terça-feira, 17 de março de 2015

Ciranda Literária na Educação: Pedagogia do desapego e distribuição de livros por alunos em locais públicos




O vídeo acima, Ciranda Literária na Educação, trata-se de entrevista de 25 minutos, dada pelos idealizadores do projeto literário e educacional, no dia 16/03/2015, ao programa FM Café, da Rádio e TV FURG, da Universidade Federal do Rio Grande, da cidade de Rio Grande, RS, Brasil.
Ciranda Literária é um projeto pedagógico da professora Rita Perez Germano, educadora de Rio Grande, RS, Brasil, que desenvolveu com seus alunos de escola particular. O projeto é resultado de parceria com o educador José Antonio Klaes Roig, educador e editor do blog Educa Tube, que iniciou uma ação familiar e literária de distribuição de livros em locais públicos (com mensagem pedindo sua circulação após leitura do mesmo), acompanhado de seu filho Allan, de 10 anos, e compartilhando as imagens via Facebook, em dezembro/2014.
A partir de conversa, via também rede social Facebook, com a prof. Rita Germano surgiu a ideia de adaptar a ideia à educação, o que foi colocado em prática neste mês de março/2015 na instituição de ensino, acima citada. E os resultados foram ótimos, pois os alunos aderiram de imediato à ideia, trazendo livros de casa para distribuição em locais próximos à escola, conversando com algumas pessoas que foram sensibilizadas para a importância não apenas do exercício do desapego de livros, mas da valorização da circulação de ideias que os livros podem conter. E nisso, a simbologia da "ciranda cirandinha, vamos todos cirandar" é um convite à participação das crianças de todas as idades e cidades. ;-)
Uma ação individual que tornou-se coletiva, calcada nas "pedagogias" do afeto, do exemplo e do desapego; em que pese que as crianças se espelham no comportamento dos adultos, e todo educador deve ter essa consciência de seu papel social de formador de opinião e de mediador entre a informação e o conhecimento...
Erico Verissimo dizia que existiam escritores fecundantes, e que Monteiro Lobato tinha sido um deles que fecundou em si o gosto pela leitura e escrita.
Todo educador, seja pai e/ou professor, deve ser, de certa forma, agir dessa forma, incentivando seus alunos e filhos na leitura e escrita de mundo.
Abaixo, link para os antecedentes da Ciranda Literária, divulgados no Educa Tube Brasil, em 2014:

Ciranda Literária e o Sentimento do Mundo

Observação do Educa Tube Brasil:

No Dia Nacional da Poesia, 14/03/2015, o Jornal Agora, de Rio Grande, RS, Brasil, destacou iniciativa da colega e amiga Rita Germano, professora de língua portuguesa e parceira do projeto Ciranda Literária, que o adaptou à realidade escolar, desenvolvendo com seus alunos, conforme link para notícia que foi capa do referido jornal, logo abaixo:

Estudantes compartilham cultura deixando livros em locais públicos

Abaixo, link para fotos do Projeto "Vamos Todos Cirandar", do Ciranda Literária com a turma do 5º ano, na página do Colégio Liceu Saleasiano, de Rio Grande, RS, Brasil:

CIRANDA LITERÁRIA COM A TURMA DO 5º ANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário