domingo, 21 de outubro de 2012

América Latina por Calle 13 (música, história e sociedade)



O belíssimo videoclipe acima, América Latina, do grupo Calle 13 (Rua 13), descobri por acaso, enquanto conversava no Facebook com o colega e amigo Alexandre Protásio, educador de Rio Grande, RS, Brasil, sobre um viral do You Tube, Psy - Gangnam Style, que ele perguntava-se pelo motivo de vídeo de discutível qualidade receber a impressionante marca de 450 milhões (isot mesmo!) de acessos. E o pior: enquanto discutíamos o tema, na próxima meia hora, o referido viral recebeu mais de 2 milhões de acessos. Impressionante.
Apesar disso, deste bate papo online, Tiago Santos amigo de Alexandre, nos indicou o videoclipe Latinoamérica, da Calle 13, de uma beleza de imagens e força de letra e mensagem, que valeu a pena até ter visto o viral. :-))
Um material audiovisual que imagino sendo utilizado de forma interdisciplinar por professores de história, geografia, artes, ainda mais quando o verso diz: "Eu canto porque alguém escuta". Penso: eu educo por que alguém me escuta também. E pelo motivo de que o material que o educador use promova múltiplas reflexões entre todos os participantes. No caso, a música em questão foi indicação, via rede social, que tomou também um enfoque educacional.
Por linhas tortas, descobrimos eu e Alexandre esta riqueza de material para divulgar, debater e refletir. E o bom de tudo, com 12 milhões de acessos. Não se compara (em quantidade) ao viral asiático, que já ultrapassou os 500 milhões de visitas, mas, diferente deste (em matéria de qualidade), Calle 13 trata de coisas simbólicas, significativas e universais, que ficam além dos fenômenos do You Tube.
Canção que tem a participação especial de Totó la Momposina, Susana Baca e Maria Rita (filha de Elis Regina).
"Sou América Latina: um povo sem perna, que caminha", é um dos belos versos da canção, que ora é cantada em espanhol, ora tem alguns versos em português.
"Não se pode comprar o vento, não se pode comprar a chuva... não podes comprar minha alegria, não podes comprar a minha dor... não podes comprar minha vida", mais alguns versos que podem ser acompanhados na íntegra, no link abaixo:

América Latina, por Calle 13 - letra e tradução

Abaixo, videoclipe legendado em português:

2 comentários: