sábado, 25 de abril de 2015

A química na sua vida: Como ensinar a química no cotidiano




O incrível vídeo acima A química na sua vida, descobri ao visitar o ótimo blog Química, Meio Ambiente e Edificações, da professora Luciane Kawa, de Ponta Grossa, PR, Brasil que é Química Especialista em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Psicopedagogia.
Um rico material para demonstrar, visual e didaticamente, como a química está em toda parte, demonstrando suas inúmeras possibilidades na educação e na sociedade.
Conforme a apresentação da prof. Luciane Kawa, em seu blog, que tomo a liberdade de reproduzir aqui:

"Ensinar a partir do cotidiano do aluno é muito mais do que exemplificar, ou fazer nosso aluno relatar suas experiências e procurar relacionar com o conteúdo trabalhado.
É problematizar os conteúdos, é tornar o aprendizado uma experiência vivida, investigando situações reais, a partir dos conteúdos químicos pertinentes, tornando o conteúdo interessante e instigando a compreensão deles.
Uma das maneiras de se fazer isso, é a aprendizagem por meio de projetos, onde a vontade de aprender é alimentada pela curiosidade de descobrir. A disciplina é chata, ou difícil se o aluno não vê a sua utilidade no cotidiano, mas se ele é estimulado a refletir sobre diversos temas relacionados à química e ao seu cotidiano, outros questionamentos irão surgir, sobre outros e outros temas, e junto o gosto pela disciplina, o prazer da descoberta e da investigação.
A dificuldade de promover o aprendizado dessa forma, está no desafio do professor estar preparado para o inesperado, esse é o grande desafio da educação e do ensino de qualidade"
.

O Educa Tube Brasil recomenda aos seguidores e visitantes, visitar o blog QUÍMICA, MEIO AMBIENTE E EDIFICAÇÕES, por conta de seu amplo acervo, pela variedade de temas e pelas inúmeras possibilidades de uso, não apenas por professores de química, mas em projetos inter e multidisciplinares, a partir de temas transversais como meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário