sábado, 18 de abril de 2015

Caracteristicas de um docente em educação virtual, pelo prof. Ángel Valentin




O vídeo acima, Caracteristicas de un docente en educación virtual, desocbri via Twitter do colega e amigo Francisco Velasquez, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, e trata-se de fala do professor Àngel Valentin sobre a capacidade do educador se comunicar no ambiente virtual, por forma escrita, o que normalmente no ambiente presencial ocorre pela fala, e que requer novas estratégias lingúísticas, pois tempo e espaços digitais são diferenciados. Requer um feed back maior.
Já declarou Pierre Lévy que virtual é o potencialmente real.
Uma atividade, tanto no mundo presencial como no digital, se elaborada de forma dinâmica, em que promova a troca de informação por copnhecimento, modula esse tempo e espaço. As coisas podem passar mais rápido ou se arastar, dependendo do conteúdo a ser disponibilizado e explorado.
Para coorborar com a fala do professor Àngel Valentin, recomendo link abaixo, de postagem antiga no Educa Tube, em que destaca justamente o pensamento do escritor de ficção científica Isaac Asimov, prevendo o impacto da Internet na sociedade do futuro e na educação em geral.
Conforme apresentação do referido vídeo: "Isaac Asimov mostra toda sua genialidade prevendo, em 1988, a importância da Internet na educação e em nossas vidas. Entrevista gravada em 1988 por Bill Moyers no programa de TV World of Ideas. Asimov prevê entre outras coisas as redes sociais e aplicações como a Wikipedia, Yahoo Answers, etc."

Isaac Asimov prevendo o impacto da Internet na sociedade e na educação

Para completas esta postagem, requer pensar que independente do espaço e tem po educacionais, se presenciais ou digitais, o mais importante sempre será a metodologia e a didática empregadas pelos educadores e neste ponto, a emoção, o afeto, o exemplo são essenciais para promover esta empatia, e o link abaixo, do portal Universidad 3.0, que traz uma notícia que também corrobora com as palavras de Ángel Valentin e Isaac Asimov:

La neurociencia demuestra que el elemento esencial en el aprendizaje es la emoción

Francisco Velasquez @professorcronus

Nenhum comentário:

Postar um comentário