terça-feira, 9 de outubro de 2012

Aprendizagem Invisível: Como aprender apesar da escola?



Após leitura do texto O que Bill Gates e a Maria do crochê têm em comum?, no portal Porvir: o futuro se aprende, que trata do conceito de "Aprendizagem invisível", lembrei-me de vídeo sobre o mesmo tema, intitulado Aprendizagem invisível: como aprender apesar da escola? (vídeo acima), referente apresentação do professor e pesquisador Cristóbal Cobo, feita ao TED em 2011, e que tinha assistido tempo atrás no blog Sobre Educação, da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial e coordenadora pedagógica da APAE de Curitibanos, SC, Brasil.
No referido vídeo, Cristóbal Cobo, utilizando-se de imagens e diversas citações, trata da aprendizagem visível (formal) e a invisível (feita além da escola). O que me reporta ao que tenho comentado e publicado neste blog e nas redes sociais, através do processo de garimpo sentimental que tenho feito em minha memória infanto-juvenil, colaborado por pesquisas no Google e You Tube, de desenhos animados, histórias em quadrinhos, músicas, clipes, álbuns de figurinhas, filmes, seriados, fotografias, textos etc que me seriam da aprendizagem antes de adentrar aos bancos escolares e de formação e informação extracurricular.
Já citei e publiquei aqui alguns exemplos como um episódio de desenho animado da série A arca do Zé Colmeia, em que tive as primeira noções de educação ambiental; do episódio Jogo de palavras (Wordplay) do seriado Além da Imaginação, que trata justamente da questão da aprendizagem e que assisti quando nem imaginava que me tornaria um educador; bem como outras lembranças que venho tentando reencontrar no mundo virtual. Já comentei sobre álbuns de figurinhas e a aprendizagem através das trocas, em que pais, avós e crianças se encontram próximo à banca de revistas, em Rio Grande, RS, Brasil, para completar seus álbuns através de trocas dos cromos repetidos, uns com os outros, envolvendo conhecimento matemático (já que alguns vendem por centavos também), envolvendo a memória (pois enquanto os adultos olham as figurinhas pelos números, as crianças sabem de cor e salteado pelas imagens dos jogadores, no caso, o álbum do campeonato brasileiro de futebol). Enfim, recordo-me também que aprendi com uma história em quadrinhos do Mickey Mouse que o sol nasce no leste e morre no oeste. Tudo isso, de certa forma, é uma aprendizagem invisível para o ensino formal.
Cristóbal Corbo fala dessa padronização do conhecimento que replica muito o sistema industrial, e destaca o que ele denomina de "o pequeno Mozart": o menino Lim Ding Wen, de apenas 9 anos, que é um gênio da informática. E o mais interessante de tudo é o que Cobo declara: "Aprendizagem é o que acontece enquanto se faz outra coisa", pois aí está o grande mérito do educador, de que para aprender deve-se vincular a outras atividades, e que a escola não é a única fonte do saber, que os saberes estão em toda parte e que se aprende mais facilmente quando se faz algo que se gosta.
Um ótimo vídeo para refletir sobre os diferenciados processos de aprendizagem que estamos sempre vivenciando uns com os outros.
Segundo John W. Moravec, co-autor, junto com Cristóbal Cobo, do livro Aprendizagem Invisível - Para uma Ecologia da Educação: "“A educação invisível reconhece que as formas de aprendizagem formal, não formal, informal e incidental são interligadas. A maior parte do nosso aprendizado é não formal”.
De acordo com Patrícia Gomes, em texto para o portal Porvir: o futuro se aprende: "O MEC define a educação formal como aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais, a não formal como iniciativas organizadas de aprendizagem, mas que acontecem fora dos sistemas de ensino, e a informal e a incidental como as que ocorrem ao longo da vida." Abaixo, link para download do livro Aprendizagem Invisível, de Cristóbal Cobo, versão em espanhol:

APRENDIZAGEM INVISÍVEL - PARA UMA NOVA ECOLOGIA DA EDUCAÇÃO, de Cristóbal Cobo e John W. Moravec

Leiam também a postagem abaixo, no portal Porvir: o futuro se aprender, que trata sobre a aprendizagem invisível:

O que Bill Gates e a Maria do Croché têm em comum?

2 comentários:

  1. Olá! Venho parabenizá-lo pelo maravilhoso blog! As postagens são muito interessantes! Eu como professora, vou aproveitar muitos de seus vídeos publicados! Convido-te a conhecer meu blog: www.professoravanucia.blogspot.com! Vou divulgar seu blog no meu. Já estou te seguindo! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Vanúcia. Grato pela visita e comentário. Fico contente que tenhas gostado do blog. Se tiveres algum material para sugerir, agradeço. Um abraço,

      Excluir