terça-feira, 18 de março de 2014

É por isso que nós voamos: vídeo mostra aterrissagem de avião (Somos passageiros ou tripulantes de nosso viver?)



O belo vídeo acima This is why we fly (É por isso que nós voamos), descobri nas rede sociais e trata-se de iniciativa de piloto de avião que resolveu filmar uma aterrissagem em pouso feito no aeroporto de Queenstown, Nova Zelândia. A paisagem é deslumbrante e tem momentos de arrepiar quando o avião entra literalmente dentro das nuvens e a visibilidade é nula, somente possível se guiar por aparelhos eletrônicos na cabine de comando do capitão e das tecnologias modernas de navegação pelo ar...
Enquanto assistia ao vídeo, lembrei primeiramente de versos antigos de meu poema O amor é uma flor misteriosa, que escrevi: "Não sou passageiro desta vida/E sim, tripulante e condutor/Do meu próprio viver.../Destino?/Uma estrada bifurcada/Em nosso caminho...".
Afinal, somos passageiros ou tripulantes de nosso viver?
Como educadores, precisamos saber distinguir entre o simulador de voo e o incentivo ao voar na imaginação pelos alunos. Promover práticas que invistam na visão panorâmica de um tema e/ou conteúdo escolar, indo além da linha do horizonte do livro didático, e para isso, logicamente, não é preciso estar em um avião real, mas há que se buscar formas de sair do chão... Seja em atividades virtuais, seja em saídas de campo pelo entorno da escola.
Conhecer o mundo ao redor, e o mundo do alunado é uma das maiores e melhores viagens que o educador pode fazer para promover uma melhor interação educacional, tecnológica e social.
A música ao fundo, do vídeo em questão, é Paradise (Paraíso), da banda Coldplay, videoclipe abaixo:



Posteriormente à publicação deste vídeo, recebi o seguinte comentário, via Facebook pelo colega José Carlos Antonio, educador educador de Santa Bárbara do Oeste, SP, Brasil e editor do blog Professor Digital: "É por isso que nós ensinamos".
De fato: o verdadeiro educador é aquele que mais do que fazer decorar fórmulas, datas, nomes, regras, é aquele que faz decolar a imaginação, o interesse, o rendimento de seus alunos... Que faz o aluno se emancipar e dar asas aos seus (aero)planos, sendo também condutor de seu destino e não mero passageiro de uma viagem sem escalas e com destino incerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário