segunda-feira, 10 de março de 2014

A pedagogia do exemplo e do afeto entre pai e filha: entre a tela e o espelho



O vídeo acima The Lilly Ann workout (O treino de Lilly), descobri por acaso na internet e trata-se de atividade física entre Lilly Ann e seu pai Michael Stansbury, filmada, provavelmente diante de um notebook ou tablet (as novas telas ou espelhos digitais) e demonstra o que chamo de "As Pedagogias do Afeto e do Exemplo".
Percebe-se nos primeiros segundos que o pai aciona a gravação do vídeo, enquanto a menina já se encontra a postos para iniciar a série de exercícios que simulam o "apoio" ou flexão de peito e braços.
É a bebê que comanda o show, enquanto o pai apenas reproduz seus movimentos, num espelho invertido. Entretanto, a criança é que esta repetindo ações que o pai deve ter feito noutras oportunidades. Espelho e reflexo, um do outro.
Esta consciência de que somos ao mesmo tempo espelho e reflexo de nossos pais e repassamos aos nossos filhos, deveria todo educador - seja pai ou professor - ter em mente a cada interação com seus filhos e alunos, pois nossas ações e contradições são percebidas e refletidas a todo momento pelos mais jovens.
Não importa a quantidade mas a qualidade do tempo que despendemos aos filhos e alunos, sabendo valorizar as pequenas coisas do cotidiano e de cada um. Exemplo disso é a ação do pai, aos 37 segundos, quando diz que ama a filha e ela retribui o carinho com um toque de mão em seu braço. Um bebê que nem sabe falar ainda, mas que imita os gestos de seus pais.
O pai se espelha na filha e esta em seu pai. Este carinho e afeto são fundamentais para o desenvolvimento motor e emocional da criança. Pequenos momentos de atenção como este são preciosos em uma lida diária entre trabalho, estudo, casa... E se todos os pais se dessem conta disso, talvez, muitos problemas de relacionamento, bullying, drogas, violência, depressão, poderiam ser evitados...
Entre telas e espelhos, que possamos como educadores projetar em filhos e alunos valores e limites de bom convívio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário