segunda-feira, 6 de abril de 2015

As Meninas dos Olhos Audiodescrição: blog que descreve imagens das redes sociais para quem não vê




A imagem acima, trata-se da página inicial do blog AS MENINAS DOS OLHOS AUDIODESCRIÇÃO, que descobri via Twitter do portal CATRACA LIVRE, e como o nome indica, trata-se de um blog criado pela roteirista Márcia Oshiro e pela atriz Marisa Pretti, que "descreve imagens das redes sociais para quem não vê, para promover a acessibilidade a pessoas com deficiência visual e baixa visão, deficiência intelectual, idosos, disléxicos e quem mais necessite dessa ferramenta".
Uma bela e necessária iniciativa, cujo "objetivo é conscientizar sobre a importância da acessibilidade de todo o conteúdo da internet, já que os leitores de tela leem o texto, mas não as imagens" e que surgiu a partir de curso de locução que a atriz Marisa Pretti fez, e onde teve "o primeiro incômodo com a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Anos depois, lá estava ela fazendo cursos e mais cursos de audiodescrição (tradução de imagens em palavras)".
Conforme notícia divulgada pelo Catraca Livre: "E há exatamente um ano as duas fazem voluntariamente, no Íris Cor de Mel, um trabalho de descrição de imagens nas redes sociais e no blog, atendendo solicitações dos leitores".
As duas "descrevem tudo o que é pedido: convites, fotos, obras de arte, tirinhas. E, principalmente, os próprios internautas. 'Me diz como eu sou' é um dos pedidos mais frequentes, conta Marisa".
Para acessar a íntegra da notícia, basta clicar no link abaixo:

Blog descreve imagens das redes sociais para quem não vê

Para conhecer o blog mencionado, basta clicar no link a seguir:

AS MENINAS DOS OLHOS AUDIODESCRIÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário