e matemática, português e ciências etc. E, mais que tudo, documentar estas atividades, através de audiovisuais, capturados, seja por câmeras digitais ou câmeras de telefones celulares, editando o resultado em programas como o Movie Maker (edição de vídeo), publicando no You Tube - criando um canal para a disciplina, turma ou escola -, e depois divulgando em blogs e redes sociais.
Como cantou Lulu Santos, nos anos 1980, na canção Assaltaram a Gramática (vídeo abaixo): "O poeta é a pimenta do planeta", e a poesia e a arte são formas de ver e falar sobre o nosso mundo.
Observação: Este vídeo é uma versão mais atual, da mesma letra, com a participação especial de Gabriel O Pensador. Mas a letra é divertida, irônica e crítica, justamente para valorizar a poesia e a arte, e serve para reflexão sobre a língua e a linguagem na sala de aula.
terça-feira, 7 de maio de 2013
Telecursos (Ensino Fundamental e Médio) - Canal de Vídeos no You Tube
Imagem acima do Canal de Vídeos no You Tube que contém os Telecursos de Ensino Fundamental e Médio, veiculados pela televisão aberta, e que podem ser acessados, clicando no link abaixo:
TELECURSOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Um canal com mais de 9 mil inscritos, mais de 22 milhões de visitas e mais de 1.800 vídeos que podem ser encontrados na guia PESQUISAR, bastando colocar nome da disciplina.
Uma ótima oportunidade de complementar os estudos e/ou de aprender à distância.
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Recontando: site que reconta notícias do mundo para crianças (com vídeos e animações)
A imagem acima é do site RECONTANDO: Jornalismo na medida para crianças, que me foi indicado pela colega e amiga Denise Cruz, educadora do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Trata-se de uma criativa e original iniciativa da "jornalista Simone Ronzani [que] pensou nas dúvidas que seu filho tinha após ouvir e ler as notícias e criou o Recontando, site que cria animações sobre as notícias mais repercutidas nas redes sociais. Cada animação é desenvolvida com precisão para deixar a notícia mais clara e didática possível para que as crianças, principal público alvo do domínio, absorvam os fatos que as circundam ao redor do mundo".
Vejam entrevista de Simone Ronzani (imagem acima) à Revista INFO (aqui).
O Recontando: Jornalismo na Medida para Crianças, além de notícias sobre Ciência e Saúde, Diversão e Arte, Economia, Esporte, Meio Ambiente, Mundo e Polícia, possui também quadrinhos e jogos.
Vejam abaixo, dois vídeos que selecionei do portal Recontando: o primeiro, sobre justamente "A Primeira Vez" de como surgiu a ideia do projeto, e o outro sobre a "Enchente em Xerém", que mesclam fragmento da notícia com animação didática:
Abaixo, link para o canal de vídeos do Recontando, no You Tube:
RECONTANDO: JORNALISMO NA MEDIDA CERTA PARA CRIANÇAS - CANAL DE VÍDEOS
Uma incrível iniciativa de uma mãe que é a primeira educadora de seu filho e que serve de motivação a outros educadores para dialogarem com seus filhos e alunos sobre as notícias do mundo, sondar sua visão de mundo e interagir, esclarecendo as dúvidas das crianças e jovens. Uma atividade que pode ser reproduzida na sala de aula, seja visitando o site Recontando, ou os professore se inspirando nesta ideia para criarem outros projetos semelhantes.
Afinal, notícia interessante como esta não é sempre que aparece no Horário (nada) Nobre da Televisão, que disponibiliza horas para notícias discutíveis de pseudo celebridades, mas que, quando noticia algo relevante do "Planeta Educação" sempre em notas rápidas e sem maiores reflexões.
Visitem o site, link abaixo:
RECONTANDO: JORNALISMO NA MEDIDA PARA CRIANÇAS
domingo, 5 de maio de 2013
Acervo Paulo Freire e Centro de Referência Paulo Freire
A imagem acima, descobri via Twitter da Fundação Telefônica, e trata-se do ACERVO PAULO FREIRE, que como o nome indica, é portal para reunir todo material audiovisual, imagens, textos do e referente ao grande educador brasileiro.
Junto ao acervo, há também o CENTRO DE REFERÊNCIA PAULO FREIRE (imagem abaixo):
Conforme apresentação do portal:
Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro
Com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Instituto Paulo Freire lançou o projeto “Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro”. O projeto, contemplado em processo de seleção pública no Programa Petrobras Cultural (PPC), edição de 2010, concretiza este e outros sonhos de Paulo Freire e da comunidade freiriana nacional e internacional.
Objetivo geral
Preservar os materiais existentes, garantir e democratizar acesso qualificado à obra e ao legado de Paulo Freire, inclusive a pessoas com deficiência visual.
Objetivos específicos
Organizar e catalogar o acervo físico do Centro de Referência Paulo Freire.
Digitalizar trinta mil páginas de textos, cem vídeos, duzentas fitas cassetes, quinhentas fotos produzidas por Paulo Freire ou que apresentem o educador e, na perspectiva da inclusão social, disponibilizar duas mil páginas de e sobre Paulo Freire a pessoas com deficiência visual.
Digitalizar vinte mil páginas de textos, cem vídeos e duas mil e quinhentas fotos produzidas pelo Instituto Paulo Freire, como reinvenção do legado.
Disponibilizar presencial e virtualmente o acervo digitalizado do Centro de Referência Paulo Freire.
Público beneficiário
A obra deste educador está disponibilizada no prédio onde funciona o Instituto Paulo Freire, em São Paulo. Dada sua importância, é urgente e necessária a sua digitalização para preservar e qualificar o acesso aos materiais existentes no Centro de Referência Paulo Freire (CRPF), seja de forma física ou virtual, ampliando o portão de entrada a usuários de bibliotecas, a provedores de informação, a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, brasileiros e estrangeiros. A obra e legado de Paulo Freire se inserem nesse movimento pela democratização do acesso ao conhecimento. Neste contexto, faz-se necessário publicizar a contribuição da vida e da obra de Paulo Freire, que é um patrimônio cultural internacional, ampliando o acesso a esta literatura a universidades, movimentos sociais, pessoas e a organizações de todo o mundo. Com isso, haverá contribuição para a formação de professores, educadores populares e todos aqueles interessados em processos educativos numa perspectiva emancipadora e intertransdisciplinar.
Quem tiver interesse em compartilhar materiais de e/ou sobre Paulo Freire, envie e-mail para acervo@paulofreire.org ou ligue para (11) 3021-5536.
Repositório digital:
acervo.paulofreire.org/xmlui
O Educa Tube indica visitação aos referidos portais, através dos links abaixo:
ACERVO PAULO FREIRE
CENTRO DE REFERÊNCIA PAULO FREIRE
Recomendo também visita aos portais logo abaixo, que tratam também da vida e obra do educador brasileiro:
INSTITUTO PAULO FREIRE
LIVROS DE PAULO FREIRE PARA DOWNLOAD
sábado, 4 de maio de 2013
Magnético: curta-metragem para refletir sobre o amor, a educação e o magnetismo pessoal do educador
O vídeo acima, Magnetic (Magnético), com roteiro e direção de F.C. Rabbath, trata-se de um poético curta-metragem que descobri no You Tube, com uma bela narrativa visual, que permite várias leituras de imagens. A primeira, logicamente, mais romântica, do encontro e desencontro de um menino que, em sua descoberta dos mistérios da vida e do amor, tenta atrair a menina amada com um singelo e pequeno ímã. Tentativa infrutífera, primeira decepção amorosa. Anos depois, já na adolescência, depois de estudar e tornar-se uma espécie de cientista, o mesmo menino descobre o poder do magnetismo, criando uma pulseira que atrai as pessoas ao redor, menos o amor de sua vida, que pelo contrário, é repelida por aquele estranho objeto.
O amor é assim, necessita de um magnetismo pessoal e natural. Nem sempre joias, presentes, e artifícios eletromagnéticos, eletrônicos, artificiais conseguem seu intento.
Da mesma forma, na educação, se analisarmos este curta-metragem com olhos de educador, veremos que o que atrai o alunado é o magnetismo pessoal do professor, seu carisma, seu conhecimento do conteúdo, suas didática e metodologia adequadas, sua forma de interagir com o grupo, proporcionando o diálogo, as trocas, as descobertas mútuas.
Os multimeios eletroeletrônicos possuem um magnetismo parcial, pois se não forem conduzidos dentro de uma proposta pedagógica eficiente e motivadora, não traz a devida significação ao ambiente escolar. Computador, internet, datashow são acessórios, ímãs limitados, se não forem conduzidos pelo magnetismo pessoal de um bom professor que, às vezes, apenas com giz e quadro verde, uma saída de campo em torno da escola etc, poderá magnetizar, instigar, motivar um grupo...
Um curta-metragem para uma profunda reflexão dos educadores com seus alunos, sobre a vida, o amor, o trabalho, a família, a sociedade e a própria educação.
Recomendo o canal de vídeos de F.C. Rabbath (link logo abaixo), que tem outros belos curtas que poderão ser utilizados em alguma atividade escolar:
FC Rabbath - Canal de Vídeos no You Tube
Revendo este curta-metragem, lembrei-me do videoclipe Titanium, de David Guetta, com participação da cantora Sia (vide abaixo), em que um garoto com poderes sobrenaturais, apavora uma escola e é perseguido pela polícia. A escola e a sociedade ainda agem como no clip, com receio, àqueles que tem uma energia e um jeito diferente de ver o mundo. É mais fácil rotulá-los como desajustados, diferentes, estranhos, do que tentar entendê-los e integrá-los ao cotidiano escolar e social. E não falo apenas de crianças com supostos poderes paranormais, nada disso, remeto principalmente a portadores de necessidades especiais, que são diferentes, mas que tem seu tempo próprio de aprendizagem, e precisam ser integrados ao convívio escolar e social, sem receios nem alardes. Mas dentro de um planejamento adequado que não seja meramente o depositar alguém junto, mas não devidamente integrado ao grupo social.
sexta-feira, 3 de maio de 2013
e-Unicamp: conteúdo digital
A imagem acima, trata-se do portal e-Unicamp: conteúdo digital, que foi indicação via Facebook da colega e amiga Márcia Cristina Alves, educadora do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, representante do Rioeduca.net, da 9ª CRE - SME - RJ.
O portal tem diversos vídeos, como o I Feel Good (logo abaixo), que trata-se de apresentação de música, realizada para a disciplina Atividade Rítmica/Dança, pelo Professor Odilon José Roble. Módulo II, RedeFor.
Sobre o Portal:
O Portal e-Unicamp foi concebido com o objetivo de disseminar o conhecimento gerado pela Instituição por meio da disponibilização de vídeos, animações, simulações, ilustrações e aulas, materiais criados pelos próprios professores da Unicamp e de acesso livre ao público. O projeto é resultado de esforço relevante, no sentido de aproximar a comunidade da produção técnico-científica que as disciplinas dos cursos de graduação da Unicamp refletem.
O Portal e-Unicamp foi desenvolvido com o intuito de impulsionar o uso de tecnologias educacionais que permitem a criação de novos relacionamentos entre professores, alunos e a comunidade em geral, visando a instigar a aprendizagem e disseminar o conhecimento a todos de forma simples e gratuita.
Todo o conteúdo disponível no Portal estará sob licença do Creative Commons e das condições estabelecidas pela Lei 9.610/98 quanto aos direitos autorais.
O acesso aos materiais poderá ser feito de forma livre e sem custo. Não há necessidade de se inscrever ou de outras formalidades, mas somente observar e estar de acordo com as condições previstas nos Termos de Uso. No entanto, não inclui a assistência dos autores para esclarecer eventuais dúvidas, e as informações apresentadas podem não refletir o amplo conteúdo das disciplinas.
A oferta, a consulta e o uso dos materiais didáticos disponibilizados não geram compromissos de nenhuma espécie entre o Portal e-Unicamp e o usuário.
A estrutura oferecida segue uma tendência mundial que possibilita ampliar a relação institucional com a comunidade, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), por meio do projeto MIT OpenCourseWare, o qual disponibiliza à comunidade mundial conteúdos didáticos de suas disciplinas em vários formatos.
