segunda-feira, 3 de março de 2014

Meninos de Rosa, Meninas de Azul (Documentário sobre Homofobia e Bullying Homofóbico)



O vídeo acima Meninos de Rosa, Meninas de Azul, trata-se de um relevante documentário idealizado por Danilo César Francisco e Vinicius Kairalla sobre Homofobia e Bullying Homofóbico, que todos os educadores, sejam pais ou professores deveriam assistir e refletir com seus filhos e alunos sobre questões correlatas como intolerância, desconhecimento, preconceito, discriminação etc.
Um documentário elucidativo sobre questões que ainda são tratadas como tabu, como algo interdito entre alguns pais e filhos, entre alguns educadores e que por conta deste descaso ou desconhecimento, provocam situações de conflito, que com o tempo vão acirrando ânimos e promovendo atos lamentáveis como homofobia, bullying, discriminação, preconceito etc.
Como bem declara Claudio Picazio, psicólogo: "Ser homossexual não é apenas aceitar que você gosta de uma pessoa do mesmo sexo, (...) Se perceber homossexual é se perceber sendo aquilo que o mundo diz que tem de pior... O goleiro não pega uma bola numa cobrança, veado! No trânsito, veado!" Segundo ele, e o Educa Tube Brasil concorda: "Filhos não existem para corresponder às expectativas do pai, (...)pai e mãe existem para dar suporte para os filhos e não o contrário (...) Homossexual não é opção, opção implica escolha..." Tampouco é doença.
Saber distinguir entre opção de vida e orientação sexual parece básico, mas nem todos têm esta percepção.
Um ótimo material para trata de homofobia e bulliyng homofóbico na escola e na sociedade. Sempre lembrando que Homofobia é Crime! (vídeo de campanha institucional abaixo):



Posteriormente à publicação desta postagem, encontrei o depoimento emocionado de um pai sobre seu filho homossexual, feito a um programa de TV, e que merece ser visto também:



2 comentários: