quinta-feira, 5 de março de 2015

Educador, faça cópia de segurança de seu blog educacional





A imagem acima, da área pública do blog Educa Tube Brasil serve para ilustrar a necessidade que todo educador e blogueiro educacional deveria ter de, periodicamente, fazer cópia de segurança (Back up) de sua produção digital.
É algo simples e que recomendo, pois eventualmente, caso ocorra alguma problema de acesso à área de edição do blog, é possível entrar no BLOGGER do Google - ferramenta gratuita de criação de blogs - e criar um novo, com o arquivo de back up armazenado no computador, em pen drive, na nuvem.
Quem usa Wordpress, deve haver um recurso semelhante nas Configurações do mesmo.
O procedimento é simples, rápido e eficiente, basta seguir o passo a passo com as imagens capturas da tela (via print screen):



Acima, primeira ação é ao entrar na área de edição do blog, no painel de controle, esclher a opção CONFIGURAÇÕES, conforme seta indicativa na cor vermelha.



Depois, basta escolher no menu, a opção OUTRO.



Em seguida, vá no alto da página de configurações e escolha a opção EXPORTAR BLOG. Não se preocupe, os dados originais continuarão em seu blog, e é feita apenas uma cópia de segurança para ser exportada para além do Blogger.


Após, clica na opção FAZER DOWNLOAD DO BLOG, e aguarde.



Por fim, se usar navegador Firefox Mozilla, é só clicar no alto da página na opção de DOWNLOADS, de acordo com imagem acima, e lá estará armazenado um arquivo, com a data e a extensão XML, com todas as postagens já publicadas em seu blog.
Quem usa outro navegador (CHrome, Internet Explorer etc), poderá localizar este arquivo na pasta de DOWNLOADS do computador.
Repita este procedimento periodicamente, para manter um arquivo atualizado de toda a sua produção, pois, caso ocorra algum problema com o blog, é possível criar um novo, para, desta feita, IMPORTAR o arquivo de segurança para seu novo blog.
Um cuidado simples e necessário àqueles que fazem do blog mais que um jornal virtual, um veículo de interação com alunos, outros professores e a comunidade escolar em geral.
Faço semanalmente uma cópia de segurança que deixo armazenada no computador e também na nuvem (One Drive) de minha conta de e-mail. Recentemente, por conta de propaganda indesejada em um de meus blogs, que impede dos visitantes acessarem seu conteúdo, tive que criar um novo e efetuar este procedimento de IMPORTAR conteúdo de cópia de segurança, tempo atrás EXPORTADO para a nuvem.
Sem isto, todo um material produzido durante oito anos, estaria talvez irremediavelmente perdido. Não custa prevenir. Fica o conselho, então.

Observação: Para visualizar melhor as imagens acima, basta dar 2 cliques sobre cada uma para sua ampliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário