quarta-feira, 5 de março de 2014

Caça-palavras reciclado e outros jogos educacionais feitos de sucata (educação, sustentabilidade e sociedade)



O vídeo acima Caça-palavras reciclado, foi indicação via Facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira , educador e advogado de Rio Grande, RS, Brasil e trata-se de ótima iniciativa que envolve educação, sustentabilidade, história, memória e sociedade.
Uma ideia simples e de fácil execução, que só depende de material reciclado e permite diversas possibilidades, desde jogos de caça-palavras, da memória (usando diversas imagens, recortes, desenhos, figuras no interior das tampinhas de garrafa plástica), de dominó, até conhecimentos de geometria, biologia, história etc.
A criatividade que fará a diferença. Além do fato de poder o professor contextualizar a questão ambiental e também histórica, das crianças que até o surgimento dos brinquedos eletrônicos, criavam com ajuda dos pais os próprios brinquedos artesanais, utilizando um conhecimento passado de pai para filhos, confeccionando pipas, carrinhos de lata de leite em pó e de óleo de cozinha, pernas de pau, telefone sem fio com cordão e latas etc.
Materiais que são jogados no lixo, podem servir para diversos projetos educacionais, sem falar em prestar um serviço ao meio ambiente, através da reciclagem. Vídeos ilustrativos, mostrando de forma didática a receita que une brincadeira, educação, sustentabilidade, reciclagem e sociedade.
Vejam abaixo mais alguns criativos vídeos, alguns deles apresentados por professores e alunos:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário