quarta-feira, 6 de abril de 2016
"Science Kombat": Jogo brasileiro Superinteressante que mistura ciência com luta
O vídeo acima, Ciência Combate (Super Interessante), descobri via Twitter do portal Olhar Digital e trata-se do "Science Kombat", um jogo brasileiro que mistura ciência com luta, e está disponível gratuitamente no site da revista Superinteressante, que teve a iniciativa de misturar "o ambiente dos clássicos títulos de luta com personalidades que fizeram história na ciência". Uma ideia genial, apesar do trocadilho.
Aprender brincando, ou brincar aprendendo, não importa. O relevante é a criatividade de incorporar o ambiente da ciência ao dos jogos, fazendo o aluno ou jovem entender por via indireta o sentido da própria ciência em seu cotidiano, popularizando os perfis de cientistas e pesquisadores.
O educador do século XXi não pode apenas passar seus conteúdos contando com a abstração dos alunos, o audiovisual, presente em curtas-metragens, videoclipes, animações, filmes, jogos é um grande recurso e aliado no diálogo com esta geração totalmente audiovisual. Um canal de comunicação entre gerações pode ser pensada a partir dos jogos, pois o jogo faz parte da própria evolução científica e social. O grande "jogo da imitação" entre pais e filhos, professores e alunos.
Conforme dados: "Há sete cientistas jogáveis: Albert Einstein, Charles Darwin, Marie Curie, Isaac Newton, Stephen Hawking, Pythagoras e Nikola Tesla.
Cada personagem conta com seis ataques básicos e dois especiais, sendo que todos os poderes têm relação com suas descobertas na vida real. Darwin, por exemplo, tem um ataque chamado 'Evolução' e outro, 'Seleção Natural'; já Hawking conta com 'Buraco Negro' e 'Buraco de Minhoca'".
E o jogo pode ser acessado pelo computador, link a seguir:
SCIENCE KOMBAT - JOGO ONLINE E GRATUITO
Marcadores:
aprendizagem,
ciência,
ciências,
criatividade,
educação,
ensino,
história,
jogo educacional,
jogos,
metodologia,
motivação,
recursos tecnológicos,
revista,
tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário