domingo, 30 de março de 2014

De volta ao passado (Electric Dreams): série-documentário da BBC visitando as décadas de 1970, 80, 90


ANOS 1970



ANOS 1980



ANOS 1990



Os vídeos acima "Electric Dreams" (DE VOLTA AO PASSADO), fazem parte da fantástica "série-documentário da BBC que mostra como a revolução tecnológica dos anos 70, 80 e 90 transformou os lares britânicos e todas as nossas vidas. Produzida em parceria com a The Open University, a série de 3 episódios coloca a família Sullivan-Barnes (Adam, o pai; Georgie, a mãe; e os filhos Hamish, Ellie, Steffi e Jude) - e sua casa - de "volta" no tempo. Em um mês, eles passarão pelas 3 décadas passadas, no ritmo de um ano por dia, com apenas as comodidades disponíveis em cada ano".
Uma verdadeira viagem no tempo sem máquina alguma, apenas a reconstituição de época.
O documentário vai acompanhando as duas famílias, nesta espécie de reality show tecnológico, "registrando suas respostas à alteração de ritmo destas mudanças tecnológicas".
A série foi ao ar pela primeira vez no Reino Unido, em setembro e outubro de 2009. Mais tarde foi vendida para a transmissão internacional em 2010 e 2011" e descobri assistindo sua versão dublada no Canal Futura.
Um documentário que mais do que refletir sobre o avanço das tecnologias, mas para promover um diálogo entre pais e filhos, professores e alunos sobre o mundo de cada um, com suas peculiaridades. Imaginem poder mostrar a uma geração que fica ansiosa se a internet demora a conectar, se o game custa a carregar, se o fone celular está fora de área, mostrar um mundo perdido de telejogo, televisão à válvula, toca-discos, fita cassete e muito mais, recuperados não apenas pela memória visual e oral, mas pelas reconstituição de ambientes do passado na contemporaneidade.
Farto material para discutir tecnologia, educação e sociedade. Valorizar o saber coletivo, pois cada avanço é fruto de conhecimento agregado de geração à geração. Afinal, sempre digo que o verdadeiro gênio foi o homem das cavernas, que precisou inventar a roda, o fogo, os calçados, vestuário, depois a agricultura e tudo mais... Depois deles, tudo ficou mais fácil para seus descendentes, até os dias atuais...
Enfim, uma oportunidade única para fazer um experimento em menor escala na escola ou sala de aula, convidando aos alunos trazerem junto com os pais algum dispositivo tecnológico das décadas de 1970, 80 e 90, caso tenham sobrevivido em suas famílias.
Ativem as legendas e depois a tradução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário