sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tudo depende de mim!!!


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nRZVxAWb8A4

A indicação do vídeo acima, extraído do You Tube, descobri por acaso no orkut, quando visitei o perfil de minha prima Maria da Glória, que o tinha publicado em seu álbum de vídeos.
Como se trata de texto de Charles Chaplin, de quem sou fã declarado desde sempre, decidi indicar aqui, pela mensagem e pela motivação que poderá proporcionar a professores e alunos, pois como o próprio texto demonstra: na vida, tudo é questão de ponto de vista, de perspectiva.
Parafraseando León Tolstói: "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira". Outros, de um limão fazem uma boa limonada...
Às vezes culpamos os outros e o mundo por problemas que podem ser de fácil solução, se soubermos compartilhar dúvidas e certezas com os demais...

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

"Texto de Charles Chaplin, com uma mensagem de otimismo e esperança. Ótimo para desejar um Bom Dia a alguém especial."

Charles Spencer Chaplin foi uma dessas pessoas que deixaram lições de vida através de sua arte, no caso, o cinema. Tempos Modernos, Luzes da Ribalta, O garoto e tantos clássicos da sétima arte estão presentes no imaginário do século XX e diria no do XXI.
Vejam abaixo, fragmento de sua autoria, que utilizei como epígrafe em meu TCC (INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ENTRE O PARADOXO TECNOLÓGICO E O EDUCACIONAL) da especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Promoção da Aprendizagem - UFRGS 2007. Texto de Chaplin que, escrito em 1940, reflete muito do que ainda vivemos no dia-a-dia veloz em que a máquina nos torna de vez em quando meio que robotizados.

"(...) Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos muito pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência, e tudo será perdido".

CHARLES CHAPLIN, fragmento de O Último Discurso, no filme O Grande Ditador (EUA, 1940).

Em se tratando de educação e sociedade, tudo depende de nós também. Cada um fazer a sua parte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário