quinta-feira, 9 de abril de 2015

Escola inspirada em Harry Potter, onde os alunos não têm vontade de faltar às aulas




O vídeo acima, Welcome to the Ron Clark Academy (Bem vindo a Academia Ron Clark), encontrei no portal Hypeness, intitulada "A escola inspirada em Harry Potter onde os alunos não têm vontade de cabular aula", que mostra uma escola diferenciada, que como o próprio vídeo demonstra, "parece ter sido retirada de um dos livros da famosa saga de Harry Potter".
The Ron Academy é uma escola localizada em um edifício de 50 mil metros quadrados em Atlanta, EUA, criada pelo educador Ron Clark, que já foi destacado no Educa Tube, através do filme O TRIUNFO (link abaixo pra postagem), inspirado em sua vida e em suas propostas inovadoras:

O Triunfo: A História do Educador Ron Clark (cinema, educação e sociedade)

Conforme notícia do Hypeness, nesta escola diferenciada "as matérias comuns são apenas uma parte do currículo, que também envolve o aprendizado sobre manter contato visual ou promover a competição saudável, por forma a motivar os alunos. Tal como nos livros e em Hogwarts (a escola de magia de Harry Potter), os alunos se dividem por 'equipes' e vão ganhando pontos conforme o desempenho acadêmico e outros parâmetros. Para complementar, cada sala de aula é temática, o que inclui desde dragões até mesmo um bungee jump de dois andares.
A escola é para alunos da quinta à oitava série e, além dos conhecimentos comuns, quer fornecer experiências aos adolescentes, através de situações que muitos não vivenciariam em suas vidas fora do espaço. Ron Clark diz que o objetivo é que eles se transformem em adultos auto-confiantes, capazes de enfrentar qualquer situação sem medo de errar (um problema que aprisiona muitos durante os tempos de escola). Por isso, a capacidade de falar em público é outra das caraterísticas valorizadas.
Os alunos fazem, ao longo do ano, mais de 30 viagens de campo pelos EUA, além de visitarem todos os outros continentes. Nesses eventos, eles devem também criar músicas e danças com o conteúdo que aprenderam nas aulas.
Cada um sabe que está ali para viver uma experiência diferente – e é isso que os deixa mais motivados. Fundada em 2007 por Clark e Kim Bearden, a escola é privada, mas não possui fins lucrativos. Apesar disso, nem tudo são flores na instituição, que possui um código de conduta com 55 itens, que incluem apertos de mão, manter o contato visual e responder a perguntas com frases completas"
.
O tempo e o espaço, na The Ron Academy, além da metodologia e didáticas são diferenciados da maioria das escolas. Ron desenvolveu esta ewscola a partir de suas experimentações enquanto educador e pode ser melhor compreendida por outros educadores, se assistido ao filme O TRIUNFO, através do link acima indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário