quinta-feira, 16 de abril de 2015

Interdisciplinaridade na prática cotidiana: Alunos realizam projeto sobre navio encalhado desde 1976




A imagem acima, capturada da TV, é da matéria veiculada no dia 15/04/2015, intitulada Alunos realizam projeto sobre navio encalhado desde 1976, durante o Programa Jornal do Almoço, da TV Rio Grande, da cidade do Rio Grande, RS, Brasil (vide abaixo link para o vídeo da referida reportagem).

ALUNOS REALIZAM PROJETO SOBRE NAVIO ENCALHADO DESDE 1976

Trata-se de projeto interdisciplinar da professora Rita Germano, com seus alunos de 5º ano, do ensino fundamental, sobre um famoso naufrágio aqui no extremo sul do país, ocorrido há 38 anos na praia do Cassino, em Rio Grande, RS, Brasil, e que contou com o depoimento do pescador "Seu Beto" que, na época da tragédia, contava com 16 anos de idade e ajudou no resgate dos tripulantes do Navio Altair.
Conforme a professora Rita, nas suas aulas de Língua Portuguesa, são abordadas as competências linguísticas, além de trabalhados aspectos interdisiplinares de um tema, como geografia, história etc.
Memória e sociedade precisam estar interligados sempre, e fazer estas pequenas viagens no tempo com os alunos é algo que tem retorno imediato no rendimento escolar, como um dos alunos destaca que mais do que vídeos e fotos, poder falar com alguém que vivenciou o fato é diferenciado.
A professora Rita Germano, sempre criativa e inovadora em sua prática escolar, já teve descatado outro projeto seu, chamado "Ciranda Literária", elaborado via Facebook com o educador José Antonio Klaes Roig, editor do blog Educa Tube Brasil, e executado por ela com esta mesma turma. Este outro projeto (link abaixo) consiste na doação de livros em locais públicos, pedindo ao leitor que depois de lido o livro, o mesmo retorne à circulação.

Ciranda Literária na Educação: Pedagogia do desapego e distribuição de livros por alunos em locais públicos

Rita também tem uma comunidade no facebook, onde divulga outro projeto seu, chamado SUPERLATIVOS, envolvendo literatura, música e arte em geral:

SUPERLATIVOS - COMUNIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário