sábado, 11 de abril de 2015

Professora de escola rural ganha prêmio milionário e doa tudo para melhorar a educação




O vídeo acima, Nancie Atwell - Global Teacher Prize - Top 10 Finalist, descobri ao visitar o portal Hypeness, e trata-se de notícia sobre Nancie Atwell, professora de inglês de uma pequena escola rural no estado de Maine, nos EUA, que "há 42 anos ela propõe iniciativas para estimular a leitura e a escrita entre seus alunos de forma inovadora" e que ganhadora de prêmio milionário (com mais de 1.3000 participantes e 127 países), doou toda a quantia para melhorar a educação.
De acodo com a notícia, Nacie é "Ganhadora de diversos prêmios e autora de nove livros na área de educação, ela recentemente conquistou o Global Teacher Prize, um prêmio que busca ser o “Nobel da Educação” no mundo e que almeja tornar professores tão reverenciados quanto celebridades. Além do título, ela obteve uma bonificação de US$ 1 milhão, a qual doou integralmente à escola em que leciona".
“Eu realmente me sinto válida todos os dias pelas experiências que tenho com as crianças dentro da sala de aula“, afirmou Nancie Atwell à Associated Press.
Ainda, segundo o Hypeness: "No Center for Teaching and Learning (Centro de Ensino e Aprendizagem), escola que ajudou a fundar nos anos 90 e onde dá aulas até hoje, 97% dos alunos saem do ensino médio diretamente para uma universidade. Por lá, a média de leitura é de 40 livros por ano, contra 10 da média nacional. 'Se nós quisermos que eles sejam altamente alfabetizados, nós temos que dar valor às histórias e à auto-expressão. Qualquer outra coisa é uma escolha falsa. Qualquer outra coisa é um exercício para tornar crianças boas em resolverem exercícios', explicou".
Lições de vida de uma grande mestre que aprende a ensinar e ensina aprendendo com seus alunos. Lições que outros educadores precisam conhecer e valorizar, como tantas outra que existem mundo afora, mas muitas vezes ficam restritas às salas de aula e aos muros das escolas.
Estimular a leitura e dar valor às histórias e à auto-expressão, um dos ensinamento de Nancie, é o que promove de fato a integração entre professor e alunos, dando vez e voz a todos, tornando um ambiente realmente interativo, convergente.
A história de vida e de trabalho de Nancie é o que o Educa Tube Brasil tem repetido insitentemente, seja neste blog, como seu editor em cursos, palestras, seminários, oficinas ou conversas informais com professores: "O projeto mais eficiente, nem sempre é aquele dispendioso, que envolver grande recursos financeiros, equipamentos etc. Mas o mais simples e autêntico, adapatado à realidade local, pois, por conta dessas características, permite sua continuidade. A simplicidade permite a continuidade".
Conectar equipamentos é relativamente fácil; muito mais complexo é conectar pessoas, se o professor não for esse mediador entre a informação e o conhecimento; se não tiver o despreendimento de reconhecer as próprias limitações e aproveitar essa inteligência coletiva, quando integradada a uma tuma de alunos, estimulados a pesquisar solidariamente e não solitariamente. O futuro da educação e da sociedade depende dessa conecpção de aldeia global, que faz trocas de experiências, que colabora uns com os outros.
As ações de Nancie são simples e eficientes, e por isso mesmo, tornam-se universais ainda que fruto de ações locais, em uma pequena escola rural, focada nas trocas, na estimulação, no afeto, na observação, avaliação daquele grupo.
Diante disso, realmente, o maior prêmio não é o valor milionário recebido pela professora, mas essa comunidade ter alguém tão dedicado e despojado de vaidades, doando-se muito mais do que o prêmio em dinheiro. Sua doação monetário, é calculada em um milhão, sua doação como educadora, por 42 anos de atividade à educação é de valor incalculável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário