terça-feira, 26 de maio de 2009

Web 2.0 - a máquina somos nós


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg



Interessante vídeo que foi-me indicado algum tempo atrás pelo colega Robson Freire, do blog Caldeirão de ideias. Dessa feita, encontrei uma versão em português para disponibilizar aos leitores do Educa Tube.
A Web 2.0, segundo a Wikipedia (a enciclopédia virtual e colaborativa, também um recurso web 2.0) é: "(...) um termo criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicações baseadas em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações".
A versão brasileira traduz a produção original de Michael Wesch, intitulada "The Machine is Us/ing Us", de Michael Wesch.

Link para o vídeo original:
http://www.youtube.com/watch?v=NLlGop...

O vídeo foi feito pelo Lidec (Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária - http://www.lidec.futuro.usp.br) da Escola do Futuro da USP (http://www.futuro.usp.br) e produzido por Dani Matielo (dani.matielo at gmail.com) e Vivian Pereira (viviangper@gmail.com).
De acordo com a a atribuição da licença Creative Commons 3.0 Não Comercial-Compartilhe da Mesma Forma atribuída pelo autor à obra, disponibilizamos o vídeo sob a mesma licença.


O conceito de web 2.o é portanto uma forma de criação de conteúdos a partir de novos recursos e outros já existentes, mas como uma visão mais colaborativa. Blogs, wikis, e diversos recursos podem ser usadas para a construção de redes sociais, de troca de informações que gerem conhecimento no mundo virtual.
Como o próprio vídeo comenta, "não importa a forma, mas im o conteúdo", nem tanto a máquina e sim seu usuário. Até pelo fato de que é o usuário é que dá sentido a máquina. Torna significante a produção individual ou coletiva que poderá servir de referência local e também mundial.
O futuro da educação, por exemplo, ao meu ver, passa pelo intercâmbio tecnológico, pedagógico e social. A web 2.0 é um desse recursos.
De acordo com Tim O'Reilly:
"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva"

Nenhum comentário:

Postar um comentário