terça-feira, 10 de março de 2015

A vida é feita de escolhas & escolas




O vídeo acima, A vida é feita de escolhas, é material motivacional escrito e produzido por Deivison Pedroza, e encontrei por acaso, assistindo a outro vídeo correlato, no You Tube.
Vendo o referido pensei na relação do título com o mundo em si: De fato, "a vida é feita de escolhas" e também escolas, não apenas as institucionalizadas no tempo e espaço, como a própria escola da vida, do trabalho, do amor, dos encontros e desencontros e, acima de tudo, também das não escolhas.
Nestas escolas, podemos ter tantos mestres Jedis, com seus sabres de luz, como também autoritários Darth's Vader's, da mesma forma que podemos ser bons aprendizes como Luke Skywalker ou robotizados soldados do Lado Escuro da Força.
Voltando ao vídeo em questão: "Já pensou o que você vai dizer pra você mesmo quando chegar o futuro? Será que vai gostar do resultado da vida que planejou? Será que vai ficar feliz com o que conquistou? A vida é feita de escolhas e elas podem determinar como vai ser o seu amanhã. Por isso, é tão importante pensar em tudo que faz".
Evitar, de fato, "Colocar pontos onde deveriam ter apenas vírgulas"...
Até prova em contrário, "É você o grande chefe da sua vida, do seu futuro. Portanto, é quem sabe quando deve melhorar ou fazer um up grade. Se demita da mesmice, da preguiça, da má vontade, dos erros, se valorize, se elogie, se critique. Faça isso ou alguém irá fazer por você. A sua imagem amanhã é o que você fez ontem".
Ainda que só motivação não é necessário para seguir em frente, devendo haver capacitação, formação continuada, troca de saberes, faz-se necessário reconhecer o papel de certas escolhas e escolas em nosso viver.
E por escolas, não somente instituições educacionais, mas as chamadas "aprendizagens invisíveis" que temos com amigos, vizinhos, colegas, ilustres desconhecidos, que direta ou indiretamente nos ensinam com seus atos, conselhos, apoio, troca de experiências...
Cada vez mais é possível a educandos e educadores fazer escolhas e serem influenciados por diversas escolas de ensino e aprendizagem, além das tradicionais, e blogs e portais educacionais são alguns desses espaços extraclasse, sempre de portas abertas, para mestres Jedis ou interessados aprendizes.

Para conhecer um pouco mais sobre Aprendizagem Invisível, basta clicar no link abaixo:

Aprendizagem Invisível: Como aprender apesar da escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário