terça-feira, 3 de maio de 2016

O que as escolas inovadoras têm em comum? Gestores e professores abertos! (Hangout com José Moran)




O vídeo acima Você sabe o que as escolas inovadoras tem em comum? , descobri na rede social, via revista A Rede Educa, e trata-se de evento com José Moran, professor da USP e que coordena um Grupo de Pesquisa sobre Formação Inovadora de Professores no Instituto Singularidades de São Paulo (SP), Brasil.
Moran, "um dos grandes nomes da educação inovadora no Brasil, apresenta as principais características em comum das escolas inovadoras"; ou seja, "inovação requer gestores e professores abertos" e "Referência na educação inovadora no Brasil, ele apresenta, nesta entrevista, as principais características em comum das escolas inovadoras e fala de boas experiências com ferramentas tecnológicas como elementos facilitadores do aprendizado" (Fonte: Revista A Rede Educa).
O Educa Tube Brasil tem destacado em diversas postagem, justamente a importância de que gestores públicos e escolares sejam a locomotiva do processo de inovação educacional. Existem ótimos projetos pontuais nas escolas, mas que não são estruturais, não parte da própria escola, mas de seus professores, como iniciativas individuais, quando deveriam ser projetos inter e multidisciplinares, a partir das trocas de experiências e saberes entre professores, e estes com seus alunos.
Quando se fala em inovar, não é apenas trazer o novo, usando ou não as TIC, mas de transformar o que já existe (uma câmera fotográfica usada como um escâner; uma apresentação de slides e sua ferramenta de desenho como forma de criar uma HQ, etc). E muitas vezes é na simplicidade que se permite a sustentabilidade e continuidade da própria ação, da atividade, do projeto.
Uma entrevista imperdível, pois Moran é um dos grandes pensadores da Educação, da Tecnologia na Educação e da Educação a Distância,e ele bem destaca que não bastam espaços acolhedores, é preciso que as pessoas também sejam acolhedoras, que o aluno perceba por que está estudando. Dar sentido e significado à educação, à escola, ao estudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário