terça-feira, 21 de abril de 2015

As múltiplas faces de Tiradentes




O vídeo acima Tiradentes, descobri na TV e trata-se de Campanha Institucional 2015, do Canal Futura.
Com apenas 30 segundos, um breve vídeo que se presta a diversas possibilidades: da campanha a uma proposta educacional, da crítica política a uma análise histórica; da paródia ao inconfidente à contextualização além do tempo e espaço. Enfim, variações sobre um mesmo tema, levando-se em conta as próprias variantes e variáveis de um personagem histórico.
Conforme notícia: "A primeira fase da campanha [iniciado em março], apresenta dois filmes publicitários, com 30 segundos cada, sobre as trajetórias de Darwin e Tiradentes, referências de inconformados históricos cujas descobertas e atitudes transformaram as sociedades nas quais estavam inseridos. No segundo semestre outros personagens históricos em situações semelhantes de não-conformidade, serão matéria de novos vídeos".
Pensem no alferes Joaquim José da Silva Xavier, boticário (dentista), popularmente apelidado de o Tiradentes, vivendo no século XVIII, mas falando de coisas cotidianas do século XXI, como IPVA (do cavalo), o aluguel, a conta da água e a inconformidade com altos impostos, em geral. Mas ao mesmo tempo que quer participar de um movimento, tem um choque de realidade.
Mais do que pensar "O que seria do mundo sem os inconformados?", em uma campanha institucional, os educadores - sejam pais ou professores - podem trabalhar com seus filhos e alunos textos e contextos que abordem essa figura enigmática que foi Tiradentes, e suas múltiplas faces no tempo; pois já foi retratado com barba e cabelos longos (diferente do costume da época de raspar barba e cabelo nas execuções), mas que servia a uma construção histórica, para compará-lo a outro mártir como Jesus, tanto que o artista Aleijadinho, em seus obras, reatratou o Messias cristão com uma marca de corda, como que enforcado, além de outras caracterizações que Joaquim José já teve.
O slogan: "Conforme-se e o mundo será sempre igual" pode ser um mote para justamente pensar o homem e o mito Tradentes, bem como a sociedade do século XVIII e a do século XXI, com suas semelhanças e diferenças. Ironicamente, ao tempo de Tiradentes, o termo arroba era tão-somente uma medida de pesagem, utilizada na agricultura e pecuária. A taxa de impostos no valor de 100 arrobas em ouro, que deveriam ser pagos à Coroa Portuguesa, foi, inclusive, um dos motivos da Inconfidência. Atualmente, o mesmo termo serve para identificar mensagens de correio eletrônico na rede mundial de computadores, algo inconcebível ao tempo do alferes.
Abaixo, alguns outros vídeos e textos que podem auxiliar nessa reflexão sobre o homem e o mito:
Um deles é um vídeo intitulado Tiradentes (breve história), que trata-se de trabalho escolar do 1º S.A. - Técnico em Informática (de escola não identificada):



Outro vídeo é um criativo e divertido, chamado Tiradentes " O Descartável", é curta de animação do Barão do Pirapora de Piedade, SP, Brasil, tratando tambpem da vida de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e a Inconfidência Mineira:



Um texto irreverente e instigante, intitulado de Liberdade, ainda que à tardinha!, uma ironia com o termo latino Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que tardia).
E, por fim, notícia sobre o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro [que] realizará ‘desenforcamento’ de Tiradentes

Trata-se de evento "Para recuperar a importância de Tiradentes e numa tentativa de “reparar” um erro histórico, no próximo dia 21 de abril, o Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro fará um novo julgamento simbólico do mártir em uma encenação teatral que acontecerá no Salão do Tribunal do Júri do Antigo Palácio da Justiça. A peça ‘O desenforcamento de Tiradentes: Justiça ainda que tardia’ vai realizar um júri popular, no qual Joaquim José da Silva Xavier será novamente réu. Mas seu destino será diferente, pelo menos dessa vez. Ao fim da peça, Tiradentes será 'desenforcado' e 'desesquartejado'.
O evento foi idealizado pelo professor, historiador e escritor Joel Rufino, diretor-geral de Comunicação e Difusão do Conhecimento do TJ. Segundo ele, a intenção é 'atualizar, para 2015, a luta e o sacrifício do Tiradentes'. 'Nós queremos propor uma reflexão sobre temas que eram discutidos na época e trazê-los para os dias atuais: liberdade, justiça, dominação estrangeira, abuso fiscal', avalia Rufino, que acrescenta: 'a classe social ao qual Joaquim José da Silva Xavier pertencia – ele era uma espécie de sargento de polícia – pode ter contribuído para que sua sentença tivesse mais dura do que a dos demais inconfidentes. Eles foram condenados à morte, mas suas penas foram comutadas em chibatadas e degredos para a África', explica o professor"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário