terça-feira, 12 de maio de 2009

Second Life Real: simulação da vida real


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3xmzMQK39Zo

Descobri esse vídeo, ano passado (2008), creio, visitando o blog Mirá!, do jornalista argentino Julián Gallo. O vídeo trata de uma paródia do Seconf Life (segunda vida), que segundo a enciclopédia virtual Wikipédia: " um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Lab Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome 'second life1 significa em inglês "segunda vida" que pode ser interpretado como uma 'vida paralela', uma segunda vida além da vida 'principal', 'real'. Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à 'primeira vida', ou seja, à vida real do usuário, é 'RL' ou 'Real Life' que se traduz literalmente por 'vida real'."

No vídeo acima, claro que é uma brincadeira com aqueles usuários do jogo Second Life ou com qualquer outro tipo de videogames, que iniciante, sem dominar o joystick ou teclado, acaba fazendo com que as personagens fiquem batendo nas paredes, nas coisas, umas nas outras.
Mas o Second Life tem sido usado por diversas pessoas, nas mais variadas opções, além do jogo, como um simulador da vida real mesmo. Até uma moeda própria o SL possui.

Segundo a Wikipedia:
"Esse ambiente virtual tem recebido ultimamente muita atenção da mídia internacional, principalmente as especializadas em informática, pois o número de usuários registados e também os activos têm crescido significativamente, e ainda cresce em forma exponencial."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Second_Life

Apresentação do vídeo no You Tube:

"paródia que a galera da Draft FCB fez do Second Life para mostrar que a agência já chegou do mundo virtual".

Imaginem só se nossa vida fosse um grande jogo e nós os personagens dele. Um pequeno vídeo pra refletirmos nosso comportamento maquinal, mecânico...
Para alguns professores conservadores, o aluno ideal é o robotizado: aquele que como se fosse programado só dissesse sim, senhor(a) e não, senhor(2), quando perguntado...
O professor do século XXI aprende com os alunos lições de vida, e como usar alguns desses equipamentos eletro-eletrônicos como celular, mp3, câmera digital, scanner, etc. Mas sempre é bom lembrar que o jovem tem uma visão tecnológica e lúdica, enquanto cabe ao professor direcionar essa grande brincadeira (jogo) para a vida real.


Outro vídeo interessante é a reportagem abaixo, da TV Gazeta, que conta como surgiu e o que é o Second Life.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ECbdcY7BYEU

Apresentação do vídeo acima no You Tube:

Que tal construir uma vida paralela, onde tudo o que você sempre sonhou se torna possível? Se a realidade não é como se deseja, o mundo virtual dá a chance de viver como se deseja. É o second life, ou segunda vida. A reportagem mostra como funciona a nova febre da internet, que faz cada vez mais adeptos em todo o mundo. As cidades virtuais têm tudo, inclusive moeda própria.

Observação 1: Não consegui encontrar notícia que dizia que existiria algo mais complexo, em fase de testes, sob o ponto de vista estratégico e militar, que o Second Life, em que estaria sendo criados clones digitais de cada habitante do planeta, coletando seus dados disponíveis no ciberespaço. Assim que reencontrar a notícia, publicarei neste local.
Observação 2: Na postagem que fiz no meu outro blog, Letra Viva do Roig, comentei em torno de brincadeira, que nós poderíamos ser, a exemplo do filme Matrix, a segunda vida de alguém. Risos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário