segunda-feira, 16 de março de 2015

O uso das tecnologias da informática é adequado para as crianças? Via Webfilhos




O vídeo acima, O uso das tecnologias da informática é adequado para as crianças?, descobri via Canal Webfilhos, no You Tube, cujo tema é "As novas tecnologias de informática: o uso adequado sem exageros", promovido pelo Dr. Martins, pediatra, que em linhas gerais diz que não se deve limitar o uso das tecnologias pelas crianças, mas orientá-las, justamente para evitar uma exposição exagerada à tela e ao suas interferências, tanto do ponto de vista da saúde física como emocional.
Conforme apresentação do referido vídeo: "Computador, celular, videogame e TV, hoje, significam diversão. Para as crianças e adolescentes, essa tecnologia toda é lazer. Como adequar esse uso para que não haja exageros?"
Todo educador, seja pai e/ou professor, deve estar atento a esses conselhos de um especialista, que poderão inclusive favorecer ao processo de interação social e educacional.
Há que se promover a interação entre as pessoas, também da forma convencional, e não apenas por meio digital.
Cada vez mais, crianças e jovens apresentam problemas de audição e visão por conta dessa excessiva exposição às telas e suas interferências eletromagnéticas, que poderão causar até outros problemas de saúde. Sem falar em distúrbios no sono, por deitarem tarde e acordarem cedo, não tendo rendimento adequado em seus estudos.
Tanto o uso das tecnologias por lazer como por formação educacional precisam ser adequados, seja na questão espacial, como temporal. Espacial, não apenas em relação à conexão com rede e tudo mais, mas justamente respeitar certos espaços em que deve-se conectar ao outro e nem tanto ao aparelho eletrônico, como temos vistos cada vez mais em espaço públicos, das pessoas juntas mas sem interagir, a não ser pelas telas digitais. Na questão temporal, pensar um limite de tempo a essa exposição, evitando o desgaste físico, visual pela longa permanência diante das mesmas telas.
Tudo é questão de bom senso, de cuidado, de orientação; até pelo fato que a criança não tem como adquirir aparelhos eletrônicos, manter o custo de uma conta telefônica, de um plano de conexão à internet sem o aval dos pais e/ou responsáveis.
Afinal, tudo em excesso é prejudicial à saúde física e mental.
Incentivar aos filhos a lerem também livros, em formato impresso, também é um meio de educar o olhar para uma leitura de mundo.
"Educar dá trabalho, e se você não der trabalho, não estará educando", afirma apropriadamente o Dr. Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário