quinta-feira, 19 de março de 2015

A grandeza do Universo: Círculos concêntricos em progressão geométrica no lago universal




O vídeo acima, A grandeza do Universo, uma aparente progressão geométrica (?) que inicia, como se fossem círculos concêntricos, numa pequena roda de crianças em uma praça de Veneza, Itália, e vai seguindo até os confins do Universo; em que o planeta parece uma pequena pedra jogada neste lago universal.
Ótimo vídeo para professores de matemática tratarem de progressões aritméticas e geométricas, como outros educadores buscarem relações, razões, graus e proporções não apenas na matemática, mas em toda parte.
Para tratar de humildade, respeito, limites, valores, coisas que às vezes passam a ter outras dimensões, ora pequenas, ora grandes demais em relação aos verdadeiros valores da geometria da vida em sociedade.
Educar é ás vezes jogar pedras num lago e aguardar que os círculos concêntricos se formam nos alunos, na turma, no ambiente. As ações mais importantes são aquelas simples, como o ato de lançar uma pedra na água, mas que por serem justamente simples, permitem sua continuidade, em círculos e mais círculos, a cada geração; sejam círculos de pais e mestres, grêmios estudantis, etc.
Valorizar a realidade local, dentro de geometria social, é torná-la também universal, dadas as devidas proporções, sejam elas geométricas ou aritméticas.
Vídeo que me lembrou versos de Alejandro Jodorowsky: "Algún día nuestro más potente telescopio nos hará ver un universo desde donde nos observan con un microscopio".
Com a palavra, os professores de matemática. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário