sábado, 29 de março de 2014

Maioria Oprimida: curta-metragem que é exercício de alteridade contra sexismo e machismo na sociedade



O vídeo acima Majorité Opprimée (Maioria Oprimida), trata-se de curta-metragem de Eleonore Pourriat, que descobri nas redes sociais e é um ótimo exercício de alteridade, do colocar-se no lugar do outro. Mais precisamente, colocar o homem no lugar da mulher, passando pelas mesmas situações de sexismo, machismo e violência social e sexual a que elas estão expostas por conta deles.
Imaginem uma sociedade governada por mulheres, em que os homens são vistos como sexo frágil e tratados com descaso, omissão e violência.
Um ótimo material para debater a violência, o machismo, a discriminação na sociedade. E torna-se um exercício atualíssimo, levando-se em conta pesquisa recente feita no Brasil, em que 65% dos entrevistados acreditam que a mulher que usa roupas curtas e justas, além de se expor demais, assume o risco de ser violentada. Algo bisonho, ultrajante, sem explicação, em pleno século XXI.
Para ilustrar um debate e ironizar esta pesquisa e a situação em si, encontrei esta imagem abaixo.



Posteriormente à publicação deste post, achei esta imagem abaixo, também crítica e irônica sobre o mesmo tema de violência contra à mulher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário