domingo, 12 de abril de 2015

"Escola Google": Sala de aula no Brasil, inspirada no escritório da gigante de buscas


"Escola Google". Conheça a sala de aula no Brasil que é inspirada no escritório da gigante de buscas.

Posted by Olhar Digital on Quarta, 8 de abril de 2015


O vídeo acima, "Escola Google", descobri no Facebook do portal OLHAR DIGITAL e mostra a sala de aula, no Brasil, que é inspirada no escritório da gigante de buscas.
Trata-se de experiência em escola de São Paulo, que adaptou seu espaço a um modelo semelhante ao que é utilizado pela empresa Google, com almofadas coloridas substituem cadeiras e mesas; telas multimídias ao invés de lousas digitais; tablets e notebooks em vez de livros e cadernos; o professor não à frente de uma turma, mas atrás, do lado mediando, orientado a pesquisa.
A escola propôs um parceria para criar o primeiro Google Learning Space (Espaço de Aprendizagem Google) do mundo.
Conforme Marcelo de Freitas Lopes, Coordenador Educacional do Colégio Mater Dei, "é um espaço interativo usado por crianças da educação infantil até jovens do ensino médio" e "o foco da sala é criar um ambiente de aprendizado mais aconchegante, mais descontraído, mais informal, que permite trocas". Segundo ele, não necessariamente utilizando neste ambiente apenas tecnologias, mas podendo ser também uma roda de conversas, promover um debate ou produzir um trabalho colaborativo.
O objetivo é trazer para a escola os mesmos estímulos da produtividade e criatividade que marcam as empresas do Vale do Silício, no EUA, onde gigantes como Google, Apple e outras desenvolvem seus projetos inovadores.
Espaço e tempo mais flexíveis frente a currículos mais engessados. O método expositivo sibstituído pelo colaborativo entre professor e alunos.
Entretanto, se professor neste novo modelo, funciona como um guia que explora com os alunos as chamadas infinitas possibilidades de conteúdo, em que o educador aprende com aluno, cabe lembrar que esta inovação não se distancia tanto assim do que o educador Paulo Freire pregava décadas atrás, com a sua Pedagogia da Autonomia, cada vez mais atual, em tempos de Mídias e Redes Sociais, quando declarava que ninguém ensina a ninguém e que todos aprendem em comunhão. Um fato, independente de se usar tecnologia dita de ponta, eletro-eletrônica ou prosaicos quadros e giz.
Como toda metodologia, a inovação só poderá ser comprovada a partir de ações decorrentes desta ideia. Ainda que a tecnologia tenha avançado, o mais importante é que a metodologia acompanhe esta chamada evolução e inovação na arquietetura escolar, e não que seja acessória deste processo. Uma metodologia mais flexível, em que a mobilidade, inclusive, além deste novo espaço arquitetônico, pressupõe a convergência de pessoas tanto quanto das funções de seus aparelhos eletrônicos.
Estaremos acompanhando as notícias o Google Learning Space, para uma maior reflexão sobre suas possibilidades de adaptação ao cotidiano escolar.

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