sexta-feira, 27 de julho de 2018

Paulo Freire: antes da palavra e a leitura de mundo




O vídeo acima Paulo Freire antes da palavra, indicação do colega e amigo Ricardo Antunes, educador de Portugal, residindo desde 2014 em Dili, Timor-Leste.
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra" é uma bela, profunda, poética e filosófica citação de Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiro e do mundo. Nessa breve fala ele trabalha com a ideia de que a leitura de mundo e das imagens antecede à invenção da palavra (linguagem) e da escrita. A linguagem visual é imanente, e todos conseguem entender o mundo pelos sinais símbolos, signos e significados. Da imagem e da imaginação humana.
Um belo vídeo para introdução a alguma atividade que envolva a linguagem nas suas mais variadas formas.

sábado, 21 de julho de 2018

A máquina que gira: uma pequena viagem no tempo através da memória e da bagagem sentimental




O vídeo acima de uma antiga máquina de costura, descobri no Facebook, na página Saudades da Minha Infância, e imediatamente ativou minha pequena máquina do tempo, que é a memória, acionando também minha bagagem sentimental, pois muito brinquei também com tal equipamento e tecnologia quando criança, fazendo inúmeras viagens pela imaginação, e em "3D", quando nem havia tal tecnologia digital, nem videogames, internet e computador pessoal. A máquina de costura de minha avó era um veículo, ora terrestres, ora submarino, voador e até espacial. Ao girar a roda da máquina de costura, eu ia costurando sem saber mil histórias de faz-de-conta na mente infantil, visitando lugares que só existiam dentro de mim, mas que eram influenciados pelos filmes desenhos, animados, revistas, livros de histórias em quadrinhos e muito mais.
O bom educador do século XXI precisa fazer essas viagens com seus alunos muitos deles nascidos nesse século XXI. Se por acaso não foi um piloto dessas tecnologias antigas, propor pesquisas ou visitação a locais onde elas ainda existam. Pedir aos alunos que falem com pais, tios, avós, vizinhos sobre esses equipamentos, pedindo que lhes conte histórias sobre os mesmos... Enfim, promovendo um diálogo entre gerações.

A sabedoria popular de quem faz poesia com os dias: a arte e a cultura em toda parte




O vídeo acima, foi indicado via Facebook pelo colega e amigo Fernando Luís, poeta, artesão e músico em Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de um pequeno vídeo com uma bela reflexão, fruto da sabedoria popular. Um vídeo encantador, reflexivo, poético, filosófico e muito mais para a gente pensar o macro através do microcosmos. Além de falar de arte e cultura em toda parte.
Algo que me lembra a sabedoria poética de Cora Coralina. Sabedoria da autêntica rede social...

sexta-feira, 20 de julho de 2018

A Síndrome do Imperador: uma triste realidade presente na Educação




O vídeo acima Síndrome do Imperador, recebi pelo WhatsApp e trata-se de entrevista com Leo Fralman. Conforme apresentação do vídeo no YouTube: "O psicoterapeuta Leo Fraiman explica o que é a ‘Síndrome do Imperador’ e como a falta de limites e atitudes corretas dos pais pode se tornar um grave problema na formação dos filhos".
De fato uma triste realidade que assola a educação, não apenas nas escolas, mas nos relacionamentos familiares...
Lembrando que é um problema mais relativos dos pais em relação aos filhos do que o contrário... Um ótimo material para refletir sobre o mundo atual.
Não saber lidar com as frustrações é algo extremamente delicado, pois a vida e o mundo real não são um eterno conto de fadas. A superproteção dos pais fragiliza a independência e a identidade dos filhos...
O desenvolvimento da autonomia passa pela capacidade de saber lidar com as frustrações... Algo que vai repercutir na escola e na sociedade.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Barreira contra a violência: campanha da UNICEF sobre a violência contra crianças




O vídeo acima Barreira contra a violência, descobri no YouTube e trata-se de campanha da UNICEF no Peru sobre a violência contra as crianças e é algo didático ao propor um experimento social que causa empatia e alteridade.
O esporte é uma das linguagens universais da humanidade e aproveitar esse potência para conscientização de crianças, jovens e adultos é essencial. As imagens falam por si...

