domingo, 31 de março de 2024

Soft Rain: curta de animação sobre a tempestade interior que pode-se passar e o guarda-chuva que a amizade inesperada poderá proporcionar




O curta-mentragem de animação acima, intitulado Soft Rain [chuva suave], e trata-se de belíssimo vídeo de Sacha Goedegebure e Omens Studios sobre quem sofre de depressão; e que descobri por acaso no YouTube, mas se trata de uma deliciosa animação que permite diversas interpretações.
Um cidadão desmotivado, encontra num dia de chuva torrencial uma parada de ônibus lotada. Uma jovem estende àquele ilutstre desconhecido seu guarda-chuva num ato de alteridade e empatia. No estudo, no trabalho, na sociedade, precisamos de guarda-chuvas assim quando estamos passando por uma tempestade interior ou exterior. Pessoas que vem o lado bom das coisas, quando só conseguimos ver o lado negativo, são inestimáveis. Motivadores que nos fazem dançar na chuva dos maus momentos, de enfrentar as tempestades reais e as imaginárias. Figuras humanas que nos inspiram, sejam filhos, pais, amigos, ceolgas de trabalho, de escola etc. Se o mar está agitado, que saibamos surfar as ondas. Se um ônibus está lotado, que esperemos o próximo. Metáforas, metáforas e metáforas...
Enfim, que sejamos o guarda-chuva do outro, do próximo. Que tentemos fazer o nosso melhor.
Um curta que me remete a cena emblemática, do balé de guarda-chuvas no filme O Pescador de Ilusões [1991], de Terry Gillian, que trata de metatica semelhante sobre pessoas que vivem ás margens da sociedade, com problemas de depressão e saúde mental, com participações magistrais de Jeff Bridges e Robin Willians, como a cena dos guarda-chuvas bailando na rua ao som da valsa de Strauss e outras sinfonias eruditas:



Abaixo, algumas das cenas do referido filme:





A seguir, link para quem quiser assistir,mendiante alugual, no YouTube, o filme O PESCADOR DE ILUSÕES:

O PESCADOS DE ILUSÕES [1991], DE TERRY GILLIAN

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

domingo, 10 de março de 2024

TV Brasil no YouTube referente ao canal oficial da emissora de TV pública brasileira [arte, cultura, jornalismo, entretenimento, variedades]




A imagem acima é da TV BRASIL, canal de vídeos no YouTube, endereço institucional e digital do canal oficial da TV Brasil, da emissora de TV pública brasileira, com programação variada de audiovisuais com jornalismo, arte, cultura, entretenimento e assuntos diversos. A seguir, links para o canal do You Tube e a página oficial da TV Brasil:

TV BRASIL no YouTube

TV Brasil - o site

Rede TVT

Antes, restritos aos canais de TV a cabo, agora podem ser acessados por antena digital na TV que pega bem e de graça: Canais 02.1 TV Brasil, 02.2 Canal Gov, 02.3 Canal Educação, e 02.4 Canal Saúde. Tem também as TVs legislativas federal, estadual e municipal.
Para quem quiser acompanhar as ações do governo brasileiro, tem o link abaixo:

Canal Gov

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

O Trem da Vida: eu ainda me lembro [clipe que parece curta sobre o que nos locomotiva nas estações da existência]




O vídeo acima, I Still Remember [Eu ainda lembro], clipe da banda Bloc Party, redescobri recentemente, por acaso, ao pesquisar algo e encontrar o referido videoclipe em meu primeiro blog educacional, chamado Letra Vida do Roig, que ficou de lado, quando fundei o EDUCA TUBE BRASIL.
O vídeo em questão, naquele distante 2007, serviu-me como uma retrospectiva de ano e de vida, promovendo uma reflexão sobre projetos passado e sonhos futuro, comparando a vida a um trem numa estação e seus doze ou mais vagões, como os meses do ano, que os carregamos, dentro da locomotiva que é mente da gente.
Um clipe que parece um curta, mesclando diversas imagens do protagonista, até o final, atravessando paisagens, passando por estações do clima e de trens, conduzidos por trilhos que levam a trilhas, caminhos, assim como a existência humana, dentro da locomotiva biológica que é a nossa mente que nos conduz para projetos e sonhos, trabalhos e viagens, certezas e dúvidas...
No Trem da Vida, alguns descem nas estações, seja a Primeira de Mangueira [alusão ao Canrval], seja nas estações da Via-Crúcis [da um tem o seu Calvário interior e suas cruzes a carregar]; outros somos são passageiros que se deixam levar, maqs tem os que são os condutores, os maquinistas da própria viagem, além daqueles que precisam alimentar com o "carvão" o maquinário que move o trem pela ferrovia, os que carregam as bagagens pesadas dos outros e assim por diante.
Clipes são ótimas narrativas em curta-metragem que servem para estimular o aluno a interpretar textos a partir de imagens, podendo ser em aulas de Língua Portuguesa em atividade interdisicplinar com a Língua Inglesa, em produção textual, artes e muito mais. #ficaadica

Para complementar essa postagem e ideias, vejam abaixo, dois clipes a partir da mesma canção So Here we Are [Então, aqui estamos; tradução livre deste blog], da mesma banda. O primeiro clipe, a seguir, versão original de 2006, e o outro, mais recente, de 2023, que servem a diversas interpretações no tempo e espaço, principalmente os escolares:





Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sábado, 9 de março de 2024

Linguagem e tecnologia: a importância de um ótimo vocabulário para poder lidar com inteligências artificiais




O vídeo acima encontrei no Instagram do Instituto Lapidare e trata-se de audiovisual muito oportuno, já que muito se fala da questão da Inteligência Artificial e suas implicações. A fala do entrevistado é muito impactante, pois o mesmo declara que o vocabulário do jovem atual é 40% menor que de um jovem dos anos 50 do século passado e que tal situação tem implicações enormes, principalmente na IA, ao formular "prompts" [comandos] para que essas possam executar diversas atividades. De fato, a sintaxe superficial promove comandos também superficiais, seja na utilização das IAs, como na produção de textos os mais elementares.
Um dos fatores para a diminuição do vocabulário entre gerações, deve-se, evidentemente, ao apelo das mídias digitais e a falta de leitura no mesmo nível que os jovens do passado, que não possuíam os mesmos estímulos visuais e digitais: videogames, internet, jogos eletrônicos, streaming etc.
Um bom tema para elaborar uma redação, promover um debate e uma reflexão.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

segunda-feira, 4 de março de 2024

"Cada um no seu tempo, no seu jeito...": a metáfora do processo de ensino-aprendizagem com seu tempo e espaço adequados




O vídeo acima, "Cada um no seu tempo, no seu jeito...", encontrei no Linkedin de Anelize Prata, de Jaboticabal, São Paulo, Brasil e é um material motivador para refletir sobre o tempo de aprendizagem de cada um, a partir de um material prosaico sobre uma cena do cotidiano que toma uma maior dimensão quando se observa que em qualquer grupo social, de seres vivos, há certos mecanismos semelhantes, em que existem os com maior iniciativa, os medianos e aqueles que precisam de um tempo maior de maturação para acompanhar os demais. Mas todos acabam chegando ao mesmo objetivo, embora numa cronologia diferenciada, e isso que a escola e os educadores, sejam pais ou professores precisam perceber.
Um mesmo objetivo, múltiplos caminhos e temporalidades.
Como bem destaca, no texto no alto, "Nunca subestime-se nem a ninguém!".
Superar os próprios limites, enfrentar as diversidades e adversidades, incentivar o indivíduo e o grupo são questões de inteligência emocional.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

domingo, 3 de março de 2024

Metodologia e didática: teclado raiz e os modos de tocar o coração de alguém de forma simples e/ou sofisticada




O vídeo aleatório acima, do musico Thiago Macedo, intitulado inicialmente de Teclado Raiz, depois de "FEED E GOOGLE 2 FORMAS DE TOCAR música completa final" que encontrei por acaso nos vídeos correlatos do YouTube, quando ouvia algumas músicas, enquanto trabalhava online, promoveu-me uma breve reflexão sobre metodolgoia [recursos pedagógicos e tecnológicos] e didática [a forma de praticar uma ação].
Como educador, seja pai ou professor, diante de alunos e filho, sempre pervebi que há diversos modos e métodos de se conseguir "tocar" o coração de um filho ou aluno. Inicialmente de forma simples, para consolidar ideias, conceitos, definições, e depois ampliá-las de forma mais complexa, interligada a outros temas, promovendo a associação de ideias, temas, habilidades e competências.
Sempre comparo a construção do conhecimento ao da construção civil, quando observei operários diante de um prédio sendo erguido, de cima pra baixo, a partir das fundações, aliverces [educação básica: ensino fundamental e médio] e o acabamento vindo em sentido oposto [de cima pra baixo, como reboco, pintura, adereços e tudo mais, como deve ser a graduação e pós-graduação].
Aprender e ensinar pode ser como ouvir música, cheio de acordes que levam a despertares. A metodologia e didática musiciais podem inspirar às metodologia e didática educacionais.
Em tempo: Esta postagem não se trata de divulgação comercial de algo ou alguém, já que este blog se mantém desde sua fundação, em maio de 2009, sem fins lucrativos. É um vídeo meramente ilustrativo, como todos os que são postados neste espaço de trocas de saberes, visando refletir sobre possibilidades de educar de forma criativa, inovadora e cidadã.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sábado, 2 de março de 2024

Coração de professor e a perfeita tradução da palavra coragem através do depoimento da jurista Ivone Caetano




O vídeo acima, encontrei no Instagram de Coração de professor, e é um fragmento de entrevista inspiradora de Ivone Caetano, "Primeira mulher negra a se tornar juíza do Tribunal de Justiça do Rio, titular da 1ª Vara da Infância da Juventude e do Idoso, e primeira desembargadora negra do estado". Uma história de vida motivadora, já que "Filha de uma lavadeira que criou sozinha os 11 filhos, Ivone Caetano tem uma história de luta pela sobrevivência e contra o preconceito. Estudou em colégio público e em algumas escolas particulares. Para ajudar a família, chegou a acumular três empregos ao mesmo tempo."
Fonte da entrevista foi jornal O Globo e esse audiovisual é um metrial relevante, motivador e inspirador para todos, pois como o perfil Coração de professor destacou, o relato de Ivone é a perfeita tradução da palavra coragem, de enfrentar os obstáculos, do racismo estrutural, do bullying e tudo mais, e abrir espaços não se deixando rotular nem confinar em guetos.
Ivone demonstra o quenato ter habilidades e dominar competências é um divisor, um delimitador, um balizador social. Achei genial ela dizer que se ompôs pelo conhecimento, enfrnetanto o racismo estrutural da sociedade, valendo-se de seu saber, pois os demais alunos dependiam da "cola" que ela passava a eles. Uma curiosa "meritocracia", desvendando os mecanismos de controle social.
Além disso, esse fragmento de entrevista é uma breve aula de sociologia, na questão da distribuição dos alunos nas salas de aula, de como enfrentar os desafios e construir uma carreira com muita resiliência, superação e competência, desde a infância e juventude. Uma grande lição e filosofia de vida, e também de reposicionamento político, usandod e estratégias intra e interpessoais em relacionamentos escolares, ou seja, pura inteligência emocional para uma jovem, dentro de um ambiente hostil. Uma enxadrista movendo suas peças pelo tabuleiro social adverso.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.