sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ecomídia marinha: vídeos para download gratuito


Por conta de um pedido de auxílio da professora Irene Pontes (de São José do Norte - RS), via orkut, a respeito do download e a visualização dos vídeos do projeto Ecomídia Marinha, já destacados por 2 vezes no meu outro blog Letra Viva do Roig, descobri que também estão à disposição os referidos vídeos Litoral Selvagem e Um Mar Quase Doce, nas versões MPG4 e Flash, que são bem mais leves para baixar.
Mas para rodar no PC faz-se necessário os programas Real Player ou Quick Time, seja no formato MPG4; e se em Flash, o programa de mesmo nome.
Para baixar esses programas, basta procurar pelo nome no Google e instalá-los no computador.
Os vídeo-documentários, com imagens e sons incríveis, produzidos pelo prof. Ulrich Seelinger (FURG), com apoio do pesquisador Jeison Brum Paiva, podem ser acessados e baixados pelo link a seguir:

Download de vídeos do Ecomídia Marinha

Outras postagens no blog Letra Viva do Roig, sobre o Ecomídia Marinha:

Ecomídia marinha: vídeos para download gratuito

Ecomídia e vídeo para download (2007)


O Ecomídia Marinha é uma iniciativa do professor Ulrich Seeliger, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG), com auxílio do pesquisador Jeison Paiva.
O video documentário "Litoral Selvagem", que eu já havia destacado no blog Letra Viva, em 2008.
O segundo vídeo, intitulado "Um Mar Quase Doce", lançado na última feira do livro da FURG (2009), no balneário do Cassino, em Rio Grande - RS - Brasil, estando também disponível para download gratuito no site: http://www.ecomidia.pro.br.

Valorizar a educação pública de qualidade é um compromisso de todos! E o cidadão que pode receber essa formação, deve oferecer em contrapartida também o seu melhor, na medida de suas possibilidades. E o retorno é garantido. Os vídeos e o projeto Ecomídia marinha é uma pequena mostra disso. E sua utilização no meio escolar, seja da região Sul, do Rio Grande do Sul, extremo sul do Brasil, ou além das fronteiras daqui, é uma grande possibilidade de proporcionar material a educadores e alunado, promovendo indiretamente a educação ambiental a distância.

Vejam abaixo maiores detalhes sobre o portal e os vídeos, extraída da página do Ecomídia Marinha (www.ecomidia.pro.br).

ECOMÍDIA MARINHA

Conteúdo disponibilizado:

Vídeo-documentários atraem grandes platéias devido ao seu fascínio audio-visual. São fortes formadores de opinião e eficientes fontes de informação, quando baseados em sólidos conhecimentos científicos. Assim, têm papel importante na popularização dos conhecimentos ecológicos. Ecossistemas costeiros do Brasil são pesquisados por décadas, no entanto, faltam vídeo-documentários que popularizem os conhecimentos ecológicos de maneira precisa e resumida. Isto se deve, em parte, pela carência de sínteses desses conhecimentos, por cientistas experientes, para elaborar roteiros de fácil compreensão, porém sem omitir informações relevantes. Por outro lado, se deve pela exigência de captar as imagens e os sons em todas as estações do ano, o que acarreta em um elevado tempo e custo de produção. Espera-se, que nossos documentários estimulem uma mentalidade marítima e ajudam na aprendizagem sobre os ecossistemas costeiros brasileiros.


Litoral Selvagem


O documentário ilustra a flora e a fauna das praias e dunas da costa Atlântica, descreve os processos e as funções ecológicas de cada ambiente e enfatiza as interferências mais graves do Homem.

Um Mar Quase Doce

O documentário identifica a flora e a fauna e as características ecológicas do sistema lagunar Patos-Mirim, bem como os riscos ambientais do estuário da Lagoa dos Patos.

Observação: Imagens acima, extraídas do portal Ecomídia Marinha, conforme endereço www.ecomidia.marinha.pro.br.

2 comentários: