quarta-feira, 15 de abril de 2015

Maioridade Penal: Entre o ético e o poético (Música e Sociedade)


MAIORIDADE PENAL - Fabio Brazza

Resolvi expor um pouco do meu ponto de vista sobre a redução da maioridade penal. Discordando ou concordando abro a minha página para o debate saudável. Meu intuito não é defender nenhum criminoso, apenas condenar a hipocrisia da nossa sociedade e alertar para problemas maiores e que seriam muito mais efetivos no combate ao crime que a redução da maioridade. MAIORIDADE PENAL– Fabio Brazza É uma pena, querem aumentar a pena e diminuir a idade Como se isso fosse diminuir a criminalidadeMas isso só diminui a nossa sociedade, que não entende Que o Brasil já é o 4º país do mundo que mais prende Se prender resolvesse o problema, o problema já teria tido uma pausaMas nosso maior defeito é querer combater o efeito e não a causaQuase metade da população não tem o fundamental completoMais de 13 milhões de jovens no Brasil são analfabetosÉ fácil virar insano quando não se tem ensino É fácil julgar o menino e pedir que a pena dobreAinda mais quando você descobre que é quase sempre preto e pobre A diminuição não resolve a questão, só encobre O moleque já é mil grau e nem tem o primeiro grau Assassino em série, que nem passou da primeira série Nunca foi levado a sério, mas só quando o ferro fere É que o Estado finalmente interferePorque ninguém previne, só reprime?Será mesmo que diminuir a maioridade, diminui o crime?Por mais que o moleque não agrade, por mais que a punição seja necessária, Não seria mais fácil colocá-lo na grade escolar que na grade carceráriaRepare! Nosso problema é bem maior Afinal menos de 1% dos crimes são cometidos por um menorE se o argumento é que o jovem já tem informação pra saber o que é o certo e o errado Então que aumentem a pena dos políticos, pois eles são os mais bem informados!Mas não, pra eles a pena continua leve. Acho que isso é só uma cortina de fumaça, pra não se mexer onde realmente deve Talvez o tema da pena valesse a pena se nossos jovens fossem cultos Mas já que não podemos cuidar das nossas crianças decidimos tratá-las como adultos...É um pena!

Posted by Fabio Brazza on Quarta, 1 de abril de 2015


O vídeo acima Maioridade Penal, de Fábio Brazza, achei na rede social e é uma interesante forma de unir ética com poética, em uma forma didática de tratar um tema complexo e polêmico como este.
Brazza, na própria apresentação do vídeo, declara:

"Resolvi expor um pouco do meu ponto de vista sobre a redução da maioridade penal. Discordando ou concordando abro a minha página para o debate saudável. Meu intuito não é defender nenhum criminoso, apenas condenar a hipocrisia da nossa sociedade e alertar para problemas maiores e que seriam muito mais efetivos no combate ao crime que a redução da maioridade".

O Educa TUbe Brasil, como um blog educacional e um formador de opiniao, se asocia à fala e escrita de Fábio Brazza, por achá-la apropriada e coerente para promover um debate no ambiente escolar e na comunidade. Seu ponto de vista aborda justamente essa contradição brasileira. Se avaliarmos o contexto atual, as mesmas forças conservadoras, seja no ConGresso Nacional como no cotidiano, que são contra o aborto, são também favoráveis à pena de morte. Qual o critério para decisões conflitantes? Direito à vida para uns e morte a outros? Da mesma forma, a redução da maioridade penal, como é proposta ou tentativa de ser imposta, sem o amplo debate, parece mais ações pontuais do que estruturais. Mais remediar do que prevenir o problema, sem levar em conta que exporá cada vez mais os jovens aos aliaciadores do crime organizado, que utilizam justamente de menores de idade para serem os "aviõezinhos", as "mulas" do tráfico de drogas, aqueles que assumem os crimes em seu nome para servirem de "escudos humanos" para os verdadeiros criminosos etc.
A analogia, o jogo de palavras que Brazza faz entre grade curricular e grade das prisões, remete ao sentido amplo da escola tradicional e a escola do crime e a questão crucial do prevenir mais do que emediar.
Enfim, um tema que requer sim, amplo e longo debate e não projetos votados apressadamente.
Abaixo, a íntegra da letra da canção. Por sinal, a música tem sido uma grande aliada de alguns professores, na memorização de conteúdo por seus alunos, seja incorporando às letras fórmulas matemáticas, físicas e químicas, das ci~encias exatas, ou em temas sociais, como esse das ci~encias humanas (sociologia, filosofia etc):

MAIORIDADE PENAL – Fabio Brazza

É uma pena, querem aumentar a pena e diminuir a idade
Como se isso fosse diminuir a criminalidade
Mas isso só diminui a nossa sociedade, que não entende
Que o Brasil já é o 4º país do mundo que mais prende
Se prender resolvesse o problema, o problema já teria tido uma pausa
Mas nosso maior defeito é querer combater o efeito e não a causa
Quase metade da população não tem o fundamental completo
Mais de 13 milhões de jovens no Brasil são analfabetos
É fácil virar insano quando não se tem ensino
É fácil julgar o menino e pedir que a pena dobre
Ainda mais quando você descobre que é quase sempre preto e pobre
A diminuição não resolve a questão, só encobre
O moleque já é mil grau e nem tem o primeiro grau
Assassino em série, que nem passou da primeira série
Nunca foi levado a sério, mas só quando o ferro fere
É que o Estado finalmente interfere
Porque ninguém previne, só reprime?
Será mesmo que diminuir a maioridade, diminui o crime?
Por mais que o moleque não agrade, por mais que a punição seja necessária,
Não seria mais fácil colocá-lo na grade escolar que na grade carcerária
Repare! Nosso problema é bem maior
Afinal menos de 1% dos crimes são cometidos por um menor
E se o argumento é que o jovem já tem informação pra saber o que é o certo e o errado
Então que aumentem a pena dos políticos, pois eles são os mais bem informados!
Mas não, pra eles a pena continua leve.
Acho que isso é só uma cortina de fumaça, pra não se mexer onde realmente deve
Talvez o tema da pena valesse a pena se nossos jovens fossem cultos
Mas já que não podemos cuidar das nossas crianças decidimos tratá-las como adultos...É um pena!


Um comentário:

  1. Sem comentários pra essa letra ilustre do Fabio Brazza , Caralho letra espetacular, poema me deixou de cara no chão

    ResponderExcluir