terça-feira, 17 de julho de 2018

A Ilha do Conhecimento: plataforma colaborativa criada por professores e alunos da USP




A imagem acima é do portal ILHA DO CONHECIMENTO, um projeto feito por alunos da USP (Universidade de São Paulo), Brasil e se trata de, conforme matéria do Jornal da USP de "(...) uma plataforma colaborativa na qual professores, pesquisadores e especialistas de diversas áreas podem compartilhar assuntos do meio acadêmico e científico em linguagem acessível ao público. A ideia é que o conhecimento gerado nas universidades e instituições de pesquisas chegue a mais pessoas".
Segundo o Jornal da USP: "Os idealizadores do projeto, Eduardo Domingues Borges, Caio M.C.A. de Oliveira e Paula Verzola Olivio, acreditam que o acesso à ciência e o seu processo de construção são um meio de conscientização e transformação das pessoas. Eles são ex-alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.
A analogia do conhecimento como uma ilha teve inspiração na obra A Ilha do Conhecimento: Os Limites da Ciência e a Busca por Sentido (Editora Record), do físico, astrônomo, professor e escritor brasileiro Marcelo Gleiser."
De acordo com os idealizadores do projeto: "Ilha do Conhecimento é a representação de todo o nosso conhecimento como uma ilha rodeada pelo vasto oceano do desconhecido. Conforme descobrimos algo sobre o mundo ou sobre nós mesmos, expandimos nossa ilha e avançamos em direção ao que não conhecemos. Ao expandirmos a área da nossa ilha aumentamos o perímetro que a delimita, estendendo nossa fronteira com o oceano do desconhecido. Assim, quando aprendemos ou descobrimos algo novo não nos aproximamos de uma resposta única, definitiva ou universal, e sim percebemos que existem cada vez mais perguntas a serem feitas, novas e mais pertinentes".
Os interessados em colaborar com a plataforma devem entrar em contato pelo e-mail contato@ilhadoconhecimento.com.br ou pelo site.
O portal Ilha do Conhecimento é uma iniciativa independente, sem fins lucrativos e oferece acesso público e gratuito ao conteúdo original. Todo conteúdo é divulgado por meio de um processo sistematizado de produção e editoração aberto. A divulgação dos conteúdos acontece pelo site e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube).



Abaixo, links para o portal e o canal de vídeos no You Tube:

ILHA DO CONHECIMENTO - PORTAL EDUCACIONAL

Ilha do Conhecimento - Canal no YouTube

A seguir, um dos vídeos de referido canal:



quarta-feira, 4 de julho de 2018

LOU: curta-metragem de animação que discute a questão do assédio escolar




O vídeo acima, LOU, foi indicação via Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de curta-metragem de animação da Pixar que aborda a questão do assédio escolar.
O vídeo conta a história de um menino que inferniza a vida de seus colegas de escola, se apropriando de diversas coisas, até que conhece LOU que o faz sentir (literalmente) na pele os mesmo efeitos daquilo que faz aos outros. Com um final redentor, LOU é uma animação que trabalha com conceitos como empatia, alteridade, solidariedade...
Um ótimo material para a escola refletir e para que educadores, sejam pais ou professores, vejam com seus filhos e alunos.

domingo, 1 de julho de 2018

Historiador Comunica-Ação: portal educacional sobre História e Educação ambiental




A imagem acima é do portal educacional HISTORIADOR COMUNICA-AÇÃO, do colega Bread Soares Estevam, professor de História em São José do Norte e educador social em Rio Grande (RS), Brasil.
Um portal que trabalha com o conteúdo de história na perspectiva da educação ambiental e dos movimentos sociais.
Recomendo o portal, pois tive privilégio de ser banca da apresentação de TCC do Bread e percebi o quanto ele está envolvido com os temas que pesquisa e coloca em prática em seu fazer pedagógico.
Abaixo, link para visitação ao referido portal:

HISTORIADOR COMUNICA-AÇÃO