sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nova dimensão dos quadrinhos: um efeito dominó digital?


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rmkLlVzUBn4&feature=player_embedded

Vídeo acima, foi descoberto no blog Mirá!, do jornalista argentino Julián Gallo.

Apresentação:

"UTILIZANDO la técnica de “stop motion” (wikipedia) el joven animador japonés Takeuchi Taijin logra realizar un cortometraje originalísimo dentro de su propio cuarto. “Stop motion with wolf and pig” cautivó inmediatamente la web. Puede verse del autor su críptico sitio."

Esse curta-metragem originalíssimo, feito no próprio quarto de Taijin, lembra-me aquele efeito dominó, em que milhares de peças vão derrubando umas às outras até formar uma imensa imagem. No caso de Takeuchi, é uma história em quadrinhos digital, a partir da sobreposição, pela técnica de animação denominada stop-motion, em que são fotografadas quadro a quadro cada cena para dar a impressão de movimento. Muito utilizada na década de de 1950-1970 pelo cinema.

Pode-se pensar em algo bem mais simples, logicamente, utilizando um software de criação de slides, como o Power Point (Windows) ou o Impress (Linux) para criar pequenas HQs, com fotografias de professores e alunos e outras imagens variadas, inseridas a partir de alguma atividade feita fora da escola ou até mesmo em seu interior.
Ou o software HagáQuê, já indicado na postagem anterior deste blog, para criar histórias em quadrinhos em formato convencional.

HagáQuê

Nenhum comentário:

Postar um comentário