quarta-feira, 30 de junho de 2021
3D Driving Simulator: um simulador de direção em 3D, via navegador que roda dentro do Google Maps
A imagem acima é de um recurso que encontrei no Tik Tok e fui conferir sobre um simulador de direção em 3D, que funciona dentro do navegador do Google, acessando o Google Maps, bastando colocar no pesquisar "Driver Simulator", clicando na primeira opção da lista, chamado 3D Driving Simulator on Google Maps - Frame Synthesis.
Feito isso, basta clicar em "START" e sair movimentando o carro, através das setas direcionais do teclado.
É possível escolher algumas cidades do mundo, na opção "Preset locations".
Abaixo, imagem e link para o simulador 3D:
Simulador 3D via Google Maps
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
terça-feira, 29 de junho de 2021
Lili: curta-metragem de animação que conta história de menina que, no meio de uma tempestade, precisa escolher entre a ilusão e a realidade
O vídeo acima, Lili, é uma lindo, poético e filosófico curta-metragem de animação em stop motion, que descobri no YouTube e que foi realizado em Israel, em 2016, com direção de Hani Dombe e Tom Kouris.
A sinopse conta que: "Lili se recusa a abandonar sua infância e luta contra uma tempestade de areia que ameaça levá-la embora. No meio da tempestade ela redescobre a alegria da infância, mas forçada a escolher entre a ilusão e a realidade".
A história inicia com Lili e seu "ursinho" [um coelho de pelúcia] estão no telhado da casa, próxima à beira do mar, quando o vento - que é o ar em movimento - começa a ventar mais forte e dar "vida" aos brinquedos no quintal. Logo chega uma tempestade de areia e Lili, prende com fita adesiva seus brinquedos no telhado, aguardando aquelas nuvens imensas como uma espécie de Quixote, com uma panela na cabeça, uma tampa de panela como escude e um graveto como espada. Lá no alto, tenta enfrentar a tempestade de areia, sendo levada por essa, junto com seus brinquedos...
Essa primeira parte, remete ao Mágico de Oz e à menina Dorothy, pegando carona num furacão, indo para o reino de Oz...
No segundo momento, dentro da tempestade, Lili encontra um misterioso Parque de Diversões, com um carrossel onde se põe a girar. Reencontra seu "coelho de pelúcia" e fica rememorando aquele tempo de infância...
A tempestade é uma metáfora, justamente para esse rito de passagem entre a infância e o país dos sonhos e a adolescência e a chegada ao país da realidade... Pura poesia em imagens e símbolos, quando Lili sai da tempestade e retorna ao mundo real..., já adulta, reencontrando um desenho antigo na beira da mesma praia. Algo que remete à filosofia de Heráclito: "Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio. Quando imergimos, águas novas substituem aquelas que nos banharam antes", e já não somos a mesma pessoa, quando retornamos ao mesmo local. Embora a água fluia, como o tempo, as memórias são nossa pequena máquina do tempo, em que retornamos àquilo que nos marcou.
A cena final é emblemática, da mulher fazendo um avião de papel com o desenhod a menina que já foi um dia, arremessando ao ar, na mesma praia, rumo ao mar, ao novo, ao desconhecido...
Um rico material para uma aula de filosofia, semiótica, de interpretação textual e de escrita criativa...
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Marcadores:
animação,
arte e cultura,
CinEducação,
cinema,
criatividade,
curta-metragem,
filosofia,
produção textual,
reflexão,
stop motion
segunda-feira, 28 de junho de 2021
RPG e Educação: "Live" no canal Ousada Mente sobre formas de utilização do jogo de interpretação de papeis na escola
O vídeo acima, RPG e Educação, trata-se de interessante "live", realizada em 26/06/2021, sobre o jogo de interpretação de papeis, popularmente chamado de RPG [Role Play Game], proporcionada pelo canal Ousada Mente, da professora Sol Corregio, de São Paulo (SP), tendo como participantes do debate Beatriz M. Acerbi, do Movimento Escoteiro, e Rafel Oliveira, professor da rede municipal de São Paulo.
Algumas perguntas que o encontro buscou responder: "O que é RPG? O que é necessário para jogar? Por que usar RPG no processo educativo? Diferentes sistemas, complicações e possibilidades no processo. RPG baseado em fantasia ou em fatos históricos?"
Alguns materiais que serviram de apoio e referências da Live:
Livro "A Bandeira do Elefante e da Arara"
https://www.eamb.org/brasil/
Podcast Deviante
https://www.deviante.com.br/podcasts/rpguaxa/
Artigo sueco em inglês que traz uma vasta revisão bibliográfica sobre o tema
https://gupea.ub.gu.se/handle/2077/66751
Artigo em português
https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14403/8308
Em 2009, o editor do Educa Tube Brasil, prof. José Antonio Klaes Roig, criou um blog, chamada RPG - Role Poetic Games ou Jogos Poéticos Virtuais, que agregou a ele mais 5 jovens colaboradores, todos da cidade do Rio Grande no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil, para uma experiência de escrita coletiva e colaborativa, online, através de um blog para publicação das postagens e outro, intitulado Xadrez Literário, reservado às discussões estratégias e internas dos integrantes do projeto. 5 eram escritores e 1 o desenhista que ilustrava as personagens. 5 seguiram nas letras, chegando ao mestrado e doutorado, e o desenhista optou pela psicologia. A experiência durou mais de 30 postagens [vide imagem e link a seguir] e ficou sem conclusão, por conta de projetos pessoais e profissionais de cada um. Mesmo assim, foi notícia em jornal e revista eletrônica, além de inspirar projetos semelhantes em escolas de Rio Grande (RS), Rio de Janeiro e Maranhão, entre outros locais.
Portanto, RPG e Educação podem ter ótimas vinculações entre professores e alunos, em atividades inter e multidisciplinares, envolvendo professores de história, literatura, geografia, artes etc.
RPG - Role Poetic Games [Jogos Poéticos Virtuais]
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Marcadores:
arte e cultura,
canal de vídeos,
criatividade,
educação,
educação e tecnologia,
geografia,
história,
jogo educacional,
jogos,
literatura,
produção textual,
RPG
domingo, 27 de junho de 2021
"O Homem que Sabia Javanês": conto clássico e emblemático de Lima Barreto que é uma radiografa da alma e do jeitinho brasileiros [Direito, Literatura e Sociedade]
O vídeo acima, O Homem que Sabia Javanês, trata-se da 1ª parte do programa Direito & Literatura [episódio 207], em que o apresentador Lenio Streck [destacado advogado], "[...] recebe no estúdio o doutor de Direito e professor do Programa de Pós-graduação em Direito da IMED Fausto Santos de Moraes, e o pós-doutor em Filosofia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Unisinos, Alfredo Culleton", para debaterem sobre esse conto clássico da literatura brasileira, de autoria do genial Lima Barreto.
Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) foi um dos grandes escritores do Pré-Modernismo brasileiro, incorporando à sua obra uma profunda, irrevenrente e criativa crítica social e de costumes, como em "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", em que critica o ufanismo [o patriotismo exagerado]; Recordações do Escrivão Isaías Caminha; Os Bruzundungas; Clara dos Anjos; além de diversas crônicas e contos, como o destacado nesta postagem, que considero uma radiografia da alma brasileira e da estrutura do país que mantém-se inalterada, quanto a valorização mais da aparência do que da essência, do jeitinho brasileiro, da malandragem... Algo de Macunaíma, antes de Macunaíma ter sido escrito por Mario de Andrade, já no Modernismo, em 1928.
É de Lima Barreto a frase, muito citada, de que "O Brasil não tem povo, tem público". Esta afirmação foi feita á Revista Careta, em 1922, ano de seu falecimento e da Semana da Arte Moderna, que inaugurará o Modernismo no Brasil.
De fato, se pararmos pra pensar Literatura, História e Direito, veremos que, desde que aportaram aqui as caravalas com Cabral e Caminha, primeiro escrivão que essa terra conheceu, primeiros os nativos, depois as pessoas trazidas para cá, escravizadas, e a popiulação em geral, sempre assistiu, como figurantes o desenrolar da História, tanto no Brasil-Colônia, depois Império e principalmente na República e seus diversos golpes de estado. Basta ver que durante o período, chamado democrático, e com eleições diretas, somente dois presidentes conseguiram concluir seu mandato, sendo os demais tragados pelas diversas intrigas políticas, urdidas antes nos bastidores do poder para depois chegar às ruas, quando chegaram.
A metáfora do "falar javanês" é emblemática dos famosos "Rolando Lero", personagem fictício e caricato, consagrado em programa humorístico de TV, chamado "A Escolinha do Professor Raimundo", capitaneado pelo ator e humorista Chico Anísio. Os "Rolando Lero" estão por aí, nos programas de TV, nos governos municipais, estaduais e federais, nas câmaras de vereadores e assembleias legislativas, na Câmara dos Deputados e no Senado, falando muito - com a fala propriedade que não têm - e dizendo pouco, inclusive, muitas vezes, se valendo das famosas "Fake News" com fonte de argumentação, ou seja, falácias, sofismas... Nada mais "javanês" que isso, contando com o desonhecimento do outro para se impor como falso intelectual.
Artefato artístico, histórico, sociológico, literário e peça importantíssima da memória nacional. Afinal, quantos "homens" que dizem falar javanês, internetês, juridiquês e outros jargões se impõem diante daquele que não os entende, na base da enrolação? Quantos ostentam em "Lives" uma vasta biblioteca, mais para impressionar o espectador do que de fato seja um grande leitor? Quantos fazem citações descontextualizadas para passar um verniz de intelectualidade? Quantos "javaneses" existem por essa Terra Brasilis, nas mais variadas áreas?
Para quem não conhece esse conto magistral de Lima Barreto, indico a seguir, link para sua leitura integral para sua utilização em aulas de Literatura, Língua Portuguesa, História, Sociologia, Produção Textual, entre outras:
O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS - CONTO
Recomendo também a segunda parte do programa Direito & Literatura 207 - O homem que sabia javanês, disponível no YouTube no canal TV e Rádio Unisinos, que aborda diversos clássicos da literatura, na perspectiva do Direito.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Marcadores:
canal de vídeos,
direito,
história,
língua portuguesa,
linguagem,
literatura,
memória,
portal educacional,
produção textual,
sociedade,
sociologia
sábado, 26 de junho de 2021
"O golpe na aula online!": audiovisual de humor para reflexão sobre a educação em tempos de pandemia, tecnologia remota, ensino híbrido etc
O vídeo acima, "O golpe na aula online!", é uma peça de humor que encontrei no Tik Tok e depois, pesquisando, achei no YouTube para carregar para meu blog educacional como forma de reflexão sobre educação, tecnologia e pandemia.
O vídeo mostra uma aula digital de um professor e seus alunos. É uma ironia, uma obra de humor e como tal precisa ser analisada em com contexto de pandemia que já dura mais de um ano e meio. Contexto esse que impactou por demais as relações interpessoais, principalmente no que tange o Planeta Educação.
Não estávamos preparados para enfrentar uma pandemia nessa escala mundial, ninguém estava. O mundo não estava preparado para isso. Entretanto, todos, de uma forma ou de outra, precisaram se readaptar, se reinventar, lembrando máxima do evolucionismo, atribuída a Darwin, mas que é de autoria de Leon C. Megginson, professor da Louisiana State University nos Estados Unidos, em que disse: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
De fato, em plena pandemia, não apenas pessoas físicas, mas jurídicas, perceberam que sobreviveria não o mais forte, rico, inteligente, mas aquele que conseguisse se adaptar às transformações tecnológicas, sociais, políticas, econômicas. Antes da pandemia, já se tinha essa sensação, observando os impactos das TIC no cotidiano, mas era algo mais gradual e não em escala mundial como desde janeiro de 2020.
Professores, alunos, pais, trabalhadores em geral, a sociedade regional, nacional e mundial, todos precisaram rever seus conceitos e pré-conceitos sobre as tecnologias, sobre a própria educação. Ficou público e notório que nenhuma máquina e/ou Inteligência Artifical poderá substituir adequadamente o bom professor, o contato presencial, a empatia, a alteridade, as trocas de saberes na escola, na sala de aula ou em saídas de estudos. O homescholling provou isso, em discurso sem a devida prática, pois aprender em casa é algo acessório e complementar, jamais o principal no processo educacional. Assim como as máquinas, os aplicativos, os dispositivos eletrônicos são ferramentas de apoio, aliados ao processo de ensino-aprendizagem, mas não se autocontrolam, sem a intervenção humana, principalmente se não forem agregadados à experiência de vida, à bagagem sociocultural e afetiva do professor em diálogo com a do aluno.
Humor à parte, quem lida com educação a distância, quem é professor digital bem sabe a complexidade de "trocar o pneu com o caro em movimento", expressão muito utilizada em Lives sobre o tema de "educação na pandemia", pois envolve muito mais do que acesso à tecnologia, ao uso de dados pelo aluno e professor. Há que se ver que novas tecnologias requerem nvas metodologias, que o tempo e espaço digitais são totalmente diversos do tempo e espaço presencial. Que a conexão, a estrutura logística, que os equipamentos, aplicativos etc podem facilitar ou dificultar a vida escolar. Não basta apenas planejamento, há que se ter suporte técnico, formação continuada, espaço para trocas de saberes e resolução de problemas.
Enfim, a pandemia veio para mostrar muitas coisas referentes às relações humanas e também essas relações com a própria tecnologia digital, que poderá ser uma ótima aliada ou não, sem o devido planejamento, infraestrutura, adequação e readaptação a um novo modelo de ensino, seja remoto ou híbrido.
Há que se pensar em uma nova pedagogia, durante, e, principalmentem na pós-pandemia; já que não voltaremos á normalidade, quando tudo isso passar, como não retornamos ao mundo anterior à revolução francesa, à revolução industrial, ao 11 de setembro e muito mais... O mundo mudou e precisamos mudar, como disse ex-presidente norte-americano. Frase que dialoga com as ideias do professor Megginson, que se comunicam com as de Darwin e assim por diante...
O vídeo acima, poderá ser utilizado numa dinâmica de grupo, justamente para promover um debate entre professores, professore e alunos, professores e comunidade escolar sobre a Educação 3.0, muito além da pandemia.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Marcadores:
educação,
educação a distância,
educação e tecnologia,
metodologia,
pandemia,
pedagogia,
recursos tecnológicos,
reflexão,
saúde,
sociedade,
sociologia,
tecnologia
quinta-feira, 24 de junho de 2021
Rir é contagiante: a felicidade começa com um sorriso [mais que uma campanha publicitária, um lema de vida!] #CompartilheAlegria
O vídeo acima, Rir é contagiante: a felicidade começa com um sorriso, descobri no Tik Tok e localizei depois no YouTube.
Trata-se de um dia qualquer na vida de um ilustre desconhecido que embarca no trem do metrô e ao acessar seu tablet, começa a rir de forma hilária, contagiando todos os demais passageiros.
Uma campanha publicitária e um experimento social que pomoveu um efeito dominó nas pessoas, que silenciosas e cada uma em seu mundinho, de repente passaram a abrir largos sorrisos, pois de fato, ver alguém sorrindo contagia, traz uma pequena alegria.
A vida é feita de pequenos momentos, de detalhes, de situações, muitas vezes imprevisíveis. UM sorriso, uma palavra amiga, uma gentileza, carinho, delicadeza poderá iluminar um dia cinzento, nublado, sem perspectivas.
A "pedagogia do afeto" causa resultados impressionantes quando educadores - sejam pais ou professores - conseguem motivar seus filhos e alunos para as pequenas e simples coisas da vida, para a relevância da arte e da cultra, dentro da educação, para o poder da aprendizagem compartilhada que se torna conhecimento mútuo.
Um simples gesto, de fato, pode mudar o dia de uma ou mais pessoas.
Como encerra o vídeo: A felicidade começa com um sorriso. #CompartilheAlegria
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Novo menino: curta-metragem sobre um garoto africano que chega à Irlanda para estudar e enfrenta o bullying
O vídeo acima, New Boy, descobri nos vídeos correlatos do YouTube e trata-se de um belo curta-metragem que conta sobre a chegada de um novo menino, Joseoh, a uma escola e suas memórias de sua antiga escola e professor.
Curta de Zanzibar, 2007, com roteiro e direção de Steph Green, mostra o cotidiano de um garoto africano com uma história de vida trágica que vem para a Irlanda estudar e logo percebe o que é ser um "novo garoto" num outro lugar e precisa se adaptar, enfrentando o bullying e superando as rivalidades.
Nem Boy foi vencedor do prêmio de melhor curta narrativa no Tribeca Film Festival de 2008 e indicado ao Oscar.
É um daqueles vídeos que permitem uma leitura de imagens e de mundo, e promove uma profunda reflexão.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 20 de junho de 2021
A sincronia perfeita de crianças da educação infantil [jardim de infância], em escola na China [pedagogia do movimento]
A imagem acima, refere-se a vídeo que encontrei primeiro no Twitter, depois no Facebook da página Mídia Ninja, e que trata-se da impressionante sincronia que crianças da educação infantil na China proporcionam, unindo coordenação motora, lateralidade, disciplina, trabalho em equipe e muito mais.
Segundo dados, o vídeo viralizou primeiro no app Tik Tok e é um bom material para reflexão sobre a educação em sentido amplo e essa pedagogia do movimento.
Para assisti-lo, basta clicar no link abaixo, que remete à página da Mídia Ninja, no Facebook:
A sincronia dessas crianças do jardim de infância na China é impressionante!
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 19 de junho de 2021
Gamificação da Pedagogia no Diário de inovações da Hackademia [compartilhamento de ideias e integração de alunos promovendo identidade cultural]
O vídeo acima, Gamificação da Pedagogia no Diário de inovações da Hackademia, descobri no YouTube e trata-se de "Entrevista com o Professor Rodrigo Araujo, o Barão do Pirapora, com o pessoal da Hackademia para o Diário de Inovações, contando suas experiências com o uso e criação de games com os alunos e suas práticas da Gamificação da Pedagogia".
O portal Hackademia, conforme apresentação no mesmo, foi "Lançado em 2014 com o intuito de trazer mais equidade na educação por meio da disseminação de informação, palestras e debates, o Hackademia criou o 1º Simpósio Online sobre Novas Tecnologias Educacionais. Seguiu-se com o Im.ple.men.to, a discussão de como implementar novas tecnologias educacionais nas instituições de ensino. Posteriormente organizou o 1º EdTech Day no Cubo e o case.edtech.edu, que trouxe a discussão sobre novas tecnologias educacionais dentro do âmbito pedagógico. Em 2017, organizou o Simpósio Caminhos para o Novo Ensino Médio que debateu com figuras importantes do cenário educacional o impacto da Reforma sobre as escolas do Brasil".
Rodrigo Araújo, professor de história, já recebeu o Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft Educação, como um dos finalistas, justamente por seus projetos envolvendo jogos na educação.
Conforme o próprio Rodrigo comenta, o objeto do projeto escolar não era a competição e meritocracia e sim, o compartilhamento e a integração entre os alunos, buscando adaptar uma ideia inicial de fazer uma HQ [história em quadrinhos] sobre a história da cidade de Sorocaba, São Paulo, Brasil, para o universo dos jogos eletrônicos. Para Rodrigo, o compartilhamento de ideias e a integração de alunos é a chave para a gamificação dentro da pedagogia, da educação em geral, pois promove a identidade cultural.
Uma ótima fala, apresentação de projetos e disseminação de ideias inovadoras.
Recomendo também visitação ao canal de vídeos do Prof. Rodrigo, autointitulado de "Barão de Pirapora", conforme imagem e link a seguir:
BARÃO DE PIRAPORA - CANAL DE VÍDEOS
BAÚ DO BARÃO - BLOG
Em tempo: dentro do acervo digital do canal "BARÃO DE PIRAPORA", é possível encontrar diversas animações com temática histórica, que indico visitação, como o vídeo abaixo:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sexta-feira, 18 de junho de 2021
Bem Pensado: canal de jogos pedagógicos para auxiliar professores, psicopedagogos, neuropsicológicos e pais de maneira lúdica e criativa
A imagem acima, é do canal BEM PENSADO JOGOS PEDAGÓGICOS, cuja editora é a colega e amiga Mônia Gonçalves, de São José do Norte, no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil, que criou esse espaço virtual "para auxiliar professores, psicopedagogos, neuropsicológicos e pais a tornarem a os processos de ensinar e aprender mais lúdicos, criativos e prazerosos".
A seguir um dos vídeos do acervo do canal, ensinando como criar um Baralho dos Nomes:
No referido canal, é possível conferir outras dicas de jogos pedagógicos criativos e interessantes.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quinta-feira, 17 de junho de 2021
"Educação Matemática nas Escolas", um canal de vídeos no YouTube, e minicursos e conteúdos diversificados via portal Matemática na Escola
O video acima, MALBA TAHAN: um Professor de Professores que Ensinam Matemática, trata-se de "[...]homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan", e é um dos ótimos audiovisuais que compõem o canal EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS ESCOLAS, do professor Márcio Urel Rodrigues, de Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil.
Abaixo, imagem e link para o referido canal:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS ESCOLAS
Conforme apresentação no YouTube, "O canal 'Educação Matemática nas escolas' é coordenado pelo professor Dr. Márcio Urel Rodrigues da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres e será um ambiente para divulgação de Palestras, aulas, reuniões e bate papo ao vivo com professores e pesquisadores que possuem um objetivo comum: Discutir e refletir sobre as possibilidades didático-pedagógicas da Educação Matemática com/nas Escolas da Educação Básica no Brasil".
Uma ótima iniciativa que o Educa Tube Brasil recomenda visitação e divulgação.
Além disso, o professor Márcio mantém o portal educacional MATEMÁTICA NA ESCOLA, que oferece diversos minicursos e material diversificado sobre o conteúdo matemático. Vejam imagem e link a seguir:
MATEMÁTICA NA ESCOLA
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
terça-feira, 15 de junho de 2021
Da MPB ao Rock in roll: múltiplas linguagens e viagens [histórica, literária e musical] por acordes e despertares
O vídeo acima, trata-se da canção Índios, da banda Legião Urbana, em versão cover [2012] ao vivo da cantora Pitty, acompanhada da Orquestra Sinfônica Brasileira e é um momento único da junção entre o erudito e o pop, entre o clássico e rock, com uma releitura de uma letra dos anos 1980 que continua tremendamente atual no século 21.
Um belo material para fazer um diálogo entre gerações, apresentando também a versão original [logo a seguir] e outros clássicos da MPB e do Rock que continuam como marcadores de tempo, que servem para analaise de textos e contextos históricos, artísticos e culturais:
Outra bela versão de Pitty, viajando no tempo, mais ao passado ainda é o clássico Cálice, de Chico Buarque, que é um verdadeiro hino de uma geração, além de uma aula de uso da linguagem figurana, do sentido simbólico e metafórica para nburlar a forte censura de um regime totalitário [A ditadura brasileira dos anos 60,70 e 80], dizendo o indizível, nessa poesia cantada que mais parece também uma oração, em que o Cálice de vinho tinto de sangue é uma alusão ao "cale-se da censura o sangue tinto da tortura":
Música, letra e educação... Uma ótima forma de conciliar o útil ao agradável, em atividades integradas, envolvendo Artes, Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Memória etc.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 13 de junho de 2021
A evolução da tecnologia até os dias de hoje! [edição de vídeo sobre os avanços tecnológicos e impactos na sociedade]
O vídeo acima, A evolução da tecnologia até os dias de hoje!, descobri no YouTube e é um interessante material produzido por Eliézer Pimental, contando "de forma resumida e breve como a tecnologia e a nossa vida tem sido transformada com as descobertas tecnológicas".
Uma edição de video e imagens de pouco mais de 3 minutos que permite refletir sobre esses avanços tecnológicos e os impactos na sociedade.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 12 de junho de 2021
Matemática do Samba: linguagens universais e atemporais que estão em toda parte [música e matemática]
O vídeo acima, Matemática do Samba, foi indicação do meu colega e amigo André Planta, professor de matemática em Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil e trata-se de bela interpretação da jovem cantora Giovana Galdino para uma canção, cuja letra é bem divertida e criativa, associando o conteúdo da Matemática ao cotidiano.
Unir a matemática e a arte que estão em toda parte, já diria o mestre Pitágoras, é algo sensacional.
Segue abaixo, outra bela canção [Se eu pudesse] com a menina Giovana Galdino, num dueto com Neguinho da Beija-Flor:
Música é uma linguagem universal e atemporal, assim como a matemática, como a arte e a cultura, que estão TODAS em toda parte, sempre.
Por fim, indico outra interpretação preciosa da jovem Giovana Galdino, de um clássico da MPB, Oceano, de Djavan:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sexta-feira, 11 de junho de 2021
Afrossaberes: "Kiriku e a Feiticeira" e outros 16 desenhos e animações infantis cujos protagonistas são representantes da diversidade da cultura negra
O vídeo acima, Kiriku e a Feiticeira, uma animação de longa-duração [1h e 14 min], adaptada de um conto africano que conta a história de Kiriku "[...] um recém-nascido superdotado que sabe falar e andar. Ele é o salvador de sua aldeia, ameaçada pela feiticeira Karabá".
A animação, com roteiro e direção de Michel Ocelot, é dublada e traz uma bela história em que o menino Kiriku vai pelo interior da terra, cavando seus túneis e encontrando seres como animais, uma cobra gigante e outros. Numa dessas passagens, perdido, ao ajudar alguns pequenos animais contra seu predador, ele consegue reencontrar o caminho para casa.
Essa bela animação encontrei ao visitar o portal CEARÁ CRIOLO, que é "Um lugar de comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável"; e junto do referido espaço e seus "afrossaberes", constam mais 16 desenhos e animações infantis cujos protagonistas são representantes da diversidade da cultura negra, conforme link a seguir:
Conheça 17 desenhos e animações infantis com protagonistas negros
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quinta-feira, 10 de junho de 2021
Biblioteca Nacional Digital: Projeto Resgate Barão do Rio Branco
A imagem acima, é da página da BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL, como o nome indica, a versão online da Fundação Biblioteca Nacional, que entidade pública, criada para servir como repositório do patrimônio bibliográfico do país e que mantém uma infinidade de arquivos e documentos históricos do Brasil.
Dentro do acervo, há o Projeto Resgate Barão do Rio Branco, indicado pela colega e amiga Lúcia Xavier, que é pesquisadora brasileira residindo na Holanda.
Para saber mais do projeto, basta acessar o link a seguir:
PROJETO RESGATE BARÃO DO RIO BRANCO
Os professores de Linguagens e Humanas, em especial, e os demais, em geral, poderão valer-se do rico acervo para suporte de suas aulas. Na página inicial da instituição há um espaço para pesquisa do acervo digital.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quarta-feira, 9 de junho de 2021
Conheçam a incrível arte "plástica" do brasileiro Eduardo Srur que recria obras de mestres da pintura usando sacolas descartáveis
O vídeo acima, Brazilian conjures works of art from plastic bags [Brasileiro que cria obras de arte com sacolas de plástico], foi uma preciosa indicação de minha colega e amiga Carla Kalindrah, arte educadora de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
Trata-se da incrível arte "plástica", em todos os sentidos, de Eduardo Srur, um brasileiro que recria quadros de mestres da pintura, utilizando-se de sacolas descartáveis, respeitando sua coloração para a composição de suas obras que remetem a Van Gogh, Edvard Munch, Pablo Picasso e tantos outros.
Uma bela ideias e uma criativa iniciativa de reciclar, reinventar e dar sustentabilidade a materiais que iriam para o lixo. Literalmente, tornando o lixo um luxo. Algo que remete também o trabalho de Vik Muniz, outro brasileiro que notabilizou-se em fazer arte com coisas descartadas, sendo até matéria do documentário LIXO EXTRAORDINÁRIO.
Ideias simples, sustentáves que permitem a continuidade, reciclando não apenas materiais, mas conceitos. O meio ambiente agradece, pois Eduardo se vale de sacolas recolhidas das ruas, dos rios, do meio ambiente para compor suas obras. E como o artista mesmo declara: "[...] nesse momento em que o plástico domina a tudo e todos".
Eduardo traz a ideia de arte plástica, sem tinta, se valendo apenas da tinta já processada no plástico dos produtos coletados que servem como matéria-prima para suas telas, quase mosaicos, dentro de caixas de vidro com o material prensado. Entre a natureza morta e a natureza preservada, eis a lição que Srur nos traz.
Há que se discutir a questão da educação ambiental na sociedade e os impactos do plástico no cotidiano, poluindo rios, entupindo bueiros, causando alagamentos etc. Mas o plástico em si, não é tão problemático, mas as poucas iniciativas para sua devida coleta, reciclagem, reutilização.
A iniciativa de Eduardo, como de outros artistas ou ativistas sociais estão ai para nos fazer pensar, debater, refletir sobre os impactos de nossos modelos de convivência e tolerância com certas atitudes inadequadas.
Quantos artistas como esses estão por aí produzindo suas maravilhas, seja nos campos da arte, na educação etc?
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
terça-feira, 8 de junho de 2021
Melhor Amigo: curta-metragem de animação sobre a solidão acompanhada e amizade virtual que lembra episódio de Black Mirror e filme Matrix
O vídeo acima, Best Friend [Melhor Amigo], trata-se de curta-metragem de animação de 2018, com produção da escola de cinema Gobelins, da França e foi indicação de minha ex-aluna Ursula Marques.
Antes, sugiro que ativem as legendas e depois a tradução automática do YouTube, clicando nos ícones (de página e engrenagem] no canto inferior direito da janela de exibição do vídeo.
Conforme sinopse: "Num futuro próximo, um homem solitário se tornará viciado em um produto chamado 'Melhor Amigo' que lhe proporciona amigos virtuais perfeitos. Em um futuro próximo, um homem solitário se tornará viciado em um produto chamado 'Melhor amigo', que lhe oferece amigos virtuais perfeitos."
Ao assisitr ao referido audiovisual, lembrei instantaneamente ao filme Matrix que trata de uma simulação da realidade e ao episódio 03 "The Entire History of You" [Toda a Sua História], da 1ª temporada do seriado Black Mirror, em que o jovem tem um implante que permite revisitar suas memórias, conforme resenha a seguir, do canal Elegante:
Essa experiência intertextual que "Melhor Amigo" remeteu também a uma citação de Nietzsche bem apropriada "A solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas... Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia."
Cada vez mais as pessoas ficam dependentes de Inteligências Artificiais, de jogos, de contato não humano em seu cotidiano.
Na animação, mostra que o vício do protagonista chega ao extremo de, ao ser atacado e roubado de seu dispositivo implantado na lateral do rosto, quando se recupera do trauma, logo se percebe que ele tem outro implante, no outro lado e uma voz do "Melhor Amigo" o desperta. Como em Black Mirror e Matrix, que discutem o lado sombrio das tecnologias digitais, "Bets Friend" é provocador também e serve como ótimo material para reflexão com jovens sobre esse impacto de estarem conectados a esses paraísos artificiais [parafraseando livro de Baudelaire], paraísos aetificiais e digitais que precisam ter um uso adequado para que não se perca justamente a noção da realidade.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 6 de junho de 2021
A primeira "Casa Inteligente" do mundo: desenhistas soviéticos criaram sistema integrado futurista, antecipando em 20 anos as i-deias de Apple, Microsoft e Google
O vídeo acima, Una computadora soviética futurista anticipó ideas de Apple y Google, descobri via Twitter do amigo Fabio Paiva Fagundes e trata-se de matéria no YouTube no canal da RT (Televisão Russa) em Espanhol que traz incríveis imagens sobre projeto de design, em que especialistas da antiga URSS conceberam uma revolução tecnológica, décadas antes da Apple, criando em termos estéticos um sistema integrado de comunicação futurista que seria a PRIMEIRA CASA INTELIGENTE DO MUNDO, muito antes que houvesse tecnologia para isso e que tivessem surgido as Big Techs [fgigantes da tecnologia], como Apple, Microsoft, Google etc.
Um exercício de imaginação e planejamento que não foi adianta por causa da desintegração da própria União Soviética. Mas basta ver as imagens para perceber diversos conceitos, ideias e i-deias que estão no nosso cotidiano, seja de telas planas, de tablet's, sistema de comunicação sem fio etc.
Em 2011, a própria Microsoft fez um exercício de CASA INTELIGENTE, através da empresa Corning, no vídeo "A Day Made Of Glass" [Um Dia Feito de Vidro], mostrando, logo a seguir, como num futuro, não tão distante assim, o vidro seria uma superfície condutora de dados, em toda parte. Muito disso já está presente em nosso cotidiano, através da Realidade Virtual, a Realidade Aumentada, A Inteligência Artificial, a 5G, o wi-fi, os carros inteligentes, a internet da coisas e muito mais.
No Renascimento, com Leonardo Da Vinci, depois no século XIX, com a literatura fantástica e de ficção de Edgar Allan Poe, H.G. Wells, H.P. Lovercraft etc, algumas coisas do plano ficcional se aproximaram do plano da realidade, outras ainda esperam confirmação. Os limites paraa imaginação humana são infinitos, ainda que nem sempre, ao seu tempo, haja tecnologia suficiente para dar vazão a todo esse olhar visionário. Ainda não estamos no futuro utópico de "Os Jetsons" nem no distópico de "Mad Max". Tudo é gradual e muitos dos conceitos do passado ainda esperam tecnologia para transportá-los do reino da ficção para a realidade.
Entre o futurismo e o futuro, propriamente, há uma distância entre desejo e a inovação. Porém, conhecer esse percurso e valorizar essas ideias, adaptando-as ao que se tem de aparato tecnológico, mantendo viva a memória e a história da inventividade humana é fundamental, começando pela escola...
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Marcadores:
arquitetura,
ciências,
criatividade,
designer,
história,
imaginação,
literatura,
memória,
tecnologia,
telefonia,
televisão
sábado, 5 de junho de 2021
Como usar o POWTOON: Software gratuito para a criação de vídeos animados on-line [passo a passo para iniciantes]
O vídeo acima, Como Usar o POWTOON - Criar Vídeos Animados Passo a Passo para Iniciantes, encontrei no YouTube e é um tutorial feito pelo Canal Nespol que mostra a versão gratuita desse software para a criação para vídeo animações on-line e clipes animados.
O PowToon, como o editor do Nespol destaca: não é um recurso para a criação de Dsenho Animado, mas para Apresentação animada.
Um ótimo recurso para deixar os vídeos mais criativos e divertidos e semelhante a apresentação de slides. O ambiente de edição é bem intuitivo e o tutorial ajuda também.
Abaixo, link para acessar o site do PowToon e se cadastrar e sair já criando animações:
POWTOON - SITE
Indico também um tutorial de atualização do PowToon, logo a seguir:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sexta-feira, 4 de junho de 2021
O poder do traço: reflexão sobre a estética da maquiagem e da escrita criativa através da transformação de modelo em diversas celebridades
O vídeo acima, Maquiagem - John Lennon, foi indicação de minha prima Rejane Klaes, de Porto Alegre, RS, Brasil, via WhatApp e trata-se de impressionante caracterização de modelo com traços fisionômicos orientais, usando apenas maquiagem, e se transformando na imagem de John Lennon. Ela já se transfigurou em Albert Einstein, Mona Lisa, Johnny Deep etc.
Através de pesquisa no YouTube, descobri que se trata de modelo chinesa Yuka Mika que faz diversas maquiagens, conforme vídeo ao final desta postagem. Criatividade, talento, inovação, valendo-se apenas de maquiagem e traços característicos, sobreamento e tudo mais, para parecer com a figura humana escolhida. Assim é a escrita criativa, inicialmente inspirada no traço estilístico de algum escritor, para depois buscar seu próprio estilo de escrever e estar no mundo através das palavras.
Como um retrato falado, a escrita vai descrevendo cenas, figurinos, traços fisionômicos e psicológicos das personagens, conduzindo o leitor pelo labirinto da trama, desenrolando o novelo da narrativa, tal qual teseu fez com ajuda de Ariadne para enfrentar o minotauro na ilha de Creta, como reza a lenda, a mitologia grega.
A maquiagem em questão coloca sobre o rosto uma base [quando se escreve, igualmente é preciso ter um contexto], para depois sobrepor alguns elementos de maquiagem como pincel, rímel, blush etc para causar o efeito desejado e impressionar quem observa essa transformação.
Na produção textual ocorre o mesmo. A imitação inicial da escrita dos mestres, dos escritores clássicos é natural, até que cada um desenvolva seu estilo. Entre a estética, enquanto maquiagem, e a estética, enquanto princípio filosófico e literário, é preciso valer-se na escrita criativa de diversos elementos de coesão e coerência para manter o texto com sequência lógica e unidade; usar conectivos [palavras, conjunções, expressões] que liguem as ideias e as partes ao todo; conceituar, definir o tema; usar argumentos válidos e consistentes; propor uma solução para o problema etc.
Há toda uma "Estética da Recepção", como diriam Bakhtin e Jauss, e uma "Teoria do Efeito", segundo Iser, para quem é das Letras; e os estudos sobre a percepção que um texto tem e o papel do leitor nessa decodificação da mensagem produzida pelo autor.
Entretanto, tais elementos de coesão e coerência não devem maquiar, no sentido de disfarçar as coisas, mas de ressaltar o que de melhor o tema permite desenvolver. A forma é importante, mas o conteúdo, igualmente. Não podemos maquiar ideias, mas destacá-las.
Vejam a seguir, outras impressionantes transformações:
Vejam também a maquiagem que Yuka faz e a deixa o prórpio Einstein:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quinta-feira, 3 de junho de 2021
F.R.I.E.N.D.S: Joey escreve uma carta de recomendação [cena de humor de seriado de TV que ilustra o poder da linguagem e o uso adequado das palavras]
O vídeo acima, F.R.I.E.N.D.S - Joey writes a letter of recomendation [Amigos - Joey escreve uma carta de recomendação], é uma compilação de cenas de famosos seriado de TV e foi indicação de uma aluna bem participativa [Clarice Bainy], durante uma aula de Língua Portuguesa, envolvendo os níveis sintático, morfológico e semântico, em que debatíamos sobre o poder da linguagem e o uso das palavras buscando o sentido para o texto.
Recomendo, primeiro, que os visitantes deste blog educacional ativem as legendas e posteriormente a tradução no YouTube, selecionando respectivamente os ícones [folha e engrenagem] no canto inferior direito da janela de reprodução do audiovisual. [Porém, antecipo que é tradução automática e por conta disso, certas expressões idiomáticas poderão não ter sua equivalência atingida. Entretanto, é possível compreender as situações envolvidas nessa escrita de uma carta de apresentação por uma das personagens]. Na imagem abaixo, indico onde localizar os ícones para ativar legendas e tradução:
É uma peça de humor de um seriado que teve 10 temporadas e que o tema girava em torno de "Seis amigos, três homens e três mulheres, enfrentam a vida e os amores em Nova York e adoram passar o tempo livre na cafeteria".
Uma obra de ficção e humor que se presta a uma boa, criativa e divertida aula sobre linguagem e escrita criativa, já que Joey precisa escrever uma carta de recomendação e tem sérias dificuldades em sua produção, auxiliado pelos amigos. Um audiovisual que promove diversas reflexões, pois não basta apenas tentar aumentar seu vocabulário, valendo-se de sinônimos de um dicionário, se a organização do texto e as palavras não forem adequadas à mensagem desejada. Aparentar intelectualidade pode tornar-se um exercício de verborragia: escrever muito e dizer pouco.
Um texto, recheado de palavras que demonstrem essa intelectualidade poderá se tornar pernóstico, pedante e pouco inteligível, se o objetivo for atingir um determinado público que não domine aquele tipo de expressão ou jargão. O princípio elementar da linguagem é promover a comunicação e não um diálogo enigmático; ou uma interação do leitor, mais com o dicionário do que com o texto.
Em uma redação, por exemplo, há que se buscar clareza, objetividade, concisão, e muitas vezes tudo isso poderá ser obtido com simplicidade, sem invencionices linguísticas. Contudo, valendo-se da praticidade da linguagem; utilizando-se do ferramental da exemplificação, enumeração; mostrando elementos que tornam um assunto acessível, ainda que o tema seja complexo; apresentando causas e consequências e, ainda, além da argumentação direta, propor uma solução para a problemática, aproveitando-se da bagagem cultural, do repertório vocabular, das associações entre a vida e o mundo.
Uma cena de filme, de seriado, uma letra de canção, um clipe ou curta podem ser materiais relevantes ao educador do século XXI, para promover esse diálogo entre gerações, e entre o professor e o aluno.
Para quem é fã do seriado, "Friends: The Reunion", é um episódio especial da sitcom americana Friends, produzido recentemente, para justamente reunir os seis amigos, depois de tanto tempo. Vide abaixo o trailer:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quarta-feira, 2 de junho de 2021
Proposta de Redação para o ENEM: "Analfabetismo funcional e sua relação com as fake news" [podcast review]
O vídeo acima, Analfabetismo funcional e sua relação com as fake news, é um tema que já recomendei para meus alunos do esnino médio como proposta de escrita de Redação para o Enem, e recomendo também a todos os educadores, sejam professores ou não, pois é um tema atrualíssimo e necessário, já que muitos dos conflitos envolvendo redes sociais, digitais ou não é fruto dessas duas situações: problemas de interpretação etxtual decorrentes do analfabetismo fucnional, ou seja, pessoas que não conseguem entender, compreender, interpretar textos e que se deixam influenciar por Fake News, um fenômeno que ultrapassa apenas o mundo virtual e que invade a sociedade, por falta de senco crítico, de checagem de dados e fontes, por questões éticas e morais.
Um assunto atual, necessárioe fundamental em tempos pandêmicos e distópicos.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
terça-feira, 1 de junho de 2021
O incrível poder da leitura: o que acontece quando você cria o hábito de ler
O vídeo acima, O INCRÍVEL PODER DA LEITURA | o que acontece quando você cria o hábito de ler, descobri no YouTube, nos vídeos correlatos, e trata-se de um audiovisual que mescla técnicas de animação para discutir a importância da leitura, trazendo dados bem interessantes.
A leitura é, de certa forma, autoajuda, num sentido mais amplo, proporcionando no leitor múltiplas possibilidades, desde o caráter recreativo, informativo, filosófico, artístico e muito mais.
Incentivar a leitura de livros proporciona a leitura de mundos.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Assinar:
Postagens (Atom)