sábado, 4 de abril de 2015

A linha do Equador: Entre o imaginário da política e a realidade da física


Alguna se han preguntado ¿Por qué el Ecuador se llama Ecuador? No es por otra razón que efectivamente está en el centro de la tierra.Vean este interesante experimento.

Posted by 99.1 Dallas on Quinta, 12 de fevereiro de 2015


O vídeo acima, ¿Por qué el Ecuador se llama Ecuador?, foi indicação via Facebook do colega e amigo Wagner Passos, cartunista e artista gráfico de Rio Grande, S, Brasil.
Trata-se de criativo e interessante experimento de física, feito provavelmente a turistas, por algum guia no Equador, mostrando na prática a teoria da física, usando prosaica bacia, balde com água e folhas de plantas da região. O efeito é didático e prático, pois a água despejada na bacia e aberto o ralo faz com que as folhas, soba linha imaginária e real do Equador (que dá inclusive nome ao país por sua localização geográfica) suga tudo centralizado. Quando o mesmo processo é feito ao sul da linha, o sentido da água é horário e ao Norte, anti-horário.
Um ótimo material para professores de ciências, física, geografia e história pensarem uma ação em conjunto, inter e/ou multidisciplinar. E para discutir a questão da aprendizagem em toda parte, pois guias turísticos são boas fontes de informação, que sabem motivar uma plateia para o tema proposto, usando a realidade local. O educador do século XXI é aquele que sabe se posicionar não apenas geográfica e historicamente, mas que pensa o universal através do particular.
Um vídeo para professores de geografia discutirem as questões locais e universais por trás das convenções sociais e políticas, como as linhas imaginárias, os meridianos e paralelos e tudo mais. E para os professores de ciência e física demonstrarem a teoria na prática.

Observação do Educa Tube Brasil:

Posteriormente à publicação desta postagem, indiquei o vídeo ao colega e amigo José Carlos Antonio, professor de física em Santa Bárbara do Oeste, SP, Brasil e editor do blog Professor Digital que me indicou um ótimo material que trata deste experimento, conforme link abaixo:

Acerca de um mito: o vórtice de Coriolis no ralo da pia

Nenhum comentário:

Postar um comentário