sábado, 30 de maio de 2009

Criança, A Alma do Negócio (documentário)



O vídeo acima Criança, A Alma do Negócio é um documentário que trata de consumo e infância e tem direção de Estela Renner e produção de Marcos Nisti. O documentário descobri visitando o Twitter do colega e amigo virtual Robson Freire (http://twitter.com/robsongfreire), editor do blog Caldeirão de Ideias, do NTE Itaperuna, RJ, Brasil.
Um documentário que considero de utilidade pública, para pais e professores assistirem e refletirem sobre o consumismo que a criança está exposta diariamente.
Hoje, quando vejo algumas pessoas criticarem a atual geração, lembro que as crianças e os jovens atualmente estão expostos a um tipo de apelo subliminar e padrão consumista mesmo, em que não lhes é dado outras opções. Algo bem diferente das gerações passadas e isso repercute em seu comportamento dentro e fora de casa, da escola e na própria sociedade.
A programação da TV em geral é padronizada e em muitos casos erotizada. E e esta programação e publicidade muitas vezes contém uma propaganda subliminar que influência o comportamento do adulto, quanto mais de crianças e jovens.
Um documenário essencial para ser visto, revisto e refletido em casa, na escola e na comunidade.

Apresentação do documentário no You Tube:

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
Um documentário sobre publicidade, consumo e infância.

Produtora: Maria Farinha Produções
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti

Sinopse: "Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?" Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real, este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

Instituto Alana: http://www.alana.org.br/

Vídeos do 2° Fórum Internacional Criança e Consumo realizado em 2008: http://www.forumcec.org.br/

Vejam também o material produzido pelo Instituto ALANA, através do
Projeto Criança e Consumo, conforme link abaixo:
Infância & Consumo: estudos no campo da comunicação, um livro de 162 páginas.

Ainda dentro da campanha contra o consumo infantil, um pequeno vídeo do Instituto Alana sobre esse tema:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=K5VPEPuFNdM

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Esta campanha, composta por cinco vídeos, faz parte das ações de conscientização do Projeto Criança e Consumo. Com o objetivo de divulgar conteúdos de fácil absorção sobre as conseqüências do consumismo infanto-juvenil, a campanha aborda os impactos desse comportamento por meio de mensagens educativas direcionadas a pais, educadores e formadores de opinião. Esses vídeos têm a finalidade de despertar a reflexão sobre obesidade infantil, erotização precoce, alcoolismo, stress familiar, delinqüência e violência.
Instituto Alana
http://www.alana.org.br/default.aspx

2 comentários:

  1. Baixar o Documentário - Criança, a Alma do Negócio - Trata sobre a publicidade que é dirigida às crianças no Brasil - http://mcaf.ee/dowg6

    ResponderExcluir