quarta-feira, 11 de março de 2015

Projeto Asphyxia: Com auxílio do Kinect, é filmado vídeo artístico de dança (a teia da vida?)




O surpreendente vídeo acima as·phyx·i·a, descobri no portal TecMundo e trata-se de criativa iniciativa feita com o auxílio do Kinect do X Box One "desenvolvido em conjunto por Maria Takeuchi e Frederico Phillips, o projeto experimental é caracterizado por um vídeo que fez uso do dispositivo da Microsoft para capturar os movimentos de uma dançarina, formando o corpo dela com inúmeros pontos, linhas e nós de acordo com os passos da música".
Conforme notícia: "A captura de movimentos foi realizada com sensores de baixo custo e quando todos os pontos foram digitalizados, o aspecto criativo do filme foi desenvolvido. Várias técnicas e simulações dinâmicas foram utilizadas usando ferramentas 3D para que o projeto chegue ao resultado final".
Atualmente, muitos dos recursos mais avançados como teclado virtual em tablets e smartphones, o próprio sensor Kinect de movimento e interação com a tela e jogo, a tecnologia de toque na tela (touch screen), foram primeiramente pensados e depois criados para inclusão de pessoas com deficiência, seja motora, visual, auditiva etc. Avanços inclusivos, pensados num grupo determinado, que passaram a ser utilizados por muitos, e, atualmente, têm modernizado a vida de todos, tornando o que antes era mera peça de ficção se tornar na mais cristalina realidade, seja em tela de LCD, cristal líquido, 3D, 4K etc.
O Kinect tem sido integrado ao mundo dos jogos eletrônicos, da arte e cultura, mas ainda precisa ser pensado em um contexto educacional, em que a mobilidade dos equipamentos seja pensada entre professores e alunos, em projetos mais dinâmicos, em que o movimento da dança, dos esportes, do teatro e outras formas artísticas e culturais sejam também integradas aos conteúdos pedagógicos. E que tablets, smartphones, câmeras digitais possam capturar, seja por vídeo, áudio, fotos os diversos projetos desenvolvidos em parceria com professores e alunos.
Diversos recursos tecnológicos envolvendo a realidade virtual e a realidade aumentada, o Kinect, e outros mais estão revolucionando os jogos e o mundo dos jogos. E não demorará muito que professores passem a se apropriar destas tecnologias, pensadas noutro contexto, e as utilizem em projetos e atividades em sala de aula, ou extraclasse.
Abaixo o vídeo com o Making Of de "as·phyx·i·a", de Maria Takeuchi:

as·phyx·i·a - Making of from Maria Takeuchi on Vimeo.



A seguir, outro projeto de Maria Takeuchi, chamado Utopia, que mais parece uma mandala digital:

UTOPIA from Maria Takeuchi on Vimeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário