sábado, 10 de julho de 2021

O despertar da vida: provocador e reflexivo longa de animação que trata de diversos temas da filosofia [cinema, arte, educação, cultura e sociedade]




O vídeo acima, Liberdade e Determinismo, trata-se de trecho do filme Waking Life (2001), de Richard Linklater, que é baseado na filosofia, desde as idéias de Platão, Aristóteles, passando pelo pensamento de Friedrich Nietzsche, o existencialismo de Jean Paul Sartre, imitando os diálogos de Sócrates aos tempos modernos.
Como destaca Matheus Benites, em seu canal no YouTube, a narrativa visual "acompanha um jovem preso em seu sonho sem conseguir despertar. À medida que ele encontra e dialoga com os mais peculiares personagens, a obra apresenta uma experiência estética, onírica e filosófica, reunindo alguns dos principais temas da história do pensamento e suscitando reflexões sobre as mais importantes perguntas do século XXI. O que significa estar acordado? Existe algo que podemos chamar de realidade? Qual o lugar da individualidade na sociedade contemporânea? O que significa ser livre em um mundo regido por leis físicas e probabilísticas? Entre muitas outras."
De acordo com o portal "Saindo da Matrix", o filme "[...] tem um forte apelo estético – foi filmado com atores reais e cada cena foi desenhada por cima com o auxílio do computador, dando um aspecto vetorizado a umas cenas e mão-livre em outras – mas não se deixem enganar pelo aspecto 'moderno': o maior avanço deste filme é realmente o espiritual. Ele não tem um roteiro linear. Trata-se de encontros do personagem principal com outras pessoas, cada uma delas com uma contribuição filosófica e espiritual a dar."
Os diálogos são muito inteligentes, profundos e reflexivos, justamente tentando provovar no espectador um despertar para a vida.
O Educa Tube Brasil recomendo outros fragmentos do filme, que podem ser encontrados no YouTube, como os a seguir, iniciando com a reflexão sobre "a lacuna do potencial evolutivo humano":



E, seguida, outra cena emblemática, "I Don't Want To Be An Ant - Não quero ser uma formiga", sobre a condição humana na sociedade:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário