quinta-feira, 28 de novembro de 2019
E.T. e Elliot se reencontram 37 anos depois do cinema em comercial natalino reunindo gerações (cinema e educação)
O belíssimo vídeo acima A Holiday Reunion – Xfinity 2019, descobri via Facebook de Lucí Ferraz, especialista em Tecnologias Educacionais, de São Paulo (SP), Brasil.
Trata-se de incrível curta-metragem em que duas personagens icônicas do cinema, E.T. e o menino Elliot [agora adulto, casado e pai de dois filhos] se reencontram 37 anos depois o sucesso do filme que marcou uma geração, dessa feita, através de um comercial lançado em 28/11/2019, nos EUA, para celebrar o principal feriado, o Dia de Ação de Graças, quando as famílias se reúnem.
Conforme dados do portal Heróis da TV: "A peça publicitária da empresa de telecomunicações Xfinity". O filme E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg foi lançado em 1982 e só foi superado em bilheteria em 1993, 11 anos depois, por Jurassic Park, também do mesmo diretor.
O comercial faz uma síntese do filme, mostrando as principais cenas como o encontro entre o E.T. e o menino Elliot, agora no caso com os filhos do adulto Elliot, o passeio noturno de bicicleta pelos céus da cidade e muito mais.
Mais que uma Sessão Nostalgia para pais, este comercial serve como uma reflexão sobre o poder da arte e cultura sobre o imaginário ocidental. Sobre a importância de pais e filhos, professores e alunos promoverem esses encontros e reencontros de gerações, através do cinema, da literatura, da arte em geral e da educação em especial.
O educador do século XXI deve ser uma arte-educador, incorporando curtas, clipes, cenas de filmes etc em seu fazer pedagógico, favorecendo esse diálogo entre gerações.
A geração de meus pais foi cinematográfica, aprendendo muito com filmes no cinema; já a minha foi televisiva, da famosa Sessão da Tarde, dos seriados infantojuvenis , como O Sítio do Picapau Amarelo, os desenhos animados da Hanna & Barbera dos filmes e desenhos da Disney. A geração de meu filho cresceu sobre o conceito da cibercultura: internet, jogos eletrônicos, redes e mídias sociais.
Cabe ao educador do século XXI promover esse diálogo entre gerações.
Não é preciso uma bicicleta voadora para em uma saída de estudos pelo entorno da escola promover voos da imaginação.
Há uma certa tendência na publicidade de incorporar o imaginário cinematográfico e televisivo em suas produções, basta ver outra bela campanha publicitária de automóvel, no Brasil, valendo-se do sucesso do seriado de animação Caverna do Dragão, vide link abaixo:
Caverna do Dragão: quando a arte, a cultura e a publicidade dialogam com a nostalgia e a imaginação
domingo, 24 de novembro de 2019
Uma jornada além da visão: diário em áudio sobre a cegueira transforma-se em curta em VR e 360 graus
O vídeo acima, Notes on Blindness: Into Darkness VR experience, descobri nas redes sociais e trata-se trailer de "Diário em áudio sobre perda de visão" que tornou-se filme incrível em realidade virtual, pois o mesmo literalmente "dá vida para histórias relatadas em áudio".
"Notas sobre a Cegueira" (tradução livre do blog) é uma simulação em VR (Realidade Virtual) sobre o cotidiano de uma pessoa cega, o curta conta a história de John Hull "teólogo que ao longo de 16 anos sofreu com uma cegueira degenerativa. A doença o estimulou a registrar um diário em formato de áudio e esse diário virou uma incrível experiência". Em 1983, ele veio a perder a totalmente a visão. Vídeo que demonstra as possibilidades da tecnologia assistiva e da inclusão tecnológica, educacional e social.
Há no final desta postagem um vídeo maior, produzido em 360 graus, intitulado "Notes on Blindness - Into the darkness A VR journey into a world beyond sight" [Notas sobre cegueira - Na escuridão Uma jornada de realidade virtual para um mundo além da visão].
Conforme apresentação do referido vídeo no YouTube: "Cada uma das cenas são de uma memória do teólogo e, a partir do áudio gravado, são inseridos em formato de vídeo, estimulando a imaginação do espectador/ouvinte".
De acordo com Amaury La Burthe, CEO da Audiogaming, uma das empresas responsáveis pelo projeto: “Nós começamos com o material em áudio e a história que John queria que fosse contada. A partir daí nós separamos vários momentos das fitas e tentamos elaborar em situações interativas. Dependendo do quanto você olhar ao redor, mais lenta a história se passará. Se você olhar bastante, nós vamos colocar alguns detalhes a mais”.
Se pensarmos que muitas das inovações tecnológicas integradas a smartphones, smarTVs (touchscreen comando de voz etc), consoles de videogame (sensor de movimento Kinect, por exemplo) e outros equipamentos, foram projetados primeiramente para atender questões do universo da deficiência motora, visual, auditiva, englobando hoje o conceito de tecnologia assistiva, inclusiva.
Inovar nunca me canso de dizer: é transformar algo já existente em alguma coisa nova. E para se incluir alguém é preciso colocar-se no lugar do outro, promover a empatia, a alteridade e a solidariedade.
Recentemente, junto com meus alunos do ensino médio, desenvolvi o projeto multidisciplinar Biblioteca Viva, de visitar locais em que as pessoas possam ser vistos como livros vivos em uma "biblioteca humana" (inspirada em experiência iniciada na Dinamarca em 2000), de não julgar um livro (vivo) apenas pela capa, pelo que ele aparenta.
Notes on Blindness é promover a contação de histórias incorporando elementos tecnológicos para produzir uma áudioteca, seja individual ou coletiva, pública ou privada.
Abaixo, a versão em 360 graus de Notes on Blindness, através do uso das setas direcionais no canto superior esquerda da tela. Não esqueçam também de ativar as legendas e sua tradução, no canto inferior direito da tela.
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domingo, 17 de novembro de 2019
"Uma casa bem aberta" à imaginação: delicada animação de beleza sem igual, envolvendo cinema e literatura
O vídeo acima "Una casa bien abierta" é uma preciosa e delicada animação e trailer para divulgação de livro de mesmo nome (publicado por Pequeño editor, em abril de 2014), com texto de Carlos Pessoa Rosa e ilustrações de Claudia Legnazzi, que descobri no YouTube.
Uma animação que se utiliza de materiais, provavelmente, colhidos na beira de uma praia, como pedras, paus, conchas, galhos, metais etc.
A história é simples e bela, conforme a apresentação do vídeo no YouTube: "Un niño está solo en la playa, un día de lluvia. Jugando, piensa en la palabra "casa", la escribe en la arena, la paladea en su imaginación. Por un momento sueña con una casa y una familia tan grandes como el mundo..."
Uma casa bem aberta à imaginação de todas as idades e, em especial, à infantojuvenil, que poderá inspirar professores da educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e os de artes a produzirem um audiovisual, valendo-se de peças recicláveis, coletadas no entorno da escola ou da comunidade escolar.
Um belíssimo, criativo e original curta-metragem de animação para tratar, além de arte e cultura, de meio ambiente, reciclagem, educação ambiental, sustentabilidade e muito mais.
Vejam também outros vídeos do canal Pequeño editor, no link abaixo:
PEQUEÑO EDITOR
Em tempo: o canal Pequeño editor tem uma série de vídeos, intitulada ABECEDÁRIO, de uma delicadeza incrível, narrado por vozes infantis e ilustrações, que merece uma visita, vejam o vídeo da Letra A:
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sábado, 16 de novembro de 2019
Mitologia, Filosofia e História através de Games como Origins (Egito), Odyssey (Grécia) e Sindicate (Era Vitoriana): criativos jogos de linguagem
Já é senso comum que os jogos têm grande importância na aprendizagem e alguns professores têm se valido das mais variadas formas de jogos (esportes, de cartas, tabuleiros, digitais, eletrônicos etc) no ensino. Um dos primeiros que vi utilizar-se desse expediente é o professor Michel Gularte, de Criciúma, Santa Catarina, Brasil, editor do portal HISTÓRIA DIGITAL.
A imagem acima é do game Assassin's Creed - ORIGINS [vejam vídeo abaixo, comentado por gamer], que é ambientado no Egito Antigo com seus deuses e mitologia peculiares. O visual é deslumbrante, a jogabilidade é interessante e o mais relevante de tudo: é possível aprender (como aluno) e ensinar (como professor). Mais que isso: é possível aprender e ensinar nos dois polos educativos: professor e aluno, tanto que a indicação deste e dos demais vídeos que se seguem foi de minha aluna do ensino médio Sabrina Rosso, de Rio Grande (RS), Brasil, que adora Informática, Literatura e Cinema.
Como professor de Literatura e Filosofia, além de Produção Textual e PDI - Profissões digitais inovadoras, vi no material a seguir uma fonte incrível de interação entre professor e aluno, justamente nas 4 disciplinas que ministro, pois para trabalhar com Filosofia, antes deve-se tratar de mitologias; para ensinar Literatura é necessário compreender contextos histórico; para incentivar a escrita criativa e a interpretação de textos e a própria Redação há que se pensar como um storyboard (do cinema e games) e um storytelling (a arte da contação de histórias) e tudo isso está incluso nos vídeos, abaixo indicados:
Com o avanço da tecnologia, a arte tem cada vez mais se aproximado da realidade, na questão do visual impressionante de filmes e jogos, que adotam elementos gráficos de alta definição. Mas sempre é bom lembrar que Arte e Tecnologia caminham de mãos dadas desde suas origens. Pensem na arte rupestre: as primeiras manifestações humanas são justamente a fusão da arte de estampar as mãos nas paredes das cavernas, 20, 30 mil anos atrás, fazendo riscos, rabiscos, espelhando animais daquele tempo, usos e costumes e tudo mais. Porém, deve-se isso ao uso de uma tecnologia rudimentar: de extrair pigmentos de árvores, plantas etc. Desde as ORIGENS, arte e tecnologia são siamesas.
Além disso, Arte, Cultura e Tecnologia possuem sua Odisseia, como no vídeo do jogo Assassin's Creed - Odyssey que trata de forma deslumbrante da mitologia grega e de seus filósofos mais destacados, tendo inclusive uma parte do jogo que a Sabrina me indicou, chamada FESTA DE FILÓSOFO, em que são apresentados esses pensadores gregos e seus principais conceitos, e que o jogador avança através da resolução de enigmas diante de uma Esfinge.
Outra valiosa indicação da Sabrina é Assassin's Creed - SINDICATE, ambientado em Londres da Era Vitoriana, e que me remeteu ao ótimo seriado Penny Dreadful:
Por fim, lembrei de INFERNO DE DANTE, jogo inspirado na Divina Comédia, de Dante Alighieri, que é justamente uma quase ode à Filosofia entre o período medieval e o renascimento. Outro vídeo deslumbrante que pode ser utilizado tanto na aprendizagem como no ensino da Literatura, da Filosofia, da arte e cultura:
A leitura é um jogo de linguagem, os jogos possuem uma narrativa, não há bom escritor sem antes um grande leitor. Enfim, para se tratar de Produção Textual, há que se pensar na bagagem artística e cultural do alunado para que esse se valha dessa bagagem nas alusões e repertórios numa Redação. Tudo esta integrado, conectado, e os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado nesse processo de ensino-aprendizagem, ainda mais que a atual geração é eminentemente audiovisual. Promover a associação entre a teoria e a prática pelas mais variadas formas podem proporcionar um maior significado e significação ao próprio ato de educar, em que ambos aprendem e ensinar uns aos outros: professores e alunos.
Aprendi muito com Sabrina durante as aulas e ensinei também a ela e seus colegas um pouco de minha bagagem, como professor. As indicações acima, considero relevantes, justamente por tudo que foi abordado.
Nas redes sociais, alguns colegas e amigos me indicaram outros materiais. A colega e amiga Lúcia Xavier, via Twitter, indicou-me Jeremiah McCall, professor e historiador de Cincinnati, Ohio, EUA, deditor do portal GAMING THE PAST, que também utiliza os jogos eletrônicos em seu fazer pedagógico.
Outro amigo digital, Marcius, via Twitter me indicou o canal ManyaTrueNerd, no YouTube, que tem algumas séries de jogos, como Total War, Crusader Kings 2 e Imperator: Rome que trabalha com essa questão (apesar do canal ser mais direcionado aos jogos de azar).
Portanto é possível trabalhar e estudar através de jogos: Mitologia, Filosofia, Literatura e Redação de uma forma criativa, divertida e associativa, além da simples memorização de conteúdos. Um bom jogo de linguagem a todos, pois todas essas áreas valem-se da linguagem e do jogo [direta ou indiretamente] para passar informação que gere conhecimento.
segunda-feira, 11 de novembro de 2019
Livro infantil que se planta após a leitura preservando o meio ambiente de forma lúdica
O vídeo acima Un libro que se planta - Libro Árbol, descobri na rede social e trata-se de uma ação incrível que o portal Notaterapia destaca.
Uma belíssima ação de conscientização para a importância do meio ambiente e da conservação das florestas e incentivo à leitura para as crianças.
Conforme o portal Notaterapia: "Em 2015, uma editora da Argentina, denominada Pequeño Editor, destinada à literatura infantil, lançou em parceira com a agência de publicidade FCB Buenos Aires, um livro que pode ser plantado após sua leitura. O livro Mi papa estuvo en la selva, escrito pelo argentino Gusti e ilustrado pela francesa Anne Decis, conta uma aventura na selva equatoriana. Ele foi cuidadosamente elaborado com tintas biodegradáveis e papel reciclado. No seu interior, abriga sementes de jacarandá, árvore ameaçada de extinção, principalmente, na Argentina".
Uma iniciativa relevante, criativa e original pois o livro vem com algumas instruções: "[...] o primeiro passo é ler a história para a criança. Depois da leitura, ele deve ser umedecido e guardado longe da luz solar até que germine. Os próximos passos são plantá-lo e regá-lo com frequência para que a árvore se desenvolva. Com a leitura, as crianças aprendem, de forma lúdica, a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, despertando a consciência ambiental e o cuidado com a natureza."
Sustentabilidade, ludicidade, educação ambiental, literatura, cidadania, sociedade.
Plante uma árvore-livro, cultive ideias e ensine um filho-aluno a cuidar da Mãe-Natureza.
sábado, 9 de novembro de 2019
Como funcionam as redes sociais: peça de humor que é metáfora para a conduta de alguns no mundo digital em paralelo com o mundo real
O vídeo acima "Como funcionam as redes sociais" é uma peça de humor, mas que pode ser encarada como uma metáfora para os a conduta de alguns diante dos espelhos digitais, quando parecem leões mas que no mundo real, longe das telas, não passam de gatinhos.
Um ótimo vídeo que me foi indicado pela colega e amiga Tatiana Lackmann educadora de Rio Grande (RS), Brasil.
Muitos dos conflitos nas redes sociais não existiriam no mundo real, pois olho no olho e a coisa funciona doutra forma.
Para ver, rever refletir e debater em produção textual, sociologia etc.
sexta-feira, 8 de novembro de 2019
A importância do Conhecimento entre a teoria e a prática: nunca julgue um livro só pela capa
O vídeo acima, achei no Facebook e é um ótimo material para refletir sobre a importância do conhecimento.
Muitas vezes julgamos as pessoas mais pela aparência do que pela essência. Muitas vezes vamos descobrindo talentos natos com a convivência. Noutras vezes através do incentivo e da motivação, sejamos pais ou professores.
No vídeo em questão mostra exatamente isso: alguém que não possuindo o talento nato para o esporte, resolve fazer cálculos e medições para atingir seu objetivo que é conseguir o arremesso perfeito à cesta.
Lógico que essa dramatização é uma romantização, mas também uma metáfora do como o esforço recompensa de como o conhecimento se adquire pelo esforço; que a precisão é atingida pela repetição, seja no esporte ou não.
Afinal, mesmo que se tenha um talento é preciso, como um diamante, lapidá-lo. Por mais que se seja inteligente é preciso colocar em prática os conceitos, as fórmulas, equações e tudo mais. Há que se querer aprender para superar obstáculos e desafios.
Um vídeo motivacional que pode se tornar uma boa peça educacional, pela reflexão que ela permite ter entre pais e filhos professores e alunos.
A pedagogia do esporte no cotidiano. E nesse caso, que a famoso "lei do menor esforço" não se enquadra, pois para que sonhos se tornem realidade e que objetivos de vida sejam alcançados há que se bem calcular todas as constantes e variáveis. Como na frase atribuída a Thomas Edison: "A genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração". E no vídeo em questão mostra isso de firma bem didática.
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