quinta-feira, 26 de março de 2015

Quem ensina aprende em dobro (AprendizATO), por Rafael Giuliano ao TEDxUFPR



O vídeo acima Quem ensina aprende em dobro, trata-se de palestra de Rafael Giuliano, feita ao TEDxUFPR e socializada via Facebook pelo seu e meu colega Lindemberg Jackson, filósofo de Fortaleza, CE, Brasil.
Rafael Giuliano é empreendedor, pesquisador, criador do Método ApreciATO e que desde 2005 dedica-se ao que chama de "missão de promover o pleno desenvolvimento das pessoas e organizações", e expõe, nesta divertida TEDxTalk, que quem ensina aprende em dobro!
Giuliano explica que AprendizATO é coletivo de pessoas, pequenos especialistas, que compartilham suas experiências com outras pessoas e profissionais e que o público-alvo são jovens 16 e 18 anos de idade, que vivem em casas abrigo, retirados das família e não que foram adotados, aconselhando-os e os orientando.
Entre algumas ideias de Rafael, destaco os seguintes tópicos:
- Quando se tem dúvida gera aprendizagem;
- O que acontece com as pessoas que ensinam?;
- Aprender com as interações é colecionar pessoas e apreender experiências;
- A prática como ambiente de reflexão;
- Compartilhar e valorizar pessoas com quem interagimos;
- Transmitir ideias;
- Luiz Lavelle e a presença total, a convivência com a pessoa ao lado e o que ela tem para lhe ensinar;
- O poder da experimentação;
- Não se trata de uma experiência utilitarista, interesse próprio apenas, mas de trocas de saberes;
Por fim, Rafael finaliza com citação de Aldous Huxley: "Experiência não é o que acontece com você, é o que você faz com aquilo que acontece com você".
Uma fala reflexiva e motivadora, pois vem ao encontro de muitas coisas que o Educa Tube e o seu editor têm destacado, debatido e refletido neste blog, em cursos, palestras, nas redes sociais, da importância das trocas (sejam de dúvidas ou certezas), dos saberes compartilhados, da aprendizagem permanente, de que o futuro da educação e da sociedade é a socialização de informações que gerem conhecimento mútuo.
O próprio nome do coletivo que Rafael Giuliano integra já é emblemático: APRENDIZATO, junção das palavras Aprendiz e Ato. Ser aprendiz é um ato contínuo - uma formação continuada - neste mundo (digital ou não) em que a informação e o conhecimento mudam a cada instante.
Esta aprendizagem em dobro, realmente, é evidente quando o educador ao ensinar está de fato reaprendendo a conviver, a empreender, a ver o mundo com outros olhos: os olhos deste eterno aprendiz, que procurará nunca repetir a mesma aula, palestra, curso, conversa, ainda que use os mesmos conteúdos, conceitos e visões de mundo. Este educador aprendiz em dobro é como o artista que pinta uma tela que, ainda que a paisagem seja a mesma, o resultado nunca será igual; como a cantora que canta a mesma música, mas a interpretação nunca será igual, e assim por diante...
E como bem destacada Lindemberg Jackson, em seu Twitter: "Empreender me parece uma ação tão natural quanto aprender, pois exige uma visão de mundo e uma ação correspondente".
Sejamos todos bons empreendedores e aprendizes, independente de nossa atuação, tendo a consciência de nosso papel social na comunidade e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário