segunda-feira, 28 de julho de 2025

Fábrica de Gaiteiros: projeto social e educacional pra confecção e manutenção de instrumentos e o ensino da música às crianças e jovens




O vídeo acima, Fábrica de Gaiteiros, é um incrível projeto social do músico Renato Borghetti, localizado no município de Barra do Ribeiro, RS, Brasil. Um projeto que existe há 13 anos, para produzir instrumentos musiciais [gaitas] e ensinar seu uso para crianças e jovens, como uma forma de manter a cultura musical às novas gerações. Sugiro que sigam no Instagram também, nesse link: FÁBRICA DE GAITEIROS OFICIAL.
Borghetti abre sua fábrica para contar um pouco do projeto [que ele considera seu projeto de vida], além de projeto social, cultural e educacional, que é também sustentável em todos os sentidos, pois a energia para a produção dos instrumentos é obtido por meio solar. Um projeto artesanal, feito uma a uma cada gaita.
Esse projeto escola possui a fabrica em Barra do Ribeiro, e 25 escolas em 24 unidades, sendo sua produção alimentada às escolas do projeto, com cerca de 30 a 35 alunos, com as idades de 7 a 15 anos de idade. Além de fabricar gaitas, há também a manutenção dos instrumentos do projeto.
Borghetti, que abre sua fábrica e demonstra o processo de confecção, informa que seu projeto social é também educaiconal e de inclusão e cidadania, mas não tem como objetivo principal formar músicos, mas cidadãos, já que existem gaitas adaptadas para alunso com deficiência visual [gaita em braille], autismo etc.
Há estudos que indicam o poder da musicoterapia, e esse projeto traz muitas coisas dessa ideia e conceito. Tocar música é como aprender uma outra língua, como diz o entrevistador.
Um vídeo motivador [e pequena aula de história da música] que me foi indicado pelo WhatsApp de minha prima Rejane Klaes, bibliotecária aposentada, residindo em Porto Alegre, RS.
Uma ação social genial, pois preserva a arte e a cultura da música em todas as suas instância da produção de instrumentos ao ensino da música. Uma ideia simples e relevante, levada adiante por quem ama o que faz.
Parabéns ao Borghettinho, como é carinhosamente chamado pelos gaúchos, e que, com esse projeto, mais admirável é sua ação artística e cultural. Alguém que foi autodidata no uso da gaita e que hoje mantém um projeto escola com professores que ensinam a tocar o instrumento a uma nova geração, numa espécie de passar o bastão aos que repassarão aos demais.
Para quem não conhece esse artista e músico gaúcho, segue um vídeo abaixo, com a canção Mercedita, para Pray For Change:



Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sábado, 26 de julho de 2025

A vida que passa: quando uma imagem em movimento vale por mais de mil palavras ditas ao vento [filosofia, literatura e sociedade]




A imagem em movimento acima [GIF?], que intitulei de A VIDA QUE PASSA, encontei no Instagram de @nicestoicismo e é um exemplo de como um vídeo curto, uma imagem, GIF, meme, charge, tirinha, HQ etc podem proporcionar uma bela dinâmica de grupos, independente da faixa etária, um bom debate de ideias e uma reflexão sobre o poder imagético, póetico, estético e filosófico. No caso em questão, a filosofia estoica e o culto ao bem viver, que hoje muitos confundiriam com o coach, o influencer, a mentoria. De certa forma Sêneca e os filósofos estoicos foram precursores da ideia de influência na arte do viver, um dia de cada vez, valorizando as pequenas coisas da vida, usando de bom senso, civilidade, harmonia com o meio em que se reside.
A máxima "O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por ela", de Henry David Thoreau, um filósofo do século XIX, é um exemplo da influência do estoicismo no transcorrer dos séculos, algo que com o passar das eras e séculos foi se transformando no que hoje chamamos de Existencialismo: a busca de um sentido para a vida. Thoreau antecipou as ideias existencialistas da busca pela autenticidade, liberdade individual e confronto com as convenções sociais.
Antes de Thoreau, Shakespeare antecipara o conflito interuor do "ser ou não ser" diante dos dilemas da vida, como em Hamlet. Muito antes de Shakespeare, Sêneca, um estoico, estadista romano e conselheiro de imperador, antecipou as ideias existencialistas, com ênfase na liberdade interior, a aceitação da morte e o significado para o viver.
Trabalhar com ideias interdisciplinares e temas transversais são essenciais para a formação ética, poética, filosófica e social. Usar imagens diversas, como clipes, curtas, cenas de filmes, animações, slides, trechos de livros, pinturas, fotografias etc, idem, pois a vida passa num mundo em eterno movimento.

Quanto à ideia da troca de tempo de vida por outros sentidos, e complemento a este tema, recomendo postagem antiga e ainda atual, neste blog educacional, conforme link abaixo:

O Preço do Amanhã e a metáfora do cotidiano (cinema e educação)

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

terça-feira, 15 de julho de 2025

Cena final da telenovela "Garota do Momento" e a defesa da igualdade em sentido amplo: sociedade, diversidade e televisão




O vídeo acima é fragmento de capítulo da telenovela brasileira GAROTA DO MOMENTO e traz uma fala da personagem Beatriz que, conforme sinopse do GShow o Instagram, "anha o prêmio de 'Personalidade do Ano e faz um discurso emocionante sobre igualdade". O audiovisual com interpretação magistral da atriz Duda Santos e que me foi indicado pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, professora em Rio Grande, RS, Brasil. Cenas de filmes, clipes, curtas, animações egtc, são parte do acervo deste blog educacional que acredita em cada linha e fala da personagem e da atriz, em defesa de um mundo mais justo, humano, igualitário, em que a educação seja valorizada junto com os educadores.
Quantas mais "Garotas do Momento" estão por aí reivindicando, defendendo, levantando bandeiras pela diversidade, equidade e contra a desigualdade social, de gêneros, o racismo, o machismo, o preconceito e muito mais... Que a vida imite a arte e que a arte continue sendo essa provocação estética, ética, filosófica e cidadã.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

A arte do amor: curta-metragem que destaca o amor à arte do desenho, da fotografia e da vida




O vídeo acima, curta-metragem escrito e dirigido por Lewis Farinella, em 2013, intitulado "A arte do amor" é um belo audiovisual para tratar de narrativas escritas e visuais, produção e interpretação de texto, a partir da linguagem verbal e não verbal, bem como discutir sobre a importãncia das artes, como uma linguagem universal que aproxima as pessoas. No vídeo em questão a fotografia do rapaz e o desenho da moça, e as casualidades, encontros e desencontros que unem e distanciam pessoas, num outro tipo de conexão, nada digital, mas natural, no sentido duplo, já que os dois se conhecem numa praça, em contato direto com a natureza.
O curta serve para pensar a questão do amor como uma arte também e remete a uma citação de Agenor Miranda Neto, vulgo Cazuza, ex-vocalista da banda Barão Vermelho, que disse certa vez: "O trabalho é mais importante que o amor, pois é ele que nos dá dignidade para amar". De fato, trabalho, artes, amor, são as várias faces do convívio social, e uma relação amorosa não resiste a uma crise econômica, por exemlo, é preciso ser uma artista da vida para conciliar o amor ao trabalho, com o amor romântico e com o maior amor, entre todos, à arte, que é o que nos dá sentido à vida. Tanto é que imaginem o cotidiano de uma pandemia sem as artes e a tecnologia, e sem a tecnologia nos fazendo resistir ao caos por meio das artes, em "lives" de música, entrevistas, videoaulas, jogos online, maratonas de séries etc.
Enfim, um material multidisciplinar que pode-se usar em aulas de linguagens, humanas e muito mais.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Cocodrilo: comovente curta-metragem sobre o amor de mãe e filho em múltiplas plataformas, dimensões e conexões




O vídeo acima, intitulado Cocodrilo, com roteiro e direção de Jorge Yúdice, é um belíssimo curta-metragem de 2018 que encontrei nos vídeos correlatos do YouTube e conta a história comovente de uma mãe que acompanha o filho a distância, entrando em seu canal de jogos eletrÔnicos online e em tempo real e tratando de um outro tipo de conexão, não digital, mas natural entre mãe e filho, por meio de uma palavra-chave [um password] em comum: cococrilo.
Mais que uma palara mágica, esse troca letras que crianças fazem [mániqua - caca-cola - picoca], são marcadores de tempo, conectivos l´pgicos sentimentais.
Um curta superpremiado que conta com a cedência de som e imagem do jogo "Path of Exile", de Grinding Gear Games.
Todo pai ou mãe tem seu password com filhos, a partir das memórias e vivências, que abrem portas para belas reordações e reconexões, além do tempo e do espaço. Pode ser que a vida afasta, por um momento, pais e filhos, mas os laços de afeto, carinho, os sentimentos promovem essa reconexão, além dos cabos, fios, equipamentos, que são apenas meios de comunicação.
Um vídeo pra emocionar, desacomodar, surpreender e promover reflexões. Um curta adorável sobre o jogo da vida e sobre as palavras mágicas que abrem portais pra outras dimensões, entre o real e o digital.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

domingo, 6 de julho de 2025

Estudante cúmplice: curta-metragem de animação [autoescola como metáfora do processo de ensino-aprendizagem] #CinEducação




O vídeo acima, curta-metragem Student Accomplice [Estudante cúmplice, tradução livre], descobri no YouTube e é uma divertida animação em #D que ganhou diversos prêmios e foi criada pela equipe de 30 estudantes do Centro de Animação da Universidade Brigham Young, como projeto de conclusão de curso.
Uma história para ser "lida" nas entrelinhas, pois trata da insegurança de uma aluna em uma autoescola, aprendendo a dirigir um carro bem no meio de um assalto, em que o avaliador fica mais atento ao preenchimento de formulários do que no exame de condução propriamente. Ainda que não tenha esse objetivo, o curta serve para nós, professores, refletirmos sobre o excesso de burocracia que muitas vezes impede de ver a realidade do aluno, suas ansiedades, temores e inclusive de perceber sua prática escolar, enquanto educador.
O final do curta se presta a essa interpretação do editor do Educa Tube Brasil, pois diante da aprovação da estudante/condutora, e após a assinatura do burocrata, eis que o carro sem estar engatado em ponto morto provoca um efeito dominó, que o avaliador finge que não vê. Quantos avaliadores, educadores [sejam pais ou professores] se omitem diante da condução do processo educativo de seus filhos e alunos?
De certa forma, quem foi cúmplice nisso? A estudante? Ou o avaliador? Talvez, os animadores quiseram brincar com a cumplicidade com a plateia e a da estudante com o assaltante na condução do veículo. Já o editor deste blog observou a cumplicidade entre estudante e avaliador ao final, pelos motivos anteriormente já citados. E vocês, o que acham disso?
Aos interessados, recomendo visita ao site da BYU - Brigham You University, no link abaixo, para o Centro para Animação da referida instituição:

BYU - Brigham Young University - Center For Animation

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.