sábado, 8 de março de 2014

Como você se define? por Lizzie Velasquez ao TED e O que podemos aprender com “a mulher mais feia do mundo”



O vídeo acima Como você se define? , que descobri no portal Hypeness, com o curioso título de "O que podemos aprender com 'a mulher mais feia do mundo'?”, trata-se de conferência feita ao TED por Lizzie Velasquez, que tem 24 anos e nasceu no Texas, Estados Unidos, mas com uma condição rara: por mais que coma, seja o que for, não consegue ganhar peso e nunca pesou mais de 29 quilos em toda a sua vida.
Lizzie é deficiente visual, e enxerga só por um olho (que nem meu pai, o artista plástico Zeméco, que mesmo cego de um, continuou a pintar telas, nos mostrando sua visão do mundo ao redor).
O diagnóstico médico de nascimento de Lizzie foi avassalador: que seria incapaz de falar, andar, engatinhar sozinha. Os pais aceitaram a filha como era e fizeram o seu melhor para amá-la e cuidá-la. O apoio familiar é essencial sempre.
A menina, por questões lógicas de aparência - e não essência -, sofreu bullying sempre. Vista e tratada como um monstro pelas outras crianças da escola... Uma criança diferente, mas igualmente gente como qualquer outra.
Porém, os pais lhe disseram acertadamente que a síndrome não definiria quem ela era... Papel fundamental dos primeiros educadores: apoiar, motivar e mostrar os valores humanos, sabendo distinguir entre a aparência e a essência das pessoas e das coisas. Saber valorizar o que deve ser valorizado.
Diante de tamanha pressão, Lizzie sonhava em acordar de manhã e ser diferente. Ser aceita pelo grupo como uma igual, e muitos jovens, por causa deste sentimento de "tribo" acaba adotando trajes, penteados, adereços, acessórios, até utilizando drogas legalizadas (bebidas alcoólicas, cigarros...) ou não, para não parecer "careta", diferente...
Lizzie assumiu a condução de sua vida e decretou: "Você é pessoa do banco da frente do carro, você define sua vida", e "Escolher ser feliz ou infeliz..."
Diante das humilhações, como o vídeo de 8 segundos sobre ela, com 4 milhões acessos You Tube, em que a intitulavam de "A mulher mais feia do mundo", Lizzie decidiu usar esta negatividade ao seu favor se motivando e decidindo ser palestrante motivacional, escrever um livro e fazer faculdade em Estudos de Comunicação, pela Faculdade Estadual do Texas, em San Marcos, seguindo carreira. Fez tudo isso em 8 anos. Diz, inclusive, que "tentou usar experiências da vida real, enquanto estudava, e professores não aceitavam..." Eis um grande problema da educação, ficar estacionada na teoria e não avançar na prática da realidade local, da realidade universal...
Hoje, mais do que nunca, vivenciamos na TV e no mundo ao redor, o culto exagerado à beleza exterior, em que o parecer é mais importante do que o ser, principalmente ser humano e feliz... E os reality shows provam bem isso, quando mostram apenas pessoas jovens, belas, com corpos e rostos perfeitos... Nenhum espaço para alguém típico ou diferente, como Lizzie, somente estereótipos do homem musculoso e da mulher top model e capa de revista.
Afinal, pensando em tudo que Lizzie nos fala, o que nos define? Já pensou nisso? Já pensou em seu conceito de beleza? De vida e de felicidade?
Para conhecer mais um pouco da história de vida de Lizzie Velasquez, veja o vídeo abaixo "The Woman Who Can't Gain Weight" (A mulher que não consegue ganhar peso), com legendas em inglês:



Abaixo, discurso motivacional de Lizzie Velasquez, com legendas em espanhol:



Nenhum comentário:

Postar um comentário