terça-feira, 25 de março de 2014

A arte esquecida do debate democrático, por Michael Sandel (aula de civilidade)



O vídeo acima A arte esquecida do debate democrático, trata-se de brilhante palestra de Michael Sandel, dada ao TED (conferências de duração de 15 a 20 min sobre temas relevantes).
Conforme apresentação do vídeo: "A democracia prospera com o debate cívico, é o que diz Michael Sandel - mas, vergonhosamente, perdemos essa prática. Ele conduz um divertido exercício, com os participantes do TED, discutindo sobre um caso recente da Suprema Corte dos EUA (PGA Tour, Inc. vs. Martin) cujo resultado revela o ingrediente crítico da justiça".
O Educa Tube, pelos valores éticos, morais, filosóficos, sociais e educacionais nesta palestra, considera-a UMA AULA DE CIVILIDADE QUE TODO EDUCADOR (PAI OU PROFESSOR) DEVERIA ASSISTIR COM SEUS FILHOS/ALUNOS.
"A arte esquecida do debate democrático" é algo que de fato se tem esquecido, do hemisfério Norte ao Sul, de leste a oeste deste globo terrestre... Não se debatem mais ideias (e sim ideologias, às vezes contraditórias entre o discurso e a prática) e às vezes - não fosse a separação das telas - se bateriam uns nos outros por conta de ideias muitas vezes superficiais, sem as devidas leituras de vida e mundo, sem o devido debate por parte do acusador, inquisidor. O sujeito mal vê a ponta do iceberg surgir no horizonte de uma discussão e, sem analisar todo o resto que encontra-se submerso, já sai determinando e sendo ao mesmo tempo determinista, sem ser especialista no tema nem em coisa alguma. Tornou-se praxe nas redes sociais (digitais ou não) atirar a primeira pedra e depois se esconder atrás do muro (tela) do computador, ou bloquear quem o contrariou...
O debate é uma arte mesmo e Michael Sandel utiliza-se de uma ação movida por golfista para promover na plateia o verdadeiro debate de ideias, coisa que todo educador precisava assistir para replicar em suas aulas, não importa qual disciplina e conteúdos dê. Notem a questão do "essencial" e do "acidental", aos 10 min. do referido.
Em suma: tudo é questionável, mas o poder do amplo debate de ideias promove o consenso ou o bom senso em qualquer situação... Promover o debate entre o discurso e a prática, seja política, escolar, social... Algo que a Grande Mídia também precisava reavaliar sua postura enquanto formadora de opinião sem proporcionar às vezes o amplo debate do que é noticiado, sequer às vezes mostrando o outro lado de uma questão. Já mudei de opinião muitas vezes pela força dos argumentos de amigos e colegas sobre determinada questão. E que bom quando isto acontece, pois todos acabam ensinando e aprendendo com tal situação.
E afinal, o que é a natureza essencial da educação? A formação para a vida e o convívio social, digo eu. E a acidental? A formação para o trabalho e os desafios do mundo moderno. Qual o propósito das instituições, escolares e todas mais?
Um ótimo vídeo para ver, refletir, debater e repassar... Principalmente quando ao final do vídeo Sandel propõe uma sala de aula global, em que o educador possa utilizar-se de vídeo conferência e tudo mais...
E pensando o debate como arte, utilizo-me nesta postagem de um filme (sétima arte) em que o debate é tido como uma arte que une um professor (Interpretado e dirigido por Denzel Washington) e seus alunos, num dos grandes momentos do cinema e da educação, O Grande Desafio (trailer abaixo), que é filme (produzido em 2007) inspirado em fatos reais:



Vejam sinopse: "Melvin Thompson (Denzel Washington) é um brilhante professor e amante das palavras. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia. Inspirado em fatos reais."
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-57931/
Recomendo abaixo, link para assistir o referido filme na íntegra:

O GRANDE DESAFIO

3 comentários:

  1. Excelente! Valeu por descobrir e compartilhar com a gente. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias. Elenara. Conheces o filme O Grande Desafio, dirigido e tendo como protagonista Denzel Washington? É muito bom também. Abraços, amiga. :-))

      Excluir
  2. Bom dia José Antonio...

    Por favor acesse o site FRONTLINE ACADEMY que é a primeira Academia de Debates Escolar do BR : www.frontlineqg.com
    Esse assunto que vc escreveu é muito importante mesmo.
    Por favor acesse o site e gostaria que vc me ajudasse a divulgar... www.frontlineqg.com
    Pois temos que compartilhar o CONHECIMENTO.... eu acredito nisso.
    A missão do Frontline Academy é investir e capacitar a nova geração de alunos e professores do país, e resgatar o prestigio dos professores nas escolas. Capacitar a nova geração de lideres e trabalhar a ética e justiça na sociedade.

    ResponderExcluir