segunda-feira, 4 de maio de 2009

Help desk - versão medieval


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4ZwJZNAU-hE

Conheci esse engraçado vídeo, intitulado Help desk, durante a formação do Proinfo/MEC para o curso de Introdução à Educação Digital (40h) no sistema operacional Linux Educacional.

Diante de cada nova tecnologia, nós adultos, agimos de certa forma como o monge do vídeo, que necessita de um manual para utilização desse "novo recurso", no caso do filme, o livro. Uma metáfora do uso da tecnologia no cotiadiano e como estamos muito vinculados à receita de bolo, enquanto que nossos alunos já mexem e fuçam sem medo do que irá acontecer...
Como digo aos meus cursistas: usem e abusem da função DESFAZER, presente em todos os programas de produtividade, como editor de texto, planilha de cálculo, apresentação de slides, etc, pois é desse jeito que os jovens fazem... Mexendo e remexendo, indo além e retornando ao início, desfazendo o que foi feito.
Como já abordei em artigos de opinião, a geração videogame aprende por experiência - erro - acerto. Utilizam complexos jogos, muitos deles escritos em japonês, coreano, ing~lês, alguns desses jogadores, sequer alfabetizados na língua pátria.
Descobrem que a tecla com aqueles caracteres estranhos não é o que procuram, anotam ou memorizam e depois vão adiante... Dessa forma autodidata acabam passando de fases, configurando os jogos ao seu gosto...
Na questão da tecnologia no meio educacional, volto a repetir: temos que aprender a manipulação dos equipamentos com nossos alunos; enquanto nossa participação, como educadores, é dar sentido e significado educacional às TICs no ambiente escolar.
Ter um manual, e lê-lo com cuidado antes de usar o equipamento é o ideal... Mas também gosto de lembrar que, com raríssimas exceções, quase todos os manuais/tutoriais são escritos por técnicos e para técnicos; e não por pedagogos para um leigo... É uma linguagem própria de quem conhece o que faz, e se nesse passo-a-passo há alguma alteração, o usuário leigo fica mais travado que a máquina, sem ter uma função control+alt+del para usar em si mesmo. Brincadeiras a parte, vejam o vídeo, façam a sua própria autocrítica e utilizem como faço, como introdução em cursos e atividades que exijam o uso dos multimeios para "quebrar o gelo" e promover o debate sobre como interagimos com as novas tecnologias no ambiente escolar.

Vejam também a versão 2.o do Help desk, link abaixo. É uma pena que só encontrei na versão original, creio que falada em alguma língua nórdica, que não pude identificar. A versão 2.0 é uma alusão a Web 2.0, que é a nova geração da própria internet e dos novos recursos tecnológicos mais direcionados à educação.

Help desk versão 2.0

Um comentário:

  1. Informações interessantes e úteis para ajudar a help desk, tão importante no dia-a-dia para as empresas. Saudações.

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