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Conectado: Curta-metragem de ficção científica para reflexão sobre educação e sociedade
O vídeo acima, Conectado, descobri no You Tube e trata-se de interessante curta-metragem (2009, escrito e dirigido por Jens Christensen Raunkjær & Jonas Drotner Mouritsen), situado em um futuro distante, pós-apocalíptico, em que surgem dois sobreviventes atados, ligados, conectados pelo mesmo cabo de ar. Em um ambiente desolador, entre ruínas, estes dois seguem por um terreno baldio, depois deserto, em busca de uma improvável sobrevivência, pois o tempo se esvai e o ar também... Aparentemente um jovem e alguém mais maduro seguem pelo terreno tortuoso, ligados por aquele cabo, sendo observados por um solitário... Quando os três se encontram, embora uma história futurista, passa a ter ares de filme de faroeste, em um duelo entre o mais velho da dupla com este solitário. Para aquele, de repente, livrar-se do peso quase morto de seu companheiro, ao qual está condenado a viver conectado para o resto dos seus dias, soltar-se e tentar um cabo exclusivo, é a melhor alternativa. E assim o faz, brigando com o solitário, e tomando deste o cabo único, fugindo em seguida...
E ai está a grande mensagem do curta-metragem: o duelo entre solidariedade e ganância, entre coletivo e individualismo. Quando o usurpador consegue seu cabo exclusivo descobre que ao vencer, perdeu, pois este não tem quase mais ar e morre asfixiado, enquanto que o aparente perdedor, se conecta ao que estava desacordado, conseguindo uma sobrevida naquele ambiente desolador...
Transpondo esta narrativa de ficção científica para o ambiente educacional e social, pode-se dizer que o futuro (que espero não seja tão apocalíptico) depende desta união, conexão de pais e professores com seus, respectivamente, filhos e alunos, pois é uma questão de sobrevivência mútua. O futuro da educação e da sociedade, diante de um panorama desolador, de desestrutura da família e da própria sociedade, depende muito da união do tradicional com o inovador, do adulto com o jovem, pois esta junção poderá reverter este quadro pré-apocalíptico.
O Educa Tube tem reiterado que o futuro da escola e da sociedade depende do estabelecimento destas trocas de saberes entre o velho e o novo, das certezas provisórias com as dúvidas permanentes, do diálogo entre gerações, um mostrando ao outro a sua visão de mundo. Para estabelecer um convívio em sociedade, cada vez mais será preciso estar CONECTADO, não apenas a rede mundial de computadores ou a alguma rede social digital, mas, acima de tudo, a uma rede social educacional, seja na escola, na família, no trabalho, em qualquer parte, com o objetivo de estabelecer estas trocas de ares, saberes e lições de vida, em que ora ensina-se, ora, aprende-se uns com os outros... Afinal, sozinhos, respiramos um ar viciado, contaminado apenas por nossas ideias de mundo, e precisamos arejar nosso viver e pensar, através destas trocas...
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quarta-feira, 1 de maio de 2013
Guia de Mídia: Sites Infantis - Sites para Crianças - Jogos - Diversão - Lazer - Games
A imagem acima, trata-se do Guia de Mídia com indicação de diversos Sites Infantis - Sites para Crianças - Jogos - Diversão - Lazer - Games.
Para acessar, explorar, se divertir e divulgar, basta clicar no link abaixo:
GUIA DE MÍDIA - SITES PARA CRIANÇAS
Ótimo espaço para descobertas entre educadores (sejam pais ou professores) e seus alunos e filhos.
Lego online: portal de jogos
A imagem acima, é da págna inicial do portal de jogo LEGO ONLINE, que o usuário, ao entrar, poderá escolher se deseja jogar com os Super-Heróis Marvel ou com os Super-Heróis DC Universe.
Bem interessante para desenvolvimento de lateralidade, raciocínio lógico-matemático e outras atividades. Embora, pareça ter um apelo mais ao público infanto-juvenil, é um portal para dar vazão à criança que existe dentro de cada um de nós. :-))
Vejam abaixo, os links para acesso:
LEGO ONLINE - PÁGINA INICIAL
SUPER-HERÓIS MARVEL
SUPER-HERÓIS DC UNIVERSE
Vejam também, logo abaixo, o divertido vídeo, intitulado A Vida de um Homem Lego:
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